Cidadeverde.com

Fábio Abreu quer criar Secretaria de Segurança e colocar internet nas escolas

Imprimir

O candidato do PL à prefeitura de Teresina, Fábio Abreu, prometeu nesta terça-feira (6), assim como alguns concorrentes seu, criar a Secretaria Municipal de Segurança caso seja eleito. A diferença, segundo ele, é que a pasta atuará em parceria com o governo do estado e não de forma isolada, em uma espécie de ilha. Em isolamento social por causa da covid-19, Abreu participou da sabatina promovida pela TV Cidade Verde por meio de videoconferência. 

“Nós temos uma ilha administrativa chamada prefeitura. Ela não se comunica com o Estado. Ela não faz uma comunicação de ações integradas. Precisamos entender que nós temos um processo de repressão aí presente, com indivíduos que cometem crimes. Esse sim é o papel da guarda municipal nas diversas áreas que estamos prevendo em nosso plano. Estamos prevendo também a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, para que essa faça parceria com o Estado”, afirmou.

Fábio Abreu explicou que, por exemplo, onde a guarda tiver atuando não terá necessidade de efetivo da Polícia Militar.

“Onde eu estiver fazendo um policiamento de guarda municipal, lá não é necessário que eu faça o policiamento com a PM. Essa é a integração que eu digo. É eficiência a otimização dos meios que a gente tem. Agora hoje nós não podemos, pois o prefeito tem diferenças pessoais com o governo e leva isso para a gestão. Quem é gestor e pensa dessa forma está equivocado”, declarou.

“A parte de segurança do município vai passar por otimização da guarda sim, dos agentes de trânsito, de um trabalho social integrado. Temos um projeto importante e que nunca houve parceria da prefeitura, que é o Pilotão Mirim. Vá em um sábado no quartel que você vai sair de lá encantado. Teresina não fez parcerias porque tem diferenças pessoais. Não conseguimos ter acesso as escolas municipais”.

Educação

Na área de educação, Fábio Abreu defendeu a implantação de internet nas escolas e valorização dos profissionais que atuam em sala de aula.

“O que a gente precisa e eu quero é uma escola igual para todos. Precisamos corrigir a dignidade dos profissionais da educação. Eles são tratados de forma oprimida. Isso não vamos permitir. Eu tenho certeza que ao receber a prefeitura no próximo ano, os profissionais ainda estarão em greve e vamos resolver. Vamos buscar a construção de creches. Espero que já tenhamos a vacina em janeiro, mas nós precisamos efetivamente o uso da tecnologia a favor da criança e não só promessa de tablet. Precisamos entregar o tablet e o ponto de internet, caso contrário de nada vai adiantar. Essa parte de tecnologia já deveria ter sido implementada. Essa interação do aluno e professor já deveria existir. O advento da pandemia veio só tirar a máscara daquilo que é grande deficiência da prefeitura em relação a tecnologia. Vamos recuperar o que foi perdido”, destacou.

Foto: Roberta Aline

O candidato disse não possui arestas pessoas e nem políticas e que sua gestão será marcada por parcerias. “Minha gestão vai receber parceria do governo estadual, federal, das ongs. Vou estar aberto a isso. Precisamos é gerar emprego”, afirmou.

E por falar em emprego, Fábio Abreu anunciou o projeto Gerar, onde o principal objetivo é unir diversos segmentos na busca por soluções para crise, gerando emprego e renda.

“Esse projeto vai ser uma união entre grandes, pequenos e micro empresários, representantes da sociedade, economistas, administradores e gestores, no mesmo espaço trabalhando esse problema que vai ser enorme a partir de 2021, chamado desemprego. Isso nós já estamos trabalhando agora para que possamos desburocratizar o sistema que hoje emperra o desenvolvimento de Teresina”, afirmou.

Sobre uso da SSP em benefício próprio

“A Secretaria de Segurança é um local de prestação de serviço à sociedade piauiense. Os profissionais merecem ser respeitados. A minha forma de trabalho é no diálogo e não por assédio. Esses profissionais fizeram o primeiro plano de segurança e fazem as minhas contas serem aprovadas no TCE. Na opressão você não consegue resultados sólidos. A secretaria tem um ambiente humanizado. Somos o 2º estado mais transparente”.

A sabatina será realizada com todos os 13 candidatos e segue diariamente no Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde, e ainda pela Rádio Cidade Verde, na frequência 93,5, ou pelo CVPlay. Nesta terça-feira (22), a entrevistada será a candidata Lourdes Melo, do PCO.

Participam da sabatina os jornalistas Joelson Giordani, apresentador do Jornal do Piauí e diretor de jornalismo da TV; Elivaldo Barbosa, colunista político que assina a coluna "Tempo Real"; Nadja Rodrigues, apresentadora da TV Cidade Verde; Yala Sena, editora-chefe do Cidadeverde.com e Lídia Brito, repórter e colunista política do portal. 

Assista a todas as sabatinas

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais