Cidadeverde.com

Academia na zona Leste é interditada por descumprir decreto

  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-30.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-29.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-28.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-27.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-25.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-24.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-23.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-22.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-19.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-18.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • sdu_e_guarda_minicipal_em_lojas.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

Uma academia na avenida Jockey Clube, na zona Leste de Teresina, foi autuada e interditada nesta sexta-feira (16) após denúncia anônima de descumprimento da medida de isolamento social. Um auto de infração foi registrado podendo gerar multa no valor de R$ 3 mil, valor máximo punição.

O local estava com três funcionários e dois proprietários. Em comunicado fixado na porta do local, a academia informa que está fechada e com atendimento reduzido.

Segundo os guardas municipais, essa já é a terceira vez que a academia é abordada por descumprir a medida. 

O chefe de fiscalização da SDU Leste, Alberto Pereira, informou que a empresa foi notificada com um auto de infração. "Os donos foram notificados em um auto de R$ 3 mil. Têm até 10 dias para recorrer", explicou.

O advogado da academia foi acionado para comparecer ao local. Ele informou aos guardas que o estabelecimento não está aberto. Um dos proprietários da academia, que não quis se identificar, falou que a multa era "injusta" e que tinha 59 funcionários para pagar salários. 

TCO

A academia quase foi alvo de um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Os proprietários entraram em acordo depois que permitiram a vistoria dos guardas municipais no local. Ainda assim a empresa vai responder pelo auto de infração.

“Depois de uma conversa os proprietários deixaram a Guarda entrar no local e verificamos que não havia clientes. Então não vamos registrar o TCO”, informou o guarda Rubenigues Soares.

Estabelecimentos fechados

Segundo a Guarda Municipal, apenas na manhã desta sexta-feira (16), oito locais tiveram que ser fechados na região totalizando mais de 80 estabelecimentos fechados nós últimos dias. Segundo a Guarda, são mais de 100 denúncias por dia.

Valmir Macêdo
[email protected]

Quarentena em São Paulo é prorrogada até 10 de maio

 

Foto:Video/Instagram

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (17) que a quarentena vai até 10 de maio, pelo menos, para todos os municípios do estado. O estado tem 853 mortes por coronavírus.

"Para reabrir o comércio e os serviços precisamos controlar melhor a contaminação e ter o sistema público de saúde em condições de atendimento para salvar vidas", afirmou o governador João Doria (PSDB).

O índice de isolamento no estado caiu para 49%, segundo o governador.

O isolamento social foi determinado por decreto em 24 de março e já foi prorrogado uma vez, em 8 de abril, com validade até o dia 22, próxima quarta-feira.

Nos últimos dias, prefeitos do interior do estado têm emitido decretos municipais permitindo a reabertura parcial ou total do comércio.
Os hospitais públicos de referência da capital, no entanto, já têm mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por causa da Covid-19.

As mortes nas periferias também têm aumentado. E cemitérios municipais já contabilizam cerca de 1/3 dos enterros como sendo de vítimas do novo coronavírus ou pessoas com exames de detecção da Covid-19 pendentes.

Fonte: Folhapress

'Por mais que se fale em economia, foco é nas pessoas', diz Teich na posse

Reprodução/Twitter/Ministério da Saúde

O recém-empossado ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou nesta sexta-feira (17) que o foco de atuação da pasta serão as pessoas. Teich disse que os que mais vão sofrer os efeitos da pandemia são os mais pobres e destacou que assumir o comando da Saúde é o "maior desafio" de sua carreira profissional.

"O foco que a gente tem aqui é nas pessoas. Por mais que se fala em saúde e economia, não importa o que se falem, o final é sempre gente", disse. O ministro reforçou a necessidade de reunir informações para conhecer melhor a covid-19.

Teich destacou que há uma "pobreza" de informação sobre o novo coronavírus e defendeu a integração de informações dos ministérios sobre a doença para embasar melhor o planejamento de combate ao vírus. O novo ministro também defendeu que a pasta acompanhe indicadores sociais. "Pessoas que perderem planos de saúde vão impactar no SUS (Sistema Único de Saúde)", disse.

Com tom otimista, Teich citou que já existem medicamentos em estudo para o tratamento da doença e que a solução para a pandemia pode ser encontrada "mais rápido do que se imagina".

Nelson Teich é médico oncologista e foi consultor da área de saúde da campanha à Presidência de Jair Bolsonaro em 2018. Ele chegou a ser cotado ao Ministério da Saúde à época.

Teich agradeceu as ações da gestão anterior, do ministro Luiz Henrique Mandetta, e destacou que trabalhará na formação de uma equipe escolhendo "as pessoas certas para os problemas certos".

Barrados na posse

Representantes dos conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde foram barrados na posse de Nelson Teich como ministro da Saúde, nesta sexta-feira. Segundo informações dessas entidades, os conselheiros haviam sido convidados, mas foram impedidos de entrar.

"O fato reveste-se de gravidade porque, ao que parece, há total ignorância sobre o papel legalmente exercido por esses Conselhos Ao lado do Ministério da Saúde, eles são gestores do Sistema Único de Saúde e, como tal, participam da instância decisória máxima do SUS, que é a Comissão Intergestores Tripartite, responsável pela adoção consensual das políticas de saúde e das ações que as materializam", afirma nota conjunta do Conass e Conasems, que representam Estados e municípios, respectivamente

A nota afirma que é "inacreditável" que, neste momento "especialmente difícil", não haja solidariedade entre as instituições.

Demissão

Teich assumiu o cargo do lugar de Mandetta após sucessivos desentendimentos entre Bolsonaro e o ex-ministro sobre as diretrizes das políticas públicas de combate à pandemia do novo coronavírus. Mandetta é a favor de medidas de isolamento social, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o presidente defende flexibilizar as medidas de distanciamento para a retomada da atividade econômica.

O ex-ministro também pedia cautela no uso da cloroquina para tratar a covid-19, com o argumento de que não há pesquisas científicas sobre a comprovação da eficácia contra o vírus. Bolsonaro aposta no medicamento, usado no tratamento contra a malária, como um tipo de cura para a doença.

Ontem, após o anúncio da demissão de Mandetta, Teich afirmou em pronunciamento que não fará mudanças "bruscas" na pasta. O novo ministro disse ainda que existe um "alinhamento completo" dele com o presidente. "Saúde e economia: as duas coisas não competem entre si. Quando polariza, começa a tratar pessoas versus dinheiro, o bem versus mal, emprego versus pessoas doentes", afirmou Teich.

Por Emilly Behnke e Mateus Vargas
Estadão Conteúdo

 

Simepi denuncia que HPM tem 10 leitos de UTI fechados; Saúde rebate

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Samuel Rêgo, divulgou um vídeo em que denuncia que o Hospital da Polícia Militar (HPM) tem dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estariam fechados por falta de profissionais para trabalhar. A Secretaria Estadual da Saúde rebateu as informações do médico. 

“O sindicato dos médicos esteve no HPM em julho de 2019 e denunciou essa UTI que está aguardando simplesmente a contratação de profissionais para funcionar. Serão dez leitos de UTI que seriam de extrema importância, no entanto, já estamos há mais de quatro semanas em isolamento social e o governo não apresentou sequer um projeto para essas UTIS funcionarem”, afirmou o médico.

Ele criticou ainda o hospital de campanha que está sendo montado pelo governo do Estado no Ginásio Verdão. 

“Fala em hospital de campanha, onde vai gastar muito mais recursos e com pouca efetividade. Nós temos que utilizar as estruturas que já existem e é simplesmente impensável como o governo do estado, em tendo uma UTI pronta para funcionar, onde falta apenas a contratação de profissionais, o Estado não está se mobilizando para que essa UTI funcione, sendo que ela seria importante não só nesse tempo de pandemia, mas seria importante mesmo depois, porque a população do Piauí tem uma carência de leitos de UTI”, destacou o presidente do Simepi, que completou dizendo que faltam Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), profissionais da saúde e testes para saber qual a prevalência do vírus entre a sociedade.

Foto: Reprodução do vídeo

Resposta da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) contestou as informações dadas pelo presidente do Simepi e disse que “ações de estruturação” do HPM estão sendo executadas para que ele funcione como um hospital sentinela no enfrentamento da Covid-19. 

Em nota, a Sesapi informou ainda que há 723 leitos clínicos, 175 de UTIs e 34 leitos estabilização destinados exclusivamente para assistência aos enfermos do novo coronavírus e que tem adquirido EPIs para os profissionais de todo o estado e testes rápidos que foram enviados a todos os municípios. “com fatos estamos demonstrando a fragilidade das informações prestadas pelo presidente do Sindicato dos Médicos”, ressalta a nota.

Veja nota na íntegra: 

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem a público contestar as informações compartilhadas em redes sociais e na imprensa pelo Sindicado dos Médicos. Na verdade, ao contrário do que afirma o Sindicado, o Governo está executando ações de estruturação do Hospital da Polícia Militar, que funcionará como Hospital Sentinela no enfrentamento à COVID-19.

Todo o esforço do Governo até aqui, com apoio de todos, conseguiu garantir 723 leitos clínicos, 175 leitos de UTIs e 34 leitos de estabilização, os quais estão destinados, exclusivamente, para a prestação de assistência a pacientes acometidos pela COVID-19.

É de conhecimento público que o Estado do Piauí está garantido EPIs a todos os seus profissionais e todos estão testemunhando a ação do Estado do Piauí em enviar EPIs e Testes Rápidos a todos os Municípios. Desta forma, com fatos estamos demonstrando a fragilidade das informações prestadas pelo presidente do Sindicato dos Médicos.

Num momento como este, de tantas dificuldades para toda a humanidade, acreditamos que só com muito esforço e unidade vamos salvar vidas e trazer tranquilidade para o nosso povo. Vamos continuar focados na nossa missão e responder às inverdades com fatos e muito trabalho.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Isolamento social em Teresina nesta semana apresenta menores índices do mês de abril

Foto: Roberta Aline

O isolamento social em Teresina, nesta semana, apresentou os menores índices do mês de abril. Nesta quinta(16), chegou a apenas 50%, ficando atrás apenas de segunda e quarta-feira desta semana, que registraram 48%.

Os números figuram bem abaixo de 73%, que é o percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus de acordo com os especialistas. Em Teresina, segundo dados do último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, já são 85 casos confirmados e cinco óbitos.

Os baixos índices apontam que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa. Esta semana, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei enviado pelo prefeito Firmino Filho que antecipou o feriado do aniversário de Teresina, festejado em 16 de agosto, para esta sexta-feira (07). A medida foi adotada observando levantamentos que mostram que o percentual de isolamento se eleva nos feriados.

Além disso, o chefe do executivo municipal também decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (20), data que antecede o feriado de Tiradentes, comemorado em 21 de abril. Com esta medida, espera-se que a população fique em casa, evitando a circulação pela cidade e reduzindo ao máximo possível a disseminação da Covid-19.

“Entendemos que o isolamento social é a arma mais eficaz para combater o avanço do novo coronavírus. O vírus já está circulando de forma comunitária em Teresina, chegando a todas as regiões da cidade, ao mesmo tempo em que os índices de isolamento social estão caindo. Precisamos adotar medidas para fazer a população ficar em casa”, aponta o prefeito.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

 

[email protected]

FMS lança serviço de consulta odontológica por Whatsapp

 

Foto:PMT

Diante do plano de contingência  para o enfrentamento da COVID-19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está lançando um serviço telefônico para auxiliar nos atendimentos odontológicos de urgência.  O serviço, denominado Zap Odonto, consiste no atendimento via What’s app por meio do número (86) 98179-2576.

Por meio do Zap Odonto, os pacientes poderão buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e também serão encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento de urgência, caso haja necessidade. “Ainda será possível que o dentista faça orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento, como condutas não farmacológicas de alívio da dor, por exemplo”, conta Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da FMS.

O gerente esclarece que o objetivo do serviço é fazer uma pré-triagem dos pacientes, para que procurem atendimento odontológico somente aqueles que realmente precisam. “Assim, evitamos aglomerações desnecessárias devido ao alto risco de contágio do COVID-19 em ambientes odontológicos”, pontua o gerente.

Durante o período de combate à COVID-19, a atenção básica municipal está realizando apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. Três Unidades Básicas de Saúde foram designadas para este atendimento: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte).

O serviço foi estruturado para atender casos estritamente necessários e irá funcionar todos os dias, nos horários de 07h às 14h e das 14 às 21h . “Nós realocamos cirurgiões dentistas de Hospitais e UPAs para atender nestas três Unidades Básicas de Saúde”, afirma Dante Freitas.

O gerente explica que as superfícies do ambiente  odontológico podem ficar contaminadas, durante procedimento em pessoas possivelmente infectadas pelo vírus. “Além disso, as equipes de saúde bucal lidam diretamente com os pacientes e devem ter cuidados redobrados. A FMS realiza orientações e está tomando as medidas protetivas”, conclui.

 

Da redação
[email protected]

Com pandemia, Vettel discute redução salarial com a Ferrari: 'Momento difícil'

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus já causou estragos na temporada de 2020 da Fórmula 1. Ao todo, duas corridas foram canceladas - Austrália e Mônaco - e outras sete foram adiadas, ainda sem data definida para acontecer. Para tentar conter custos, muitas equipes se viram obrigadas a reduzir salários - casos de McLaren, Williams, Racing Point, Renault e Haas. Nesta sexta-feira, o alemão Sebastian Vettel revelou que vem discutindo o tema com a Ferrari, mas garantiu que não vai fazer propaganda caso haja um corte nos seus vencimentos.

"Definitivamente, é algo que estou falando com a equipe. Ainda não sabemos como será a temporada, quando começará, quantas corridas teremos e como será, etc. Estamos passando por um momento difícil. Mas sempre mantive as decisões que tomei nessa frente com a equipe e comigo. E desta vez será a mesma coisa. Então, não vou usar esse argumento ou esse ponto agora como uma espécie de polimento de imagem ou algo assim. Acho que o que decidi fazer no passado fiz em silêncio e será o mesmo agora", disse o alemão em entrevista publicada no site oficial da Fórmula 1.

Vettel explicou que o corte em seu salário na Ferrari dependerá do número de corridas a serem disputadas na temporada de 2020. Espera-se que o campeonato comece em julho, com GPs sendo disputados com portões fechados para o público por questões de segurança.

"A questão é se teremos apenas cinco corridas, 10 corridas, 15 ou nenhuma. Agora, obviamente, é bastante grave a situação na Fórmula 1, com muitas discussões sobre o futuro. Então, o que é a coisa certa a fazer e também economicamente? Acho que teremos de esperar e ver o que acontece em termos de que tipo de temporada teremos", afirmou.

Piloto da Ferrari desde 2015, Vettel está em seu último ano de contrato com a equipe italiana. Desde 2018, o alemão vem cometendo uma série de erros nas corridas e o fato de ter sido superado pelo jovem companheiro monegasco Charles Leclerc na última temporada deixa o tetracampeão mundial sob grande pressão para o campeonato de 2020.

Segundo o "Business Book GP", Vettel tem o segundo maior salário da Fórmula 1. O alemão recebe 35 milhões de euros (R$ 198 milhões) por temporada.

Fonte: Estadão Conteúdo

Médico explica importância da rotina durante a pandemia para dormir bem

A pandemia do novo coronavírus tem interferido também em noites tranquilas de sono. O médico Cícero Alves, especialista em Medicina do Sono, frisa que o ideal é tentar manter rotinas para diminuir a insônia. 

"O sono é uma função fisiológica que adora rotina. Temos que horário para dormir, rotina de atividade física, rotina de trabalho, alimentação. A partir do momento que estamos confinados há a tendência de sair da rotina [..] altera o rtimo biológico e isso altera também a qualidade do sono", explica o médico. 

Cícero Alves reforça que horas bem dormidas também são importantes para melhorar a imunidade.

"Pra ter a produção de todos os anticorpos, a gente precisa não só dormir, mas atingir a fase mais profunda do sono e assim produzir anticorpos para lutar contra o coronavírus e todos os outros vírus", reitera o especialista que comentou ainda sobre a soneca durante o dia. 

 

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA


Graciane Sousa
[email protected]

Medidas anunciadas para combater a crise não são suficientes, diz Banco Mundial

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, entende que as medidas anunciadas pela entidade até o momento não são suficientes para combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a economia. "Se não agirmos rapidamente, os ganhos de desenvolvimento dos últimos anos podem ser facilmente perdidos", defendeu, reiterando que a crise atual deve ser mais grave do que a Grande Depressão iniciada em 1929.

Em nota enviada à imprensa na manhã desta sexta-feira, 17, Malpass afirmou que o Banco Mundial pode oferecer até US$ 160 bilhões em crédito nos próximos 15 meses - no final de março, ele havia falado em valor menor, de US$ 150 bilhões.

Ainda que defenda a disponibilização de crédito para países pobres, o presidente do Banco Mundial destacou que irá monitorar, junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), se o espaço fiscal aberto nessas ações por meio de financiamentos e alívio em pagamento de dívidas está, de fato, sendo utilizado para combater a covid-19 e seus efeitos.

Malpass aproveitou para agradecer a parceria da diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva.

Por Eduardo Gayer
Estadão Conteúdo

Zagueiro campeão mundial com a Inglaterra morre após contrair covid-19

O ex-zagueiro Norman Hunter, que marcou época no Leeds United e foi campeão mundial com a Inglaterra em 1966, morreu hoje após contrair o novo coronavírus. Ele tinha 76 anos.

A informação foi confirmada pelo Leeds United, que em nota lamentou a fatalidade e contou que ele estava internado desde a última semana lutando contra a covid-19.

"Norman foi levado ao hospital na última semana após ser diagnosticado com a covid-19 e, apesar de continuar lutando e com os melhores esforços da equipe do NHS (Sistema de saúde britânico), ele tristemente perdeu a luta nesta manhã", diz o comunicado.

 

 

"Ele deixa um enorme buraco na família Leeds United, seu legado nunca será esquecido e nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Norman neste momento muito difícil", completou.

Norman Hunter atuou por 14 anos no Leeds, com a conquista de dois títulos da primeira divisão do Campeonato Inglês e uma Copa da Inglaterra. Ele ainda atuou pelo Bristol City e Barnsley.

Na Copa de 1966, o zagueiro foi reserva da dupla Jack Charlton e Bobby Moore.

Fonte: UOL-FOLHAPRESS

Posts anteriores