Cidadeverde.com

Alunos de Piracuruca celebram cultura indígena

As escolas municipais de Piracuruca realizaram aulas interativas por ocasião do Dia do Índio, comemorado nessa terça-feira, 19 de abril. As vestimentas, a cultura  e as comidas típicas que fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros foram alguns dos temas trabalhados durante atividades culturais preparadas pelos professores.

Na Escola Municipal Raimundo Nonato da Trindade os alunos foram recepcionados pelos colegas, com cocares e outros adereços típicos dos povos indígenas. As principais tribos e o modo de vida do povo indígena foram alguns dos temas trabalhados pelos alunos.

Na Creche Missionária Débora Alencar, onde estudam cerca de 240 crianças,  os alunos também conheceram os detalhes da cultura indígena. As tradicionais pinturas indígenas e a alimentação baseada no que a natureza oferecia aos índios, como, por exemplo, o milho, as caças e o peixe fizeram parte das exposições.

 
Da Redação
[email protected]
 
 

Escolas de Piracuruca recebem Projeto Multiplicar Energia

As escolas municipais de Piracuruca estão recebendo o projeto educacional Multiplicar Energia, da Eletrobrás Distribuição Piauí. O projeto tem como objetivo capacitar professores, que orientarão os alunos, para torná-los agentes multiplicadores de informações sobre o uso adequado da energia elétrica e a preservação e proteção ao meio ambiente.

Nesta primeira semana, os técnicos estão visitando as escolas para realizar o acompanhamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas. Entusiasmado, o coordenador do projeto, Edson Duarte, explica que durante o mês de abril 11 escolas da cidade serão contempladas.

“Os níveis do projeto estão excelentes. Os professores estão mobilizados para vencer a competição que premiará as escolas vencedoras com placas e troféus; os professores com tabletes; e os alunos receberão medalhas”, diz Edson Duarte, coordenador do projeto Multiplicar Energia.

Estéfano Nunes, coordenador da unidade móvel do Multiplicar Energia, fala que o Caminhão Escola da Eletrobrás é equipado com televisão, som e todos os recursos de áudio e vídeo indispensáveis para uma aula dinâmica. “É num 'caminhão escola' (caminhão que vira sala de aula), especialmente desenvolvido para o projeto, que estudantes e professores descobrem, juntos, as curiosidades sobre a energia elétrica”, destaca o Estéfano Nunes.

Na Escola Municipal Hermínio Conde, que participa da competição, o projeto “O futuro depende de nós” também é voltado para a valorização da vida e do meio ambiente. “Temos várias ações planejadas. Iremos plantar árvores dentro de fora da escola. Queremos ultrapassar os muros das escolas e levar nosso projeto para a comunidade”, finaliza Francisca Maria, diretora da escola.

O Multiplicar Energia segue até o dia 29 desse mês, data prevista para culminância das ações.

MP pede agilidade na decisão que determina reforço na segurança pública

O promotor de Justiça Ari Martins, com atuação em Piracuruca, requisitou ao Comandante do 12? Batalhão de Polícia Militar do Piauí a designação de oito novos policiais militares e de uma viatura para o reforço da segurança pública no município. Nos últimos meses, os habitantes de Piracuruca foram vítimas de uma onda de violência, que incluiu arrastões e assaltos de grande porte em bancos e casas lotéricas. 

O Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública, preocupados com a situação, ajuizaram ação civil pública com o objetivo de aumentar o efetivo de policiais. Até então, a cidade contava apenas com onze policiais militares para quatro turnos de atividade.

O Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Piracuruca, João Bandeira Monte Júnior, deferiu o pedido, determinando que o Estado do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, deslocasse mais oito policiais militares e uma viatura para a cidade. 

A decisão foi expedida no dia 30 de março, mas o Poder Executivo ainda não foi formalmente cientificado, por conta da alta demanda de serviços no Tribunal de Justiça. 

“Ainda assim, a Polícia Militar, de forma espontânea e diligente, encaminhou uma equipe do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) para reforçar a segurança pública em Piracuruca. Mas esse reforço provisório encerra sua missão na cidade na próxima sexta-feira, 15 de abril, de acordo com as informações transmitidas pela própria tropa a esta Promotoria de Justiça”, relata Ari Martins.

O representante do Ministério Público considera que, se o município voltar a contar apenas com o pequeno efetivo original – 11 policiais designados e 8 trabalhando – toda a população voltará a ser exposta à mesma onda de violência, talvez até maior, de que já é vítima há mais de um ano. 

“Mesmo ainda não formalmente cientificado o Executivo Estadual, a decisão já foi lançada, é pública, está disponível para consulta. Por isso, o Ministério Público, como guardião constitucional do interesse público, requisita que sejam enviados, tão logo esteja cumprida a missão do BOPE, os oito novos policiais militares e uma nova viatura, nos termos da decisão liminar judicial”, explica o Promotor de Justiça.

Caso o 12? Batalhão não tenha condições de atender imediatamente à requisição, deve enviar reforço policial suficiente, de acordo com as possibilidades e a experiência da Polícia Militar.

 

[email protected]

Ex-prefeito seria o condutor do carro que matou estudante na PI-110

  • Capa.jpg Piracurucaaovivo
  • IMG_0765.JPG Piracurucaaovivo
  • peças.jpg Piracurucaaovivo
  • Bruno.jpg Piracurucaaovivo

O ex-prefeito de Piracuruca Raimundo Vieira seria o condutor do veículo envolvido no acidente que matou a Ana Karuline, 15 anos, na noite do último domingo (10), na PI-110, entre as cidades de Piracuruca e São João da Fronteira. Na manhã de ontem (12), o ex-gestor compareceu espontaneamente à delegacia de Piracuruca com um advogado, mas só deve depor nesta quinta-feira (14). A estudante era última ocupante da moto e andava no veículo com seu noivo e o irmão dele que ficaram feridos.

"Estamos colhendo depoimentos de testemunhas, o que até agora apuramos é que foi uma conduta culposa e não houve dolo. Houve omissão de socorro, mas tudo isso está sendo verifacado", disse o titular da Delegacia de Piracuruca, Ricardo Oliveira.

Em entrevista a um site local, o ex-prefeito teria desabafado: "Niguém faz isso porque quer, foi uma fatalidade. Estou transtornado". O ex-gestor teria dito ainda que foi surpreendido pelo motociclista e não teve como desviar para evitar o acidente. Ele teria fugido do local com medo de um possível linchamento.

Ao comparacer à delegacia, ele foi em um outro veículo, porque o carro envolvido no acidente, supostamente, estaria com defeito. O emblema do carro que colidiu na moto, bem como o limpador de para-brisa foram recolhidos no local da colisão.

O delegado acrecenta ainda que o teste de bafômetro não foi realizado porque a PI-110 não é de jurisprudência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também porque o condutor não havia sido localizado.

"Ele se colocou à disposição, mas ontem devido a vários flagrantes de furto, tive que transferir a oitiva dele para amanhã", reitera o delegado.


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Piracurucaaovivo

Jovem morre e noivo fica ferido em acidente de trânsito na PI-110

Uma garota de 15 anos morreu em um acidente de trânsito na PI-110, entre as cidades de Piracuruca e São João da Fronteira. O noivo da vítima e o irmão dele ficaram feridos. A colisão ocorreu na noite de ontem (10). 

O trio andava em uma motocicleta e foi surpreendido por um carro ainda não identificado, que bateu na traseira da moto derrubando Ana Karuline, Lucas Araújo Magalhães e o irmão dele de apenas 10 anos de idade. Os três foram arremessados. 

Moradores não aguardaram a chegada da ambulância e levaram a jovem ao hospital em um carro particular, na tentativa de salvá-la, mas a garota- que era a última ocupante da moto- teria quebrado o pescoço e não resistiu. Os irmãos sofreram apenas escoriações nos braços e pernas. 

Ao saber da morte da noiva, Lucas Gabriel ficou desesperado. Familiares da garota também não se conformavam com a perda precoce de Ana Karuline. 

 

Com informações Piracururaaovivo
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca amplia número de leitos no hospital municipal

 
O Hospital Municipal Doutor José de Brito Magalhães, em Piracuruca, ampliou o número de leitos e, respectivamente, a capacidade de atendimento. Nessa quarta-feira (06), foram entregues 24 novos leitos para o hospital, que a partir de agora, passou a contar 40 leitos disponíveis para os casos clínicos com necessidade de internação.
 
O prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) visitou o hospital e conferiu a instalação dos novos leitos. “Temos avançado na estruturação da saúde de Piracuruca, abrindo novos centros médicos, pois, a saúde pública é uma rede articulada que vai desde a atenção básica até o atendimento especializado. O hospital municipal também passa por essa reestruturação e a chegada dos novos leitos ampliará a nossa capacidade de atendimento. O hospital está pronto para receber a demanda de pacientes”, garante Raimundo Alves Filho.
 
A diretora do hospital, Zilca Patrícia, ressalta que o Hospital Municipal Doutor José de Brito Magalhães é referência em saúde, inclusive, para os municípios vizinhos. “A reestruturação do hospital tem permitido garantir o atendimento de qualidade aos piracuruquenses e aos demais pacientes de outras regiões. Priorizamos o atendimento humanizado e uma eficiente estrutura física, o que nos assegura resultados positivos no atendimento médico de toda a população que busca por atendimento no hospital”, avalia Zilca Patrícia.
 
O hospital do município passou por recente reforma e tem recebido, desde o mês passado, máquinas e móveis para diversos setores como, por exemplo, o centro cirúrgico, que já está todo equipado, a cozinha e a lavanderia. Para atender uma população de mais de 28 mil habitantes, além dos médicos plantonistas, o hospital conta com nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiros na equipe de saúde.

Prefeitura de Piracuruca divulga resultado final do teste seletivo da saúde

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2016, realizado pela Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, nesse sábado (02), o resultado final do Teste Seletivo Simplificado para contratação temporária e por tempo determinado para a área da saúde.

Os candidatos disputaram vagas para os cargos de Psicólogo, Educador Físico, Nutricionista, Agente Comunitário de Saúde e Médico Veterinário.

Confira abaixo a lista com o resultado final do Teste Seletivo após a análise curricular e entrevista dos candidatos.

CARGO: NUTRICIONISTA

1º   Mayarla Patrícia Nunes M. Avelino 75,5 pontos

2º   Antonio Elielton de Paiva Silva  72,5 pontos

3º   Nájella Késsia Matos Alberto   69,5 pontos

4º   Ana Caroline Lopes da Silva   69,0 pontos

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO 

1º   José Mauro de Castro Ferreira  72,5 pontos

2º   Jacy Fortes de Meneses   68,0 pontos

3º   Antonio Carlos de Amorim 52,5 pontos

CARGO: PSICÓLOGO

1º   Antonia Coutinho Aguiar 64,75 pontos

2º   Maria de Lourdes B. Fontenele Neta   62,0 pontos

3º   Paulo Gustavo Cerqueira Escórcio   54,75 pontos

4º   Darciane Brito Moraes  49,0 pontos

5º   Thais Castelo Branco de M. Silva 47,0 pontos

CARGO: ACS – BAIXA DA EMA – MICROÁREA 58

1º   Laiz Mara Meneses Macedo 85,0 pontos

2º   Antonia Maria dos Santos Silva 70,75 pontos

3º   Maria das Graças Lopes Pedrosa 61,5 pontos

4º   Elizângela de Sousa Magalhães 59,5 pontos

CARGO: EDUCADOR FÍSICO

1º   Maria Oneide Fortes de Morais 73,75 pontos

2.º Fernanda Maria Avelino Fortes 61,0 pontos

3.º Kelly Krystina Machado de Sousa   57,5 pontos

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Dupla sofre acidente após perseguição policial em Piracuruca

Uma dupla suspeita de praticar vários assaltos na cidade de Piracuruca, a 196 km de Teresina, se deu mal no início da noite da quinta-feira após uma perseguição policial. Durante a fuga, os dois ocupantes de uma moto acabaram caindo e tiveram várias fraturas nas pernas. Eles estão internados no Hospital Regional de Piripiri sob vigília da polícia e serão encaminhados para a Delegacia.

De acordo com a PM, a dupla em uma moto Fan apresentou comportamento suspeito e, durante abordagem feita por policiais do moto patrulhamento, iniciou a fuga. Eles percorreram várias ruas do centro da cidade e acabaram colidindo violentamente com um carro e um poste. Sem conseguirem andar, com fraturas nos braços e pernas, foram socorridos por uma equipe do Samu- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- e encaminhados para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, na cidade vizinha de Piripiri.

Um dos suspeitos foi identificado como Ricardo Gomes dos Santos, de 19 anos, e um adolescente. O primeiro havia sido detido há cerca de um mês acusado de ter espancado a namorada.

A moto apreendida estava com o chassi raspado e, após consulta da PM, foi descoberto que a mesma havia sido roubada há três dias.

Com a dupla, foi apreendido ainda um facão, que segundo a PM, seria usado para a prática de assaltos.


Diego Iglesias
[email protected]

Agentes de Saúde de Piracuruca participam de curso técnico

Teve início, nesta quinta-feira (31), as aulas do curso técnico para os Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação terá duração de dois anos e conta com a participação de 28 agentes da região.
 
O curso é resultado de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, e é desenvolvido por meio da Escola Técnica do SUS.
 
As aulas serão realizadas a cada 15 dias na sede da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Aberta do Brasil. “O curso vem sendo desenvolvido em todo o Piauí desde 2006, e conta com uma carga horária de 1.200 horas/aula”, explica Vera Alice, coordenadora pedagógica do Curso Técnico para Agentes de Saúde.
 
Nayana Santos, coordenadora técnica do Curso Técnico para Agentes de Saúde, ressalta que além dos agentes de Piracuruca participam também profissionais dos municípios vizinhos.
 
“O curso irá proporcionar aos profissionais conhecimentos novos que irão contribuir para o melhor atendimento das famílias da região”, pontua Layana Renata, coordenadora pedagógica do Curso Técnico para Agentes de Saúde.

 

Após liminar, comandante anuncia envio de 100 PMs para a região norte do PI

Cerca de 100 policiais serão deslocados para a região Norte do Piauí no início do segundo semestre deste ano. O envio da tropa ocorre após liminar deferida pelo juiz João Bandeira Monte Júnior, que deu um prazo de 72 horas para que a Secretaria de Segurança, enviasse mais policiais para Piracuruca, em virtude dos últimos crimes que vêm ocorrendo no município e assustando a população. 

"Estamos esperar chegar o dia 31 de julho para enviar 30 PMs para Piracuruca, 30 para Luzilândia e mais 40 para municípios daquele entorno reforçando o policiamento nos pequenos municípios. Esses policiais que serão enviados estão sendo formados agora e vamos formar mais policiais para a Força Tática, a exemplo do que fizemos em outras cidades com o porte de Piracuruca. Eu ainda não recebi nenhuma notificação da Justiça, mas digo que-desde já- a decisão está cumprida. Ontem mesmo determinei que as forças especiais do Bope e da Rone se deslocassem para Piracuruca. Vamos fazer isso mensalmente até julho, quando será enviado o novo efetivo", disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.

Atualmente 340 policiais militares estão em formação e serão enviados para o interior do Piauí. O comandante ressalta que todas as regionais estão equipadas com armamento de grosso calibre. "A missão que cabe à PM está sendo feita em todo o Piauí. O mais importante é que conseguimos controlar, embora em níveis ainda não tão aceitáveis- o crime em todo o Piauí. De 2010 a 2014, o número de homicídios vinha crescendo em 100% e agora os indíces são muito mais baixos", reitera.

O coronel Carlos Augusto ressalta, que desde que assumiu o comando da PM-PI, tem reforçado as divisas do Estado e investido na formação de mais profissionais para coibir a criminalidade. 


Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores