Cidadeverde.com

Bom Jesus declara guerra contra o mosquito aedes aegypti

  • IMG_3900.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3899.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3895.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3894.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3893.JPG Divulgação / APPM

Uma força tarefa foi montada em Bom Jesus para combater o mosquito aedes aegypti,  transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue. Com todas as secretarias envolvidas a cidade já respira aliviada com o mutirão da limpeza que está acontecendo em todos os bairros com sucesso.

Por causar microcefalia a grande preocupação do Prefeito Marcos Elvas é com as 200 gestantes do município, que já receberam orientações e desde o início de fevereiro receberam repelentes.

A declaração de guerra contra o mosquito transmissor da Zika vírus, Chikungunya e Dengue continua a todo vapor em Bom Jesus. O Prefeito Marcos Elvas se reuniu com Agentes de Saúde (AS) e Agentes de Endemias (AE) para organizar a ação que levou para as ruas da cidade muita conscientização para os moradores. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

 

 

 

 

 

Homem é morto com tiros de escopeta e Polícia suspeita de acerto de contas

O homem identificado como Arisneto Soares Barbosa, de 32 anos foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (19) em Bom Jesus, município a 632 km de Teresina. De acordo com o delegado titular do município Aldeny Fontineli, há suspeitas de que a vítima tenha envolvimento com tráfico de drogas.

"Esse homicídio ocorreu agora pela manhã e suspeitamos de um acerto de contas entre traficantes. Foram tiros de escopeta e neste exato momento estamos realizando os procedimentos", pontuou o delegado.

Testemunhas do crime afirmam que tudo começou com um desentendimento em uma partida de futebol. A Polícia começou a investigação e segundo o delegado, já tem um suspeito pelo crime.

Diligências são realizadas neste momento a procura do suspeito.

Rayldo Pereira
[email protected]

Preso cava buraco e foge de cela de delegacia no interior do Piauí

Detido para averiguação e suspeito de vários crimes, o homem identificado como Marcos Leves Abade Nascimento, conhecido como Macaúba, conseguiu fugir da cela da Delegacia Regional de Bom Jesus na tarde desta quinta-feira (18). O preso cavou um buraco na parede por onde saiu por volta das 13h30.

De acordo com o delegado titular do município Aldely Fontineli, as paredes do local são frágeis e haviam nove detentos na cela no momento da fuga, mas somente 'Macaúba' fugiu. "Ele já é suspeito de uma infinidade de crimes, desde pequenos arrombamentos como assalto a mão armada, residências e veículos. Estávamos vendo a possibilidade de um mandado de prisão e ele aproveitou o movimento intenso na delegacia e a conivência dos demais para fugir", explicou o delegado.

Ainda segundo Aldely, possivelmente, Macaúba já tem um mandado de prisão em aberto por ser reincidente. O delegado aproveitou para comentar a fragilidade que se encontra a cela do local. "As paredes se você cavar com as mãos você chega ao outro lado", alertou o delegado.

Dos nove presos que estavam na cela, restaram somente três nesta sexta-feira (19). A Polícia agora tenta tapar o buraco e segundo o delegado busca parceria com a prefeitura para reforçar a segurança no local.

Rayldo Pereira
[email protected]

Oficina resgata tradição em escola de samba de Bom Jesus

A escola de samba do Cajueiro foi criada em 1966, mas há 30 anos deixou de desfilar pelas ruas de Bom Jesus, no sul no Piauí. Neste ano, a escola ganhou oficina de canto e percussão e o resultado foi a criação do samba enredo apresentado na noite dessa terça-feira (09), durante a última noite do carnaval do “Beco da Folia”, na praça do Fórum. O bloco, formado por pessoas de todas as idades, invadiu a praça e arrastou os foliões. No palco, Vando do Trombone e a orquestra Fervendo Frevo, que ministraram a oficina, acompanharam o mestre Salim, de 81 anos, quem criou a escola de samba.

“Quando o mestre Salim nos mostrou os versos do samba, completamos alguns trechos, fizemos o arranjo e a música e agora a escola já tem seu samba enredo”, disse Vando do Trombone. Para Francisco Gonçalves da Silva, o mestre Salim, é hora de agradecer e retomar a tradição da escola com o “Samba do Cajueiro”. A oficina fez parte da programação do carnaval do “Beco da Folia”, uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus (AFABJ), com apoio do deputado estadual Fábio Novo.

“Esse é o verdadeiro carnaval. Um carnaval cultural voltado para a família. Estamos resgatando tradições e todos os artistas que passaram por aqui são piauienses, com exceção da Gretchen, nossa convidada neste ano, que já vinha divulgando nosso município em rede nacional. Obrigado pela presença de todos”, diz o deputado estadual Fábio Novo. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que as oficinas – de circo e de percussão – serão continuadas na cidade, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

Durante os quatro dias de festa no “Beco da Folia” a criançada participou de brincadeiras, passeou pela cidade no trenzinho da alegria e ainda curtiu o show das bandas Minamora, TL e da cantora Lene Alves, além do Vando do Trombone e orquestra Fervendo Frevo, que levou as marchinhas para a praça. Nessa terça-feira, os artistas circenses que ministraram a oficina na cidade ainda apresentaram o resultado nas aulas e atraiu o olhar do público.

“Foi muito bom poder trazer um pouco da arte circense para as crianças e jovens de Bom Jesus. Acreditamos que há muitos talentos por aqui e que só precisam de uma oportunidade como essa”, disse Valmir Castro, da Cia Talismã de Circo. A noite de shows foi encerrada com a cantora Gretchen, que subiu ao palco com a banda Minamora.

Gretchen agita foliões no carnaval do “Beco da Folia” em Bom Jesus

terceira noite de carnaval do “Beco da Folia”, em Bom Jesus, contou com a presença especial da cantora Gretchen, a rainha do rebolado. Junto com a banda Minamora, ela subiu ao palco e cantou um repertório marcado pela mistura de ritmos. “É uma honra poder participar desse projeto. Já estive em Bom Jesus e é muito bom poder voltar e trazer um pouco de alegria para essa grande festa”, diz a cantora, que atualmente mora na França.

Na praça do Fórum, onde acontece o carnaval do “Beco da Folia”, a programação começou a partir das 17 horas, com o trenzinho da alegria, que percorre as ruas da cidade. Personagens infantis, bonecos gigantes e muita marchinha deixam a praça mais colorida e atrai o público de todas as idades. As crianças investem nas fantasias e dão um show de criatividade.

Os shows acontecem a partir das 19 horas. Quem deu a largada nesta segunda-feira (08) foi Vando do Trombone e a orquestra Fervendo Frevo. Na programação diária, que se repete nesta terça-feira (09), também estão as bandas Minamora e TL, além da cantora Lene Alves. “Estamos aqui festejando mais uma vez a reabertura desse projeto, que começou na Praça São Pedro e que foi abraçado por todos vocês”, disse o deputado estadual Fábio Novo, idealizador do carnaval do “Beco da Folia”.

A festa é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus (AFABJ). Além dos shows, o carnaval também inclui a realização de oficinas abertas ao público. Na oficina circense, os alunos estão aprendendo um pouco de malabarismo e conhecendo o trapézio. Utilizando um tecido, os alunos aprendem técnicas usadas no circo e desafiam seus limites. “Temos que seguir um passo a passo. Fazer tudo com muito cuidado. Estamos aqui para ajudar vocês e espero que aproveitem essa oportunidade”, disse Valmir Castro, da Companhia Talismã de Circo.

O estudante Gladson Oliveira, de 15 anos, diz que foi seu primeiro contato com os bastidores do circo. O malabares e o trapézio foram eleitos como seus preferidos. “A oficina vai me ajudar no dia a dia. De vez em quando faço animação em festas e vou exercitar o que aprendi aqui”, diz.

O carnaval do “Beco da Folia” continua nesta terça-feira, com brincadeiras para a criançada e shows na praça do Fórum. A cantora Gretchen volta a se apresentar na noite de hoje. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Carnaval em Bom Jesus tem presença de Gretchen

A cidade de Bom Jesus, a 635 km de Teresina, concentra um dos mais animados carnavais da região Sul do Piauí. Com corso carnavalesco, oficinas culturais e atrações musicais que incluem a cantora Gretchen, a festa segue até esta terça-feira no Beco da Folia, na Praça do Fórum.

Nesta segunda-feira, será realizado o Corso carnavalesco, que conta com uma participação especial da cantora Gretchen no caminhão das raparigas, o abre alas dessa folia, que conta com animação de Vando do Trombone e Banda TL. Durante a noite, a festa será garantida com Lene Alves e a Banda Minamora.

A maior atração da folia será na terça, no encerramento do carnaval, que começa com apresentação de Vando do Trombone, Lene Alves, Banda TL e Minamora com participação da cantora Gretchen, que finaliza a festa com estilo.

A cantora já está na cidade acompanhada do secretário de cultura, Fábio Novo, que festeja a folia de momo.

Da Redação
[email protected]

"Beco da Folia" anima a primeira noite do Carnaval de Bom Jesus

  • cc5dc298-9336-499c-92aa-f18d64ea5a04.jpg Divulgação
  • cb3e3549-aaec-4789-b946-ec2118d4bdf8.jpg Divulgação
  • b6df20b8-eaeb-48e3-9e47-1a3cf171a662.jpg Divulgação
  • a51445c2-e091-4e4f-86b8-74e51cf04361.jpg Divulgação
  • 4130b9c3-6a85-4241-8602-a378b85bed7c_(1).jpg Divulgação
  • 936d2405-91ec-49b2-8c06-2c8bf9c7f3da.jpg Divulgação
  • 5c69fb49-7650-4b52-a39c-b89d0f575e55.jpg Divulgação

Foi dada a largada para a folia de Momo no Sul do Piauí e uma das festas que já virou tradição em Bom Jesus é o carnaval do “Beco da Folia”. Com uma programação voltada para a criançada e toda a família, até terça-feira (09) tem shows gratuitos na praça do Fórum. Nesse sábado (06), a animação começou com as marchinhas tocadas por Vando do Trombone e orquestra, que desceu do palco para se juntar ao público.

Entre as brincadeiras e distribuição de pipocas e de balões, os pequenos ainda se encantavam com a apresentação dos artistas circenses Valmir Castro e Euriberto Garcia, que fazem parte da Companhia Talismã de circo. “Ainda vamos trazer pernas de pau e fazer números com fogo. A criançada vai se divertir muito”, disse Valmir Castro, coordenador da Companhia. O palco montado na praça também recebeu Lene Alves e banda, que investiu na mistura de axé e forró para levantar o público.

Em seguida foi a vez da banda Minamora, que além de tocar os “sucessos” do carnaval, fez uma viagem no tempo com um repertório de músicas dos anos 80, de artistas como Balão Mágico. Uma grande roda se formou na praça do Fórum e a alegria tomou conta da festa. Para fechar a noite teve a banda TL, com samba e pagode. O carnaval do Beco da Folia é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus (AFABJ), com o apoio do deputado estadual Fábio Novo.

“Essa é uma festa que já virou tradição na nossa cidade e neste ano não poderia ser diferente. É um carnaval para a família e todos estão convidados. Além das bandas que se apresentam todos os dias, teremos show da cantora Gretchen”, diz Fábio Novo. Neste domingo de carnaval a programação começa a partir das 17 horas, com o trenzinho da alegria, que vai percorrer ruas da cidade ao som das marchinhas.

Os shows começam a partir das 19 horas, com Vando do Trombone, Minamora, Lene Alves e banda e banda TL. A cantora Gretchen se apresenta na noite de segunda e de terça-feira.

OFICINAS – A programação do carnaval do Beco da Folia ainda inclui a realização de duas oficinas abertas ao público. A oficina circense, com os artistas da Cia Talismã de Circo, acontece na Unidade Escolar Franklin Dória, e a oficina de Percussão e canto coral de marchinhas carnavalescas, ministrado por Vando do Trombone, acontece na casa do Mestre Salim. As oficinas começam neste domingo e se estendem até terça-feira, das 10 às 12 horas. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Hospital de Bom Jesus implanta serviço de teste da orelhinha

Para reforçar a descentralização dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, implantou o serviço de fonoaudiologia para a realização de testes da orelhinha em recém-nascidos. Inicialmente, serão atendidos os pacientes nascidos na própria unidade hospitalar, podendo ser ampliado para os municípios do entorno de Bom Jesus.

“Vimos a necessidade de abrir esse setor devido ao perfil obstétrico do hospital, que realiza uma média de 100 a 120 partos por mês. Agora, além da assistência humanizada já feita às mães, a população que é atendida nesta unidade, irá dispor de mais esse benefício”, disse o diretor-geral da unidade, Helder Meneses. E o primeiro exame já foi realizado, no filho da dona Lucineide Alves da Silva, de Redenção do Gurgueia.

Para tanto, foram investidos mais de R$ 14 mil na compra dos equipamentos necessários para a implantação do serviço. Os atendimentos tiveram início nesta semana e, segundo o diretor, “acreditamos que a produtividade vai ser muito boa, com uma média de três testes por dia, considerando o número de partos que realizamos. A perspectiva é que, ao longo do ano, consigamos ampliar os serviços de fonoaudiologia”.

Teste da Orelhinha

É realizado no segundo ou terceiro dia de vida. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. Recomenda-se que o teste seja feito no primeiro mês de vida, mas todos os bebês devem passar pelo exame.

Município de Bom Jesus torna-se modelo no desempenho escolar

O investimento da prefeitura de Bom Jesus na educação está produzindo importantes resultados, e rapidamente. É o que mostra o último índice do Programa Alfa e Beto, voltado para a alfabetização na primeira infância e que atua na redução da evasão escolar. Os números mostram que Bom Jesus alcançou excelente desempenho – o que coloca a cidade como um modelo para outros municípios. ”Fico feliz com este resultado, porque é a resposta ao trabalho que realizamos e, mais que tudo, é um investimento seguro no futuro de nossa criançada”, diz o prefeito Marcos Elvas.

Segundos dados do Instituto Alfa e Beto (IAB), responsável pela execução do programa, nada menos que 75 dos alunos da rede municipal são alfabetizados já no primeiro ano. Esse desempenho cresceu em todos os cinco primeiros anos do ensino básico, de responsabilidade direta da prefeitura. Dos que estão no 5º, as escolas municipais conseguiram elevar esse índice a 94%.

Os dados do IAB mostram a grande evolução em relação a 2014. No 1º ano de estudo, o desempenho (nível de alfabetização) era de apenas 17% e passou para expressivos 75%. No 2º ano, a evolução foi de 30 para 71%. No caso do 3º ano, passou de 40 para 79% e, no 4º ano, de 63 para 83%. Na avaliação anterior, o desempenho do 5º foi de 85%, alcançando agora 94%.

“Conseguimos um grande avanço, resultado dos investimentos que estamos fazendo”, diz o prefeito Marcos Elvas. Ele observa que a qualificação da educação tem sido prioridade em sua gestão. “É gratificante ver que esse trabalho está dando certo, porque acreditamos na educação como compromisso na formação de nossa juventude e transformação de nossa cidade”, diz Marcos.

O prefeito afirma que a primeira preocupação é colocar a criança na escola, seguida da real qualificação da educação. “Estamos investindo em educação, em todos os setores”, ressalta Marcos. Isto implica na valorização do professor, na melhoria das escolas e acompanhamento dos resultados alcançados em sala de aula. “Além disso, acreditamos na escola como um espaço de vivência e socialização, o que se soma ao papel educativo formal. Ou seja: queremos uma escola que forme as pessoas adequadamente, inclusive com uma visão cidadã”, diz Marcos Elvas.

Programa Olhar Bem inicia atendimentos em Bom Jesus

No período de 14 a 18 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, em Bom Jesus, os atendimentos do Programa Olhar Bem, ação itinerante de Oftalmologia, beneficiando os municípios do território Chapada das Mangabeiras.

Para esse território, serão realizadas quatro mil consultas e 1200 cirurgias de catarata. Os atendimentos serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os pacientes que serão atendidos já foram cadastrados pelas secretarias municipais de Saúde.  

Residente na zona rural de Bom Jesus, seu Antônio Manoel do Nascimento, 70 anos, foi diagnosticado com catarata e confessa que já não enxerga há muito tempo. “Estou muito satisfeito com a oportunidade dessa consulta no meu município e, espero que amanhã, depois dessa cirurgia que vou fazer no olho direito eu possa ver tudo”.

Outra paciente que será beneficiada com o programa é dona Helena Oliveira, 67 anos, que mora na comunidade São Bento, também em Bom Jesus. Ela é agricultora e fez a primeira cirurgia de catarata em 2007, pela rede particular, em Teresina. Hoje, ela teve a oportunidade, através do programa, de fazer a consulta e, nesta terça-feira, 15, fará a cirurgia.

“Estou muito feliz com essa chance. Desde a hora que cheguei até o cadastro para a cirurgia gostei da rapidez e do bom atendimento. Amanhã, com fé em Deus, a minha perspectiva é de poder enxergar bem”, ressaltou dona Helena.

No primeiro roteiro, o Programa esteve em Picos, onde foram realizadas 2000 cirurgias de catarata.

Oferta de Oftalmologia

A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde(SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios. 

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em único município.

“A ação objetiva exatamente isso: descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa”, afirma o secretário da Saúde Francisco Costa.

Calendário

Bom Jesus: 14 a 18 de dezembro de 2015
Local: UPA
Território: Chapada das Mangabeiras
Floriano: 10 a 16 de janeiro de 2016
Local: UESPI
Territórios: Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara 

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.
A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Dados Piauí

Dados do IBGE apontam que o Piauí possui mais de 350 mil com idade a partir de 60 anos de idade, fase em que a ocorrência da catarata senil começa a ser evidenciada.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores