Cidadeverde.com

Gretchen agita foliões no carnaval do “Beco da Folia” em Bom Jesus

terceira noite de carnaval do “Beco da Folia”, em Bom Jesus, contou com a presença especial da cantora Gretchen, a rainha do rebolado. Junto com a banda Minamora, ela subiu ao palco e cantou um repertório marcado pela mistura de ritmos. “É uma honra poder participar desse projeto. Já estive em Bom Jesus e é muito bom poder voltar e trazer um pouco de alegria para essa grande festa”, diz a cantora, que atualmente mora na França.

Na praça do Fórum, onde acontece o carnaval do “Beco da Folia”, a programação começou a partir das 17 horas, com o trenzinho da alegria, que percorre as ruas da cidade. Personagens infantis, bonecos gigantes e muita marchinha deixam a praça mais colorida e atrai o público de todas as idades. As crianças investem nas fantasias e dão um show de criatividade.

Os shows acontecem a partir das 19 horas. Quem deu a largada nesta segunda-feira (08) foi Vando do Trombone e a orquestra Fervendo Frevo. Na programação diária, que se repete nesta terça-feira (09), também estão as bandas Minamora e TL, além da cantora Lene Alves. “Estamos aqui festejando mais uma vez a reabertura desse projeto, que começou na Praça São Pedro e que foi abraçado por todos vocês”, disse o deputado estadual Fábio Novo, idealizador do carnaval do “Beco da Folia”.

A festa é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus (AFABJ). Além dos shows, o carnaval também inclui a realização de oficinas abertas ao público. Na oficina circense, os alunos estão aprendendo um pouco de malabarismo e conhecendo o trapézio. Utilizando um tecido, os alunos aprendem técnicas usadas no circo e desafiam seus limites. “Temos que seguir um passo a passo. Fazer tudo com muito cuidado. Estamos aqui para ajudar vocês e espero que aproveitem essa oportunidade”, disse Valmir Castro, da Companhia Talismã de Circo.

O estudante Gladson Oliveira, de 15 anos, diz que foi seu primeiro contato com os bastidores do circo. O malabares e o trapézio foram eleitos como seus preferidos. “A oficina vai me ajudar no dia a dia. De vez em quando faço animação em festas e vou exercitar o que aprendi aqui”, diz.

O carnaval do “Beco da Folia” continua nesta terça-feira, com brincadeiras para a criançada e shows na praça do Fórum. A cantora Gretchen volta a se apresentar na noite de hoje. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Carnaval em Bom Jesus tem presença de Gretchen

A cidade de Bom Jesus, a 635 km de Teresina, concentra um dos mais animados carnavais da região Sul do Piauí. Com corso carnavalesco, oficinas culturais e atrações musicais que incluem a cantora Gretchen, a festa segue até esta terça-feira no Beco da Folia, na Praça do Fórum.

Nesta segunda-feira, será realizado o Corso carnavalesco, que conta com uma participação especial da cantora Gretchen no caminhão das raparigas, o abre alas dessa folia, que conta com animação de Vando do Trombone e Banda TL. Durante a noite, a festa será garantida com Lene Alves e a Banda Minamora.

A maior atração da folia será na terça, no encerramento do carnaval, que começa com apresentação de Vando do Trombone, Lene Alves, Banda TL e Minamora com participação da cantora Gretchen, que finaliza a festa com estilo.

A cantora já está na cidade acompanhada do secretário de cultura, Fábio Novo, que festeja a folia de momo.

Da Redação
[email protected]

"Beco da Folia" anima a primeira noite do Carnaval de Bom Jesus

  • cc5dc298-9336-499c-92aa-f18d64ea5a04.jpg Divulgação
  • cb3e3549-aaec-4789-b946-ec2118d4bdf8.jpg Divulgação
  • b6df20b8-eaeb-48e3-9e47-1a3cf171a662.jpg Divulgação
  • a51445c2-e091-4e4f-86b8-74e51cf04361.jpg Divulgação
  • 4130b9c3-6a85-4241-8602-a378b85bed7c_(1).jpg Divulgação
  • 936d2405-91ec-49b2-8c06-2c8bf9c7f3da.jpg Divulgação
  • 5c69fb49-7650-4b52-a39c-b89d0f575e55.jpg Divulgação

Foi dada a largada para a folia de Momo no Sul do Piauí e uma das festas que já virou tradição em Bom Jesus é o carnaval do “Beco da Folia”. Com uma programação voltada para a criançada e toda a família, até terça-feira (09) tem shows gratuitos na praça do Fórum. Nesse sábado (06), a animação começou com as marchinhas tocadas por Vando do Trombone e orquestra, que desceu do palco para se juntar ao público.

Entre as brincadeiras e distribuição de pipocas e de balões, os pequenos ainda se encantavam com a apresentação dos artistas circenses Valmir Castro e Euriberto Garcia, que fazem parte da Companhia Talismã de circo. “Ainda vamos trazer pernas de pau e fazer números com fogo. A criançada vai se divertir muito”, disse Valmir Castro, coordenador da Companhia. O palco montado na praça também recebeu Lene Alves e banda, que investiu na mistura de axé e forró para levantar o público.

Em seguida foi a vez da banda Minamora, que além de tocar os “sucessos” do carnaval, fez uma viagem no tempo com um repertório de músicas dos anos 80, de artistas como Balão Mágico. Uma grande roda se formou na praça do Fórum e a alegria tomou conta da festa. Para fechar a noite teve a banda TL, com samba e pagode. O carnaval do Beco da Folia é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus (AFABJ), com o apoio do deputado estadual Fábio Novo.

“Essa é uma festa que já virou tradição na nossa cidade e neste ano não poderia ser diferente. É um carnaval para a família e todos estão convidados. Além das bandas que se apresentam todos os dias, teremos show da cantora Gretchen”, diz Fábio Novo. Neste domingo de carnaval a programação começa a partir das 17 horas, com o trenzinho da alegria, que vai percorrer ruas da cidade ao som das marchinhas.

Os shows começam a partir das 19 horas, com Vando do Trombone, Minamora, Lene Alves e banda e banda TL. A cantora Gretchen se apresenta na noite de segunda e de terça-feira.

OFICINAS – A programação do carnaval do Beco da Folia ainda inclui a realização de duas oficinas abertas ao público. A oficina circense, com os artistas da Cia Talismã de Circo, acontece na Unidade Escolar Franklin Dória, e a oficina de Percussão e canto coral de marchinhas carnavalescas, ministrado por Vando do Trombone, acontece na casa do Mestre Salim. As oficinas começam neste domingo e se estendem até terça-feira, das 10 às 12 horas. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Hospital de Bom Jesus implanta serviço de teste da orelhinha

Para reforçar a descentralização dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, implantou o serviço de fonoaudiologia para a realização de testes da orelhinha em recém-nascidos. Inicialmente, serão atendidos os pacientes nascidos na própria unidade hospitalar, podendo ser ampliado para os municípios do entorno de Bom Jesus.

“Vimos a necessidade de abrir esse setor devido ao perfil obstétrico do hospital, que realiza uma média de 100 a 120 partos por mês. Agora, além da assistência humanizada já feita às mães, a população que é atendida nesta unidade, irá dispor de mais esse benefício”, disse o diretor-geral da unidade, Helder Meneses. E o primeiro exame já foi realizado, no filho da dona Lucineide Alves da Silva, de Redenção do Gurgueia.

Para tanto, foram investidos mais de R$ 14 mil na compra dos equipamentos necessários para a implantação do serviço. Os atendimentos tiveram início nesta semana e, segundo o diretor, “acreditamos que a produtividade vai ser muito boa, com uma média de três testes por dia, considerando o número de partos que realizamos. A perspectiva é que, ao longo do ano, consigamos ampliar os serviços de fonoaudiologia”.

Teste da Orelhinha

É realizado no segundo ou terceiro dia de vida. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. Recomenda-se que o teste seja feito no primeiro mês de vida, mas todos os bebês devem passar pelo exame.

Município de Bom Jesus torna-se modelo no desempenho escolar

O investimento da prefeitura de Bom Jesus na educação está produzindo importantes resultados, e rapidamente. É o que mostra o último índice do Programa Alfa e Beto, voltado para a alfabetização na primeira infância e que atua na redução da evasão escolar. Os números mostram que Bom Jesus alcançou excelente desempenho – o que coloca a cidade como um modelo para outros municípios. ”Fico feliz com este resultado, porque é a resposta ao trabalho que realizamos e, mais que tudo, é um investimento seguro no futuro de nossa criançada”, diz o prefeito Marcos Elvas.

Segundos dados do Instituto Alfa e Beto (IAB), responsável pela execução do programa, nada menos que 75 dos alunos da rede municipal são alfabetizados já no primeiro ano. Esse desempenho cresceu em todos os cinco primeiros anos do ensino básico, de responsabilidade direta da prefeitura. Dos que estão no 5º, as escolas municipais conseguiram elevar esse índice a 94%.

Os dados do IAB mostram a grande evolução em relação a 2014. No 1º ano de estudo, o desempenho (nível de alfabetização) era de apenas 17% e passou para expressivos 75%. No 2º ano, a evolução foi de 30 para 71%. No caso do 3º ano, passou de 40 para 79% e, no 4º ano, de 63 para 83%. Na avaliação anterior, o desempenho do 5º foi de 85%, alcançando agora 94%.

“Conseguimos um grande avanço, resultado dos investimentos que estamos fazendo”, diz o prefeito Marcos Elvas. Ele observa que a qualificação da educação tem sido prioridade em sua gestão. “É gratificante ver que esse trabalho está dando certo, porque acreditamos na educação como compromisso na formação de nossa juventude e transformação de nossa cidade”, diz Marcos.

O prefeito afirma que a primeira preocupação é colocar a criança na escola, seguida da real qualificação da educação. “Estamos investindo em educação, em todos os setores”, ressalta Marcos. Isto implica na valorização do professor, na melhoria das escolas e acompanhamento dos resultados alcançados em sala de aula. “Além disso, acreditamos na escola como um espaço de vivência e socialização, o que se soma ao papel educativo formal. Ou seja: queremos uma escola que forme as pessoas adequadamente, inclusive com uma visão cidadã”, diz Marcos Elvas.

Programa Olhar Bem inicia atendimentos em Bom Jesus

No período de 14 a 18 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, em Bom Jesus, os atendimentos do Programa Olhar Bem, ação itinerante de Oftalmologia, beneficiando os municípios do território Chapada das Mangabeiras.

Para esse território, serão realizadas quatro mil consultas e 1200 cirurgias de catarata. Os atendimentos serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os pacientes que serão atendidos já foram cadastrados pelas secretarias municipais de Saúde.  

Residente na zona rural de Bom Jesus, seu Antônio Manoel do Nascimento, 70 anos, foi diagnosticado com catarata e confessa que já não enxerga há muito tempo. “Estou muito satisfeito com a oportunidade dessa consulta no meu município e, espero que amanhã, depois dessa cirurgia que vou fazer no olho direito eu possa ver tudo”.

Outra paciente que será beneficiada com o programa é dona Helena Oliveira, 67 anos, que mora na comunidade São Bento, também em Bom Jesus. Ela é agricultora e fez a primeira cirurgia de catarata em 2007, pela rede particular, em Teresina. Hoje, ela teve a oportunidade, através do programa, de fazer a consulta e, nesta terça-feira, 15, fará a cirurgia.

“Estou muito feliz com essa chance. Desde a hora que cheguei até o cadastro para a cirurgia gostei da rapidez e do bom atendimento. Amanhã, com fé em Deus, a minha perspectiva é de poder enxergar bem”, ressaltou dona Helena.

No primeiro roteiro, o Programa esteve em Picos, onde foram realizadas 2000 cirurgias de catarata.

Oferta de Oftalmologia

A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde(SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios. 

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em único município.

“A ação objetiva exatamente isso: descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa”, afirma o secretário da Saúde Francisco Costa.

Calendário

Bom Jesus: 14 a 18 de dezembro de 2015
Local: UPA
Território: Chapada das Mangabeiras
Floriano: 10 a 16 de janeiro de 2016
Local: UESPI
Territórios: Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara 

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.
A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Dados Piauí

Dados do IBGE apontam que o Piauí possui mais de 350 mil com idade a partir de 60 anos de idade, fase em que a ocorrência da catarata senil começa a ser evidenciada.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Ministério Público pede interdição da cadeia pública de Bom Jesus

O Ministério Público do Piauí pediu à Justiça a interdição da cadeia pública de Bom Jesus, município a 632 km de Teresina. A promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana alega que as condições das celas da Delegacia do município são precárias.

Entre os problemas constatados estão instalações inadequadas, péssima iluminação, instalações elétricas sem qualquer segurança, paredes com reboco deteriorado, mobília sucateada, carência de equipamentos, insuficiência de armas, paredes sujas, úmidas e com mofo. O mais grave, no entanto, foram as condições encontradas nas duas celas existentes:  não oferecem a mínima segurança contra fugas; a parede onde se prende a porta da cela se encontra deteriorada, de modo que a porta pode ser facilmente forçada. Há, inclusive, relatos de fugas, já que os detentos facilmente escavam a parede, que não é de alvenaria. 

Em contato com o Cidadeverde.com, o delegado titular do município, Juciê Alisson, admitiu que a situação é caótica e afirma que o local não tem condições de receber os presos. "São duas celas que estão sem nenhuma condição mínima de ter presos. Uma das celas não tem sequer vaso sanitário. O cheiro de urina e fezes está muito forte e para completar tem uma infiltração há meses na parede das celas, fazendo com que ela possa vir abaixo. Ela não é uma cela feita de concreto e já houveram muitos furos por causa disso", explicou o delegado.

Além do pedido de interdição das celas da Delegacia de Bom Jesus, na Ação, a Secretaria Estadual de Segurança Pública foi citada a apresentar num prazo de 30 dias um projeto de reforma que contemple toda estrutura do local, sob pena de multa diária.

Secretaria de Segurança responde

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública diz que ainda não foi notificada mas afirma que um processo de licitação será aberto para reforma do local. Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informa que ainda não foi notificada oficialmente sobre a interdição do prédio onde funciona a Delegacia Regional de Bom Jesus. Em outubro desse ano, o secretário Fábio Abreu esteve no local no dia 31 de outubro, visitou as instalações e reconheceu a necessidade urgente de reforma. A Secretaria ainda informa que está sendo aberto um processo de licitação para a realização da obra no valor de R$ 800 mil.

Rayldo Pereira
[email protected] 

Detentos da Penitenciária de Bom Jesus recebem certificados do Pronatec nesta quinta (10)

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) entrega, nesta quinta-feira (10), às 15h30, certificados a 20 detentos da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, que concluíram o curso de Preparador de Doces e Conservas, ministrado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.


 
O Pronatec, programa do Governo Federal, é executado nas unidades penitenciárias do Piauí através de parceria entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Educação do Estado. Cerca de 50 cursos profissionalizantes são disponibilizados, com cargas horárias entre 160 e 200 horas/aula, com duração de dois a três meses.
 
Outras unidades onde o Pronatec já acontece são as de Floriano e Parnaíba. A próxima etapa será nas penitenciárias Feminina de Teresina (Artesã de Pintura em Tecido), Irmão Guido (Mecânico de Bicicleta), Esperantina (Horticultor Orgânico), Masculina de Picos (Salgadeiro) e Major César (Artesão de Pintura em Tecidos e Horticultor Orgânico).
 
Além da entrega dos certificados, a Secretaria de Justiça vai assinar autorização para realização do Registrar na Penitenciária de Bom Jesus, projeto da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus que garante a expedição gratuita de documentos a pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Piauí.
 
Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, essas iniciativas, ao promoverem a qualificação profissional vislumbrando o trabalho dentro e fora nas unidades prisionais, dão sentido e efetividade ao processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade e à humanização nas penitenciárias do Estado.
 
Roteiro da viagem a Bom Jesus
 
Quinta-feira (10)
 
9h – Audiência com o prefeito Marcos Elvas
Local: Prefeitura de Bom Jesus – Rua São João, 14, Centro
9h30 – Visita ao Fórum, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado
Local: Praça Marcos Aurélio, s/n, Centro
11h30 – Visita à OAB
Local: Rua Antonino Coelho, 165, sala 12, Centro, Bom Jesus
15h30 – Solenidade na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez
Local: BR 315, km 37, Localidade Vila Stela
17h00 – Visita ao Arcebispo de Bom Jesus

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bom Jesus adere a sistema para simplificar abertura de empresas

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) firmou parceria com Prefeitura de Bom Jesus para a adesão do município à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Em reunião nesta quarta-feira (18), a presidente Alzenir Porto apresentou ao prefeito Marcos Elvas e seu secretariado as ações a serem implantadas para simplificar a abertura de empresas. Participaram do encontro a vice-presidente da Jucepi, Simone Senise, a coordenadora dos postos do interior e o secretário-geral, Monteiro Júnior.

“Em Bom Jesus, a aceitação foi muito grande, e o prefeito abriu as portas do município para implantar a Rede, de modo a facilitar a vida dos empreendedores daquela região, incentivando a geração de emprego e renda”, explicou Alzenir. De acordo com a presidente, a implantação das ações da rede começa ainda esse ano. “Já temos um posto de atendimento no município, para protocolo e recebimento de documentos, que será ampliado e integrado com órgãos da Prefeitura, oferecendo um serviço diferenciado até pelo grande crescimento dessa região”, anunciou a presidente.

O prefeito Marcos Elvas elogiou a iniciativa da Junta Comercial para facilitar a abertura de empresas. “Nesse processo, o município é parceiro para ajudar a Jucepi nas ações de desenvolvimento, facilitando a geração de empregos em toda a região”, afirmou.

Para aderir a Redesim, Bom Jesus deve adotar medidas de simplificação e desburocratização das regras para licenciamento e formalização de empresas, tornando o ambiente de negócios mais atraente e seguro para os empreendedores.

A Redesim é um programa de políticas públicas, criado pela Lei 11.598 de 2007, para racionalizar os processos de registro e licenciamento empresarial. No Piauí, a implantação é uma ação conjunta da Junta Comercial e Sebrae-PI por meio de um subcomitê gestor estadual.

Além de Bom Jesus, já aderiram a rede os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Campo Maior. A meta é que o programa esteja implantado até dezembro de 2015.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

CRM leva curso de urgência e emergência cardiológica para Bom Jesus

A coordenação do Programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI levará mais uma etapa do Curso de Suporte Avançado em Cardiologia – SAC para médicos do interior do Piauí. 

O município de Bom Jesus, a 632 Km ao Sul de Teresina receberá os especialistas na área de cardiologia para ministrarem o curso e podem participar médicos de municípios vizinhos. O curso acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório da UFPI – Campus Professora Cinobelina Elvas.

Médicos de várias especialidades podem participar, pois o objetivo do curso é levar atualização na área de urgência e emergência hospitalar e todo médico deve estar preparado para qualquer eventualidade, tanto dentro como fora dos setores de urgência e emergência. Os ministrantes serão os cardiologistas Elisiário Cardoso Júnior, Ivo Canamary e Luiz Bezerra Neto, que é o coordenador do programa de Educação Médica Continuada no Piauí.

A programação está pronta e as inscrições podem ser feitas com antecedência no CRM-PI ou ainda antes da abertura do curso, na UFPI de Bom Jesus. No dia 06 de novembro, a partir das 18h30 será a abertura do curso. De 19 às 20 horas, o curso será iniciado com o tema ‘Infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST’, ministrado por Elisiário Cardoso Júnior. De 20 às 21 horas, o tema em destaque será “Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca – SAVIC’, com o ministrante Luiz Bezerra Neto. No dia 07, de 8 às 10 horas, o tema será ‘Urgência e emergências hipertensivas’, com o Dr. Ivo Canamary.  De 10 às 11 horas, ‘Arritmias supraventriculares’ e de 11 às 12 horas será abordado ‘Arritmias ventriculares’, ambos com o Dr. Elisiário Cardoso Júnior. Para finalizar, de 14 às 18 horas, acontece a aula prática de reanimação cardiovascular com modelos e simulações, com o Dr. Luiz Bezerra Neto.

Inscrições pelo email: [email protected], com as seguintes informações: nome completo, número do registro CRM, RG, CPF e telefones de contato. Outras informações: (86) 3216-6100.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores