Cidadeverde.com

Homem é flagrado arrastando cachorro na BR-135 e é detido pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou e deteve um homem arrastando um cão, amarrado a uma motocicleta, na BR-135 em Bom Jesus (632 km de Teresina). O fato ocorreu neste domingo (3), o homem foi conduzido à delegacia e afirmou que cometeu o mau-trato porque o cachorro estaria "atacando pessoas". 

De acordo com a PRF, o homem de iniciais J.C.S. estava arrastando o animal preso por uma corda no veículo, placas ECY- 6319, nas proximidades do KM 269.

Após a abordagem, a equipe PRF prendeu o condutor do veículo e o conduziu, juntamente com o animal e a motocicleta, à Delegacia local para providências legais. O condutor ficou detido e a motocicleta foi notificada e retida para regularização da documentação. 

A polícia informou que a ação constitui violação do artigo 32 da Lei 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, conforme a seguir: 

 "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

 

Da Redação com informações da PRF
[email protected]

Mais de 7 mil pessoas assistem à Paixão de Cristo de Bom Jesus

  • ed5ef998-5905-4bee-be27-f1027afa35f4.jpg Secult
  • c7fff609-9a1a-4502-ac4c-97ab5f1773a2.jpg Secult
  • adaa2d55-d966-477c-962d-977c7908f205.jpg Secult
  • 42741679-c7ed-40c2-98b6-eb3c230bca0f.jpg Secult
  • 0631f685-7159-42f6-9cc6-c796cb41c1d6.jpg Secult
  • 88db5a4f-ee05-4595-97ba-5c55ead74d45.jpg Secult

Além de ser a cidade do agronegócio e das rabecas, o município de Bom Jesus também se consolida como polo turístico no período da Semana Santa. O espetáculo da Paixão de Cristo, encenado há 12 anos no salão da serra, cenário natural localizado a 1 km do centro de Bom Jesus, reuniu 7 mil pessoas na noite de ontem (25). Este ano, o ator João Olicar encarnou Jesus Cristo e os atores convidados, Cacau Melo e Caio Junqueira, interpretaram Salomé e o apóstolo Pedro, respectivamente.

O espetáculo dirigido pelo dramaturgo Zé Afonso Lima, que comandou a peça pelo segundo ano consecutivo, contou com participação de 150 pessoas, entre atores e figurantes. Os jovens da cidade- que participam de oficinas permanentes de teatro, dança e rabeca- também interpretaram papéis de destaque na apresentação. 

“É um prazer enorme participar disso tudo, e todo ano é diferente. Agradeço a todos que confiaram na gente, porque esse espetáculo é muito importante para o povo de Bom Jesus”, diz o aluno Francisco Rodrigues, que participou de todos os espetáculos.

A Orquestra de Rabecas de Bom Jesus abriu a noite ao som de “Aleluia”, uma das músicas do espetáculo. A apresentação musical contou com oito canções interpretadas pelos próprios atores, o diferencial este ano. 

“Já é um evento consolidado na cidade e está provado que nós não podemos mais parar. Estamos dando oportunidade a todas essas pessoas de assistirem e participarem de um espetáculo de qualidade”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, que também participou como Herodes.

O papel principal de Jesus Cristo ficou por conta do ator parnaibano João Olicar, papel que o fez estrear na carreira cênica em 2009. O ator também dirige um espetáculo sobre a crucificação de Jesus e dá aulas de teatro no colégio Marista, em São Luís, capital do Maranhão.

“É uma emoção que transcende qualquer sentimento interpretar esse homem, porque foi a maior prova de amor que a humanidade já teve, por isso temos que nos dedicar ainda mais”, conta João Olicar.

O ator e produtor do espetáculo, Carlos Anchieta, atuou pela terceira vez como João Batista. A apresentação teve ainda Lari Salles (Maria), Vera Leite (Verônica), Bid Lima (Maria Madalena), Caio Junqueira (Pedro) e Cacau Melo (Salomé). A Paixão de Cristo é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bom Jesus: acidente com ônibus deixa dois mortos e seis feridos na BR-135

Atualizada às 11h34

Um acidente com um ônibus da empresa Guanabara deixou dois mortos e seis feridos na BR-135, próximo ao município de Bom Jesus. A agente Janaína Brito, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que uma saída de pista com tombamento causou o acidente por volta das 4h40, desta quarta-feira (23). 

Segundo ela, o motorista do ônibus informou que seguia da cidade de Barreiras a Cristino Castro quando uma carreta que seguia em sentido contrário acabou invadindo um trecho da pista em que o ônibus estava. "Ele tentou desviar um pouco, puxando o ônibus para o lado, mas a estada não possui acostamento e o desnível no local é muito grande, então ele já saiu da pista tombando", informou.

A empresa Guanabara informou que oito pessoas estavam no veículo e uma idosa - Margarida Pereira Teixeira - morreu no local. Outro passageiro em estado grave chegou a se socorrido e foi conduzido para Teresina, mas morreu a caminho da capital. Apenas o motorista ficou sem graves lesões após o acidente e chegou a conversar com a PRF. 

"Ele informou que ainda tentou sair, mas não conseguiu evitar que o ônibus tombasse. Ele está bem e fora de risco", informou a agente. 

A direção do Hospital Regional Manuel de Sousa Santos, de Bom Jesus, informou que a unidade de saúde recebeu alguns dos passageiros feridos no acidente. Dois deles estão em estado grave e um rapaz, de 24 anos, em situação mais crítica, está sendo transferido para Teresina por meio do Samu aéreo. A direção realizará um levantamento para informar o estado de saúde de todos os pacientes que estavam no ônibus. 

A assessoria de imprensa da empresa Guanabara declarou que até o momento a empresa não conseguiu contato com a PRF e possui poucas informações sobre o acidente. Uma equipe já se deslocou ao local para prestar auxílio aos passageiros e ao motorista. A empresa tem a confirmação de apenas um óbito. Sobre a causa do acidente, a informação também é de saída de pista e tombamento. O ônibus partiu de Brasília (DF) e seguia para Sobral (CE). 

Pista sem acostamento

Janaína destacou que a União, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) poderá ser responsabilizada pelo acidente. "A pista precisaria ter um acostamento exatamente para situações desse tipo, em que o veículo precisasse sair da pista, porque a pista é bastante estreita, possui apenas 5,7 metros", explicou.

Maria Romero
[email protected]

Escola de Rabeca será inaugurada na quinta-feira (24) em Bom Jesus


Há cerca de um ano alunos das escolas públicas de Bom Jesus participam do projeto de ensino da rabeca, que já formam a primeira orquestra do instrumento no Brasil. Os alunos tinham aula em salas cedidas pelas escolas estaduais, mas a partir de agora ganharão sede própria, que será inaugurada na próxima quinta-feira (24), na cidade de Bom Jesus.
 
As aulas acontecem aos finais de semana e são ministradas pelo professor Stayllon Rodrigues, que também é violinista da Orquestra Sinfônica de Teresina. O projeto já conta com 15 alunos que, desde maio do ano passado, fazem aulas e já integram a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus. Os alunos já tocam clássicos como Asa Branca e o hino da cidade, além de terem participado do 8º Festival de Rabecas e da Caravana que percorreu 20 cidades do Piauí com um espetáculo natalino.
 
“Na minha família tem uns primos que tocam algum instrumento. Eu nunca tinha tocado nada. Gostei da rabeca e faço aulas todo final de semana. Hoje faço parte da orquestra”, diz Vinicius Pinheiro, de 17 anos.
 
A Escola de Rabeca leva o nome do rabequeiro Mestre Joaquim Carlota, o único instrumentista vivo da cidade e que mantém a tradição da rabeca em Bom Jesus. Hoje com 76 anos, ainda toca o instrumento que conheceu aos 12, vendo outras pessoas tocar.
 
“Nós não tínhamos uma sede, as diretoras das escolas sediam espaço para esses meninos e meninas aprenderem a tocar. Vendo isso, o governador nos cedeu um espaço e agora podemos atender um maior número de alunos”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, idealizador do projeto.
 
Os jovens, além de tocar, também estão aprendendo a fabricar a rabeca, e alguns deles também participam das oficinas permanentes de dança e teatro. A Secretaria Estadual de Cultura pretende ampliar o número de jovens atendidos, bem como a criação de escolas em outras regiões, promovendo a disseminação da cultura e a preservação das riquezas do Estado.


Da Redação
[email protected] 

Bom Jesus receberá Centro Integrado de Cuidados da Mulher

O prefeito Marcos Elvas esteve reunido com o Secretário de Saúde  do Piauí, Drº Francisco Costa, e sua equipe técnica. Na reunião foi tratado sobre a construção, em Bom Jesus, do Centro Integrado de Cuidados da Mulher, obra que será feita em  uma parceria da Prefeitura de Bom Jesus, Governo Federal e Governo do Estado do Piauí. 

"O Ministro Marcelo Castro construiu esta parceria que vai beneficiar muito as mulheres de Bom Jesus e de todo o Sul do Estado. O secretário Drº Francisco Costa foi extremamente atencioso e diligente. Por questão de justiça preciso destacar o trabalho do Assessor Especial do Ministério da Saúde, Drº José Guimarães. Agradeço a todos em nome do povo de Bom Jesus. Mais um passo dado", pontuou o Prefeito Marcos Elvas.

Polícia prende dupla suspeita de invadir motel e assaltar gerente em Bom Jesus

A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia Regional de Bom Jesus (PI), identificou e prendeu os dois suspeitos de assalto à Distribuidora de Bebidas Jodibe e o Motel Momentos, fato ocorrido às 09h30, do dia 25 de fevereiro do corrente ano, na cidade de Bom Jesus. Romário Carvalho e Santos e André Rodrigues Cardoso teriam interceptado a gerente dos estabelecimentos comerciais. 

De acordo com a polícia, os suspeitos levaram a bolsa da mulher, contendo uma razoável quantia em dinheiro em espécie e cheques, dois celulares, um modem 3G e vários documentos comerciais. Os infratores fizeram uso de uma motocicleta, duas armas de fogo, máscaras e capacetes durante a ação criminosa. 

Após investigação, a Equipe de Policiais Civis elucidou o crime e obteve os detalhes sobre a estratégia de atuação dos dois. André Rodrigues foi preso no dia 04 de março na cidade Morro Cabeça no Tempo (PI), localizada a 240km de Bom Jesus. Romário Carvalho foi preso no dia 07 de março na cidade de São Domingos do Araguaia (PR), 915km de Bom Jesus. Após uma troca de informações, Policiais Civis paraenses cumpriram o Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de Romário, que foi recambiado até aqui por Policiais Civis piauienses já na noite de ontem (09 de março). 

Todos os pertences da vítima, exceto o dinheiro, foram encontrados e restituídos. Em função disso, a Delegacia Regional de Bom Jesus – PI continuará empreendendo diligências para responsabilizar aqueles que se valeram desse numerário, bem como todos que colaboraram com a fuga e a ocultação dos criminosos. Essas pessoas poderão vir a ser indiciados por favorecimento pessoal (ou real), bem como associação criminosa.

 

Da Redação
[email protected]

Bom Jesus declara guerra contra o mosquito aedes aegypti

  • IMG_3900.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3899.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3895.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3894.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3893.JPG Divulgação / APPM

Uma força tarefa foi montada em Bom Jesus para combater o mosquito aedes aegypti,  transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue. Com todas as secretarias envolvidas a cidade já respira aliviada com o mutirão da limpeza que está acontecendo em todos os bairros com sucesso.

Por causar microcefalia a grande preocupação do Prefeito Marcos Elvas é com as 200 gestantes do município, que já receberam orientações e desde o início de fevereiro receberam repelentes.

A declaração de guerra contra o mosquito transmissor da Zika vírus, Chikungunya e Dengue continua a todo vapor em Bom Jesus. O Prefeito Marcos Elvas se reuniu com Agentes de Saúde (AS) e Agentes de Endemias (AE) para organizar a ação que levou para as ruas da cidade muita conscientização para os moradores. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

 

 

 

 

 

Homem é morto com tiros de escopeta e Polícia suspeita de acerto de contas

O homem identificado como Arisneto Soares Barbosa, de 32 anos foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (19) em Bom Jesus, município a 632 km de Teresina. De acordo com o delegado titular do município Aldeny Fontineli, há suspeitas de que a vítima tenha envolvimento com tráfico de drogas.

"Esse homicídio ocorreu agora pela manhã e suspeitamos de um acerto de contas entre traficantes. Foram tiros de escopeta e neste exato momento estamos realizando os procedimentos", pontuou o delegado.

Testemunhas do crime afirmam que tudo começou com um desentendimento em uma partida de futebol. A Polícia começou a investigação e segundo o delegado, já tem um suspeito pelo crime.

Diligências são realizadas neste momento a procura do suspeito.

Rayldo Pereira
[email protected]

Preso cava buraco e foge de cela de delegacia no interior do Piauí

Detido para averiguação e suspeito de vários crimes, o homem identificado como Marcos Leves Abade Nascimento, conhecido como Macaúba, conseguiu fugir da cela da Delegacia Regional de Bom Jesus na tarde desta quinta-feira (18). O preso cavou um buraco na parede por onde saiu por volta das 13h30.

De acordo com o delegado titular do município Aldely Fontineli, as paredes do local são frágeis e haviam nove detentos na cela no momento da fuga, mas somente 'Macaúba' fugiu. "Ele já é suspeito de uma infinidade de crimes, desde pequenos arrombamentos como assalto a mão armada, residências e veículos. Estávamos vendo a possibilidade de um mandado de prisão e ele aproveitou o movimento intenso na delegacia e a conivência dos demais para fugir", explicou o delegado.

Ainda segundo Aldely, possivelmente, Macaúba já tem um mandado de prisão em aberto por ser reincidente. O delegado aproveitou para comentar a fragilidade que se encontra a cela do local. "As paredes se você cavar com as mãos você chega ao outro lado", alertou o delegado.

Dos nove presos que estavam na cela, restaram somente três nesta sexta-feira (19). A Polícia agora tenta tapar o buraco e segundo o delegado busca parceria com a prefeitura para reforçar a segurança no local.

Rayldo Pereira
[email protected]

Oficina resgata tradição em escola de samba de Bom Jesus

A escola de samba do Cajueiro foi criada em 1966, mas há 30 anos deixou de desfilar pelas ruas de Bom Jesus, no sul no Piauí. Neste ano, a escola ganhou oficina de canto e percussão e o resultado foi a criação do samba enredo apresentado na noite dessa terça-feira (09), durante a última noite do carnaval do “Beco da Folia”, na praça do Fórum. O bloco, formado por pessoas de todas as idades, invadiu a praça e arrastou os foliões. No palco, Vando do Trombone e a orquestra Fervendo Frevo, que ministraram a oficina, acompanharam o mestre Salim, de 81 anos, quem criou a escola de samba.

“Quando o mestre Salim nos mostrou os versos do samba, completamos alguns trechos, fizemos o arranjo e a música e agora a escola já tem seu samba enredo”, disse Vando do Trombone. Para Francisco Gonçalves da Silva, o mestre Salim, é hora de agradecer e retomar a tradição da escola com o “Samba do Cajueiro”. A oficina fez parte da programação do carnaval do “Beco da Folia”, uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus (AFABJ), com apoio do deputado estadual Fábio Novo.

“Esse é o verdadeiro carnaval. Um carnaval cultural voltado para a família. Estamos resgatando tradições e todos os artistas que passaram por aqui são piauienses, com exceção da Gretchen, nossa convidada neste ano, que já vinha divulgando nosso município em rede nacional. Obrigado pela presença de todos”, diz o deputado estadual Fábio Novo. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que as oficinas – de circo e de percussão – serão continuadas na cidade, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

Durante os quatro dias de festa no “Beco da Folia” a criançada participou de brincadeiras, passeou pela cidade no trenzinho da alegria e ainda curtiu o show das bandas Minamora, TL e da cantora Lene Alves, além do Vando do Trombone e orquestra Fervendo Frevo, que levou as marchinhas para a praça. Nessa terça-feira, os artistas circenses que ministraram a oficina na cidade ainda apresentaram o resultado nas aulas e atraiu o olhar do público.

“Foi muito bom poder trazer um pouco da arte circense para as crianças e jovens de Bom Jesus. Acreditamos que há muitos talentos por aqui e que só precisam de uma oportunidade como essa”, disse Valmir Castro, da Cia Talismã de Circo. A noite de shows foi encerrada com a cantora Gretchen, que subiu ao palco com a banda Minamora.

Posts anteriores