Cidadeverde.com

Ações de prevenção reduzem casos de dengue em Piracuruca

Nos últimos dois anos, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) realizam ações nos bairros de Piracuruca com o objetivo de orientar a população no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O resultado da ação foi a redução do número dos casos de dengue no município.

De acordo com o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2013 foram notificados 49 casos da doença. Em 2014, as ações da rede de atenção básica, realizadas através dos postos de saúde e do trabalho dos agentes comunitários de saúde, conseguiram manter em 49 o número de casos de dengue registrados em Piracuruca.

Até junho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde notificou apenas seis casos de dengue no município. Os números dos últimos três anos são menores, por exemplo, do que os registrados em 2011, com 241 casos, e 2012, com 98 notificações de dengue.

No cenário estadual, Piracuruca está fora dos 90 municípios que já registram os maiores números de casos de dengue em 2015. O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aponta que em todo o Piauí já foram registrados mais de 3.000 casos da doença. Na região Norte, os municípios de Barras e Esperantina, próximos à Piracuruca, registram os maiores índices.

Para o secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, a redução das notificações de dengue em Piracuruca é reflexo das ações continuadas realizadas através de toda a rede de atenção básica de saúde. “Nos últimos dois anos, conseguimos estabilizar o número de notificações. Em 2015, registramos apenas seis casos de dengue. Número dez vezes menor no comparativo com 2013 e 2014. É um avanço, sobretudo, porque conseguimos envolver a população no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue”, pontua.

Inspeção sanitária nos bairros
 
A enfermeira Keuly Naiara, chefe da equipe do Posto de Saúde do bairro Três Lagoas, mobilizou toda a equipe do PSF e agentes comunitários de saúde para realizar uma inspeção sanitária na localidade. “O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção da doença, seus sinais e sintomas e dos serviços disponíveis nos postos de saúde. Além disso, orientamos quanto à destinação do lixo, pois o mosquito se prolifera em ambientes sujos e com água parada. Prevenir, através da orientação, é a estratégia que usamos e que nos permite reduzir o número de casos de dengue me nosso município”, destaca.
 
Blitzen educativa nas escolas
 
Nesta semana, as escolas municipais das zonas urbana e rural recebem enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A enfermeira Francielle de Castro, chefe da atenção básica de saúde em Piracuruca, explica que a ação acontecerá posteriormente nas escolas estaduais e na rede privada.

“O Programa Saúde na Escola permite essa troca de informação e reforça o trabalho de prevenção e orientação que as equipes de todos os postos de saúde do município já realizam na zona urbana e rural diariamente. O ambiente de aprendizagem das escolas é fundamental para que as crianças repassem as informações e se tornem agentes no combate à proliferação da dengue”, explica.

Os enfermeiros realizaram palestras nas escolas Cícero Fortes e Deputado João Henrique, no bairro de Fátima; Lino Celestino, no bairro Colibri; James Azevedo, no bairro Ema; Raimundo Nonato da Trindade, no bairro Esplanada; José Cardoso de Brito, no bairro Angical; Josias Fontenele, no bairro Jacareí; Hermínio Conde, no bairro de Fátima; Cristina Neves, no bairro Três Lagoas; Luiz de Brito, no bairro Guarani no bairro Colibri; Doca Ribeiro, na localidade Fura-mão; CIEF e Monsenhor Benedito, no centro de Piracuruca.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura solicita reforço para a segurança de Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca solicitou à Polícia Militar o reforço do policiamento da cidade durante os festejos de Nossa Senhora do Carmo. A medida tem como objetivo dar mais segurança ao município que possui forte tradição no turismo religioso.

A celebração em homenagem à padroeira de Piracuruca acontece de 15 de junho a 17 de Julho. Para reforçar a segurança da cidade, especialmente por causa do aumento no fluxo de turistas, o prefeito Raimundo Alves Filho (PSDB) teve audiência nesta quinta-feira (11), com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza. O deputado Wilson Brandão (PSB) também participou.

O gestor de Piracuruca solicitou ao Comando da Polícia Militar uma equipe de policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especializadas (Rone).

Para Raimundo Alves Filho, o reforço no policiamento para a cidade é uma medida necessária. “Precisamos fortalecer a segurança de Piracuruca de uma maneira geral. Mas, para os festejos da padroeira, que já se inicia nos próximos dias, pleiteamos uma equipe do Rone que deverá permanecer na cidade durante os 30 dias dos festejos. O coronel Carlos Augusto garantiu a ida da equipe”, explica.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Piripiri e Capitão de Campos vencem Copa Norte de Futsal em Piracuruca

Os times de Piripiri e Capitão de Campos foram os vencedores da Copa Norte de Futsal nas categorias sub 13 e sub 15, respectivamente. As finais foram realizadas na tarde desse sábado (6), no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, em Piracuruca.

No sub 13, Piripiri venceu de 9 a 2 o time de Cocal dos Alves. Já no sub 15, Capitão de Campos levou a taça de campeão ao ganhar do Piripiri por 6 a 2. O evento, realizado pela Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, contou com a participação de sete times.

Além da entrega dos troféus de campeão aos times vencedores, na categoria sub 13, o artilheiro Wanderson – do Piripiri – foi premiado com uma medalha por ter marcado 15 gols durante o campeonato. O goleiro do time, Ernandes, também recebeu a medalha de goleiro menos vazado.

O bom desempenho dos jogadores do sub 15 também foi reconhecido. Neste caso, foram premiados o goleiro menos vazado Francisco Renan, do Capitão de Campos e, na artilharia, houve empate entre os artilheiros Euclides e Vitor Hugo, ambos com 10 gols. No entanto, por critério de desempate por idades, Euclides foi o premiado por ser o mais velho.

Classificados, Piripiri (Sub 13) e Capitão de Campos (Sub 15) seguem para a próxima fase, que será realizada no município de Esperantina. Os dois times receberão o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Piracuruca por representarem a sede da copa na cidade. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca faz mutirão contra o HPV

A Prefeitura de Piracuruca iniciou a campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano, conhecido como HPV. A ação, iniciada na última segunda-feira (1º), está sendo feita pela Secretaria Municipal da Saúde em todas as escolas do município.


 
A campanha contra o HPV é destinada às meninas que têm entre 9 e 13 anos de idade. Além da vacinação, a equipe formada por enfermeiros e agentes de saúde que percorre as unidades escolares também está desenvolvendo um trabalho de conscientização acerca da importância da imunização, que ocorre em três etapas.  
  
A responsável pela vacinação, Tuane Fontenelle, explica a necessidade da prevenção no combate ao câncer do colo do útero. “É de fundamental importância que todas as meninas se previnam, pois muitas mulheres perdem a vida por causa do câncer de colo do útero, cuja incidência ocorre, principalmente, em virtude do HPV”, frisa.
 
Márcia Fernanda, diretora do Centro Integrado do Ensino Fundamental (Cief), destaca o apoio das equipes de saúde e da Secretaria Municipal da Saúde no combate ao HPV. “Hoje as meninas estão recebendo uma vacina muito importante. As equipes de saúde e a Secretaria da Saúde estão fazendo um belo trabalho, que poderá salvar muitas vidas”, afirma.

O HPV é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão é por meio da relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca promove III Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta sexta-feira (29), a partir das 18 horas, e no sábado (30) a III Conferência Municipal de Educação. O evento vai construir, em parceria com todos os agentes envolvidos com a educação de Piracuruca, o Plano Municipal de Educação – discutindo a próxima década. A Conferência acontece no auditório da Unidade Escolar Presidente Castelo Branco.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rayane Fernanda Lemos, devem participar do evento todos os professores, sociedade civil organizada, sociedade civil organizada em geral, CACS-FUNDEB, legisladores e membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Assistência Social e Sindicato dos Servidores Municipais.

“A Conferência reúne todos os agentes envolvidos com a educação de Piracuruca. Com isto, podemos debater os eixos propostos pelo Ministério da Educação e Cultura e adequar à realidade do ensino municipal”, afirma Rayane Fernanda Lemos.

Programação
 
Tema: Plano Municipal de Educação - discutindo a próxima década
 
Sexta (29)
 
18h - Credenciamento
18h30 - Abertura oficial
Palestra - A importância do Plano Municipal de Educação com o professor Luiz Mário de Morais Getirana. Especialista em história do Brasil e Gerente da 3ª Gerência Regional de Educação do Piauí.
 
Sábado (30)
 
8h às 12h - Divisão dos grupos para a discussão dos eixos
1° Democratização do acesso à educação básica
2º Qualidade da educação básica
3º Combate à desigualdade
4º Acesso à educação superior
5º Formação e valorização do professor
6º Gestão e financiamento
 
13h30 - Plenária?

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Seis times se enfrentam na 3º rodada do Campeonato Piracuruquense 2015

  • unnamed_(15).jpg Divulgação
  • unnamed_(14).jpg Divulgação
  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação

O futebol está movimentando as principais praças esportivas de Piracuruca. A prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, está promovendo o Campeonato Piracuruquense 2015. Participam da competição 14 equipes, que representam várias comunidades da zona urbana e rural do município.
 
As equipes se enfrentam no Estádio Municipal Doca Ribeiro. Seis times disputam, no próximo domingo (31), a terceira rodada do Campeonato Piracuruquense. A disputa começa com o jogo entre os times: Construtora Soares X Jacareí às 7h45m; à tarde se enfrentam Esplanada x Barreira Branca, às 14h15m, e, fechando a rodada, se enfrentam Aquidaban x Revelação, às 16 horas.
 
Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Luciano Brito, a disputa revela os talentos do futebol piracuruquense e envolve toda a comunidade que vai aos estádios para torcer pelos times que representam suas respectivas comunidades.
 
“A secretaria municipal de Esportes e Lazer possui um cronograma anual de competições, a exemplo, dos Jogos Escolares, Copa Norte de Futsal e Campeonato Piracuruquense, os dois últimos com rodadas já iniciadas. O Campeonato Piracuruquense, em especial, recebeu um reforço tático através de um curso oferecido pela secretaria, que apresentou aos participantes as regras da Federação Internacional de Futebol (FIFA), orientando árbitros, juízes e atletas para as boas práticas esportivas”, explica.
 
Os primeiros colocados do Campeonato Piracuruquense 2015 receberão, além de troféus, premiações em dinheiro. A secretaria municipal de Esporte e Lazer também premiará o melhor treinador, artilheiro, goleiro, revelação do campeonato e a equipe mais disciplinada.
 
A equipe da comunidade Três Lagoas foi a última campeã do Campeonato Piracuruquense no ano passado e garantiu vaga para disputar a Copa Norte de Futebol de Campo, que reúne equipes dos municípios da região norte do Estado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Lavrador é morto com facada no pescoço após dar comida para andarilho

O lavrador José Maria da Silva, de 63 anos, foi morto com um golpe de facão no pescoço após oferecer comida em sua casa para um andarilho na manhã da última quinta-feira (26) em Piracuruca, a 196 km de Teresina.

De acordo com o delegado titular do município, Ricardo Freitas Oliveira, o andarilho, identificado como Dernival Augustinho, matou o lavrador após uma discussão. Dernival insista em permanecer na residência da vítima.

"O idoso ofereceu comida e água para o andarilho na casa dele. Após comer, ele perguntou para a vítima se podia ficar morando lá. A vítima negou e eles se desentenderam. Eles chegaram a brigar e o lavrador pegou uma faca para se proteger e conseguiu ferir ele com o facão, mas o andarilho foi mais forte e feriu ele no pescoço fatalmente", contou o delegado.

O corte foi muito profundo e atingiu várias veias, levando a vítima a óbito imediatamente. O corpo de José Maria da Silva foi levado para o IML de Parnaíba. O acusado foi preso em flagrante e encontra-se à disposição da Justiça na Delegacia de Piracuruca.

Segundo o delegado, o acusado pode ser transferido paraa penitenciária de Esperantina.

Rayldo Pereira
[email protected]

Dois assassinatos são registrados em Piracuruca em menos de meia hora

Dois homens foram executados com intervalo de meia-hora no município de Piracuruca, a 196 km de Teresina, neste fim de semana. Uma das vítimas, identificada como Domingos Junior Menezes, 22 anos, foi morto em um campo de futebol no bairro Esplanada com pelo menos seis tiros. O jovem era suspeito de participação em uma tentativa de homícidio a um vigilante em agosto de 2014. 

"Um veículo branco com três ocupantes parou dentro do campo de futebol. Eles desceram e dois começaram a atirar. O rapaz ainda tentou fugir, mas foi atingido com um tiro nas costas e caiu. Em seguida, atiraram ainda na cabeça, na costela e no braço. Ouvimos pelo menos seis tiros", relataram testemunhas. 

O segundo homicídio ocorreu dentro de uma residência no bairro de Fátima, próximo ao ginásio poliesportivo. A vítima, Antônio dos Santos Rodrigues, 40 anos, foi assassinado nos braços do pai. 

Fotos: Piracurucaaovivo

"Ele parecia estar sob efeito de alcool e havia deitado no sofá. Seu pai o pegou pelo braço para levá-lo para dormir em uma rede na varanda quando um homem com capacete na cabeça entrou na casa e foi logo atirando. Os disparos quase atingiram o pai da vítima. Foram pelo menos quatro disparos que acertaram o peito", disseram vizinhos. 

Antônio dos Santos foi encaminhado com vida ao hospital, mas não resistiu. 


Com informações Piracurucaaovivo
[email protected]

Vereador sofre acidente ao colidir com animais na BR-343

                            Foto: Piracurucaagora

O vereador da cidade de Piracuruca, Milton Melo (PP), sofreu um acidente de carro na noite desta terça-feira (13), próximo à cidade de Capitão de Campos, a 126 km de Teresina. O parlamentar voltava de Teresina, em companhia de mais uma pessoas, quando foi surpreendido por animais na BR-343.

"Os animais invadiram a estrada. De um lado da pista havia um barranco e do outro carros passavam em alta velocidade. Não consegui desviar", disse o vereador a um site da região. 

A parte dianteira do veículo ficou totalmente destruída. A pesar do susto, nenhum dos ocupantes sofreram lesões graves. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Piracurucaagora

Morador quase é atropelado por carro desgovernado dentro de casa

  • carro_casa_piracuruca6.JPG Piracuruca ao vivo
  • carro_casa_piracuruca5.JPG Piracuruca ao vivo
  • carro_casa_piracuruca4.JPG Piracuruca ao vivo
  • carro_casa_piracuruca3.JPG Piracuruca ao vivo
  • carro_casa_piracuruca2.JPG Piracuruca ao vivo
  • carro_casa_piracuruca.JPG Piracuruca ao vivo

Um carro desgovernado invadiu uma residência e por pouco não causou uma tragédia no bairro Guarani, em Piracuruca. No momento do acidente, um morador da residência identificado como José Cavalcante Melo dormia em seu quarto que ficou parcialmente destruído. Após destruir a parede do cômodo, o veículo perdeu força e parou do lado da cama.

"Ele acordou com o som de uma forte freada e levantou atordoado. Foi em direção a porta para tentar abrir, mas um dos tijolos da parede foi arremessado de encontro a porta, fechando-a. Com dificuldade e muito assustado, ele conseguiu sair do quarto coberto de poeira do entulho", disseram familiares. 

O motorista do veículo, que não teve a identidade revelada, estava com mais duas mulheres. Os três teriam se evadido do local e de acordo com testemunhas estariam sob efeito de alcool.

O morador, que por pouco não foi atropelado, foi à delegacia registrar Boletim de Ocorrência. A proprietária da residência identificada como Francisca Alves, não se encontrava em casa no momento do acidente, e ficou perplexa com a cena de destruição. 

O delegado de Piracuruca, Ricardo Oliveira, informou que o motorista do carro já foi identificado e prestará depoimento nesta terça-feira (13). 

"Conseguimos apurar que o condutor dirigia em alta velocidade e não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele terá que reparar o dano e também responderá de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro", explica o delegado. 


Com informações Piracurucaaovivo
[email protected]

Posts anteriores