Cidadeverde.com

Ministério Público pede interdição da cadeia pública de Bom Jesus

O Ministério Público do Piauí pediu à Justiça a interdição da cadeia pública de Bom Jesus, município a 632 km de Teresina. A promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana alega que as condições das celas da Delegacia do município são precárias.

Entre os problemas constatados estão instalações inadequadas, péssima iluminação, instalações elétricas sem qualquer segurança, paredes com reboco deteriorado, mobília sucateada, carência de equipamentos, insuficiência de armas, paredes sujas, úmidas e com mofo. O mais grave, no entanto, foram as condições encontradas nas duas celas existentes:  não oferecem a mínima segurança contra fugas; a parede onde se prende a porta da cela se encontra deteriorada, de modo que a porta pode ser facilmente forçada. Há, inclusive, relatos de fugas, já que os detentos facilmente escavam a parede, que não é de alvenaria. 

Em contato com o Cidadeverde.com, o delegado titular do município, Juciê Alisson, admitiu que a situação é caótica e afirma que o local não tem condições de receber os presos. "São duas celas que estão sem nenhuma condição mínima de ter presos. Uma das celas não tem sequer vaso sanitário. O cheiro de urina e fezes está muito forte e para completar tem uma infiltração há meses na parede das celas, fazendo com que ela possa vir abaixo. Ela não é uma cela feita de concreto e já houveram muitos furos por causa disso", explicou o delegado.

Além do pedido de interdição das celas da Delegacia de Bom Jesus, na Ação, a Secretaria Estadual de Segurança Pública foi citada a apresentar num prazo de 30 dias um projeto de reforma que contemple toda estrutura do local, sob pena de multa diária.

Secretaria de Segurança responde

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública diz que ainda não foi notificada mas afirma que um processo de licitação será aberto para reforma do local. Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informa que ainda não foi notificada oficialmente sobre a interdição do prédio onde funciona a Delegacia Regional de Bom Jesus. Em outubro desse ano, o secretário Fábio Abreu esteve no local no dia 31 de outubro, visitou as instalações e reconheceu a necessidade urgente de reforma. A Secretaria ainda informa que está sendo aberto um processo de licitação para a realização da obra no valor de R$ 800 mil.

Rayldo Pereira
[email protected] 

Detentos da Penitenciária de Bom Jesus recebem certificados do Pronatec nesta quinta (10)

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) entrega, nesta quinta-feira (10), às 15h30, certificados a 20 detentos da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, que concluíram o curso de Preparador de Doces e Conservas, ministrado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.


 
O Pronatec, programa do Governo Federal, é executado nas unidades penitenciárias do Piauí através de parceria entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Educação do Estado. Cerca de 50 cursos profissionalizantes são disponibilizados, com cargas horárias entre 160 e 200 horas/aula, com duração de dois a três meses.
 
Outras unidades onde o Pronatec já acontece são as de Floriano e Parnaíba. A próxima etapa será nas penitenciárias Feminina de Teresina (Artesã de Pintura em Tecido), Irmão Guido (Mecânico de Bicicleta), Esperantina (Horticultor Orgânico), Masculina de Picos (Salgadeiro) e Major César (Artesão de Pintura em Tecidos e Horticultor Orgânico).
 
Além da entrega dos certificados, a Secretaria de Justiça vai assinar autorização para realização do Registrar na Penitenciária de Bom Jesus, projeto da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus que garante a expedição gratuita de documentos a pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Piauí.
 
Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, essas iniciativas, ao promoverem a qualificação profissional vislumbrando o trabalho dentro e fora nas unidades prisionais, dão sentido e efetividade ao processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade e à humanização nas penitenciárias do Estado.
 
Roteiro da viagem a Bom Jesus
 
Quinta-feira (10)
 
9h – Audiência com o prefeito Marcos Elvas
Local: Prefeitura de Bom Jesus – Rua São João, 14, Centro
9h30 – Visita ao Fórum, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado
Local: Praça Marcos Aurélio, s/n, Centro
11h30 – Visita à OAB
Local: Rua Antonino Coelho, 165, sala 12, Centro, Bom Jesus
15h30 – Solenidade na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez
Local: BR 315, km 37, Localidade Vila Stela
17h00 – Visita ao Arcebispo de Bom Jesus

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bom Jesus adere a sistema para simplificar abertura de empresas

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) firmou parceria com Prefeitura de Bom Jesus para a adesão do município à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Em reunião nesta quarta-feira (18), a presidente Alzenir Porto apresentou ao prefeito Marcos Elvas e seu secretariado as ações a serem implantadas para simplificar a abertura de empresas. Participaram do encontro a vice-presidente da Jucepi, Simone Senise, a coordenadora dos postos do interior e o secretário-geral, Monteiro Júnior.

“Em Bom Jesus, a aceitação foi muito grande, e o prefeito abriu as portas do município para implantar a Rede, de modo a facilitar a vida dos empreendedores daquela região, incentivando a geração de emprego e renda”, explicou Alzenir. De acordo com a presidente, a implantação das ações da rede começa ainda esse ano. “Já temos um posto de atendimento no município, para protocolo e recebimento de documentos, que será ampliado e integrado com órgãos da Prefeitura, oferecendo um serviço diferenciado até pelo grande crescimento dessa região”, anunciou a presidente.

O prefeito Marcos Elvas elogiou a iniciativa da Junta Comercial para facilitar a abertura de empresas. “Nesse processo, o município é parceiro para ajudar a Jucepi nas ações de desenvolvimento, facilitando a geração de empregos em toda a região”, afirmou.

Para aderir a Redesim, Bom Jesus deve adotar medidas de simplificação e desburocratização das regras para licenciamento e formalização de empresas, tornando o ambiente de negócios mais atraente e seguro para os empreendedores.

A Redesim é um programa de políticas públicas, criado pela Lei 11.598 de 2007, para racionalizar os processos de registro e licenciamento empresarial. No Piauí, a implantação é uma ação conjunta da Junta Comercial e Sebrae-PI por meio de um subcomitê gestor estadual.

Além de Bom Jesus, já aderiram a rede os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Campo Maior. A meta é que o programa esteja implantado até dezembro de 2015.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

CRM leva curso de urgência e emergência cardiológica para Bom Jesus

A coordenação do Programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI levará mais uma etapa do Curso de Suporte Avançado em Cardiologia – SAC para médicos do interior do Piauí. 

O município de Bom Jesus, a 632 Km ao Sul de Teresina receberá os especialistas na área de cardiologia para ministrarem o curso e podem participar médicos de municípios vizinhos. O curso acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório da UFPI – Campus Professora Cinobelina Elvas.

Médicos de várias especialidades podem participar, pois o objetivo do curso é levar atualização na área de urgência e emergência hospitalar e todo médico deve estar preparado para qualquer eventualidade, tanto dentro como fora dos setores de urgência e emergência. Os ministrantes serão os cardiologistas Elisiário Cardoso Júnior, Ivo Canamary e Luiz Bezerra Neto, que é o coordenador do programa de Educação Médica Continuada no Piauí.

A programação está pronta e as inscrições podem ser feitas com antecedência no CRM-PI ou ainda antes da abertura do curso, na UFPI de Bom Jesus. No dia 06 de novembro, a partir das 18h30 será a abertura do curso. De 19 às 20 horas, o curso será iniciado com o tema ‘Infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST’, ministrado por Elisiário Cardoso Júnior. De 20 às 21 horas, o tema em destaque será “Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca – SAVIC’, com o ministrante Luiz Bezerra Neto. No dia 07, de 8 às 10 horas, o tema será ‘Urgência e emergências hipertensivas’, com o Dr. Ivo Canamary.  De 10 às 11 horas, ‘Arritmias supraventriculares’ e de 11 às 12 horas será abordado ‘Arritmias ventriculares’, ambos com o Dr. Elisiário Cardoso Júnior. Para finalizar, de 14 às 18 horas, acontece a aula prática de reanimação cardiovascular com modelos e simulações, com o Dr. Luiz Bezerra Neto.

Inscrições pelo email: [email protected], com as seguintes informações: nome completo, número do registro CRM, RG, CPF e telefones de contato. Outras informações: (86) 3216-6100.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Policial militar é baleado em operação em Bom Jesus: "achei que ia morrer"

Um policial militar foi baleado e um bandido foi morto em uma troca de tiros durante uma operação na tarde desta terça-feira (13) em Bom Jesus, município a 632 km de Teresina. O policial ferido, cabo Luís Araújo, da 2º companhia 7º Batalhão da Polícia Militar, descreveu ao Cidadeverde.com os momentos de terror vividos no tiroteio e afirma que foram incontáveis tiros disparados pelos criminosos, que atiraram assim que notaram a movimentação da Polícia no quintal da residência onde estavam.

“Na hora eu não sabia onde o tiro tinha acertado só pensei que ele tinha me baleado. Eu achei que ia morrer eram muitos tiros. Eles me acertaram na mão logo de cara e não sabia onde o outro tinha acertado, foi muita sorte os outros companheiros não terem sido baleados. Como houve o revide tivemos que pedir reforço e só então conseguimos concluir a ação”, descreveu o policial.

O major Hortêncio Santos, comandante do 7º Batalhão da PM explica que os três policiais diligenciaram até a residência após a denúncia de que uma moto roubada estaria sendo escondida e foram recebidos a tiros pelos bandidos.  

“Ontem por volta das 17h os policiais foram atender a ocorrência de que uma moto roubada a mão armada na segunda estava escondida em uma residência. Ao chegar lá, adentraram no quintal e quando os bandidos perceberam a ação já dispararam imediatamente. No meio do tiroteio o cabo Araújo, que comandava a guarnição foi baleado na mão e na altura do peito, mas ele estava de colete, o que salvou sua vida. Entre os criminosos, um acabou morto na troca de tiros e outro baleado na coxa conseguiu fugir armado, os outros dois foram presos”, descreveu o major.

Haviam quatro pessoas na casa, entre elas uma adolescente, que não teve a identificação divulgada e seria namorada de um dos bandidos e conhecida da Polícia da região. “Nenhum deles era de lá. Um era de Água Branca, outro era foragido da Major César e outro era de Brasília. Eles estavam vivendo na região de furtos, assaltos e venda de drogas”, acrescentou o major.

Os dois presos foram levados para a delegacia de Bom Jesus onde se encontram a disposição da Justiça. Segundo o major, a calça usada pelo criminoso que fugiu foi encontrada em uma residência próxima ao local do tiroteio. “Acreditamos que ele fugiu pelos quintais das casas vizinhas e perdeu muito sangue. A calça estava furada e muito suja, ele não deve estar longe”, afirmou o major.

Com os criminosos foram apreendidos, uma pequena quantidade de drogas, um revólver calibre 32 e a motocicleta. O fugitivo está com um revólver de calibre 38.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Carreta carregada de algodão tomba na saída de Bom Jesus para Redenção do Gurgueia

  • Bom_Jesus_Carreta.jpg Polícia Civil
  • Bom_Jesus_Carreta_5.jpg Polícia Civil
  • Bom_Jesus_Carreta_4.jpg Polícia Civil
  • Bom_Jesus_Carreta_3.jpg Polícia Civil
  • Bom_Jesus_Carreta_2.jpg Polícia Civil

Uma carreta carregada de algodão tombou na saída de Bom Jesus para Redenção do Gurgueia. O susto, que não deixou ninguém ferido, mas prejudicou o trânsito na BR-135, aconteceu nesta sexta-feira (2).

De acordo com o chefe de investigação da Delegacia de Bom Jesus, José de Anchieta, o acidente aconteceu após o compartimento de carga da carreta sair da pista e puxar o cavalo para fora do asfalto.

"No momento do acidente, só havia o motorista no caminhão. Ninguém ficou ferido gravemente. O condutor ficou seguro por causa do cinto de segurança e, em seguida, saiu à procura de ajuda para desvirar a carreta", contou José de Anchieta.

O tombamento, que ocorreu próximo à Rodoviária de Bom Jesus, não deixou feridos, mas prejudicou o trânsito no local.

Flávio Meireles
[email protected]

Festival de Rabecas de Bom Jesus começa na quinta-feira

Começa na próxima quinta-feira (10) a oitava edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus. O palco Mestre Joaquim Carlota, na praça da Catedral, receberá a abertura oficial do evento, a partir das 20 horas, com a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os mestres rabequeiros, acompanhados por Jefferson Leite e Trio Gavião. Mais cedo, no palco Queijinho Mestre Beija, na praça do Fórum, tem teatro e dança, a partir das 17 horas.

As Fulô do Sertão( Foto: Divulgação)Com atrações diversificadas, que unem referências da cultura local e nacional, o Festival de Rabecas vem se consolidando como um dos festivais culturais mais importantes do Estado. O primeiro dia de festival, que segue até o próximo sábado (12), terá a Cia. de Teatro da Tribo, com o espetáculo “Cinderela” e o grupo Harém de Teatro, com “Um bico para velhos palhaços”, no palco Queijinho Mestre Beija. Por lá, acontece apresentação de dança com a Cia do Cerrado, da cidade de Bom Jesus.

À noite tem os shows de Lene Alves e o Forró de Todos os Tempos, Banda Encantus e Dally Samba, no palco Mestre Joaquim Carlota. Já o segundo dia contará com a dança, teatro, apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os shows da cantora Mara Pavanelly, As Fulô do Sertão e Voo Livre. Uma das atrações mais esperadas se apresentará no último dia de Festival, a cantora Elba Ramalho, que levará toda sua agitação e boa música para o público no palco Mestre Joaquim Carlota, a partir das 22h. Em seguida, ainda terá apresentações de Valdo e Felipe e a banda local Pressão Total que fará o encerramento do festival.

Segundo o produtor cultural do evento, Carlos Anchieta, o Festival de Rabecas engloba todos os estilos musicais, dando importância aos artistas da terra. Para o produtor, o objetivo é diversificar, com apresentações que contemplem os artistas locais, e promover a integração com artistas de outras cidades e de outros estados, que estarão presentes no festival. Nesta edição terá ainda a apresentação de Duo Recanto, de Portugal.

“O Festival de Rabecas tem uma parte toda de cultura popular, trazendo o Chagas Vale que é manipulador de bonecos, além da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e dos mestres rabequeiros. De Teresina, terá apresentação da banda As Fulô do Sertão, que cantam forró pé de serra. Tem também Lene Alves, que está fazendo um trabalho de resgate dos forrós tradicionais, e vamos ter um grupo de incelência de uma comunidade quilombola se apresentando no evento”, diz.

Carlos cita ainda a presença de Lília Diniz, com os Sertanejares. “Ela é uma poetisa do Maranhão que realiza um trabalho autoral junto aos rabequeiros”, explica o produtor. A cantora Mara Pavanelly também é presença confirmada em Bom Jesus. “E no domingo tem o grande show com a Elba Ramalho”, diz Carlos Anchieta.

O secretário estadual de cultura, Fábio Novo, que é um dos idealizadores do Festival de Rabecas, exalta também a importância de valorizar a cultura local no Festival. “Com o apoio às escolas de rabecas, em Bom Jesus, de sanfonas, em São Raimundo Nonato, e de bandolins, em Oeiras, vamos fomentar a cultura e ajudar a preservar as riquezas presentes nessa região. O Piauí terá a primeira orquestra de rabecas do Brasil”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. 

PROGRAMAÇÃO
10/09 – quinta-feira

Palco Queijinho Mestre Beija (Praça do Fórum):
TEATRO
17h – Cia Teatro da Tribo, com a peça “Cinderela”
19h – Grupo Harém Pictures, com a peça “Um bico para velhos palhaços”
DANÇA
18h – Cia do Cerrado da cidade de Bom Jesus

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h – Abertura oficial
20:30 – Apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus mestre “Joaquim Carlota” e os mestres da rabeca Erundino, Pedro da rabeca, Mundico Silva e Joaquim Carlota, acompanhados de Jefferson Leite e Trio Gavião
21:30 – Vagner Ribeiro e grupo Valor de PI
22:30 -  Duo Recanto, de Portugal
23:00 – Lene Alves e o Forró de todos os tempos
00:30 – Banda Encantus
02:30 – Dally Samba

11/09 – sexta-feira
Auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
TEATRO
17h – Grupo Teatro de Pesquisa – GRUTEPE, com a peça “Itararé: a República dos Desvalidos”

Palco Queijinho Mestre Beija
(Praça do Fórum)
TEATRO
17h: Cotejoc, com “A verdadeira história de Romeu e Julieta”
19h: Grupo Utopia, com a peça “Chapeuzinho Vermelho”
DANÇA
18h: Oficina de Dança Betty Batalli

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h: Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e mestres rabequeiros
21h: Puxadores de incelência da comunidade quilombola costaneira, de Paquetá do Piauí
21:30: Lilia Diniz (MA) - sertanejares
11:30: As Fulô do Sertão
01:30: Mara Pavanelly
03:30: Voo livre

12/09 – sábado

Espaço mestre Salim “Mercado Central”
8h: Pâmela dos teclados e mestres rabequeiros

Palco Queijinho Mestre Beija
(Praça do Fórum)
TEATRO
17h: “As aventuras de Cassimiro Coco”, teatro de bonecos, com Chagas Vale
19h: Oficina de Teatro de Bom Jesus, com a peça “Teresinha de Jesus”
DANÇA
18h: Apresentação da escola de dança Lenir Argento

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h – encerramento com Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, mestres rabequeiros, Jefferson Leite e trio Gavião e participação de Pâmela dos Teclados
20:30: Vando do Trombone e resultado de oficina musical com a terceira idade
22h – Elba Ramalho
00:30 – Valdo e Felipe
03:00 – Pressão Total

Da Redação
[email protected]

PM realiza ações de prevenção à violência em Bom Jesus

Sob o Comando do Tenente Edilson e atuação de seu efetivo policial militar a Companhia de Bom de Jesus recuperou duas motos, uma modelo Falcon e outra Honda roubada em Teresina há dez anos. Foram presas três pessoas. Sendo um cumprimento de Mandado de Prisão contra Eugenio Mendes dos Santos de 35 anos, natural de Campo Alegre de Lurdes-BA acusado de haver explodido o Banco do Bradesco em Cristino Castro-PI.

Em outra ocorrência Jorge Gomes dos Santos foi preso acusado do estuprar sua ex-esposa. E ainda foi preso Rogério de Jesus acusado de atentar contra a vida do Tenente R. Sousa em ocorrência na rodoviária de Cristino Castro.

Na parte comunitária e social os policiais militares da Companhia lançaram o Pelotão Mirim inicialmente com 50 alunos. Em parcerias das escolas municipais e estaduais como também do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Rotary Club, Maçonaria e Igreja Católica os alunos irão receber instruções de disciplina, ordem unida, educação física e palestras sobre religião, drogas, violência e transito durante as manhãs de sábado nas dependências do quartel da Companhia Militar de Bom Jesus.

Abordando o tema "Disciplina e Respeito" os policiais militares realizaram ainda palestra na escola municipal Floresta Moderna.

E em homenagem a todos os militares que trabalham e integram aquela força policial foi promovida uma partida de futebol, com um momento de convivência familiar em comemoração ao Dia do Soldado, objetivando confraternizar e valorizar os bravos policiais durante data histórica tão importante.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

PRF faz prisão na BR-135 e diz que homens são suspeito de integrar quadrilha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na tarde deste sábado (29), que prendeu em parceria com a Polícia Militar, dois suspeitos de integrarem uma forte quadrilha de assaltantes de banco. Os dois homens, que tiveram apena as iniciais reveladas, E. S. S e W. P. S, foram presos por volta das 2h da madrugada no Km 352, da BR 135.

Segundo a PRF, os suspeitos foram presos durante abordagem a um veículo Siena, que estava alugado, de cor vermelha. Quando os policiais consultaram o Sistema de Segurança Pública constatou-se que E. S.S, de 35 anos, tinha um mandado de prisão em aberto. 

Já para W. P. S, verificou-se a existência de vários processos criminais, tendo este, já sido preso em Floriano no início deste ano por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Os dois suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus. Segundo o chefe de investigação, José de Anchieta, o suspeito com mandado de prisão em aberto foi levado para o presídio do município. O outro permanece na delegacia aguardando uma decisão do delegado. O policial não confirmou a participação deles em quadrilha de assalto a bancos.

“O que foi para o presídio disse até que já tinha cumprindo a pena. O outro permanece aqui na delegacia. Quanto a integrarem uma quadrilha de assaltantes, ainda não temos essa informação. Não há nada confirmado”, declarou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Fiscalização descobre depósitos clandestinos em Teresina e Bom Jesus

Uma equipe de fiscalização itinerante da Secretaria da Fazenda identificou dois depósitos clandestinos no último final de semana. As ações aconteceram em Teresina e no município de Bom Jesus em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC).

Em Teresina, o depósito estava localizado na zona leste e abrigava calçados. Segundo a Sefaz, a mercadoria foi avaliada em R$ 600 mil. Com as multas e impostos devem ser recolhidos aos cofres públicos, cerca de R$ 190 mil.

Já em Bom Jesus, o depósito era de gêneros alimentícios. A mercadoria foi avaliada em R$ 201 mil. Ao todo, devem ser recolhidos ao Estado, R$ 62 mil. Participaram da ação os técnicos da Fazenda  Raimundo Lacerda e Pereira, juntamente com o cabo PM, Sousa Neto.

Esse o terceiro depósito clandestino descoberto em menos de dez dias. Na semana passada, a Sefaz e a Deccoterc realizaram operação em Água Branca, onde foi encontrado um depósito com as mais diversas mercadorias, além de produtos sem nota fiscal e mercadorias destinadas para pessoa física, quando na verdade o contribuinte é inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí (CAGEP) e só pode adquirir produtos com a inscrição estadual.

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

Posts anteriores