Cidadeverde.com
Diversidade

Seminário Internacional sobre "Estado Laico e Liberdade Religiosa"

Têm surgido com crescente frequência na esfera judiciária questões de caráter administrativo ou judicial envolvendo as relações entre o espiritual e o temporal, tais como a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos, o funcionamento ou não desses órgãos em dias santos, ou o enquadramento de determinados argumentos como de caráter religioso, para descartá-los do discurso jurídico.

 

Nesse contexto, o Seminário, congregando renomados especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes correntes, busca aclarar conceitos em torno da ideia da laicidade do Estado e de suas relações com a Igreja, em suas distintas denominações, a par de extrair as consequências jurídicas dos princípios da autonomia, cooperação e respeito à liberdade religiosa, que regem essas relações.


FONTE: CNJ

Programação

Coordenação: Min. Ives Gandra e Cons. Milton Nobre

 

Realização: Conselho Nacional de Justiça

 

Data: 16 de junho de 2011 (quinta-feira)

 

Local: Centro de Convenções Brasil 21 (Brasília)

 

Objetivo: Aprofundar  o assunto da laicidade do Estado em relação ao fator religioso como componente da dimensão humana, de modo a oferecer elementos para a compreensão das questões jurídicas que envolvem as relações entre a Igreja e o Estado, tanto no que diz respeito às consequências jurídicas da separação entre ambos, quanto em relação às formas e limites da cooperação mútua e da garantia do respeito à liberdade religiosa num Estado plural e democrático de direito.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h – Entrega de Credenciais

 

8h30 – Abertura: Min. Cezar Peluso, Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

 

9h – 1ª Conferência: “O Fenômeno Religioso como Expressão da Dignidade Humana”

 

Presidência da Mesa: Cons. Milton Nobre

 

Conferencista:

 

Prof. Massimo Introvigne, Sociólogo e Representante da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para a luta contra o racismo, a xenofobia, a intolerância e a discriminação religiosa.

 

9h45 – 1º Painel: “Consciências Privadas e Razões Públicas”

Presidência da Mesa: Cons. Paulo Tamburini

 

Painelistas:

Prof. Kent Greenawalt, Professor da Columbia Law School e autor das obras Religious Convictions and Political Choice (1988), Private Consciences and Public Reasons (1995) e Does God Belong in Public Schools? (2005).

 

Prof. Daniel Sarmento, Procurador Regional da República e Professor de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

11h15 – Coffee Break

 

11h30 – 2ª Conferência: “A Igreja Católica e o Estado Laico”

Presidência da Mesa: Cons. Felipe Locke

 

Conferencista: Prof. Pe. Rafael José Stanziona de Moraes, Doutor em Teologia Moral pela Universidade de Navarra e Professor de Deontologia Jurídica do Instituto Internacional de Ciências Sociais.

 

12h15 – Almoço

 

14h15 – 2º Painel: “O Estado Democrático Moderno e sua Laicidade”

Presidência da Mesa: Cons. José Adonis Callou de Araújo Sá

 

Painelistas:

Cons. Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Conselho Nacional de Justiça

Prof. Jorge Miranda, Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Magistrado jubilado da Corte Constitucional Portuguesa.

 

15h45 – Coffee Break

 

16h – 3º Painel: “O Acordo Brasil – Santa Sé: Aspectos Relevantes”

Presidência da Mesa: Cons. Jefferson Kravchychyn

 

Painelistas:

Min. Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Nacional de Justiça

Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, Subprocurador-Geral da República e ex-Advogado-Geral da União

 

17h30 – Encerramento: Presidência da Min. Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora Nacional de Justiça

 

18h – Conclusão

Festival Internacional de Animação LGBT

Os admiradores e criadores  de filmes de animação já podem se preparar para o Festival da Diversidade em Animação que ocorrerá entre 05 a 13  de maio   no Rio de Janeiro.  Criatividade e imaginação vão dar a tônica do evento.

13º Poesia Tarja Preta



13ª Poesia Tarja Preta

Kilito Trindade convida Fernando Pessoa

 

Poesias: Academia Onírica

Sonoridades: Estação Gandaia

Part. especial do ator Adalmir Miranda

Exposição: Gabriel Arcanjo

 

dia 31/03 no Canteiro de Obras a partir das 20h

 

entrada livre - traga seu texto


Fonte: Agenda Cultural

Conselho Nacional LGBT lança nota contra declarações do Deputado Jair Bolsonaro

Uma das primeiras ações do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) foi emitir, nesta quarta-feira (30/03), uma nota repudiando as declarações racistas, sexistas e homofóbicas do deputado Jair Bolsonaro.


No programa CQC, da Band, O referido deputado  recebeu, através de um video previamente gravado, uma pergunta da cantora Preta Gil que indagava qual seria a reação de Bolsanaro caso um filho dele namorasse uma negra. A resposta do parlamentar revelou toda sua intolerância:



"Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu".


Através das redes sociais,  pessoas e  segmentos da sociedade organizada expressaram também seu repúdio as declarações do Srº Bolsonaro.



VEJA NOTA PÚBLICA DO CONSELHO NACIONAL LGBT

O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT), repudia com veemência as declarações racistas, sexistas e homofóbicas feitas pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), em entrevista exibida no programa Custe o Que Custar (CQC), em 28 de março de 2011, quando foi questionado por várias pessoas, uma delas a cantora Preta Gil, sobre como reagiria se seu filho namorasse uma mulher negra.

 

A resposta de Bolsonaro foi: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu”. Após ser acusado de racista, o parlamentar lançou nota afirmando que “A resposta dada deve-se a errado entendimento da pergunta - percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay (…). Reitero que não sou apologista do homossexualismo (sic), por entender que tal prática não seja motivo de orgulho.”. Em outro momento, na mesma entrevista, o Deputado também disse que jamais poderia ter um filho gay.

 

Aproveitando-se da falta de instrumento legal que criminaliza atos homofóbicos, Bolsonaro tem se notabilizado como destilador contumaz de ódio e intolerância contra a população LGBT. Agora, o referido Deputado tenta esquivar-se da acusação de racismo – crime tipificado na legislação brasileira -, agredindo e injuriando novamente a população LGBT.

 

Com tais posições e declarações, Bolsonaro reforça a sua faceta homofóbica, racista e sexista, agindo, de forma deliberada, com posturas incompatíveis com o decoro e a ética exigida de um representante da sociedade brasileira no Congresso Nacional, especialmente considerando os princípios da democracia e do respeito à diversidade do povo brasileiro.

 

O CNCD/LGBT endossa todas as representações apresentadas por Parlamentares junto a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal e requer ao Procurador Geral da República a instauração de investigação criminal para apuração do crime de racismo (Art. 20 da Lei 7.716/89) e injúria e difamação ( Art. 139 e 140 do código) contra a população de mulheres e LGBT.





Matizes convida Deputado Federal Jean Wyllys para 7ª Semana do Orgulho de Ser

O Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) foi convidado pelo Grupo Matizes para participar da 7ª Semana do Orgulho de Ser/10ª Parada da Diversidade, que aconterão em agosto. O convite foi feito pela diretora do Matizes, Marinalva Santana, que está em Brasília participando da reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação.


Ao formular o convite, Marinalva Santana explicou que este ano a Semana do Orgulho de Ser terá como tema "Cidadania LGBT e Sustentabilidade ambiental: para além do consumo. O parlamentar do PSOL elogiou a escolha do tema e manifestou seu interesse em vir à Teresina proferir palestra durante o evento promovido pelo Matizes.


Jean Wyllys coordenou ontem a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT. No Senado Federal, a Frente Parlamentar é coordenada pela Senadora Marta Suplicy (PT/SP).

Matizes parabeniza o Dia Internacional do Teatro

A arte de representar remete aos tempos primitivos quando humanos simbolizavam através de movimentos corporais o que eram, o que faziam, a bravura e a ferocidade dos animais. Desde então o teatro acompanha a história humana em suas tragédias e comédias.  Foi para comemorar a arte teatral  que artistas de todos os matizes  promoveram  ontem (26/03) a  Virada Cultural para celebrar o Dia Internacional do Teatro. 


Pela manhã abraço simbólico no Teatro 4 de Setembro e  cortejo dos artistas pelas praças do centro  de Teresina.  À tarde mesa-redonda no Ponto de Equilibrio.  Durante à noite,  apresentação musical, performance de dança, Festival de Cenas Curtas entre outras atrações lavaram a alma dos participantes do evento.




VEJA FOTOS DO EVENTO









































Franklin Pires lança a obra 'O livro das memórias Cor-de-Rosa'

O público LGBT  teresinense e piauiense vai encontrar na obra "O livro das Memórias Cor-de-Rosa", do escritor, ator e dramaturgo Franklin Pires, histórias divertidas, mas também apimentadas sobre "a diversidade do amor no mundo contemporâneo". Com muito bom humor e gente descolada, o romance foi lançando ontem (23/03) no Mecearia Pub Bar.


O Livro recebeu  premiação  no concurso Novos Autores - categoria  Ficção -  promovido pela Fundação Monsenhor Chaves.  Franklin Pires acredita  que o lançamento  de novos   produtos culturais voltados ao público LGBT contribuirão para promover mais auto-conhecimento e, consequentemente, a  auto-estima deste segmento social.


VEJA FOTOS DO EVENTO:































Estudantes de Moda da UFPI promovem balada no bar Boêmia

Quem deseja  curtir uma noite   pra lá de descolada já tem lugar certo para ir: o bar Boêmia vai ser invadido hoje (19/03), às 22h,  pela tribo dos estudantes de moda da Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Pela passarela do espaço vai rolar  um mosaico  de gente expressando a moda em suas múltiplas linguagens, som eletrizante para apimentar a galera  e outras surpresas que deixarão os participantes plugados toda à noite.

              



Representante do Matizes e LBL recebe homenagem da Câmara Municipal de Teresina

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Teresina realiza hoje, às 19h, uma solenidade para homenagear 23 mulheres com a honraria "Mulher destaque". Cada vereador(a) com assento na casa fez uma indicação.

 

Dentre as homenageadas estão a deputada Margareth Coelho, a ex-secretária de Saúde Tatiana Chaves, a superintendente Regional do Trabalho Paula Mazulo e a articulista deste blog Marinalva Santana, que também é militante do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas. 

 


A indicação de Marinalva Santana para receber a honraria partiu da vereadora Graça Amorim (PTB) e representa o reconhecimento da luta de bravas mulheres lésbicas que, ao seu modo e em seu tempo, ousaram (e ousam) desafinar o coro dos contentes e viveram seus amores sem medo.

 

É um resgate da história de Josefa Linda e Custódia Abreu, que no Século XVIII sofreram com a Inquisição, porque ousaram viver o amor de iguais.

 

É um reconhecimento ao pioneirismo das ativistas Soraia Morais e Maria Aires Chaves, que nos tempos difíceis já mostravam a cara e ousavam dizer o nome de seus amores.

 

É uma coroação do trabalho de militantes intrépidas como Carmen Ribeiro, Mazé Ventura, Aurenisia Alves, Lúcia Quiteria, Anísia Teixeira - que lutam cotidianamente contra a discriminação e em favor de uma sociedade plural e igualitária.

 

Também sinaliza que é possível construir um mundo pautado na igualdade de gênero - porque hoje já existem homens que acreditam e lutam por isso.

Posts anteriores