Cidadeverde.com

Sul do Piauí tem 1ª morte por Covid-19; Casos atingem 21 municípios do estado

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Atualizada às 21h16

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, neste sábado (18), a décima morte de paciente infectado pelo novo coronavírus. A vítima é uma mulher, que estava internada em Picos, no Sul do Estado. O número de casos confirmados chegou a 144. 

A décima paciente a perder a vida tinha 79 anos e histórico de hipertensão. Ela estava internada no hospital regional Justino Luz. 

Foi a primeira morte por Covid-19 na região Sul do Piauí, a terceira do sexo feminino e a décima em todo o estado - os outros óbitos foram de pacientes de Teresina (5), Bom Princípio, Parnaíba, Piracuruca e São José do Divino (1).

A cada novo boletim da Sesapi, mais municípios entram no mapa dos casos confirmados de Covid-19 - já são 21. Neste sábado, Angical, Ribeira do Piauí e União entraram na lista. 

Foram 21 novos testes positivos para o novo coronavírus, igualando o recorde de casos em um único dia, marca alcançada na sexta-feira (17). Os novos pacientes têm idades que variam de 23 a 99 anos. 

Também neste sábado, Teresina alcançou a marca de 111 testes positivos. Um segundo caso em Esperantina foi divulgado equivocadamente pela Sesapi, que retificou a informação. 

O número de pacientes com alta médica chegou a 70. No momento, 97 estão internados, sendo 61 em leitos clínicos, 35 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e um em leito de estabilização. 

 

 

Fábio Lima
[email protected]

Vídeo: idosa de 91 anos recuperada da covid-19 pede para que as pessoas fiquem em casa


Após 16 dias internada, a trabalhadora rural Francisca Rodrigues de Sousa, 91 anos, teve alta do hospital do Monte Castelo nesta sexta-feira (17), depois de ser diagnosticada com a covid-19.  

Ao retornar para casa no bairro Mocambinho, zona Norte da capital piauiense, Francisca Rodrigues, se emocionou, fez uma oração e pediu para que as pessoas usem máscaras e fiquem em casa durante a pandemia. O Piauí registra nove óbitos, 123 confirmações da doença e 63 altas médicas.  

A técnica de enfermagem, Francisca das Chagas de Sousa, 49 anos, filha de dona Francisca disse que a mãe chorou ao retornar para casa ontem por volta das 18h.

"Ela se emocionou, chorou e disse: 'graças a Deus estou em casa, não queria morrer no hospital". A filha informou ainda que a mãe está bem, não teve problema respiratório e que está com uma tosse, mas é um incômodo antigo. 

Dona Francisca é mãe de 14 filhos, três delas é técnica de enfermagem e uma enfermeira que trabalha em São Paulo. 

Aplausos

Ao sair do hospital em Teresina, dona Francisca foi aplaudida pela equipe médica. Bem humorada, ela apareceu em um vídeo ao lado do médico dizendo: "vou pra casa agora, morrendo de paixão". Em seguida ela questiona: "falei mal?" e o médico responde: "está ótima" e ela brinca: "eu tô bonita?".

A simpatia da dona Francisca cativou a equipe desde o início da internação. A médica intensivista,  Ana Tecla Andrade Correia Lima, diretora clínica do Hospital do Monte Castelo, disse que a paciente sempre esteve lúcida e alto astral. Ela é diabética, hipertensa e  tem cardiopatia leve. A paciente foi tratada em um leito específico para a covid-19 e não precisou ir para a UTI. 

Ela deu entrada no hospital no dia 2 de abril com dispneia (falta de ar), tosse e sem febre. A equipe colheu material e o resultado deu positivo para a covid-19. Segundo a médica, a paciente foi tratada com uso de antibiótico terapêutico e hidroxicloroquina associada a azitromicina. 

"Todos os protocolos foram respeitados e ela teve uma evolução benigna chegado a ter alta. A paciente estava com respiração espontânea, sem tosses e febre. Ficará em casa em isolamento social e se voltar os sintomas retornará ao hospital", disse a médica.

Foto: Ascom/prefeitura de Teresina

Os bons resultados da paciente, segundo a médica, deu esperança a equipe que trabalha no hospital. 

"Deu um gás em toda equipe e mostra que temos condições de vencer essa doença.  A alta da paciente se deve a todo um contexto como o hospital está preparado, toda equipe capacitada, tem medicação, usamos os protocolos do Ministério da Saúde e tivemos uma boa resposta da paciente", disse a médica. 

 

Yala Sena
[email protected]

Mortes pelo novo coronavírus no Brasil chegam a 2.347, diz ministério

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 2.347 no Brasil. Em 24 horas, foram registrados 206 óbitos pela doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (18). Ao todo, são 36.599 casos confirmados da Covid-19.

Os dados foram atualizados na plataforma às 15h30, antes da divulgação do boletim oficial do ministério.
De acordo com o balanço, o índice de letalidade do novo vírus, em relação ao total de casos, está em 6,4%. No dia anterior eram 33.682 casos e 2.141 mortes.

O ministério, porém, afirma que a tendência é que o número real de casos seja maior, já que apenas pacientes internados em hospitais fazem testes e há casos que ainda esperam confirmação. Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que equipes de atenção básica em várias cidades e estados afirmam que tem havido subnotificação.

São Paulo continua sendo o estado mais afetado pela pandemia. Já são 991 mortes pela doença e 13.894 casos confirmados. O Rio de Janeiro é o segundo com mais casos e mortes em decorrência da Covid-19. São 387 óbitos e 4.543 com o teste positivo para Sars-CoV-2. Em relação ao número de mortes, aparecem na sequência Pernambuco, com 205, Ceará, com 176 e Amazonas, com 161.

Arte: Ministério da Saúde

Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro, os estados com maior número de casos confirmados são Ceará, com 3034 , Pernambuco, com 2.193, e Amazonas, com 1897.

Todas as unidades da federação já registraram mortes em decorrência da Covid-19. Tanto a rede pública do Rio quanto a do Amazonas já apresentam sinais de esgotamento. Hospitais de referências nas duas capitais estão com as UTIs lotadas.

Pelo terceiro dia seguido, o Ministério da Saúde informa apenas os números absolutos de mortes e casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Não foram divulgados os índices de incidência por 100 mil habitantes, nem a divisão por faixa etária dos mortos e o sexo, entre outras informações.

 

Fonte: Folhapress

Com 100% de ocupação das UTIs, Fortaleza ganha dez leitos em hospital de campanha

Após leitos de UTI no Ceará chegarem a 100% de ocupação, a prefeitura de Fortaleza decidiu antecipar para este sábado, 18, a abertura do hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas (PV). Apesar de estar com 85% da construção concluída, o local foi aberto para receber pacientes com Covid-19, com a oferta de 10 leitos para pacientes em estado grave e 204 de enfermaria.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT), no entanto, diz que mais dois blocos ainda estão sendo construídos, com possibilidade de chegar ao total de 336 leitos. Segundo ele, dependendo da gravidade dos casos recebidos, se chegarem pessoas precisando de UTI, os leitos de enfermaria vão sendo transformados.

"Quando se trata de salvar vidas, é preciso ter coragem de superar desafios e inovar no método das obras para garantir a entrega antecipada de mais leitos. A grande maioria da nossa população não tem planos de saúde e depende do SUS. Então, decidimos antecipar o início dos atendimentos no Hospital Emergencial Presidente Vargas enquanto continuamos finalizando os outros blocos", afirmou.

A Secretária de Saúde do município, Joana Maciel, reforça que os primeiros 51 leitos do hospital de campanha serão destinados a pacientes que já estão internados em outras unidades de saúde reservadas pelo governo para tratar doentes com a covid-19, como os hospitais Leonardo da Vinci e Batista, ambos na capital.

"Os pacientes que estão internados nos outros hospitais devem ser transferidos para o PV, para finalizar o tratamento. A intenção é desocupar as UTIs e tentar diminuir a fila de pacientes que estão mais graves. Atualmente, o sistema de saúde está com 38 pessoas precisando de UTI e 34 aguardando internação em leito comum", disse Joana.

Sobre os 10 leitos de UTI do hospital de campanha, Joana afirma que servirão para demandas internas. "É muito comum termos pacientes clinicamente estáveis que evoluem com complicações respiratórias. Então, esses leitos serão para pessoas que já estiverem internados nesta unidade".

Covid-19 no Ceará

Em todo o Ceará, já são 2.955 confirmações da covid-19 e 162 óbitos. O Estado é o primeiro do Nordeste e terceiro do País com mais pessoas infectadas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Além da pandemia, as autoridades de saúde do Estado se preocupam também com as arboviroses, doenças causadas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya). De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, divulgado em 18 de abril pela Secretaria Estadual de Saúde, já foram confirmados 4.590 casos de arboviroses: 90,24% são de dengue, 8,18%, de chikungunya, e menos de 1% para o zika vírus. Na capital, são 2.510 pessoas com dengue.

O biólogo e responsável pelas ações de controle de arboviroses da secretaria, Luiz Osvaldo, reforça essa preocupação e acrescenta que o fato de as pessoas estarem em casa de quarentena ajuda no controle dessas doenças causadas pelo Aedes aegypti.

"Basta reservar 10 minutos da semana para cuidar do ambiente domiciliar, eliminando todas os possíveis focos do mosquito, que são os recipientes que podem acumular água parada, como garrafas, calhas, copos e vasilhas de plástico, lixeiras e a caixa d´água", ensinou.


Fonte: Estadão Conteúdo

Governo publica dispensa de licitação para compra de respiradores

Foto: Ascom/ConsórcioNE

O governo publicou neste sábado (18), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), extrato de dispensa de licitação para a compra de respiradores pelo Ministério da Saúde. A compra no valor de R$ 78 milhões é firmada com a empresa KTK Indústria e Comércio Ltda, especializada em equipamentos hospitalares.

Pelo texto, a dispensa de licitação habilita a aquisição de dois modelos de ventiladores pulmonares, mas não detalha a quantidade dos itens. Os equipamentos são usados no tratamento de casos graves de pacientes com o novo coronavírus, que apresentam insuficiência respiratória.

Compras sem licitação durante a pandemia de covid-19 foram autorizadas pela Lei 13.979/2020, sancionada no início de fevereiro e complementada pela medida provisória 926/2020.

Fonte: Estadão Conteúdo

Ministro diz que vai ter Enem: "O Brasil não pode parar"

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu neste sábado (18) que vai ter Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que o governo irá recorrer da decisão da Justiça Federal de São Paulo que determinou que o Ministério da Educação (MEC) mude o calendário do exame em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19. 

"O Brasil não pode parar! Mais de 3.200 000 de brasileiros solicitaram isenção na taxa do Enem 2020 (para não pagar para fazer o exame). 70% fez o pedido pelo celular (smartphone). Mais de 2.100.000 dos pedidos já foram analisados e concedidos! VAI TER ENEM!", escreveu o ministro no seu Twitter.

Em resposta aos questionamentos feitos pelos seus seguidores, o ministro disse que estão tentando, como o ano passado, impedir judicialmente o Enem, mas que o governo irá recorrer. "Tentarão impedir judicialmente, igual ao ano passado", escreveu Weintraub.

A autora da decisão de ontem (17) em São Paulo, a juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, atendeu a um pedido formulado em ação civil pública pela Defensoria Pública da União, que sustentou que o grave problema de saúde pública levou ao fechamento de escolas e à suspensão das aulas presenciais, com maior prejuízo para alunos de rede pública. Na decisão, a juíza pede uma adequação do novo cronograma à "realidade do ano letivo".

A aplicação das provas impressas está marcada para ocorrer nos dias 1º e 8 de novembro. Ontem, o MEC anunciou a mudança da data de provas digitais - que vai ser feita pela primeira vez este ano, por cem mil candidatos.

O MEC informou na noite desta sexta ter atendido a pedidos feitos pelos estudantes ao alterar a data da aplicação da primeira versão digital do Enem. A previsão inicial de 11 e 18 de outubro foi alterada para 22 e 29 de novembro.

 "É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano. Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido", afirmou na nota de ontem o ministro Weintraub.

Muitos seguidores questionaram também o ministro no Twitter sobre a volta às aulas nas escolas em todo o País e alguns reclamaram que a situação é dramática e muitos pais não têm com quem deixar os filhos. 

"Concordo. A situação é dramática. Tenho pedido isso aos secretários estaduais. A palavra final é do governador...", respondeu o ministro.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Juiz proíbe carreata organizada em Parnaíba a favor da abertura do comércio

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O juiz Heliomar Rios Ferreira, da 4ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, em designação pela presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), proibiu carreata em Parnaíba, que aconteceria na tarde deste sábado (18), pela reabertura do comércio durante a pandemia do novo coronavírus.(veja a decisão)

No banner que convocava para mobilização tinha o seguinte texto nas cores verde e amarelo: "Pela reabertura do comércio atendendo as restrições e orientações de segurança assim como o último pronunciamento presidencial" .

Na decisão, o juiz atendeu a um pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Piauí e estendeu ainda a proibição para quaisquer outros atos de aglomeração enquanto durarem as medidas restritivas à formação de aglomeração de pessoas impostas pelos governos federal e estadual. 

A decisão estabelece multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento, e autoriza o uso necessário, adequado e ponderado das forças de segurança para que: 

A) Não permitam qualquer forma de aglomeração, eventos, reuniões de qualquer natureza, carreatas, passeatas e/ou atos de concentração de pessoas, no município de Parnaíba/PI e nas cidades que fazem parte de nossa circunscrição, que esteja em desacordo com as normas do Decreto Estadual n.º 18.902, de 19 de março de 2020, como meio de evitar a contaminação pelo COVID-19, INCLUSIVE A DE HOJE (18/04/2020) e as que vierem pela frente;

B) Não permitam qualquer forma de publicidade ou veiculação pública para desmobilização da sociedade ao descumprimento Decreto Estadual n.º 18.902, de 19 de março de 2020; 

C) Promovam a identificação dos responsáveis por eventos divulgados, com ato de concentração pública, a fim de que a PolíciaJudiciária e o Ministério Público Estadual possam identificar eresponsabilizar criminalmente, especialmente considerando os tiposprevistos nos artigos 267 e 268 do Código Penal.


SOB ESCOLTA POLICIAL

No início da semana, a juíza Anna Victória Cavalcanti Dias, titular da 4ª Vara Cível de Parnaíba, já havia derrubado por duas vezes o decreto do prefeito Mão Santa que liberava o funcionamento do comércio no município em meio ao isolamento social decretado pelo governo estadual para evitar a disseminação do coronavírus. Por conta da decisão, a magistrada foi alvo de ataques virtuais e agora está sob proteção policial.

 

CARREATA NÃO ERA ORGANIZADA PELO PREFEITO, DIZ ASSESSORIA

Por meio de nota, a assessoria da prefeitura de Parnaíba informou que o prefeito Mão Santa não é o organizador, idealizador ou promotor da carreata. A nota diz ainda que o prefeito acatou a decisão da juíza Anna Victoria Cavalcanti Dias que suspendeu a reabertura das atividades comerciais de Parnaíba e que segue todas as recomendações.

"O prefeito Mão Santa assegura que a prefeitura de Parnaíba está adotando todas as medidas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus, através de esforços diários de diversas secretarias municipais e de centenas de servidores envolvidos nas ações", encerrou a nota.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Teich tem 1º dia em reuniões sob vigilância de assessor de comunicação do Planalto

Foto: Júlio Nascimento/PR

Em seu primeiro dia no cargo, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, adotou uma postura discreta e concentrou o dia em reuniões com a equipe da pasta acompanhado de um assessor de comunicação do Palácio do Planalto, Samy Liberman.

Teich assumiu a pasta depois de seu antecessor, Luiz Henrique Mandetta, ser demitido sob críticas de não seguir orientações do presidente Jair Bolsonaro e de que havia assumido um protagonismo excessivo no cargo.

Na tentativa de mostrar alinhamento, o novo ministro priorizou a agenda do primeiro dia com auxiliares próximos de Bolsonaro e dispensou, até domingo, a tradicional coletiva para atualização de dados sobre o novo coronavírus.

Após a posse, Teich almoçou com Bolsonaro e, à tarde, teve reuniões com os ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Ao chegar ao ministério, evitou contato com a imprensa e entrou pela garagem, diferentemente da praxe adotada pela maioria dos ex-ministros da pasta.

Em reuniões, parte dos secretários da gestão anterior do Ministério da Saúde se colocou à disposição para ajudar na transição.

Bolsonaro já afirmou que pretende indicar parte da equipe. Segundo assessores palacianos, embora alguns membros possam ser mantidos, o cargo número 2 deve ser indicado a uma pessoa de fora da pasta.

O atual secretário-executivo, João Gabbardo dos Reis, esteve em reuniões com o novo ministro para informá-lo de ações da pasta.

Teich deve passar pelo primeiro teste de fogo no cargo no domingo, quando ocorre uma reunião de ministros da saúde do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esteve no fim da tarde na sede da pasta com o novo ministro.

Araújo conversou sobre o tema com Teich e disse, em entrevista, que o ministro vai apresentar a posição brasileira no combate à Covid-19, mas não detalhou se haverá uma defesa a um isolamento mais brando diante de outros países.

"Competirá a ele [o que será exposto], mas, pelo que nos conversamos, ele vai expor suas ideias e acho que são fundamentais para o enfrentamento", disse. "O G20 é o espaço onde os países trocam informações, trocam ideias, trocam as melhores práticas. Acho que o Brasil terá muito a contribuir. E a ouvir."

Em meio aos compromissos, um encontro com o Mandetta, previsto para sexta-feira, ainda não havia ocorrido até o fim da tarde.

Embora tenha citado em discurso de posse que tentaria fazer uma gestão próxima dos estados e municípios, o ministro assumiu o cargo com desentendimentos com gestores municipais e estaduais de saúde, que participam das decisões sobre o SUS.

Foto: Alan Santos/PR

Um dos representantes do Conass, conselho que representa secretários estaduais de saúde, foi barrado na porta na entrada da cerimônia. Outro foi avisado de que haveria o evento, mas que não estava convidado.

Em geral, todas as posses de ministros da saúde são acompanhadas pelo grupo.

O presidente do Conass, Alberto Beltrame, que está em isolamento por ter sido diagnosticado com coronavírus e havia enviado um representante para o evento, classificou a situação como um "fato inédito em toda a história do SUS".

"A colegialidade da gestão e o respeito a estados e municípios é o mínimo que se espera do Ministério da Saúde neste grave momento de crise de saúde pública que vivemos", disse.

Em nota, o Ministério da Saúde disse, que por causa da crise do coronavírus, o ato no Palácio do Planalto foi restrito a poucas pessoas e que representantes dos conselhos seriam convidados para uma reunião de apresentação e trabalho no ministério.

Por volta das 15h, Teich ligou para Beltrame, em uma primeira tentativa de aproximação com representantes dos estados e para pedir desculpas.

Segundo Beltrame, a conversa foi "franca e cordial" e as desculpas "foram aceitas".

Na ligação, diz, o ministro "manifestou compromisso com o SUS" e "disposição para o diálogo" com estados e municípios na gestão da crise.

Fonte: Folhapress

Flamengo recorre a empréstimo de R$ 50 mi para manter fluxo de caixa

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

 Diante das consequências financeiras da pandemia do novo coronavírus, o Flamengo recorreu a um empréstimo junto ao Banco Santander para conseguir manter o fluxo de caixa projetado anteriormente para a temporada.

A iniciativa foi divulgada inicialmente pelo jornalista Gustavo Henrique em seu canal no YouTube. A reportagem, que confirmou a informação, apurou ainda que o valor envolvido será de R$ 50 milhões.

Recentemente, o time rubro-negro teve um dos primeiros impactos do atual momento. A Adidas, fornecedora de material esportivo do clube, não depositou, no último dia 1º, uma das parcelas semestrais de R$ 8.862.875. Por contrato, a empresa paga ao clube R$ 17.725.750,00 por ano.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, inclusive, tomou à frente das negociações com a fornecedora. Há a expectativa de que uma reunião aconteça em breve para que o pagamento seja liberado e encerre o atrito.

A questão financeira é um dos grandes motivos de preocupação da diretoria e foi um dos pontos que fizeram a cúpula se esforçar para manter a reapresentação do elenco para o dia 21 e buscar, o mais rapidamente possível, um recomeço do Campeonato Carioca.

A pressão, porém, não surtiu efeito, e o Flamengo anunciou, na sexta (17), que as férias do departamento de futebol estão estendidas até o dia 30.

Vale ressaltar que o time rubro-negro ainda negocia uma renovação de contrato com o técnico Jorge Jesus, que tem vínculo com o clube até maio e as negociações já haviam começado antes do atual período.

Durante este tempo de férias e cuidados com o contágio da Covid-19, o treinador está em Portugal, junto à família.

Fonte: Folhapress

Número de mortos na Espanha supera 20 mil; mundo soma mais de 150 mil

A Espanha registrou 565 mortes devido ao novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, atingindo um total de 20.043 óbitos no país, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol. São 4.499 novos casos positivos, num total de 191.726, confirmaram as autoridades. Desde o início da pandemia, 74.662 pessoas foram consideradas curadas.

Globalmente, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, o número de mortos pelo novo coronavírus (Covid-19) soma 154.694 e o de contaminações já é de 2,259 milhões. Outras 574.044 pessoas já se recuperaram da doença.

Também de acordo com a Johns Hopkins, nos Estados Unidos, maior foco da doença no momento, já foram registrados 706.779 infectados.

Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores