Cidadeverde.com
Diversidade

Segurança total na Parada de Teresina

O Grupo Matizes ultima os preparativos para a realização da 10ª Parada da Diversidade, que será realizada no dia 26 de agosto. Ontem, a entidade LGBT se reuniu com o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Cel. Rubens Pereira, a fim tratar da segurança para o evento. Na conversa, a diretora do Matizes, Marinalva Santana, pediu ampliação do contingente de policiais que serão destacados para fazer a segurança dos participantes da Parada de 2011. Em resposta, o Cel. Rubens disse que em 2011 será escalada uma equipe maior de PM's para o evento e que este é o papel da Polícia: dar tranquilidade à população piauiense, inclusive em eventos de massa, como é o caso da Parada da Diversidade.


Segundo Marinalva Santana, do Grupo Matizes, a garantia dada pelo comandante da PM/PI é muito importante. "Com essa onda de violência, as pessoas ficam amedrontadas, receiosas de participar de grandes aglomerações. O compromisso assumido pelo Cel. Rubens dá tranquilidade a nós da organização da Parada", afirma a militante. 


Ainda durante a reunião, a Ten. Cel. Julia Beatriz, responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos da PM/PI  informou ao Cel. Rubens Pereira que todos os anos aquela Coordenadoria faz parceria com o Matizes para realizar atividades de formação dos políciais militares. O Comandante disse que, nos dias atuais, a formação continuada dos agentes da segurança pública é um processo necessário e irreversível. Por isso, mais uma vez, os policiais militares do Piauí participarão de palestras durante as atividades da Semana do Orgulho de Ser, que acontecerá de 21 a 26 de agosto, antecedendo a Parada da Diversidade, que tem como tema 
:Cidadania LGBT e Sustentabilidade Ambiental: para além do consumo”.

Arte da 7ª Semana do Orgulho de Ser e 10 Parada da Diversidade é beleza pura

Mais uma vez a arte da  Semana do Orgulho de Ser/Parada da Diversidade aliou estética visual bem acurada, funcionalidade e  sintonia com o tema do evento: “Cidadania LGBT e Sustentabilidade Ambiental: para além do consumo”. O designer gráfico Tupy Neto foi o criador da marca que estará em banners, cartazes, out doors e outros materiais publicitários.

 

Para debater o tema do evento, já esta confirmada a presença do Deputado Federal e Coordenador da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT na Câmara dos Deputados, Jean Willys (PSOL/RJ).

 

Segundo Herbert Medeiros, colaborador do Matizes, a reflexão acerca do binômio sustentabilidade ambiental e consumo deve ser uma preocupação permanente dos movimentos sociais, poder público e sociedade em geral.

 

Este ano, a 7ª Semana do Orgulho de Ser e a 10ª Parada da Diversidade prometem novamente fazer de Teresina um palco de todas as diversidades. A interlocução com diversos segmentos sociais como LGBT’S, grupos afroculturais, estudantis, mulheres, soropositivos e outros visa integrar atores e atrizes sociais para, juntos, afirmarem suas lutas por cidadania e direitos.

Lançamento do livro "Elas Inspiram e Elas Escrevem"

O livro “Elas Inspiram e Elas Escrevem”, organizado pela  poetisa, designer gráfico, produtora fonográfica e teatróloga Marleide Lins, será lançado hoje (03/05) na Casa da Cultura de Teresina às 19:30.

 
Entre as poetas que participam do livro está  Claudia Simone de Oliveira Andrade, Fátima Castelo Branco, Laís Romero, Marleide Lins, Graça Vilhela, Nete Alencar entre outras.

Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene pelo Dial Mundial de Combate à Homofobia

Foram muito acalourados os discursos dos militantes do movimento LGBT do Piauí durante a  Sessão Solene realizada hoje  na Assembleia Legislativa do Piauí para lembrar o Dia Mundial de Combate à homofobia. O ato solene contou com a participação de vários militantes do movimento LGBT da capital e de municípios como Picos, Floriano e Colônia do Piauí.


Em sua fala, Jovanna Baby, Presidenta da Articulação Nacional de Travestis - ANTRA, cobrou políticas públicas para inclusão da população LGBT, repudiando a decisão do Governador Wilson Martins de extinguir a Coordenadoria de Direitos Humanos. A presidenta da ANTRA cobrou ainda dos deputados a aprovação de projetos de lei que beneficiem todos os piauienses, e não somente os "currais eleitorais" dos parlamentares.

 

Já Marinalva Santana, do Grupo Matizes, condenou com veemência  a decisão da Presidenta Dilma de suspender o Kit Anti-homofobia. Para a militante, essa decisão contribui para o recrudescimento das manifestações de intolerância contra LGBT. "Ao suspender o Kit,  a Presidenta descredenciou o trabalho do MEC e os pareceres de várias instituições renomadas coma a UNESCO, Conselho Federal de Psicologia, etc, além de ter jogado na lata do lixo cerca de 1 milhão e trezentos mil reais que foram gastos com a confecção do material educativo". Encerrando sua fala, Marinalva indagou: "quem vai ressarcir ao erário público esse dinheiro que foi gasto com um material que não será usado nas escolas? No nosso entendimento, deve ser a Presidenta Dilma".


VEJA FOTOS DO EVENTO:






















Fita métrica do amor

POR Marta Medeiros


Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

 

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.

 

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

 

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

 

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

 

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.

 

Prefeito de Berlim vem ao Rio de Janeiro lançar biografia "Sou gay e é bom que seja assim"

O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, desembarca no Rio em setembro para lançar seu livro "Sou gay e é bom que seja assim". O título do livro se refere ao outing público do político, que proferiu a frase durante a sua campanha em 2001. Na autobiografia, lançada em 2007, Klaus relembra desde os seus tempos de infância até o ingresso na vida pública.


Um jantar está sendo organizado em solos cariocas para receber o prefeito. O local escolhido deve ser o restaurante Fasano Al Mare. Ao que tudo indica trinta seletos convidados participarão do evento.

 

De acordo com exigências do próprio Klaus, o jantar deve contar com casais gays assumidos e que de alguma forma trabalhem em prol dos direitos gays. Entre os nomes cotados estão os casais Carlos Tufvesson e André Piva e André Ramos e Bruno Chateaubriand.

 

Klaus tem tudo para ser candidato a chanceler da Alemanha nas próximas eleições pelo Partido Social Democrata.


FONTE: A CAPA

Matizes e LBL constroem com Diretor da FUNDAC atividades culturais para 7ª Semana do Orgulho de Ser

O Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas-LBL  reuniram-se hoje (01/06) com Franklin Pires, Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), para construirem um conjunto de atividades artísticos-culturais que integrarão a 7ª Semana do Orgulho de Ser e 10ª Para da Diversidade que ocorrerão entre 21 a 26 de agosto.

 

Entre as atividades previstas para compor o caldeirão cultural  estão o Concurso de Fotografia com o tema “Orgulho de Ser”, Sarau Literário, os  espetáculos Lord Gaga e Bid Queen, Show Top Drag Teresina e Divas Trans e performance de dança.

 

Já estão confirmadas para 7ª Semana do Orgulho de Ser a presença do Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ),  realização da 5ª Semana do Amor de Iguais,  lançamento da Cartilha “Arco-iris do Amor de Iguais entre outras atividades.

 

O  representante do Coletivo de Gays Mirindiba, João Leite, e  a organizadora do Concurso Top Drag Teresina, Lilica Network, também participaram da reunião  com o Diretor da FUNDAC para contribuírem na construção da programação cultural da Semana do Orgulho de Ser

Amanhã (27/05) beijaço na Praça da Liberdade

Nesta sexta-feira (27/05), às 13h, haverá um beijaço na Praça da Liberdade. O ato é promovido pela ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres) e visa protestar contra a homofobia e em favor da aprovaçao do PLC 122/2006, que criminalizas as práticas homofobicas.

Tod@s lá contra a homofobia e em defesa do amor entre as pessoas.

 

Posts anteriores