Cidadeverde.com

Quadrilha invade delegacia, assalta banco e leva dois policiais como reféns

  • _MG_2525.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2521.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2515.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2504.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2501.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_2493.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde

Atualizada às 17h51

Homens armados assaltaram a agência do Banco do Brasil do município de Piracuruca, na tarde desta quinta-feira (10). Na ação, os criminosos – cerca de 10 homens – invadiram a delegacia da cidade, atiraram no policial que estava descansando e levaram outros dois PMs como reféns, entre eles, o comandante sargento Alves. 

Em coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral o subcomandante de policiamento no interior coronel Antony, descreveu a ação e afirmou que todo o efetivo da região está empenhado nas buscas pelos criminosos. "Os acusados chegaram na cidade por volta de 14h50 renderam o policial plantonista do hospital que fica no Centro da Cidade e foram ao GPM onde funciona a delegacia e lá renderam o outros policiai. Um dos bandidos bastante alterado disparava há todo momento e esse indivíduo chegou a acertar um dos seus parceiros e um policial na cabeça." contou o coronel.

A fuga foi em direção à Batalha, mas os policiais foram soltos na estrada. O carro do comandante do grupamento foi levado e acabou queimado, os outros dois veículos foram abandonados na estrada. Durante a ação, moradores chegaram a relatar que os bandidos atiraram em várias direções e os comerciantes fecharam as portas com todos os clientes escondidos dentro das lojas.

Ao sair da cidade, os bandidos ostentavam as armas para fora dos veículos e disparavam para o alto intimidando os moradores da região. 

O policial baleado está em atendimento no Hospital de Piracuruca. O pronto socorro informou que o soldado Tiago, conhecido como "Baiano" foi transferido para Teresina e seu estado é estável. Segundo o coronel Antony, o policial está consciente e conversou com a equipe médica.

Testemunha relata os momentos de terror

Uma testemunha que chegava ao banco para sacar dinheiro e foi feita de escudo humano, contou ao Cidadeverde.com os minutos de terror. "Eu estava chegando ao banco quando oito bandidos desceram de dois carros encapuzados. Eles já vinham com dois policiais como reféns. Ao todo, eles fizeram seis pessoas de escudo humano na calçada da agência", relatou.

Foto: Piracuruca ao Vivo

A testemunha, que não quis ser identificada, disse que dois homens ficavam atrás dos reféns afirmando que já tinham experiência em assaltos e que nada ia acontecer com eles. "Outros três ficavam verificando as ruas laterais próximo ao banco. Só um deles atirava pra cima", contou.

Ainda de acordo com a testemunha, um dos bandidos aparentava estar transtornado e chegou a atirar contra um comparsa. O tiro pegou na virilha. A ação durou cerca de 20 minutos.

"Eles ficavam marcando o tempo gritando: já foram 10 minutos. Quando chegou a 3 minutos para acabar a ação eles bateram no vidro da agência  e saíram levando dois policiais", afirmou.

A testemunha disse ainda que os assaltantes deixaram a agência com caixas que se assemelham a cofres.

Rayldo Pereira, Yala Sena e Hérlon Moraes
[email protected]

Piracuruca recebe agência do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste abriu uma agência em Piracuruca. Inaugurada na última segunda-feira (7), a agência também irá receber as demandas dos municípios de Brasileira e São José do Divino. O banco atenderá micro e pequenas empresas e produtores rurais, disponibilizando orientação e linhas de créditos.

Nesta quarta-feira (9), o superintendente do Banco do Nordeste para o Piauí, Luis Alberto da Silva Júnior, e gestores do Banco do Nordeste de Piracuruca visitaram a sede da Prefeitura e conversaram com o prefeito Raimundo Alves Filho (PSD). “Com a agência, Piracuruca ganha um agente de fomento no município para estimular e promover o desenvolvimento econômico e contribuir com a geração de emprego e renda", considera o prefeito.

Luis Alberto da Silva Junior destaca que a aproximação entre as instituições é essencial para o desenvolvimento da região, uma vez que o Banco do Nordeste possui linhas de créditos disponíveis para produtores rurais e donos de pequenos negócios. "Estamos à disposição da Prefeitura de Piracuruca, através de seu gestor, o prefeito Raimundo Alves Filho, para que possamos planejar e executar parcerias que tragam desenvolvimento para o município. Seja na liberação de linhas de créditos para pequenos empresários e produtores rurais ou na captação de recursos", frisa Luis Alberto.

Participaram do encontro o gerente da agência do Banco do Nordeste em Piracuruca, Geneci Amorim, e outros membros da instituição financeira.

Veja inscrições homologadas para seletivo da área de saúde em Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou, nessa segunda-feira (7), o Edital nº001/2016 com o resultado da homologação das inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária na área da saúde.

A lista das inscrições homologadas envolve os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Nutricionista, Educador Físico, Médico Veterinário e Psicólogo.

A contratação será pelo prazo determinado de 12 meses e se regerá pelo Regime Jurídico Administrativo, podendo ser prorrogada nos termos da lei.  O vencimento para cargo superior é a partir de R$ 1.060,00; e, para nível médio, o valor do vencimento é de R$ 1.014,00.

Confira a lista de inscrições homologadas:

Agente Comunitário de Saúde - bairro Baixa da Ema – Microárea 58

01. Ana Caroliny de Sousa Fontenele

02. Antonia Maria dos Santos Silva

03. Benones Ribeiro Magalhães Filho

04. Elizângela de Sousa Magalhães

05. João Gualberto da Costa Ribeiro Júnior

06. Maria das Graças Lopes Pedrosa

07. Maria dos Remédios Veras Silva

08. Mykaelly Pontes Carvalho

Nutricionista

01. Ana Caroline Lopes da Silva

02. Antonio Elielton de Paiva Silva

03. Cybele Gomes Avelino

04. Isabela Pereira Serra

05. Mayarla Patrícia Nunes Machado Avelino

06. Nájella Késsia Matos Alberto

Educador Físico

01. Fernanda Maria Avelino Fortes

02. Kelly Krystina Machado de Sousa

03. Maria Oneide Fortes de Morais

Médico Veterinário

01. Antonio Carlos de Amorim

02. Jacy Fortes de Meneses

03. José Mauro de Castro Ferreira

Psicólogo

01. Antonia Coutinho Aguiar

02. Darciane Brito Moraes

03. Maria de Lourdes Batista Fontenele Neta

04. Paulo Gustavo Cerqueira Escórcio

05. Thaís Castelo Branco de Moraes Silva 

 

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca oferece atividades esportivas e culturais para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece, para 68 alunos - com idade entre 7 e 14 anos -, atividades culturais e esportivas.

Os alunos participam de aulas de capoeira e oficinas de violão, que são algumas das modalidades ofertadas. O objetivo é da ação é que as crianças e adolescentes ocupem o contra-turno  escolar.

Raimunda Carvalho é orientadora social das turmas. A professora ressalta que além das atividades esportivas e culturais com as crianças e os adolescentes, as famílias também recebem acompanhamento. "Estamos sempre em contato com a família. Essa aproximação garante um desenvolvimento saudável para os nossos alunos", avalia.

A aluna Bianca Maria, de 9 anos, participa de uma série de ações realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. "Faço aula de capoeira e violão. Todas as tardes tenho essa rotina. Aqui tem brincadeiras, eu aprendo coisas novas e encontro os meus amigos", encerra Bianca Maria.

Campanha de combate à dengue ganhará reforço de professores e alunos

Envolver alunos e professores no combate ao mosquito Aedes aegpty é o novo projeto da Prefeitura de Piracuruca. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação passarão a atuar juntas nas ações que visam barrar o avanço de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika vírus.

A proposta é que aproximadamente 200 educadores e 4 mil alunos da rede municipal de ensino em Piracuruca tornem-se multiplicadores  das informações. Identificar e eliminar os possíveis criadouros, manter os quintais e terrenos limpos, organizar corretamente o lixo e recolher os recipientes que possam acumular água parada são algumas das dicas que professores e alunos darão para a comunidade.

O prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) explica que a mobilização será contínua e reforçará a Campanha de Combate à Dengue já realizada em todo o território de Piracuruca, através dos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes dos Postos de Saúde, das zonas urbana e rural da cidade. “O objetivo é que cada cidadão de Piracuruca contribua com a campanha de combate à dengue. Assim, o nosso município ficará cada vez mais protegido”,  reforça o prefeito.

Nesta quinta-feira (15), os professores assistiram a uma palestra conduzida pela enfermeira Rosa Célia, da UBS Guarani, que pontuou as principais informações sobre o mosquito Aedes aegpty e de como combater este vetor. O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF).

O secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, explica a metodologia do trabalho em parceria dos profissionais da saúde e da educação. “Esse trabalho em conjunto já acontece. O que nós vamos fazer é ampliar o alcance das ações agora com o apoio dos professores, dos alunos e de suas famílias. O trabalho começa na sala de aula com os professores conscientizando os alunos, em seguida vamos todos para as regiões de cada escola municipal informar a comunidade, identificar os criadouros do mosquito e trabalhar para que o nosso município fique livre dos casos de Dengue”, destaca Valderi Machado.

Rayane Fernanda Lemos, secretária municipal de Educação, enfatiza que os professores estão empenhados para contribuir com as ações de promoção e prevenção de saúde realizada no município. “Acredito que as novas ações, agora com o apoio dos professores e envolvendo os alunos, trarão bons resultados para o nosso município”, avalia Rayane Fernanda Lemos.

Na próxima semana, as secretarias de Educação e de Saúde irão promover uma reunião com os pais e ou responsáveis para apresentar a proposta.  Na semana seguinte os professores e alunos já iniciarão os mutirões de mobilização nas comunidades, pois, durante todo esse período, os professores já estarão trabalhando a temática com alunos em sala de aula. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Campanha de combate à dengue ganhará reforço de professores e alunos

Envolver alunos e professores no combate ao mosquito Aedes aegypti é o novo projeto da Prefeitura de Piracuruca. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação passarão a atuar juntas nas ações que visam barrar o avanço de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika vírus.

A proposta é que aproximadamente 200 educadores e 4 mil alunos da rede municipal de ensino em Piracuruca tornem-se multiplicadores  das informações. Identificar e eliminar os possíveis criadouros, manter os quintais e terrenos limpos, organizar corretamente o lixo e recolher os recipientes que possam acumular água parada são algumas das dicas que professores e alunos darão para a comunidade.

O prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) explica que a mobilização será contínua e reforçará a Campanha de Combate à Dengue já realizada em todo o território de Piracuruca, através dos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes dos Postos de Saúde, das zonas urbana e rural da cidade. “O objetivo é que cada cidadão de Piracuruca contribua com a campanha de combate à dengue. Assim, o nosso município ficará cada vez mais protegido”,  reforça o prefeito.

Nesta quinta-feira (15), os professores assistiram a uma palestra conduzida pela enfermeira Rosa Célia, da UBS Guarani, que pontuou as principais informações sobre o mosquito Aedes aegpty e de como combater este vetor. O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF).

O secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, explica a metodologia do trabalho em parceria dos profissionais da saúde e da educação. “Esse trabalho em conjunto já acontece. O que nós vamos fazer é ampliar o alcance das ações agora com o apoio dos professores, dos alunos e de suas famílias. O trabalho começa na sala de aula com os professores conscientizando os alunos, em seguida vamos todos para as regiões de cada escola municipal informar a comunidade, identificar os criadouros do mosquito e trabalhar para que o nosso município fique livre dos casos de Dengue”, destaca Valderi Machado.

Rayane Fernanda Lemos, secretária municipal de Educação, enfatiza que os professores estão empenhados para contribuir com as ações de promoção e prevenção de saúde realizada no município. “Acredito que as novas ações, agora com o apoio dos professores e envolvendo os alunos, trarão bons resultados para o nosso município”, avalia Rayane Fernanda Lemos.

Na próxima semana, as secretarias de Educação e de Saúde irão promover uma reunião com os pais e ou responsáveis para apresentar a proposta.  Na semana seguinte os professores e alunos já iniciarão os mutirões de mobilização nas comunidades, pois, durante todo esse período, os professores já estarão trabalhando a temática com alunos em sala de aula.

Prefeitura de Piracuruca entrega sementes de milho e feijão para 500 agricultores

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semaa), fará a entrega de sementes de milho e feijão para 500 agricultores do município.
 
Os agricultores devem comparecer à sede da Secretaria, a partir desta quinta-feira (25). O horário de atendimento começa às 07h30 e vai até às 12h.  Cada agricultor irá receber dois quilos de milho e três quilos de feijão. A entrega de sementes é viabilizada através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí.
 
“Os agricultores terão as lavouras garantidas com a entrega das sementes. Cada produtor receberá dois quilos de milho e três quilos de feijão. A maior parte dessa produção é comercializada nas feiras em Piracuruca. Essa é a principal fonte renda dos agricultores e a entrega das sementes poderá ampliar a renda de centenas de famílias”, avalia o secretário de Agricultura e Abastecimento, Raimundo Brito Neto.

Prefeitura de Piracuruca fará inauguração de seis obras nesta sexta (26)

Na próxima sexta-feira (26), a Prefeitura de Piracuruca fará a entrega de seis importantes obras para a população. Saúde, educação e esporte estão entre as áreas contempladas. 


 
Academias de saúde, quadras poliesportivas, um centro médico e uma creche com capacidade para atender 240 crianças. São alguns dos equipamentos públicos que serão entregues aos piracuruquenses.  O deputado estadual Wilson Brandão (PSB) e o deputado federal Júlio César (PSD) participarão das solenidades de inauguração.
 
O prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) destaca que as obras ampliarão as ações da Prefeitura na promoção da saúde, no incentivo ao esporte e na melhoria da infraestrutura das escolas do município.
 
“É com muita satisfação que iremos inaugurar e entregar para a população o centro médico, as academias de saúde, a creche e as quadras poliesportivas. São equipamentos públicos que atenderão as demandas de piracuruquenses de variadas idades. É nosso compromisso promover a saúde, a prática de esporte e garantir estrutura para as escolas do município”, considera Raimundo Alves Filho.
 
Confira as obras que serão inauguradas:
 
Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Doca Ribeiro na localidade Fura-Mão - às 17h;
 
Academia da Saúde no Bairro Três Lagoas - às 17h30;
 
Academia da Saúde no Bairro de Fátima - às 18h;
 
Creche Missionária Débora Alencar no bairro Esplanada - às 18h30;
 
Centro Médico da Esplanada - às 19h;
 
Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Raimundo Nonato da Trindade no bairro Esplanada - às 19h30 (Solenidade de Encerramento).

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Adolescentes são suspeitos de incêndio em Piracuruca

  • IMG_7989.JPG Piracuruca ao vivo
  • pirac2.jpg Piracuruca ao vivo
  • pirac1.jpg Piracuruca ao vivo
  • IMG_8019.JPG Piracuruca ao vivo
  • IMG_8045.JPG Piracuruca ao vivo

A Polícia Civil de Piracuruca, localizada a 190 km de Teresina, está investigando o envolvimento de quatro adolescentes em um incêndio criminoso ocorrido na última quinta-feira em um prédio histórico onde funcionava o CSU- Centro Social Urbano.

O incêndio iniciou por volta das 23h, mas só foi percebido muito tempo depois, quando as chamas já estavam altas e uma nuvem de fumaça começou a se espalhar pela rua. Populares teriam percebido as chamas e tentado controlar o fogo inicialmente, sem sucesso. A prefeitura ainda forneceu um carro pipa para evitar o pior, mas não adiantou.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Parnaíba – a unidade mais próxima da cidade- foi acionada, mas devido a distância, só chegaram muito tempo depois e conseguiram extinguir as chamas rapidamente por volta das 4h. 

Um grupo de adolescentes teria sido visto saindo do prédio pouco tempo antes das chamas. Três foram apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar e um deles teria confessado o ato.

Da Redação [Com informações do Piracuruca ao vivo]
[email protected]

Força Nacional visita percurso da Tocha Olímpica em Piracuruca

Os representantes da Força Nacional visitaram o Parque Nacional de Sete Cidades, nesta sexta-feira (19), para conhecer o percurso que a Tocha Olímpica irá percorrer. No próximo mês de junho, Piracuruca receberá o símbolo das Olimpíadas 2016, que acontece no Brasil.

A passagem da Tocha Olímpica pelo município está marcada para o dia 10 de junho e percorrerá um trecho de 2,5 km pelo centro da cidade. O percurso da Tocha Olímpica também deverá passar por alguns pontos do Parque Nacional de Sete Cidades: o arco do triunfo, a pedra da tartaruga e o mirante receberão o símbolo das olimpíadas.
 
Em visita ao Parque Nacional Sete Cidades, o Capitão Mafra destacou que a Força Nacional fará a segurança do evento em todas as cidades por onde a Tocha Olímpica passar. “No dia 10 de junho, data em que a Tocha Olímpica passará por Piracuruca, teremos 30 homens fazendo a segurança do evento”, comenta o Capitão.
 
Anne Mary Cerqueira, chefe de gabinete da Prefeitura de Piracuruca, acompanhou a visita da Força Nacional e destacou que os preparativos para receber a Tocha Olímpica estão adiantados. “Piracuruca está com o projeto todo adiantado, seguindo as normas do Comitê. Hoje a Força Nacional conheceu o percurso do Parque Nacional Sete Cidades e aprovou o trajeto. Será um evento muito bonito e que colocará Piracuruca em evidência para todo o país”, avalia Anne Mary Cerqueira.
 
Cristino Pereira, diretor do Parque Nacional Sete Cidades, destaca que os pontos por onde a Tocha Olímpica passará já estão preparados. “Um momento importante para a história do Parque Nacional Sete Cidades”, pontua Cristino Pereira.
 
Luciano Sousa, presidente da Força Tarefa de Piracuruca para as Olimpíadas 2016, reforça que a passagem da Tocha Olímpica por Piracuruca será um momento marcante. “Estamos preparando uma festa muito bonita e contamos com a participação de todos os piracuruquenses”, encerra Luciano Sousa.

 

Posts anteriores