Cidadeverde.com
Diversidade

Escolas da Califórnia terão que inclur Homossexuais nos livros de História

O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou uma lei que transforma o estado no primeiro dos Estados Unidos a incluir em seus planos educativos as conquistas alcançadas pelos Homossexuais americanos. Em comunicado público, Brown afirmou que a "história deve ser honesta" e que a nova lei é um "passo importante" para a Califórnia.

 A medida, conhecida como SB48, foi apresentada no Senado estadual com a intenção de proibir a discriminação de conteúdos na educação estudantil e sua tramitação não esteve livre de polêmicas, graças à oposição de políticos e organizações conservadoras.

 Os opositores criticaram a lei por levar a "Agenda Gay" às salas de aula, mas o partido democrata conseguiu a aprovação na Câmara e finalmente o governador Brown assinou a proposta. "Esta norma revisa as leis existentes que proíbem discriminação na educação e garante que as contribuições importantes de americanos de todos os âmbitos e estilos de vida estejam incluídas em nossos livros de história", disse Brown.

 Os idealizadores consideraram que a iniciativa ajudará a diminuir as discriminações e abusos escolares causados por razões de orientação sexual.


FONTE: Central de Notícia Gays

Representante da LBL presidirá o Conselho Municipal LGBT de Teresina

O Conselho Municipal LGBT de Teresina elegeu hoje sua diretoria. A presidência do órgão colegiado ficará a cargo da representante da Liga Brasileira de Lésbicas, Marinalva Santana. A vice-presidência será ocupada pela representante da SEMTCAS (Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência), Lorena Madeira.

Teresina é a primeira Capital do Nordeste a instalar um Conselho para discutir políticas para a população de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Segundo Marinalva Santana, os desafios mais urgentes do Conselho são: discutir e aprovar o regimento interno e também coordenar os trabalho de construção da II Conferência Municipal LGBT, que acontecerá no dia 18 de agosto de 2011. Ainda de acordo com informações da Presidente do Conselho, a Conferência Municipal LGBT de Teresina terá como principal objetivo discutir as políticas públicas existentes na Capital Piauiense e também propor ao Poder Público Municipal outras políticas e ações afirmativas em favor da população LGBT de Teresina, estimada em cerca de 80 mil pessoas.
 
"O Conselho é um órgão de fiscalização, monitoramento e proposição de políticas. Nosso desejo isso se concretize através de uma atuação serena dos conselheiros tanto da sociedade civil, como do Poder Público", afirma Marinalva

Matizes tem projeto selecionado pelo Ministério da Saúde

Os militantes do Matizes comemoram duas boas notícias: 1) esta semana a vereadora Rosário Bezerra apresentou projeto de lei, propondo a inclusão da Parada da Diversidade no calendário de eventos de Teresina; 2) ontem, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do edital de seleção de projetos para  ações de prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais durante as atividades de mobilização do orgulho LGBT. 


Dos 37 projetos selecionados, o do Matizes foi o terceiro mais bem pontuado. Os recursos recebidos serão utilizados para viabilizar atividades da 7ª Semana do Orgulho de Ser e 10ª Parada da Diversidade.


Os recursos para financiamento das atividades serão repassados pela  UNESCO. O Ministério da Saúde recebeu 64 projetos, tendo selecionado somente 37 destes.

Lançamento da VII Semana do Orgulho de Ser reúne personalidades piauienses

O Matizes lançou ontem a VII Semana do Orgulho de Ser, em evento que  reuniu políticos, artistas e simpatizantes do movimento no bar Cantinho do Biela, localizado na zona Leste de Teresina.

 “Estamos preparando a edição 2011 da Semana do Orgulho de Ser com muita dedicação. Presenças como a do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) já estão confirmadas. Haverá também  oficinas e apresentações artísticas e culturais", revela Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes. A Semana inicia no dia 21 de agosto e segue até o dia 26, encerrando com a 10ª Parada da Diversidade.

 Para o ator e diretor Franklin Pires, “a Semana do Orgulho de Ser é o momento no qual os gays podem mostrar que estão na sociedade e, assim, promover discussões e reflexões sobre respeito e cidadania que culminam numa grande festa que é a Parada da Diversidade”.

 Já Madalena Nunes, do PSOL, destaca que a realização e consolidação de eventos como a Semana do Orgulho de Ser ajudam a quebrar alguns dos tabus que ainda permeiam na sociedade. “É necessário debater a realidade humana da comunidade LGBT para estabelecermos uma sociedade pautada no respeito”, diz.

 

Concurso

 A votação que elegerá o padrinho e a madrinha da 10ª Parada da Diversidade está a pleno vapor. Alguns dos candidatos marcaram presença na “Carangayjada” de lançamento da Semana do Orgulho de Ser 2011, no Cantinho do Biela.

  “Fiquei muito surpresa e feliz com a indicação do Grupo Matizes. Através da minha profissão posso fazer com que as pessoas pensem e avaliem que o importante é estar em um relacionamento feliz, independente de sua orientação sexual”, afirma a jornalista e candidata à madrinha, Viviane Bandeira.

  O médico e candidato a padrinho da 10ª Parada da Diversidade, Noronha Filho, afirma que: “sempre defendi a liberdade sexual e sou contra a intolerância; cada um deve procurar sua felicidade”.

 Também concorrem ao título de padrinho da 10ª Parada da Diversidade, o artista plástico Tupy Neto e o professor Fabiano Gontijo. Já Viviane Bandeira disputa o título de madrinha com a presidente da Fundac, Bid Lima; a advogada Audrey Magalhães e a superintendente regional do Trabalho e do Emprego, Paula Mazullo.

 Segundo o Grupo Matizes, o resultado final da eleição deve ser divulgado até o final de julho


VEJA FOTOS DO EVENTO:






















Matizes reune parceiros na 'Carangayjada' que acontece amanhã - 10/07

O Matizes reune neste domingo (10/07) seus parceiros, na Carangayjada de Lançamento da 10ª Parada da Diversidade, que será realizada no dia 26 de agosto.


A Carangayjada acontecerá no Bar Cantinho do Biela, com animação da cantora Jô Ribeiro. Segundo Carmen Ribeiro, coordenadora do Matizes, várias lideranças do movimento social, parlamentares, artistas se farão presentes. "Além disso, contaremos com as presenças dos candidatos a padrinho e madrinha da Parada da Diversidade", afirma a Coordenadora

Escolas públicas piauienses recebem livro que retrata o respeito à Diversidade Sexual e aos Direitos Humanos

A publicação “Primeiro Livro das Diferenças: de famílias e bandos”, de Flavio Brebis utiliza-se do lúdico e da fábula para contar a história de um leãozinho diferente, que não quer seguir as determinações do bando, e diante de uma postura que é levado a assumir perante a vida, resolve trilhar outro caminho. Nesse sentido, o livro pretende ser o iniciador de um debate sobre as Diversidades no ambiente escolar e fora dele.


 A Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC) adquiriu 1.000 exemplares e a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) mais de 2.000 exemplares para as escolas.

A novidade é que o material atende a políticas públicas, em nível Federal, no que diz respeito ao combate à homofobia, formação de cidadania e defesa dos Direitos Humanos e, ainda, como iniciativa que atende à educação de ensino fundamental em séries iniciais, diante da carência de material didático e pedagógico nessas etapas e para esse fim.


 Flavio Brebis é piauiense, mas reside em Brasília-DF, desde 1996, onde atua como Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com formação em publicidade e jornalismo. Hoje atua como coordenador do Canal E (Televisão Educativa), da Secretaria de educação do DF.

 

Matizes e LBL realizarão 'Carangayjada' para lançamento da 7ª Semana do Orgulho de Ser

O Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) promovem “Carangayjada” no próximo dia 10/07 para o lançamento da 7ª Semana do Orgulho de Ser. O evento acontece no Bar Cantinho da Biela, a partir da 15h. Para animar a festa, apresentação da cantora  Jô Ribeiro,  performance de Drag e exibição de clipes e vídeos no telona embalarão os participantes.

 

Este ano, a Semana do Orgulho de Ser terá como tema “Cidadania LGBT e Sustentabilidade Ambiental: para além do consumo”. Um dos  objetivos do evento é  discutir o papel dos sujeitos LGBT’S em relação à responsabilidade ambiental com o bem-estar do planeta.

 

Na programação cultural da 7ª Semana do Orgulho de Ser estão previstos o show Divas Trans, Mostra de filmes sobre a Diversidade, espetáculo o Lord Gaga, o Concurso Top Drag Teresina, lançamento da Cartilha do Amor de Iguais, Show da Parada e muitas outras atrações.

Casal homossexual adota cinco crianças em SP

Depois de três anos de espera, um casal homossexual de Itapetininga (SP) conseguiu na Justiça adotar de uma vez cinco irmãos com idade entre quatro e dez anos. As crianças, abandonadas pelos pais, viviam em um abrigo público municipal de Sumidouro (RJ). São duas meninas, com 4 e 10 anos de idade, e três meninos, com idades de 7, 8 e 9 anos. O casal Leandro e Miguel - os sobrenomes não são divulgados para preservar a identidade das crianças - está junto há mais de dez anos.

 

Desde que decidiu ter filhos adotivos, o casal passou a fazer contato com conselhos tutelares de várias cidades. Assim chegaram aos irmãos de Sumidouro. Quando houve o primeiro contato, há três anos, a quinta criança ainda não estava no abrigo. A diretora do Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente do município, Gilniceia da Silva Ramos, conta que os pais biológicos são vivos, mas têm problemas de alcoolismo e dependência química. Os três filhos mais velhos foram encaminhados ao abrigo pelo Conselho Tutelar, em 2002. "Fizemos quatro tentativas de reinserção na família, sem sucesso", disse.

 

 Além da vulnerabilidade social, as crianças passaram a sofrer risco de violência física. Nas últimas duas vezes, os menores retornaram para o abrigo acompanhados dos irmãos mais novos. O quarto filho, por exemplo, foi internado com sete meses de idade. O processo de adoção correu no Fórum de Sumidouro. A Justiça local trocou informações com a de Itapetininga para avaliar se o casal tinha condições de manter as crianças. Leandro e Miguel foram considerados aptos para a adoção. Na audiência final, eles ficaram frente a frente com os pais biológicos, que abriram mão da guarda das crianças. No novo lar, os irmãos estão recebendo acompanhamento psicológico. Eles ganharam novos documentos com os sobrenomes dos pais adotivos.

 

 Pela lei brasileira, o estado civil e a preferência sexual não são relevantes para autorizar ou não a adoção. Os pretendentes devem ter mais de 18 anos, ser pelo menos 16 anos mais velho que o adotado e comprovar a idoneidade moral. Também devem comprovar que possuem condição material de prover o sustento das crianças.


Fonte: Yahoo

 

Posts anteriores