Cidadeverde.com

Polícia recaptura acusado de participar de assalto a banco de Cristino Castro

Policiais civis e militares prenderam no fim da tarde desta sexta-feira (14) um homem identificado como Eugêmio Mendes dos Santos, de 35 anos, acusado de participar do assalto ao Bradesco de Cristino Castro, a 595 quilômetros de Teresina. Ele estava preso na Delegacia de Bom Jesus, mas fugiu por volta das 12h de quinta-feira (13) após cerrar a grade de uma cela.

Eugênio foi recapturado na zona rural de Cristino Castro. "Ele tinha sido preso no início da semana em Campo Alegre de Lourdes, no interior da Bahia, e chegou em Bom Jesus na terça-feira, mas fugiu ontem ao meio dia. Conseguimos recapturá-lo na localidade Panasco, na zona rural de Cristino Castro", contou o chefe de investigação da Delegacia de Bom Jesus, José de Anchieta.

Agora, a Polícia Civil de Bom Jesus investiga como Eugênio conseguiu fugir da Delegacia. "Depois de ser recapturado, ele alegou que conseguiu a cerra para cortar a grade dentro do banheiro do xadrez e que cerrou durante a noite toda", comentou José de Anchieta.

De acordo com a Polícia Civil de Bom Jesus, além de responder pelo furto qualificado ao Bradesco de Cristino Castro, Eugenio possui um mandado de prisão em aberto por furto e receptação em Osasco, no interior de São Paulo. "No sábado, ele deve ser encaminhado para a Penitenciária de Bom Jesus", finalizou José de Anchieta.

Flávio Meireles
[email protected]

Carro capota e três pessoas da mesma família morrem na saída de Bom Jesus

  • Bom_Jesus_Acidente_Idosos_5.jpg Divulgação
  • Bom_Jesus_Acidente_Idosos_4.jpg Divulgação
  • Bom_Jesus_Acidente_Idosos_3.jpg Divulgação
  • Bom_Jesus_Acidente_Idosos_2.jpg Divulgação
  • Bom_Jesus_Acidente_Idosos_1.jpg Divulgação

Três pessoas de uma mesma família morreram e outras duas ficaram feridas após um carro capotar em um trecho da BR-135 na saída de Bom Jesus, a 630 quilômetros de Teresina. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (7).

De acordo com informações da Polícia Civil de Bom Jesus, as vítimas foram identificadas como Antônio Lopes dos Santos, de 69 anos, Augusto Lopes dos Santos, de 47 anos, e Maria das Graças de Oliveira, cuja idade não foi revelada. Augusto conduzia o carro na hora do acidente e era filho de Antônio e Maria das Graças.

Os únicos sobreviventes da tragédia foram um adolescente identificado como Hudson Gabriel Carvalho Oliveira e uma criança identificada como José Willem Alves de Oliveira. Ambos são netos de Antônio e Maria das Graças.

"Os cinco estavam todos no mesmo carro, que perdeu o controle, saiu da pista e capotou nas proximidades da Penitenciária de Bom Jesus. Eles se deslocavam de Pedro II para Brasília", disse o policial civil Eugênio Paraguassú, da Delegacia de Bom Jesus.

As três vítimas fatais e os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil foram acionados para atender a ocorrência.

Antônio, Maria das Graças e Augusto eram naturais de Domingos Mourão, 220 quilômetros ao Norte de Teresina. Eles saíram de Pedro II com destino a Brasília por volta das 5h desta sexta-feira, segundo relatou Hudson à Polícia. O sobrevivente também comentou que a família parou para descansar em Floriano, 245 quilômetros ao Sul da capital. No momento do acidente, o adolescente estava dormindo.

Outros acidentes

Esse é o segundo acidente grave e com vítimas fatais nesta semana na BR-135. Na quinta-feira (6), duas mulehres morreram após a colisão entre um carro de passeio e uma moto no trecho da rodovia federal na entrada da cidade de Santa Clara, a 620 quilômetros de Teresina. A violência do impacto foi tão grande que uma vítima teve o pé arrancado do corpo e outra acabou decapitada.

Antes disso, no dia 30 de julho, um homem morreu após o carro que dirigia perder o controle, bater violentamente em uma árvore e ficar parcialmente destruído em um trecho da BR-135 próximo a Bom Jesus.

Quatro dias antes, quatro pessoas da mesma família também morreram na BR-135 próximo ao município de Corrente, 874 quilômetros ao Sul de Teresina. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu quando o carro de passeio das vítimas colidiu frontalmente com um caminhão de reboque.

Flávio Meireles
[email protected]

Cidades do Piauí recebem oficinas de capacitação do Ministério da Cultura

A Secretaria Estadual de Cultura está realizando, em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), oficinas de capacitação para os editais relacionados à Política de Cultura Viva em quatro cidades do Piauí. Em Teresina, a oficina aconteceu ontem (5), no auditório da Secult. As oficinas ainda serão ministradas nesta quinta-feira (6), na cidade de Piripiri, e no dia 7, em Parnaíba.

Os participantes das oficinas devem se inscrever nos seguintes editais: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Culturas de Redes – Fortalecimento de Redes Culturais do Brasil. Esses editais para projetos específicos são lançados periodicamente pelo Ministério da Cultura.

O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, que está ministrando as oficinas no Piauí, explica que as inscrições nos editais não são direcionadas somente aos Pontos de Cultura. “Os editais são direcionados a entidades culturais, que são pessoas jurídicas sem fins lucrativos, aos coletivos culturais que desenvolvem atividades em suas comunidades e também ao Ponto e Pontão de Cultura”, diz.

A oficina de capacitação ainda será ministrada amanhã (6) em Piripiri, a partir das 9h, e na sexta-feira (7), em Parnaíba.

Em Bom Jesus oficina reuniu mais de 40 participantes

O município de Bom Jesus recebeu, nessa terça-feira (4), a primeira oficina do Ministério da Cultura. O encontro reuniu mais de 40 pessoas da cidade e região. A oficina é a uma realização da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Ministério, e o objetivo é tirar dúvidas e ajudar projetos locais na captação de recursos dos editais.

“Aqui estão reunidos os interessados no fazer cultural dessa região, que possui muito potencial. Precisamos da parceria de todos para fomentar a cultura local e temos que andar de mãos dadas com a educação”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, ressaltando o projeto da Escola de Rabecas de Bom Jesus, que atende 15 alunos de escolas públicas do município, que se apresentaram na abertura da oficina.

O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, apresentou os editais, tirou dúvidas e ouviu as experiências relatadas pelos participantes. “As iniciativas existem e quem sabe alguma não se enquadra nesses editais. Pode ser que desse encontro saiam vários projetos inscritos”, finaliza Gilson.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Oficinas promovidas pela Secretaria de Cultura começam amanhã em Bom Jesus

Com o lançamento dos três editais do Ministério da Cultura (Minc) para iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, o Piauí recebe amanhã (04) a primeira oficina de capacitação que será realizada em Bom Jesus. A Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Ministério, vai realizar as oficinas voltadas para aqueles que atuam nas áreas propostas pelos editais: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Culturas de Redes – Fortalecimento de Redes Culturais do Brasil.

As oficinas acontecem de 4 a 7 de agosto em Bom Jesus, Teresina, Piripiri e Parnaíba, e visam capacitar os interessados nos editais que vão liberar R$ 13 milhões em recursos.

“O principal objetivo é capacitar e tirar as dúvidas dos interessados para que eles possam ter acesso aos recursos disponibilizados por meio dos editais. Nós queremos realizar oficinas permanentes, voltadas não só para os editais do Minc, mas para outras instituições que apoiam a cultura no nosso país”, explica o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Na inicio do mês, Fábio Novo se reuniu com o então ministro interino da Cultura, João Brant, em Brasília. No encontro, foi definida a vinda de técnicos do ministério para ajudar no processo de mobilização e qualificação, através dessas oficinas. O secretário também está articulando a vinda da caravana do Minc ao Piauí. 

O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, que irá ministrar as oficinas no Piauí, explica que esses três editais são voltados para projetos e iniciativas que tenham, no mínimo, um ano de atividade.

“Os editais são voltados para ações que já estão acontecendo. Sendo que, um mesmo projeto, dependendo da sua atuação, pode ser inscrito em mais de um edital. O Ministério da Cultura quer ampliar a participação nesse processo”, disse.

A oficina será realizada nesta terça-feira (04) em Bom Jesus a partir das 9h, e na quarta (05), no auditório da Secretaria Estadual de Cultura em Teresina. Para mais informações sobre os editais com inscrições abertas, basta acessar o site do Ministério da Cultura, no endereço: http://www.cultura.gov.br/editais2015.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia recupera moto 12 horas após o roubo em Bom Jesus

Um comerciante do ramo de pneus teve uma motocicleta roubada neste domingo (2) em Bom Jesus (630 Km de Teresina). Com a ação da Polícia Militar do município, a motocicleta foi recuperada em cerca de 12 horas. 

De acordo com o comandante de policiamento, tenente Edilson, a motocicleta foi roubada de um comerciante e encontrada na BR-135, em direção ao município de Cristino Castro, 12 Km de Bom Jesus. 

Após perícia, a moto foi devolvida ao proprietário. O veículo é uma moto modelo Falcon. 

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Motorista perde controle, bate picape em árvore e morre em acidente grave na BR-135

Um homem identificado como Alisson Martins de Andrade, de 30 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (30) após o carro que dirigia perder o controle, bater violentamente em uma árvore e ficar parcialmente destruído. O acidente ocorreu no trecho da BR-135 próximo a Bom Jesus, a 630 quilômetros de Teresina.

Alisson dirigia uma Toyota Hilux quando perdeu o controle do veículo, quase desceu um barranco, voltou para a rodovia, invadiu a pista contrária e se chocou violentamente contra uma árvore à margem da BR-135. O impacto foi tão forte que quase partiu o veículo ao meio. "O carro ficou bastante danificado", comentou o policial civil Eugênio Paraguassú.

Após o acidente, ocorrido por volta das 6h15, na localidade Palestina, na zona rural de Bom Jesus, o corpo de Alisson foi retirado do carro já sem vida e encaminhado para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos.

De acordo com Eugênio Paraguassú, o local onde morreu Alisson já havia sido palco de outras tragédias. "Naquela mesma árvore, outras pessoas já bateram e morreram. É um trecho da estrada cheio de curvas e muito perigoso", finalizou o policial civil.

Flávio Meireles
[email protected]

Trio tenta fugir de presídio em Bom Jesus; agentes penitenciários e PMs abortam fuga

Três detentos tentaram fugir da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez em Bom Jesus. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (21). Agentes penitenciários e policiais militares, que cuidavam da guarda do presídio, abortaram a fuga.

Os três detentos que tentaram fugir da Penitenciária de Bom Jesus foram identificados como Marcos Lenes Abade Nascimento, vulgo Macaúba, preso por furto qualificado, Rusbenir dos Santos Silva, vulgo Borracha, preso por homicídio no Distrito Federal e tráfico de drogas em Bom Jesus, e Francisco Francivan Costa, preso por tráfico de drogas.

Os três tentaram fugir usando uma corda feita com lençóis, conhecida como "Teresa". Quando a movimentação no presídio foi percebida, a Polícia Militar foi acionada e evitou a fuga.

Flávio Meireles
[email protected]

HEMOPI intensifica coleta de sangue e cadastro de medula óssea em Bom Jesus

Despertar a solidariedade em todas as partes do Piauí. É com esse propósito que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) promove a "Caravana do Bem", de 21 a 24 de julho, nos municípios de Cristino Castro, Currais, Santa Luz, Palmeira do Piauí e Bom Jesus. A ação objetiva motivar os piauienses a doar sangue e se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

“O Hemopi tem se mobilizado para encontrar mais doadores compatíveis. De janeiro a julho, foram mais de 3.000 novos cadastros realizados. Com uma unidade móvel e nossas equipes de apoio, o hemocentro tem procurado chegar o mais perto possível do cotidiano das pessoas”, frisou o diretor do HEMOPI, Jurandir Martins.

No território Chapada das Mangabeiras, a ação iniciou hoje, 21, no município de Currais e segue até o dia 24, encerrando em Bom Jesus, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, na Regional de Saúde e na Câmara Municipal, durante todo o dia.

“Estamos priorizando as regiões onde há mais pacientes na fila de espera para o transplante de medula óssea, considerando que é mais fácil encontrar pessoas compatíveis nos aparentados, ou seja, o que se pressupõe é que tenhamos maior probabilidade de encontrar um doador no seu local de origem, nas suas raízes familiares”, explicou Veronésia Rosal, gerente de Hemorrede do Hemopi.

Além do cadastro no REDOME, um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea, a ação pretende aumentar a coleta de sangue para abastecer as agências transfusionais daquela região.

O Hemopi já percorreu mais de 10 municípios com a caravana do bem, entre eles Beneditinos, Valença, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Barras, Matias Olímpio, Luiz Correia, Alto Longá, Piripiri e Piracuruca. Outros municípios também receberam a caravana até o final do ano. “O Hemopi se mobiliza para ter maior numero de doadores cadastrados para medula óssea, assim como aumentar o estoque de sangue nas agências”, concluiu Veronésia.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Secult realiza oficina de captação de recursos em Bom Jesus e mais três cidades

O Ministério da Cultura (Minc) lançou, recentemente, três editais que, juntos, vão liberar R$ 13 milhões para iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva. No Piauí, a Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Ministério, vai realizar oficinas voltadas para aqueles que atuam nas áreas propostas pelos editais: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Culturas de Redes – Fortalecimento de Redes Culturais do Brasil.


 
As oficinas acontecem de 4 a 7 de agosto em Bom Jesus, Teresina, Piripiri e Parnaíba. “O principal objetivo é capacitar e tirar as dúvidas dos interessados para que eles possam ter acesso aos recursos disponibilizados por meio dos editais. Nós queremos realizar oficinas permanentes, voltadas não só para os editais do Minc, mas para outras instituições que apoiam a cultura no nosso país”, explica o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
 
Na última semana, Fábio Novo esteve em Brasília e se reuniu com o ministro interino da Cultura, João Brant. No encontro, foi definida a vinda de técnicos do ministério para ajudar no processo de mobilização e qualificação, através das oficinas. O secretário também está articulando a vinda da caravana do Minc ao Piauí. 
 
O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, que irá ministrar as oficinas no Piauí, explica que esses três editais são voltados para projetos e iniciativas que tenham, no mínimo, um ano de atividade. “Os editais são voltados para ações que já estão acontecendo. Sendo que, um mesmo projeto, dependendo da sua atuação, pode ser inscrito em mais de um edital. O Ministério da Cultura quer ampliar a participação nesse processo”, disse.
 
Gilson afirma que algumas mudanças, impostas pela nova lei “Cultura Viva”, favorecem a participação de um número maior de projetos. “Agora, a prestação de contas não é mais financeira. A iniciativa beneficiada tem que provar que realizou as ações propostas no edital. Antes, muitos projetos ficavam de fora por conta dessa dificuldade”, explica.
 
Para mais informações sobre os editais com inscrições abertas, basta acessar o site do Ministério da Cultura, no endereço: http://www.cultura.gov.br/editais2015.

Veja o cronograma:

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bom Jesus dá início a criação do Parque Municipal do Salão da Serra

Está iniciado o processo de criação do Parque Municipal do Salão da Serra. O parque será composto pelo conjunto de encostas, incluindo o alto de uma chapada com vegetação típica do cerrado no entorno da Serra de Bom Jesus. O início foi marcado com uma reunião entre o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas e o Conselho Municipal de Meio Ambiente. O local identifica a cidade e contém outras espécies arbóreas e nascentes.

Com área de 352,0527 hectares e perímetro de 9.795,72 metros, o Parque preservará, além da beleza cênica da serra que emoldura a cidade, as nascentes dos córregos Grotão, Cedro e Palmeira, que foram fundamentais para a localização do município de Bom Jesus quando da chegada dos seus primeiros habitantes.

No perímetro da área descrita ficam proibidas edificações, reformas, ligações de rede de energia elétrica, abastecimento de água, arruamento, desmate, plantações, cultivos, realização e implantação de benfeitorias, exploração, cortes e supressão da vegetação, ou qualquer outra ação antrópica a preservação dos recursos naturais do local. 

O gestor está agendando convênio com a UFPI e pretende incluir o estudo técnico de viabilidade do Parque o quanto antes.
“Diante da especulação imobiliária da região e dos desmatamentos ilegais, resolvemos tomar essa importante iniciativa, que tem como meta a preservação do nosso meio ambiente. Com o desenvolvimento da região, se não preservarmos a área que contempla o Salão da Serra, possivelmente daqui há alguns anos não teremos mais esse cartão postal tão importante para nosso município. Acredito que o crescimento de qualquer cidade deve respeitar sua área ambiental”, destaca o gestor. 

No perímetro da área descrita ficam proibidas edificações, reformas, ligações de rede de energia elétrica, abastecimento de água, arruamento, desmate, plantações, cultivos, realização e implantação de benfeitorias, exploração, cortes e supressão da vegetação, ou qualquer outra ação antrópica a preservação dos recursos naturais do local. 

O gestor está agendando convênio com a UFPI e pretende incluir o estudo técnico de viabilidade do Parque o quanto antes.
“Diante da especulação imobiliária da região e dos desmatamentos ilegais, resolvemos tomar essa importante iniciativa, que tem como meta a preservação do nosso meio ambiente. Com o desenvolvimento da região, se não preservarmos a área que contempla o Salão da Serra, possivelmente daqui há alguns anos não teremos mais esse cartão postal tão importante para nosso município. Acredito que o crescimento de qualquer cidade deve respeitar sua área ambiental”, destaca o gestor. 

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

Posts anteriores