Cidadeverde.com
Diversidade

Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais, indica IBGE


Região Sudeste é que concentra mais casais gays, com 32.202, segundo dados do Censo 2010



O Brasil já contabiliza mais de 60 mil pessoas vivendo com parceiros do mesmo sexo, segundo dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 60.002 casais nesssa situação.

A região Sudeste é a que tem mais casais que se assumiram homossexuais, com 32.202. Em seguida, está a região Nordeste, com 12.196; e a Sul, com 8.034.

 FOTO: AE
  Brasil já tem 60.002 casasis que se declaram gays

 
Pelo levantamento, a região Norte é que tem  menos casais gays, com 3.420, seguida pela região Centro-Oeste, com 4.141. Comparando apenas Estados, São Paulo é o que tem mais casais homossexuais, com 16.872, seguido por Minas Gerais, com 10.170.

 No outro extremo, está o Estado de Roraima, onde apenas 96 pessoas declararam viver com outra pessoa do mesmo sexo. Depois, está Tocantins, com 151, e Acre, com 154.

 Para o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, é provável que tenha ocorrido uma subnotificação nos números divulgados. Segundo ele, como a questão foi tratada pela primeira vez, há a possibilidade de muitos homossexuais não terem se autodeclarado como tais por receio.

 “É certo que nos próximos Censos, essa informação tenderá a aumentar. Isso não vai significar que o aumento será proveniente de mais casais do mesmo sexo se unindo. Você tem que levar em consideração também que alguns não se declararam e a partir de agora irão fazer”, avaliou o presidente.

 De acordo com Nunes, a tendência é de que esse autoreconhecimento cresça à medida que a Legislação Brasileira vá se adequando a esse aspecto. Atualmente, casais do mesmo sexo possuem os mesmo direitos para questões como Imposto de Renda e Previdência Social. “Ao perceber que esses direitos são uma conquista de fato, certamente do ponto de vista social teremos mais informações”, disse.

 O Censo 2010 revela que o País tem 37.487.115 casais heterossexuais. O Sudeste novamente é a região que tem mais casais, com 16.088.613; e Norte a que tem menos, com 2.734.830.

 

Os extremos

 
Os primeiros resultados definitivos do Censo 2010 mostram os grandes extremos do Brasil, um país de 8.502.729 km2 e 190.755.799 habitantes. A cidade de São Paulo segue como a mais populosa do Brasil, com 11.253.503 habitantes. Em 2000, no último Censo, a capital paulista contava com 10.434.252 moradores. No mesmo Estado também está o menor município do País. A pequena Borá ganhou 10 habitantes desde o último levantamento e tem atualmente uma população de 805 pessoas.

 Em São Paulo também estão os extremos em relação à concentração de sexo na população. Enquanto em Santos, no litoral sul, 54,24% da população é do sexo feminino, com 191.912 homens e 227.488 mulheres, a pequena cidade de Balbinos tem um número muito maior de homens. Dos 3.702 habitantes, 3.002 são do sexo masculino e 700 são mulheres. A explicação para essa discrepância está no fato da cidade contar com duas penitenciárias que somam mais de 2 mil detentos.


FONTE: IG

Após ser vetado na Globo, beijo gay em "Os Simpsons" é exibido na Fox

Até em desenho. Segundo a coluna "Zapping", do jornal Agora São Paulo, a Globo censurou a exibição de um beijo gay entre os personagens Homer e Moe, dos "Simpsons", no episódio "Todo o Mundo Morre um Dia".

 Além do beijo, que tinha pouco mais de um minuto, cenas de alcoolismo e trote telefônico também foram cortadas. Como justificativa, a emissora declarou que o desenho tem classificação livre e passa no horário infantil, sendo assim, tais cenas não devem ir ao ar.

 

A Globo exibe "Os Simpsons" toda manhã durante a programação da TV Globinho.


Fox exibe beijo gay

Enquanto a Rede Globo é obrigada a adequar o desenho por conta do horário em que é exibido, o canal pago Fox não enfrenta este tipo de problema, já que o desenho vai ao ar em sua faixa noturna de programas.

 

No último sábado (23), a Fox exibiu o 15º episódio da 21ª temporada dos "Simpsons". No episódio em questão, Bart é encorajado pelo avô a beijar uma garota pela qual ele está apaixonado. Ao fazer isso, os pais da aluna ficam revoltados e resolvem processar a escola.

 

Para tentar reverter o quadro de processo, o diretor do colégio monta uma peça de teatro onde ele encena Bart, e o faxineiro interpreta a moça. A fim de ensinar aos alunos o que eles não podem fazer, os dois começam a se beijar e não param mais. Segundo o desenho, eles ficaram mais de seis horas se beijando.

 

Na parte final do episódio, os dois voltam a se beijar, mas agora com roupas masculinas e no corredor do colégio.

 
FONTE: ACAPA

 

Fórum 1 Minuto Para Dança

De 29 de abril a 29 de maio, Teresina será a capital da dança.  É o Fórum 1 Minuto Para Dança que promoverá uma série de atividades integradas por eixo temático: Dança e Performatividade, Dança e Educação, Dança e Conhecimento, Dança e Economia, Dança e Inclusão e Dança e Artes Visuais.

 

 

 

 Entre as atividades do fórum estará o seminário “Corpomidia”, coordenado pela critica de dança Helena Katz(PUC/SP).  O evento ocorrerá entre os dias 09 e 10 de maio na Casa da Cultura, das 9 às 11 h.

 

 

Para pensar as relações entre dança e inclusão, o artista de dança contemporânea,  Edu O,  apresentará as vivências sobre o tema. A atividade acontece no Palácio da Música, dia 19/05, das 14 às 17 h.

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES: http://minutoparadanca.tumblr.com/

Encontro Regional dos Estudantes de Letras acontece na UFPI

O Encontro Regional dos Estudantes de Letras/EREL-2011  inicia-se hoje (21/04) e segue até 24/04 no campus da Universidade Federal do Piauí/UFPI.  Aproximadamente 700 estudantes terão no cardápio do encontro atividades acadêmicas, políticas e culturais.

 

Segundo Vanessa Alves, da comissão organizadora, o encontro pretende integrar os estudantes da região Nordeste para promover reflexões  sobre a formação profissional dos estudantes de Letras além de discutir  questões curriculares.

 

O mini-curso “O hipertexto digital e o processo de leitura na internet” será tema de uma das atividades do evento.  A publicidade será tematizada na oficina “Linguagem Publicitária e Diversidade”.  Nas atividades de comunicação, um dos trabalhos  tratará acerca da “Análise do Discurso na Formação Crítica do Professor de Língua Portuguesa”.  

 

Todas os dias, a partir das 22:30, os participantes do encontro vão se confraternizar através da “Noite Cultural”.

Matizes e LBL reunem-se com a Defensora Pública Geral

O Grupo Matizes e a  Liga Brasileira de Lésbicas - LBL reuniram-se nesta terça-feira (19/04) com a Defensora Pública Geral do Piauí, Norma Brandão Lavenère. Em pauta, a discussão sobre a melhoria dos serviços de assistência judicial prestado pelo  Núcleo de Direitos Humanos. Na oportunidade, as duas entidades LGBT entregaram à Defensora Geral um documento, solicitando "que sejam adotadas medidas administrativas necessárias, visando dotar o Núcleo de eficiência e celeridade".

 

O pedido foi motivado pelas inúmeras e recorrentes reclamações de pessoas LGBT assistidas pelo Núcleo de Direitos Humanos, insatisfeitos com o atendimento sofrível prestado nas demandas judiciais e administrativas. O Matizes e a LBL já receberam denúncias de que há uma demora injustificada no peticionamento tanto em nível administrativo como judicial. 

 

No documento entregue à defensora Norma Brandão, o Matizes e a LBL afirmam que consideram ser o direito constitucional de acesso à Justiça um dos pilares de um estado democrático e de direito.

 

A Defensoria Pública é uma instituição que visa promover o acesso a justiça às pessoas de menor poder aquisitivo.  Além do Núcleo de Direitos Humanos, outros núcleos especializados compõem aquela instituição: Nucleo de Defesa do Idoso, Núcleo de Defesa da Mulher, Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente.


VEJA FOTOS DA REUNIÃO NA DEFENSORIA PÚBLICA





Matizes e LBL participarão da caminhada contra o crack

O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas participarão neste domingo da Caminhada contra o crack. As duas entidades LGBT têm se preocupado com os efeitos devastadores dessa droga.


Segundo Carmen Ribeiro, Coordenadora do Matizes, a organização da Parada da Diversidade deste ano, que acontecerá em 26 de agosto, procurará as instituições que trabalham com a recuperação de dependentes químicos para que a 10ª Parada da Diversidade tenha uma ala composta por pessoas e familiares de jovens que já tiveram envolvimento com drogas."Com essa ação, nossa ideia é chamar a atenção da juventude para as consequências terriveis do uso do crack e outras drogas", pontua a militante

Inscrições abertas para Mostra Piauí Dança -2011

Estão abertas as inscrições para  Mostra Piauí Dança/2011 promovida pela A Organização Ponto de Equilíbrio(OPEQ). As inscrições ocorrerão até o dia 20/04, às 19h, na sede da entidade.

 

A Mostra Piauí Dança pretende “fomentar a dança, levando para espaços públicos ações como: palestras, aulas abertas, instalações, performance e mostra de coreografias”.

 

O evento acontecerá na Assembléia Legislativa  e Praça da Bandeira (Teatro de Arena). A apresentação na praça  favorecerá o acesso do público as produções artísticas.

 

Clique aqui para maiores informações

 

Seminário Internacional sobre "Estado Laico e Liberdade Religiosa"

Têm surgido com crescente frequência na esfera judiciária questões de caráter administrativo ou judicial envolvendo as relações entre o espiritual e o temporal, tais como a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos, o funcionamento ou não desses órgãos em dias santos, ou o enquadramento de determinados argumentos como de caráter religioso, para descartá-los do discurso jurídico.

 

Nesse contexto, o Seminário, congregando renomados especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes correntes, busca aclarar conceitos em torno da ideia da laicidade do Estado e de suas relações com a Igreja, em suas distintas denominações, a par de extrair as consequências jurídicas dos princípios da autonomia, cooperação e respeito à liberdade religiosa, que regem essas relações.


FONTE: CNJ

Programação

Coordenação: Min. Ives Gandra e Cons. Milton Nobre

 

Realização: Conselho Nacional de Justiça

 

Data: 16 de junho de 2011 (quinta-feira)

 

Local: Centro de Convenções Brasil 21 (Brasília)

 

Objetivo: Aprofundar  o assunto da laicidade do Estado em relação ao fator religioso como componente da dimensão humana, de modo a oferecer elementos para a compreensão das questões jurídicas que envolvem as relações entre a Igreja e o Estado, tanto no que diz respeito às consequências jurídicas da separação entre ambos, quanto em relação às formas e limites da cooperação mútua e da garantia do respeito à liberdade religiosa num Estado plural e democrático de direito.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h – Entrega de Credenciais

 

8h30 – Abertura: Min. Cezar Peluso, Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

 

9h – 1ª Conferência: “O Fenômeno Religioso como Expressão da Dignidade Humana”

 

Presidência da Mesa: Cons. Milton Nobre

 

Conferencista:

 

Prof. Massimo Introvigne, Sociólogo e Representante da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para a luta contra o racismo, a xenofobia, a intolerância e a discriminação religiosa.

 

9h45 – 1º Painel: “Consciências Privadas e Razões Públicas”

Presidência da Mesa: Cons. Paulo Tamburini

 

Painelistas:

Prof. Kent Greenawalt, Professor da Columbia Law School e autor das obras Religious Convictions and Political Choice (1988), Private Consciences and Public Reasons (1995) e Does God Belong in Public Schools? (2005).

 

Prof. Daniel Sarmento, Procurador Regional da República e Professor de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

11h15 – Coffee Break

 

11h30 – 2ª Conferência: “A Igreja Católica e o Estado Laico”

Presidência da Mesa: Cons. Felipe Locke

 

Conferencista: Prof. Pe. Rafael José Stanziona de Moraes, Doutor em Teologia Moral pela Universidade de Navarra e Professor de Deontologia Jurídica do Instituto Internacional de Ciências Sociais.

 

12h15 – Almoço

 

14h15 – 2º Painel: “O Estado Democrático Moderno e sua Laicidade”

Presidência da Mesa: Cons. José Adonis Callou de Araújo Sá

 

Painelistas:

Cons. Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Conselho Nacional de Justiça

Prof. Jorge Miranda, Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Magistrado jubilado da Corte Constitucional Portuguesa.

 

15h45 – Coffee Break

 

16h – 3º Painel: “O Acordo Brasil – Santa Sé: Aspectos Relevantes”

Presidência da Mesa: Cons. Jefferson Kravchychyn

 

Painelistas:

Min. Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Nacional de Justiça

Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, Subprocurador-Geral da República e ex-Advogado-Geral da União

 

17h30 – Encerramento: Presidência da Min. Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora Nacional de Justiça

 

18h – Conclusão

Posts anteriores