Cidadeverde.com
Diversidade

STF obriga empresa de MT a indenizar gay após recusá-lo em comercial

No comercial, o empresário iria representar um pai de família.
Ministro do STF manteve a decisão da Justiça mato-grossense.

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux manteve a condenação contra uma concessionária de veículos de Cuiabá por não aceitar que o empresário Menotti Reiners Griggi gravasse uma propaganda comercial da empresa pelo fato de ser homossexual. Com o recurso negado em última instância, a empresa deverá pagar 40 salários minímos, o correspondente a R$ 21,8 mil, de indenização à vítima a título de danos morais.

 A ação foi protocolada em 2007 e, em 2009, o 1º Juizado Especial Cível da capital decidiu que o empresário deveria ser indenizado ao entender que a recusa da concessionária configurou em danos morais. Agora, não caberá mais recurso. Menotti lembra que havia sido contratado, mas no dia da gravação chegou na produtora e simplesmente lhe disseram que o mesmo havia sido cancelado.

 "Em princípio, não me informaram o motivo, mas depois uma amiga minha que trabalhava nessa produtora me disse que não queriam que eu gravasse porque era gay", afirmou. Ele alegou que foi vetado porque o papel que iria representar seria de um pai de família e um gerente da empresa considerou que a orientação dele pudesse por em risco a credibilidade do estabelecimento.

 Na decisão, o ministro do STF considerou que ficou demonstrada que a recusa na gravação do comercial se deu pela orientação sexual de Menotti, havendo clara discriminação. Ele reforça a decisão da Justiça mato-grossense e avalia que a sentença foi proferida a partir de provas consistentes. “O magistrado aplicou o direito com justeza, razão pela qual a sentença deve ser mantida, pelos seus próprios fundamentos, inclusive, em relação às preliminares arguídas”, disse, em trecho da decisão.

FONTE: Gay 1

CRESS Piauí dá exemplo para o Brasil

Logo após assumir a Presidência do Conselho Regional de Serviço Social do Piauí, Maria José do Nascimento tomou uma decisão ousada e corajosa: determinou a retirada de todos os símbolos religiosos da sede da entidade.
Agora, o exemplo do Piauí foi estendido para todos os Conselhos Regionais do Brasil. Durante o 40º Encontro Nacional do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), realizado em Brasília, foi deliberado que aquele órgão de classe elaborará uma resolução vetando a utilização de qualquer símbolo religioso nos espaços físicos do CFESS e dos Conselhos Regionais.
Outra deliberação do Encontro Nacional prevê a produção de um manifesto em defesa do Estado Laico.

Dia de Ação Climática - 24/09

A Rede Ambiental do Piauí (REAPI),  segmentos sociais e pessoas ativistas em favor do Meio Ambiente  realizarão no  Dia da Ação Climática (24/09), às 17h, na Ponte Estaiada,   ações  de sensibilização e conscientização  sobre os riscos do uso de combustíveis fósseis e seus impactos ambientais negativos.

 Durante o evento, as entidades em defesa da questão ambiental cobraram do poder político e econômico  soluções alternativas ao atual modelo de produção de energia.  A utilização de energias renováveis – sol, vento, chuva, calor, marés, etanol, biodiesel etc – estão entre as energias limpas de maior sustentabilidade ambiental.

 Dirigir-se  ao local do evento através de bicicletas, skate, patins ou à pé estão entre as opções que simbolizam uma mudança de hábito de relevante valor pedagógico.

Clique em 'Energias Alternativas' para obter maiores informações.

6ª Parada da Diversidade de Caxias

A Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo (AGLEPS) de Caxias realizará dia 18/09 a 6ª Parada da Diversidade que tematizará sobre “Direitos e Deveres LGBT’S”. A concentração do evento acontece na Av. Alexandre Costa, às 16h, e  vai ser magnetizada com a presença da Ex-BBB  Angélica Morango.

 Ainda dentro da programação da Parada da Diversidade, a AGLEPS promoverá dia 17/09 o II Seminário para debater ‘Direitos e Deveres LGBT’S. A atividade pretende reunir ativistas do movimento em favor da Diversidade Sexual e gestores públicos para refletirem acerca de Politicas Públicas voltadas para o segmento LGBT.

 Segundo Edilson Ferreira,  organizador da Parada de Caxias, o seminário será um espaço privilegiado para que LGBT’S possam compartilhar experiências e saberes bem como cobrarem ações efetivas do poder público para assegurarem a cidadania de fato e de direito das pessoas LGBT’S.

 Nas últimas edições da Parada da Diversidade de Caxias, a AGLEPS convida atrações que valorizem  a orientação sexual ou identidade de gênero de pessoas LGBT’S. Em 2009, Isabelita dos Patins, ícone do universo LGBT, participou do evento homenageando o segmento Trans – travestis, transexuais, transformistas e Drag Queens. Já no ano de 2010, o ex-BBB Serginho prestigiou os LGBT’S jovens. Este ano, a ex-BBB10 Angélica Morango prestigia o segmento de mulheres lésbicas, bissexuais e jovens.

10ª Parada da Diversidade: VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ

Hoje (26/08) o arco-iris já amanheceu resplandecente sobre a Av. Raul Lopes e convidando a tod@s teresinenses para na 10ª Parada da Diversidade, logo mais às 16h, cantar o Orgulho de Ser e as múltiplas formas de expressão do amor homo, bi e hetero.


No trio da Organizaçaõ da Parada, o comando da DJ Dani Jales vai eletrizar com  músicas technos a tribo da Diversidade. Ninguém deixará de se contagiar com essa tsunami de alegria  que tomará conta da Av. Raul Lopes.  Ainda no trio da Diversidade,  Drag Queens e transformistas  roubarão  a cena      com suas produções hiper criativas.  


E com o refrão da música que diz  "extravasa, libera e joga tudo pro ar/ Eu quero ser feliz", o show da Diversidade vai celebrar o amor, a paz e a confraternização entre os diversos.


Posts anteriores