Cidadeverde.com

Estudante vítima de estupro coletivo em Bom Jesus recebe alta de hospital

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos

A garota de 17 anos vítima de estupro coletivo na cidade de Bom Jesus, na madrugada de ontem (20), teve alta do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, no início da tarde deste sábado (21). A família conta que a menina tem tido crises de choro, está assustada e com dificuldades para dormir. 

"A gente está cuidando dela como se fosse uma casquinha de ovo para não quebrar.  Quando chegamos do hospital, por volta de 13h, ela almoçou e foi se deitar, mas não conseguiu dormir. Parece que quando estava tentando cochilar, vinha uma imagem na cabeça dela e ela ficou agitada e gritou: sai daqui", disse uma tia que preferiu não ser identificada.

Ela conta ainda que a sobrinha está tendo acompanhamento psicológico e nesta tarde recebeu em casa a visita de uma psicológa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas). A tia diz que a jovem tem lapsos de memória, mas é capaz de contar o que ocorreu antes de ser levada para obra abandonada no centro da cidade, onde foi vítima dos agressores. 

"Ela não lembra o que ocorreu no momento, só o que aconteceu antes. Ela saiu de casa às 21h dizendo que ia para casa de uma amiga, mas não foi. Minha sobrinha diz que os meninos a chamaram para 'subir', e ela pensou que era para a praça da Catedral, porém eles levaram a menina para esse local. Ela lembra também que eles levaram litros da cachaça Pitú e todos beberam, sendo que eles também usaram drogas. Quando eu recebi a notícia era por volta de 1h", relata a tia. 

A vítima foi encontrada seminua e amordaçada com a própria roupa e com pedaços de isopor na boca. A estudante apresenta pequenos arranhões pelo corpo que denotam que ela ainda tentou se defender, de acordo com a família. A pesar de estar nitidamente abalada, a jovem já fala em ir para escola, na próxima semana. A tia disse ainda que a jovem não era acostumada a ingerir álcool e havia experimentado bebida alcóolica, pela primeira vez, recentemente. 

"Ela ficou desacordada por cerca de 8h e quando acordou no hospital teve que ser medicada com tranquilizantes, porque estava muito agitada. Minha sobrinha não foi submetida a nenhuma cirurgia e está sendo acompanhada pelos psicólogos. Quando alguém chega à nossa casa, ela vai correndo para o quintal. Parece que está com medo. Mas hoje mesmo falou que na segunda-feira vai para a escola, pois tem prova. Não sei se isso será possível", acrescenta a tia

A jovem cursa o 1º ano do Ensino Médio e mora com a tia, sobrinhos e a avó. 

Suspeitos

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil que confirmou que o estupro foi consumado por mais de uma pessoa e que a vítima estava embriagada no momento do abuso sexual. Os suspeitos têm idades entre 15 e 18 anos. 

"A polícia está apurando agora a participação individual de cada um deles. Sabemos que alguns estavam embriagados, outros não, e somente o maior e mais um ou dois adolescentes participaram do abuso. Isso é o que vamos apurar", informou o agente de polícia Carlos George que acrescenta que três teriam confessado ter violentado a jovem; dois sustentam que não praticaram o abuso, mas estariam presentes no local do crime. 

A tia acrescenta que um dos agressores estudava na mesma escola da sobrinha. Os outros quatro, a jovem teria conhecido há algumas semanas. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Vítima de estupro coletivo em Bom Jesus permanece em coma induzido

A Polícia Civil de Bom Jesus informou na manhã deste sábado (21) que a adolescente de 17 anos vítima de estupro coletivo na madrugada de hoje, permanece internada no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. Ela ainda está sedada e, segundo o agente de polícia Carlos George, teve vários ferimentos além da violência sexual. Os suspeitos têm idades entre 15 e 18 anos. 

"A polícia está apurando agora a participação individual de cada um deles. Sabemos que alguns estavam embriagados, outros não, e somente o maior e mais um ou dois adolescentes participaram do abuso. Isso é o que vamos apurar. Na manhã de hoje, estamos fazendo a autuação em flagrante de todos", informou o agente. 

O que a polícia já sabe é que a menina foi estuprada por mais de uma pessoa e estava bastante embrigada no momento do abuso. O gerente de policiamento do interior, Willame Moares, informou que a menina conhecia os autores do crime. Ela foi encontrada por vizinhos, amordaçada e ferida dentro de uma obra abandonada no Centro da cidade. 

"A jovem conhecia os agressores. Ela estava embriagada no momento do abuso. A informação que temos é que ela havia brigado com o namorado e, por isso, começou a beber. Ela continua hospitalizada e não corre risco de morte. Os agressores vão responder por estupro”, disse o delegado.

O delegado Aldely Fontineli investiga o caso. Além da Polícia Civil, participaram da ação equipes da Força Tática da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar, de Bom Jesus. 

Os cinco suspeitos permanecem detidos na delegacia da cidade. 

 

Maria Romero
[email protected]

Jovem sofre estupro coletivo em Bom Jesus; Polícia apreende cinco suspeitos


Equipe de policiais que participou da apreensão dos suspeitos

A polícia de Bom Jesus, 635 quilômetros ao Sul de Teresina (PI), investiga um estupro coletivo praticado contra uma adolescente de 17 anos. Segundo a Polícia Civil, a menor teria sido drogada e sofrido violência sexual, praticada por um jovem de 18 anos e quatro menores. Todos foram apreendidos nesta sexta-feira (20). 

Segundo relatos da tia da vítima para a polícia, a jovem estaria na região central de Bom Jesus e teria ingerido bebida alcóolica e em seguida foi violentada pelos cinco jovens na madrugada desta sexta. A garota está internada no hospital da cidade, onde foi feito exame de corpo de delito. 

Informações obtidas pela polícia apontam que o crime teria ocorrido por volta de 0h em uma obra abandonada no Centro da cidade. A jovem foi achada seminua, amarrada e amordaçada com a própria peça íntima que usava. Populares socorreram a vítima após ouvirem o barulho vindo da obra. 

Entre os presos está Roberto Silva de Oliveira, 18 anos, um adolescente de 17 anos e outros três com idade a ser confirmada. 

O delegado Aldely Fontineli investiga o caso e trabalha para individualizar a conduta de cada suspeito do crime. Além da Polícia Civil, participaram da ação equipes da Força Tática da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar, de Bom Jesus. 

Yala Sena (Flash)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Juiz decide sobre trabalho de criança em circo na cidade de Bom Jesus

Ao tomar conhecimento que um circo estava se instalando na cidade, o juiz do Trabalho Carlos Wagner, titular da Vara de Bom Jesus, expediu um mandado de desautorização do trabalho de qualquer criança ou adolescente até 16 anos que porventura estivesse no Circo.  A decisão  firma a competência da Justiça do Trabalho na autorização do trabalho de menor.

De posse do mandado, o Oficial de Justiça se dirigiu ao Circo e constatou uma criança de 5 anos trabalhando no show:  o menor K. H. M. F, filho do proprietário do Circo. No dia seguinte, o pai da criança compareceu à Vara do Trabalho para solicitar autorização da Justiça do Trabalho, explicando as características do show.

O juiz do Trabalho, Carlos Wagner, decidiu então expedir a o alvará de autorização com as seguintes condições: que sejam apresentadas à Vara do Trabalho as tarefas escolares da criança nas sextas-feiras das semanas em que o circo fizer sua apresentação, ou matricula correspondente em escola do ensino infantil; que seja concedido um descanso semanal ao menor, nos dias de menor movimentação;  que seja impedido que o menor participe de números prejudiciais à sua moralidade, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral ou social, como os que envolvam piadas ou palavras de baixo calão, além de números que envolvam acrobacias.

O descumprimento de qualquer condição implicará em pena de multa de R$ 1.000,00 (por dia de descumprimento) até o limite de R$ 10.000,00.

"Trata-se de uma decisão importante, pois com a nova redação do art. 114 da Constituição Federal, que deu competência à Justiça do Trabalho para dirimir qualquer matéria que envolva relação de trabalho, entendemos agora que a competência para desautorizar ou autorizar o trabalho do menor em situações específicas, como no caso de circos, é do Juiz do Trabalho e não mais do Juiz da Vara da Infância e Juventude", destacou o Juiz Carlos Wagner.

Fonte: TRT

Foragido desde o indulto de Natal é capturado em Bom Jesus

A polícia civil do estado do Piauí, através da delegacia regional de Bom Jesus (PI), por volta das 10h de hoje (6), cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de Flávio Martins Vieira. Ele cumpria pena restritiva de liberdade em regime semi-aberto na penitenciária Major César, em Teresina, por tráfico de drogas. 

Após ser beneficiado por um indulto de Natal, Flávio não retornou ao estabelecimento prisional acima mencionado. Segundo a polícia civil, ele vivia tranquilamente na sua cidade natal – Bom Jesus - e era suspeito de ainda praticar tráfico de drogas até o cumprimento desta medida cautelar. 

A polícia civil de Bom Jesus, no dia 02 de maio (segunda-feira), cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de Neilton Alves da Silva e este foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

 

Da Redação
[email protected]

Polícia prende suspeito de assalto a instituições financeiras e apreende arma e munições

Policiais rodoviários federais e policiais civis cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em pontos diversos de Bom Jesus (a 600 quilômetros de Teresina), na tarde desta sexta-feira (22).

Os mandados foram expedidos pela Justiça do Piauí em razão das suspeitas de que indivíduos daquele município estariam envolvidos em assaltos a instituições financeiras e tráfico de drogas.

Chama atenção que neste mês de abril a PRF já havia prendido dois homens em Bom Jesus com passagem por tráfico de entorpecentes.

Durante a ação de hoje, foi encontrado um revólver calibre 38, 13 munições intactas prontas para o uso e seis cartuchos deflagrados, todos na casa de E. W. P. S., 42 anos, que foi preso e conduzido à Delegacia local. Ele é apontado como possível participante de assaltos a instituições financeiras na região. 

A arma apreendida pertencia à empresa Guarda Patrimonial de São Paulo LTDA, constando no sistema ocorrência de roubo/furto.

A ação faz parte da Operação Tiradentes que a PRF realiza até o próximo domingo.

 

Editoria de Cidades
[email protected]

Seminário discute MaToPiBa na UFPI em Bom Jesus

Nos dias 28 e 29 de abril, a cidade de Bom Jesus, a 635 km de Teresina, promove uma grande discussão sobre o projeto MaToPiBa, fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade e que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O evento acontece no auditório do Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI).

O 1º Seminário Perspectivas Populares do Projeto MaToPiBa reúne docentes da Universidade Federal do Piauí - UFPI e representantes da Comissão Pastoral da Terra - CPT, do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura - CONTAG, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí - FETAG e da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos - ONG REDE SOCIAL.

O evento, inspirado pela criação e regulamentação do MATOPIBA - Decreto -Lei 8.447 de 06 de maio de 2015-, tem como objetivo ampliar as discussões, fomentando com mais informações  a respeito de suas possíveis implicações, principalmente para os grupos sociais que, direta ou indiretamente, serão afetados, como agricultores familiares, quilombolas e população em geral. 

Confira a programação completa:

28/04/2016
07:30 às 9:00 - Credenciamento e lanche

09:00 às 09:30 - Abertura oficial do evento
Moderador: Altamiran Lopes Ribeiro/CPT

09:30 às 10:45 – O projeto oficial do MATOPIBA (Saulo Barros da Costa, Articulação das CPT's do Cerrado, doutorando em Geografia – UFPE e membro LEPEC/UFPE e GERUR/UFMA)

10:45 às 12:00 – Os investimentos estrangeiros no MATOPIBA (Fábio Teixeira Pitta/ONG Rede Social)

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 15:15 – O impacto de grandes projetos no bioma Cerrado (Gregório Borges- Coordenador da CPT- PI)
Moderadora: Maria José Ribeiro de Sousa/CONTAG

15:15 às 15:45 – Lanche

15:45 às 17:00 – Percepção campesina sobre o projeto do MATOPIBA(Presidenta da FETAG- PI, Elisangela Maria dos Santos Moura).
Moderadora: Maria José Ribeiro de Sousa/CONTAG


29/04/2016
07:30 às 09:00 – Credenciamento (lista de comparecimento) e lanche
Moderador: Caio/UFPI

09:00 às 10:45 – Situação fundiária do Piauí (Heliomar Rios/Juiz da vara agrária e Francisco Santiago/Promotor da Vara Agrária de Bom Jesus)

10:45 às 12:00 – A perspectiva dos povos do semiárido da região do MATOPIBA
(Carlos Humberto Campos, Vice presidente da ASA BRASIL, e coordenador do Fórum Piauiense de convivência com Semiárido).

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 17:00 – Plenária Final
Moderador: Sinevaldo Moura/UFPI

17:00 às 17:30 – Encerramento. 

Comissão Pastoral da Terra faz Seminário sobre MATOPIBA em Bom Jesus

A Comissão Pastoral da Terra do Piauí em parceria com a UFPI, MSTTR, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, a CONTAG, FETAG e da ONG REDE SOCIAL realiza nos dias 28 e 29 de Abril de 2016, o I Seminário: “Perspectivas Sociais sobre o MATOPIBA” que realizar-se a no auditório do Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI) em Bom Jesus - Piauí.

O evento foi inspirado pela criação e regulamentação do MATOPIBA - por meio do Decreto-Lei 8.447 de 06 de maio de 2015 que trata de um Plano de Desenvolvimento Agropecuário a ser implementado nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, tendo como objetivo o desenvolvimento da agricultura e da pecuária na região.

Contudo, o referido plano carece de discussões e maiores informações a respeito de suas implicações, principalmente para os grupos sociais que, direta ou indiretamente, serão afetados, a saber: agricultores familiares, quilombolas e população em geral.

PROGRAMAÇÃO

28/04/2016

09:00 às 09:30 - Abertura oficial do evento
09:30 às 10:45 – O projeto oficial do MATOPIBA (Saulo Barros da Costa, Articulação das CPT's do Cerrado, doutorando em Geografia – UFPE e membro LEPEC/UFPE e GERUR/UFMA)
10:45 às 12:00 – Os investimentos estrangeiros no MATOPIBA (Fábio Teixeira Pitta/ONG Rede Social)
14:00 às 15:15 – O impacto de grandes projetos no bioma Cerrado (Gregório Borges- Coordenador da CPT- PI)
15:45 às 17:00 – Percepção campesina sobre o projeto do MATOPIBA 

29/04/2016

09:00 às 10:45 – Situação fundiária do Piauí (Heliomar Rios/Juiz da vara agrária e Francisco Santiago/Promotor da Vara Agrária de Bom Jesus)
10:45 às 12:00 – A perspectiva dos povos do semiárido da região do MATOPIBA (Carlos Humberto Campos, Vice presidente da ASA BRASIL, e coordenador do Fórum Piauiense de convivência com Semiárido).
 17:30 – Encerramento. 

 

Da Redação
[email protected]

Promotores discutem deficiências dos hospitais regionais do extremo Sul

O Ministério Público do Estado do Piauí está fiscalizando continuamente as redes de  atendimento da saúde pública. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, participou de reunião da Comissão Intergestora Regional do Território Chapada das Mangabeiras, grupo independente constituído por prefeitos e  secretários municipais de saúde nesta sexta(08). 

O encontro foi realizado em Bom Jesus (PI), e a pauta principal era a situação do hospital regional localizado no município, bem como o funcionamento do Hospital Dr. João Pacheco, em Corrente.

Em 2014, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), órgão auxiliar do Ministério Público, articulou a celebração de 11 (TACs) Termos de Ajustamento de Conduta com o então Secretário do Estado de Saúde, Mirócles Veras, com o objetivo de garantir o aparelhamento dos hospitais regionais espalhados por diversos municípios do Piauí. 

As cláusulas incluíam a aquisição de equipamentos, reformas estruturais, estabelecimento de rotinas de trabalho, implantação de ponto eletrônico para todos os profissionais de saúde, ampliação do número de leitos de UTI e muitas outras medidas.

Desde então, os Promotores de Justiça de cada região têm acompanhado o cumprimento dos compromissos assumidos, com o apoio da coordenadora do CAODS, Karla Daniela Carvalho, que também participou da reunião de hoje. Esteve presente, ainda, o atual Secretário de Saúde, Francisco Costa.

Casos em Corrente

A promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, com atuação em Corrente, conduziu uma apresentação sobre o hospital regional e suas principais necessidades. A representante do Ministério Público está cumprindo um roteiro de visitas mensais à unidade de saúde. 

De acordo com ela, o hospital tem melhorado significativamente, mas ainda é necessária atenção especial para alguns setores e serviços. Um dos problemas apontados é a demora na transferência de pacientes, quando existe essa necessidade, por causa da falta de ambulâncias, o processo chega a demorar mais de um dia, e a espera pode ser fatal para pessoas em estado grave. 

Deficiências em Bom Jesus

O promotor de Justiça Eduardo Palácio, por sua vez, discorreu sobre as condições do Hospital Regional de Bom Jesus, no qual também foram constatadas diversas deficiências, principalmente no que se refere à ausência de equipamentos.

Para o Procurador-Geral de Justiça, o envolvimento permanente do Ministério Público muito tem a contribuir com o aprimoramento dos serviços de saúde. “Nosso intuito é buscar soluções eficazes, em conjunto com os gestores, considerando as peculiaridades de cada região. A participação ativa de representantes da instituição em atividades como esta permite que acompanhemos de perto os processos de gestão. Assim, a atuação se torna mais dinâmica e ágil, pois o próprio Ministério Público funciona como agente decisivo na resolução de problemas, sem que haja necessidade de judicialização das demandas sociais”, pontuou Cleandro Moura.

Um dos principais objetivos do Ministério Público na área de saúde é estimular os gestores estaduais e municipais a aperfeiçoar os hospitais regionais. O aprimoramento dos serviços de média e alta complexidade no interior resultará no aumento da eficiência de toda a rede do estado, o que contribuirá para o fim do problema de superlotação nas unidades de saúde da capital. A população seria diretamente beneficiada, pois estaria reduzida a necessidade de grandes deslocamentos, que sempre implicam em custos pessoais e outros sacrifícios.


Da Redação 
[email protected]

Bom Jesus: edital anuncia 02 vagas de motorista para prefeitura

A prefeitura de Bom Jesus (632 km de Teresina) divulgou edital para Processo Seletivo Simplificado de duas vagas para o cargo de motorista na Secretaria da Assistência Social do Municipio. 

As inscrições serão feitas na quinta e sexta, 07 e 08 de abril 2016. Os salários são de de 2 mil reais, e o concurso possui validade de 01 de maio a 30 de dezembro de 2016 .

Clique aqui e veja o edital completo

 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores