Cidadeverde.com

Banhistas acompanham soltura de filhotes de tartaruga no litoral piauiense

Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Um grupo de voluntários ligado ao Instituto Tartarugas do Delta esteve em duas praias no litoral do Piauí no último sábado (19) para soltar cerca de 200 filhotes de tartarugas no mar. A atividade, que aconteceu nas praias do Arrombado e do Barro Preto, em Luís Correia, foi acompanhada por turistas, que registraram o momento. 

"Esse fenômeno natural não ocorre em todas as praias brasieilras", diz trecho de legenda publicada nas redes do Instituto Tartarugas do Delta. 

Em 40 dias, pelo menos 1,5 mil filhotes de tartarugas foram soltos nas praias do litoral piauiense. 

 

 

Os 200 filhotes liberados no mar neste final de semana são da espécie tartaruga de pente. Segundo a bióloga Werlanne Magalhães, eles foram soltos nessas praias porque os ninhos estavam lá.

"Além de ser mais acessível para eles", acrescentou Magalhães, ao explicar que a ONG faz o monitoramento dos ninhos de tartarugas que existem no litoral. "E durante o monitoramento foi observado o nascimento", completou. 

Nos próximos dias, a previsão é que mais filhotes nasçam em três ninhos na praia do Arrombado, em Luís Correia. 

ALERTA 

De janeiro a julho é período de desova para as tartarugas marinhas no litoral piauiense. E para evitar a morte dos filhotes, a ONG Tartarugas do Delta faz um alerta aos turistas e moradores para evitarem andarem de carros em praias que são tradicionais para o nascimento dos animais. 

Até o momento, o Instituto Tartarugas do Delta já encontrou 115 ninhos no litoral piauiense. A previsão é nascer mais de 14 mil filhotes nessa temporada. 

Por conta disso, o instituto pede que turistas evitem dirigir nas praias porque isso pode destruir os ninhos ou esmagar tartarugas que estão saindo deles em direção ao mar. 

 

 

Saiba mais: ONG prevê nascimento de 14 mil filhotes de tartarugas e faz alerta aos motoristas

 

 


Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais