Cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca realiza primeira ação do Programa Saúde Rural

O Programa Saúde Rural levou atendimentos médicos aos moradores do Assentamento Alto Bonito, na zona rural de Piracuruca, na última quarta-feira (18). Trabalhadores rurais que enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede do município ficaram satisfeitos com a chegada da unidade móvel.

 
O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho (PSD), afirma que o programa faz parte da estratégia de cobertura de todo o território de Piracuruca com os serviços de saúde regulares. “A descentralização das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Transportes e Agricultura já está beneficiando a população das localidades mais distantes de Piracuruca”, destaca.
 
A primeira ação do Programa Saúde Rural contou com a participação do secretário de Saúde, Dr. Valderi Machado. Ele afirma que a ação idealizada pelo prefeito está sendo colocada em prática, pela primeira vez, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de qualidade. “Reformamos uma unidade móvel que está sendo utilizada como consultório médico para atender a demanda da população. Vamos passar por todos os assentamentos do município”, esclarece.


 
A médica Antônia Bonfim realizou vários atendimentos durante a ação. “A população nos recebeu com muito carinho e reconhece o esforço da gestão. Nós sentimos a satisfação que a comunidade nos transfere”, diz. A profissional também destaca que foram realizados atendimentos ginecológicos e orientação sobre a prevenção contra o câncer de próstata para os homens da região.
 
A aposentada Maria de Fátima Bezerra ficou bastante satisfeita com o atendimento médico recebido. “Receber atendimento perto de casa é muito bom e facilita a vida de quem mora nas comunidades mais distantes. Fui bem atendida e espero que a unidade móvel apareça mais vezes aqui no assentamento”, afirma.


 
A técnica em Enfermagem Alzenira Rocha elogiou a ação. “Foi uma atitude bem elaborada. Fazer o bem para a comunidade da zona rural e urbana é muito satisfatório”, relata. Já agente de saúde Antônia Zilene destaca a satisfação da comunidade com a ação.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Piracuruca divulga resultado final do concurso para agente de trânsito

A Prefeitura de Piracuruca, através da Diretoria Municipal de Trânsito, divulgou, nesta segunda-feira (16), o resultado final do processo seletivo para agente de trânsito. O resultado está publicado no Diário do Oficial dos Municípios.  

O edital para o teste seletivo para agente de trânsito foi lançado no dia 5 de outubro. As provas foram realizadas no dia 18 de outubro e o gabarito divulgado no dia 19 de outubro. Nos dias 03 e 04 de novembro aconteceram as entrevistas.
 
Ao todo, 12 candidatos foram aprovados. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal. O vencimento para agente de trânsito é de R$ R$ 1.060,00.

 
O presidente da comissão organizadora do teste seletivo, Manoel Brandão Veras, afirma que não houve pedido de recurso. “Todas as fases do teste seletivo ocorreram na data e sem o pedido de recursos. Obedecendo ao cronograma, divulgamos o resultado final do certame”, reitera.
 
Confira a lista de aprovados:
 
1º Ariel Brito Silva
2º Wátila de Moraes Sousa
3º Danielo de Araújo Cunha
4º Wellerson Cerqueira Alves Gomes
5º Tatyane de Cerqueira Barros
6º Gonçalo Carvalho de Brito Filho
7º Talita Magalhães Araújo
8º Wannally Carvalho Gomes
9º Flávio de Sousa Pereira
10º João Paulo Sousa Araújo
11º Rodrigo Lima Amaral
12º Simplício José da Silva Neto

 

Plano de saneamento básico de Piracuruca é aprovado em conferência

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou, nessa quinta-feira (12), a Conferência Municipal de Saneamento Básico, onde foram apresentadas as propostas para a estruturação do saneamento básico no município.

O encontro, que teve como tema “A Gestão Integrada do Saneamento e o Planejamento Participativo”, aconteceu na Usina de Cultura e reuniu representantes do Executivo e Legislativo municipal, além de entidades civis organizadas.

O Plano de Saneamento de Básico de Piracuruca, apresentado durante a conferência, contém diretrizes que contemplam as áreas de abastecimento d’água, drenagem urbana e esgotamento sanitário para as zonas urbana e rural do município.  O manejo dos resíduos sólidos, serviços de limpeza pública e coleta de resíduos domiciliares também constam nas estratégias e ações do plano.

O presidente do Comitê Executivo do Plano de Saneamento Básico, Raimundo Brito Neto, explica que a confecção do documento atende às diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“O Plano Municipal de Saneamento Básico foi aprovado pelos delegados da Conferência e agora será enviado para a análise da Funasa. O relatório final será encaminhado para a aprovação da Funasa”,  reforça.

O plano, de acordo com Raimundo Brito Neto, norteará as ações para o desenvolvimento do saneamento básico no município, sendo possível elaborar projetos específicos e estudos que apontem as demandas de cada eixo do saneamento básico.

“Piracuruca está entre os municípios piauienses que já concluíram o plano. Isto significa que já podemos partir para a execução das estratégias. Os recursos para as melhorias em saneamento básico também já estão garantidos pela Funasa”, explica o secretário.

Plano reforçará serviços de saneamento e abastecimento

O sistema de abastecimento de água em Piracuruca atende a 98,11% da população da zona urbana, que é de aproximadamente de 19.715 habitantes. Já na zona rural, o abastecimento de água é realizado através da captação da água subterrânea nos povoados que necessitam de reservatórios de água e poços artesianos. O tratamento de água nos povoados da zona rural é monitorado pela Prefeitura de Piracuruca.

“Após a aprovação do plano caberá ao município buscar os recursos necessários para executar as estratégias elaboradas para melhorar a oferta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e tratamento de resíduos sólidos. Os recursos poderão ser pleiteados em níveis estadual, federal ou através de Parcerias Públicas e Privadas”, encerra o secretário Raimundo Brito Neto.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Piracuruca divulga resultado preliminar para cargo de agente de trânsito

A Prefeitura de Piracuruca, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2015, coordenado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, divulga, nesta terça-feira (10), o resultado preliminar dos candidatos classificados no processo simplificado para contratação de agentes de trânsito.


 
Após a realização da prova objetiva (1º etapa) e entrevista psicológica (2ª etapa), 12 candidatos estão classificados. Participaram da entrevista psicológica os candidatos já classificados na primeira etapa do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de servidores.
 
Confira a lista de classificados:

1° Ariel Brito Silva
2º Wátila de Moraes Sousa
3º Danilo de Araújo Cunha
4º Wellerson Cerqueira Alves Gomes
5º Tatyane de Cerqueira Barros
6º Gonçalo Carvalho de Brito Filho
7º Talita Magalhães Araújo
8º Wannally Carvalho Gomes
9º Flávio de Sousa Pereira
10º João Paulo Sousa Araújo
11º Rodrigo Lima Amaral
12º Simplício José da Silva

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca apresenta plano de saneamento básico na quinta-feira

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Agricultura, apresentará o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na próxima quinta-feira (12), às 9 horas, na Usina de Cultura. Toda a população local, representantes de órgãos públicos e entidades de organização civil estão convidados para conhecer as propostas e participar da aprovação do Plano.

A apresentação do plano acontecerá durante a Conferência Municipal do Plano de Saneamento de Básico de Piracuruca, que traz para o debate o tema “A Gestão Integrada do Saneamento e o Planejamento Participativo”.
 
O documento contém diretrizes que contemplam as áreas de abastecimento d’água, drenagem urbana e esgotamento sanitário para as zonas urbana e rural do município.  O manejo dos resíduos sólidos, serviços de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos domiciliares no município também serão abordados pelo plano.
 
O secretário municipal de Agricultura, Raimundo Brito Neto, explica que a confecção do Plano Municipal de Saneamento Básico atende as diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
 
O plano, de acordo com Raimundo Brito Neto, norteará as ações para o desenvolvimento do saneamento básico no município. Com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é possível elaborar projetos específicos e estudos que apontem as demandas de cada eixo do saneamento básico.
 
“Piracuruca está entre os municípios piauienses que já concluíram o plano. Isto significa que já podemos partir para a execução das estratégias. Os recursos para as melhorias em saneamento básico também já estão garantidos pela Funasa”, explica o secretário.

Plano reforçará serviços de saneamento e abastecimento
 
O sistema de abastecimento de água em Piracuruca atende a 98,11% da população da zona urbana, que é de aproximadamente de 19.715 habitantes. Já na zona rural o abastecimento de água é realizado através da captação da água subterrânea nos povoados que necessitam de reservatórios de água e poços artesianos. O tratamento de água nos povoados da zona rural é monitorado pela Prefeitura de Piracuruca.
 
“Após a aprovação do plano caberá ao município buscar os recursos necessários para executar as estratégias elaboradas para melhorar a oferta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e tratamento de resíduos sólidos. Os recursos poderão ser pleiteados em níveis estadual, federal ou através de Parcerias Públicas e Privadas”, encerra o secretário Raimundo Brito Neto. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca cria Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura de Piracuruca criou a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no município. A comissão ficará vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), com o objetivo de fortalecer a estratégia do Poder Público para enfrentar este problema social.


 
O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, destaca a importância da criação do Conselho para o município. “O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma realidade no país. Por isso, as articulações de prevenção e erradicação do problema são de grande importância. O aumento dessa rede de proteção é primordial na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente”, avalia.
 
De acordo com o decreto municipal n° 115/2015, a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação ajudará a identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho, proporá estratégias para enfrentamento dos casos mais graves de trabalho infantil, dentre outras atribuições.
 
A comissão será composta por representantes de cada secretaria municipal, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, do Centro de Educação Ambiental e Assessoria e um empresário local.
 
Confira a lista dos membros de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Piracuruca:
 
1.      Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas): Raimunda Antonia Fontenele Lima (Titular); Layane Nayra Carneiro da Silva (Suplente);
 
2.   Secretaria Municipal de Turismo e Cultura: Mauryone Pessoa de Brito (Titular); Dione Emanuele Sousa da Costa (Suplente);
 
3.   Secretaria Municipal de Saúde: Valderi Machado de Carvalho (Titular); Ruana Priscila Spíndola Melo (Suplente);
 
4.  Secretaria Municipal de Educação: Rayane Fernanda Lemos (Titular); Francisca Açucena Martins Aguiar Melo (Suplente);
 
5.   Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: Maria de Fátima Sousa (Titular); Luciano de Sousa Brito (Suplente);
 
6.  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Anne Mary Monteiro de Carvalho Cerqueira (Titular); Carla Patrícia de Carvalho Silva (Suplente);
 
7.      Conselho Tutelar: Andressa Stherphannie Amaral de Escórcio Sousa (Titular); Francisco das Chagas Bonifácio Barbosa (Suplente);
 
8.      Centro de Educação Ambiental e Assessoria: Mayra Gabriele Brito de Carvalho (Titular); Luciano Sousa Rodrigues (Suplente);
 
9.    Empresários locais: Raimundo Nonato de Araújo (Titular); Maria da Conceição de Araújo Paiva (Suplente);

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca intensifica limpeza de cemitérios para Dia de Finados

  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

Com o intuito de oferecer um ambiente mais agradável às famílias que comparecerão aos cemitérios do município no Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira (2), a Prefeitura de Piracuruca intensificou os trabalhos de limpeza nos locais.
 
Equipes da Prefeitura estão percorrendo os principais cemitérios da cidade e realizando serviços de limpeza e recolhimento de entulhos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados nesta quinta-feira (29).
 
A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelos cemitérios do município. “Temos uma equipe que periodicamente realiza trabalhos de limpezas nesses locais. Porém, com a proximidade do Dia de Finados esses trabalhos são intensificados”, ressalta Raimundo de Brito Magalhães Neto, secretário de Agricultura de Piracuruca.
 
De acordo com a Prefeitura de Piracuruca, durante o feriado equipes de plantão estarão fazendo a manutenção da limpeza nos cemitérios da cidade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Movimento Outubro Rosa reúne mulheres na zona rural de Piracuruca

O movimento Outubro Rosa em Piracuruca tem percorrido todas as comunidades urbanas e rurais do município. Com o tema “Deixe essa ideia bater mais forte em seu peito”, a roda de conversas com as mulheres visitou, na última quinta-feira (22), a localidade Fura Mão. O encontro aconteceu no ginásio da Unidade Escolar Doca Ribeiro.

A chefe de enfermagem Franciele Castro e a coordenadora de Imunização de Piracuruca Tuanny Fontenele conduziram a conversa com as mulheres da comunidade rural.  As moradoras da localidade Fura Mão e comunidades vizinhas foram orientadas quanto à realização dos exames que podem detectar o câncer de mama ou o câncer do colo do útero.

“Reunimos 85 mulheres de várias idades para conversamos sobre os cuidados com a saúde. Sabemos que o câncer de mama é uma das doenças que mais acomete a saúde das mulheres em todo o Brasil. Nosso objetivo é reforçar que a rede de saúde está preparada e oferece os exames necessários”, comenta Franciele Castro.

A coordenadora de imunização, Tuanny Fontenele, reforça que as mulheres da localidade Fura Mão podem realizar o exame de citologia todas as quintas-feiras. “Já as ultrassonografias, o médico do Posto de Saúde faz o encaminhamento para o Centro Médico Especializado de Piracuruca, que fica na zona urbana da cidade.  O exame de mamografia passará a ser feito em Piracuruca a partir da inauguração do hospital municipal, pois o município já dispõe de um mamógrafo”, encerra.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca leva projeto Cine Comunidade ao bairro de Fátima

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), leva aos bairros da cidade os clássicos do cinema brasileiro. O Projeto Cine Comunidade reunirá, na próxima quarta-feira (28), às 19 horas, os moradores do bairro de Fátima.

A terceira sessão de cinema popular acontecerá na Praça Santo Expedito, no bairro de Fátima. O filme escolhido para esta edição do Cine Comunidade é “2 filhos de Francisco”, lançado em 2005 e dirigido por Breno Silveira. O longa é baseado na vida dos músicos Zezé Di Camargo & Luciano.

O prefeito Raimundo Alves Filho considera que o projeto estimula a preservação dos espaços públicos de Piracuruca, o acesso à cultura e a vida em comunidade. “Estimular a cultura brasileira é fundamental para a formação social de nossos jovens que irão assistir a filmes que retratam a cultura brasileira e nordestina”, avalia.

Conceição Veras, assistente social da Semtcas, explica que o Projeto Cine Comunidade consiste em levar às comunidades o acesso à cultura, além de movimentar as praças dos bairros de Piracuruca, espaços antes pouco utilizados pelos moradores. “O objetivo é movimentar as praças e demais espaços públicos da nossa cidade e, junto com a comunidade, promover o lazer, a cultura e contribuir para a formação e educação de todos os piracuruquenses. As sessões de cinema popular acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês”, explica Conceição Veras.

As edições do Projeto Cine Comunidade são mensais. A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas) divulgará com antecedência o filme e o bairro escolhido para receber a sessão de cinema popular.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

CAPS de Piracuruca realiza mais de mil atendimentos por mês

O Centro de Atendimento Psicossocial de Piracuruca reforça a rede de atenção básica em saúde no município. Com 2.800 pacientes cadastrados e cerca de 1.500 atendimentos realizados por mês, o Caps de Piracuruca realiza o trabalho de retaguarda no atendimento a pessoas com problemas de saúde mental.

Além das consultas, farmácia de dispensação de medicamentos e atividades recreativas, um dos trabalhos realizados no Caps de Piracuruca é oficina de artesanato com material reciclado.

O trabalho é feito pelo voluntário Hermes Boson, que compartilha com os usuários o talento para transformar o que iria para o lixo em artigos para decoração. Atualmente, 30 usuários atendidos pelo Caps Piracuruca participam da oficina, que é ofertada uma vez por semana, na sede do Centro de Atendimento Psicossocial de Piracuruca.

 “Já observamos resultados positivos entre os usuários, como, por exemplo, a redução no uso de medicamentos psicotrópicos, pois estamos estimulando a mente e proporcionado uma atividade que promova a interação social, estamos contribuindo para a evolução desse paciente”, avalia Hermes Boson.

 Conceição Fontenele, coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial de Piracuruca, avalia como positiva a inserção de atividades recreativas, como é o caso da oficina de artesanato. “O trabalho social realizado aqui melhora o desenvolvimento dos nossos usuários que aprendem essa nova habilidade e se sentem mais confiantes, evoluindo no tratamento médico“, encerra Conceição Fontenele.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores