Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Profissional Contábil está entre os dez mais procurados

“A graduação em Ciências Contábeis prepara o profissional para coordenar e controlar registros financeiros, fornecendo informações precisas para a tomada de decisões. Além disso, ela oferece formação em finanças e estratégia em contabilidade, preparando o aluno para lidar com os padrões internacionais de contabilidade em vigor no mundo todo”, afirma o coordenador do curso da Trevisan Escola de Negócios, Ricardo Cintra.

Ele diz que o profissional pode ter atuação autônoma ou ocupar a posição de empresário da contabilidade. “Também pode atuar com auditoria independente ou interna e consultoria tributária. Controller, auditor fiscal e perito contábil, são funções totalmente apropriadas ao contador”, diz.

Cintra conta que o contador pode atuar, ainda, como membro de conselho fiscal e de administração, árbitro em câmaras especializadas, membro de comitês de auditoria, ou membro de entidades de classe. “Atuação executiva e acadêmica são, também, possibilidades reais para o contador.”

Segundo o coordenador, o mercado de trabalho está consolidado no mundo. “A profissão tem a quarta maior demanda no mundo e no Brasil ela é crescente, figurando entre as dez mais procuradas. ”

Entre as características técnicas necessárias para ingressar na carreira, Cintra diz que é preciso gostar e ser capaz de trabalhar organizadamente, apreciar métodos quantitativos de análise e aplicações da matemática aos temas financeiros. Além de ter capacidade de interação multidisciplinar. “É preciso ter consciência de que a atualização constante é imprescindível, pois a regulamentação é abundante e sempre adaptada às necessidades.”

A estudante do quarto semestre da Trevisan, Ellen Aparecida dos Santos, conta que é apaixonada pelo curso e acha incrível as diversas possibilidades de atuação que a profissão oferece. “Poder analisar a saúde financeira de uma empresa e ajudá-la a se manter saudável por meio de análises, faz meus olhos brilharem.”

Atualmente, Ellen faz estágio na área de Impostos Indiretos da Goodyear do Brasil Produtos de Borracha Ltda. A estudante conta que o ambiente de trabalho é muito bom e que isso tem contribuído para o seu aprendizado.

“Nas rotinas mensais faço relatórios e planilhas para fechamentos de impostos como INSS Retido, PIS/COFINS-ST para gerar as obrigações acessórias para a Receita Federal”, explica. A aluna diz que em alguns casos ajuda a fazer declarações como Siscoserv para a Receita, além de registrar pagamentos de impostos no banco.

Ellen afirma que depois de formada pretende fazer cursos de especialização. “Tenho interesse por várias áreas, mas algumas escolhas dependem de como a minha vida profissional vai se desenvolver nesses próximos dois anos de curso que estão por vir.”

Além de se especializar na área, a estudante afirma que gosta muito de escrever e futuramente pretende escrever sobre contabilidade para algum veículo de comunicação. “Quero contribuir com a sociedade com material de qualidade.”

Fonte: CRIS OLIVETTE – O Estado de S.Paulo

Curso abordará sobre Contabilidade na Construção Civil

O CRC-PI realizará, neste sábado (31) o Curso “Contabilidade na Construção Civil de acordo com as novas regras contábeis e a Legislação Fiscal”. O ministrante será o contador Francisco Coutinho Chaves.

A realização dessa atualização acontece num momento em que o setor da Construção Civil tem demonstrado relevante crescimento em todo o país. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, a área da Construção deve crescer cerca de 4% em 2013.

O evento promovido pelo Conselho abordará temas como: modalidades de sociedade e a nova legislação que versa sobre a construção de shoppings, financiamentos e empréstimos para a construção de obras.

O curso será realizado no auditório do CRC-PI, a partir das 8h. Os interessados devem entrar em contato com o Setor de Eventos do CRC-PI através do telefone (86) 3221-7531 ou do e-mail[email protected]


Cartaz do Curso

31 3 - Cópia31 3 - Cópia (2)

Gramado (RS) será sede do maior evento do setor de serviços do Brasil


Conescap 2013 debate estratégias para o setor de serviços


O maior evento do setor de serviços do país, a 15ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap) acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto, em Gramado (RS), com o tema “Empresário de Serviços: Credibilidade, Sensibilidade e Visão Estratégica”. A expectativa é que o evento reúna 2 mil gestores e empresários da área de todo o Brasil, além de lideranças políticas.

Realizada a cada dois anos, a Conescap abre espaço para debates, troca de ideias, novos negócios e descoberta de novas tecnologias. O encontro proporciona, ainda, o aprimoramento profissional, troca de experiências e atualização de conceitos. Em paralelo à convenção, ocorre também a Feira Nacional de Negócios para o Setor de Serviços (FEINESS).

Entre os palestrantes confirmados estão o ex-ministro da Economia, consultor e articulista, Maílson da Nóbrega, e o consultor e escritor norte-americano, James Hunter, autor do best-seller “O Monge e o Executivo”. Também darão palestras outros especialistas em tributação, gestão, comportamento e legislação.

O evento é realizado pelos Sescon-RS e o Sescon Serra Gaúcha com promoção da Fenacon. 

 

15ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas deAssessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap)

Datas: 21, 22, e 23 de agosto de 2013

Local: Serra Park, em Gramado (RS)

Programação completa no site: www.conescap.com.br

 


CRC-PI promoverá o 2º Seminário de Perícia e Auditoria Contábil



Com o aumento do número de empresas no país, cresce também a demanda por profissionais tecnicamente capacitados para cuidar do patrimônio dessas organizações. Esses empreendimentos precisam se adequar a normas para gerenciar seus recursos e atividades.
No âmbito da contabilidade, existem duas áreas com a função de confirmar a veracidade de informações e investigar possíveis irregularidades nos registros contábeis. Trata-se da auditoria e da perícia contábil.
A auditoria é o conjunto de procedimentos que resultam na emissão de um parecer sobre a sua adequação, dentro dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Já a perícia contábil possui um caráter mais investigativo. É um procedimento de diligência, realizada por peritos, a fim de se evidenciar determinados fatos.
Para possibilitar aos profissionais de contabilidade uma maior ambientação com estas atividades, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), promove nos dias 9 e 10 de agosto o 2º Seminário de Perícia e Auditoria Contábil. 
De acordo com o presidente do CRC-PI Elias Dib Caddah Neto, o seminário é uma oportunidade de discutir os atuais procedimentos da Auditoria e Perícia, demonstrando o real papel dos profissionais que atuam nesta área e sua contribuição para a sociedade.
Para realizar inscrição ou para mais informações sobre o 2º Seminário de Perícia e Auditoria Contábil entre em contato com o Setor de Eventos do CRC-PI através do telefone (86) 3221-7531 ou do e-mail [email protected].
Para mais detalhes sobre o evento, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CRC-PI

CRC-PI e Tribunal de Justiça discutirão nesta sexta (02/08) sobre a "Nova Contabilidade Aplicada à Justiça Estadual"


O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí  (TJ-PI) realizará nesta sexta-feira, 02 de agosto, no auditório do TJ-PI, às 09:00h, o workshop “Nova Contabilidade Aplicada à Justiça Estadual”. O evento tem execução da Comissão de Estudos Técnicos de implantação no âmbito do TJ- PI, da Nova Contabilidade Pública, instituída pela Portaria nº 1.221, de 19 de maio de 2013.

Na oportunidade será apresentado um Relatório dos Trabalhos e discutidos temas sobre Gestão Pública, necessários para implantação da Contabilidade como um sistema gerencial. Com o relatório será entregue um plano de ação detalhado, contendo as atividades, requisitos e cronogramas de procedimentos a serem adotados com intuito de realizar a implantação da contabilidade aplicada ao setor público, nos moldes da Portaria STN nº 828, de 14 de dezembro de 2011. 

O TJ-PI passará a ter, em tempo real, informações de natureza patrimonial, orçamentária, financeira e de custos. Após implantação, por exemplo, o Tribunal de Justiça terá como demonstrar o custo unitário de um processo ou o custo de funcionamento e instalação de uma vara judicial. O novo sistema possibilitará ainda, mensurar o patrimônio e facilitar a tomada de decisões estratégicas, com o auxílio quantitativo, norteando determinadas contratações, de serviços primários a terceirizados. 


O evento, dirigido pela presidente do TJ-PI, desembargadora Eulália Pinheiro, contará com palestras do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Dib Caddah Neto; do presidente da Comissão de Estudos de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRC-PI, José Carvalho da Silva Neto; e do presidente da Comissão de Estudos para Implantação da Nova Contabilidade Pública no TJ-PI, Roosevelt dos Santos Figueiredo será aberto aos interessados, sem cobrança de inscrição.

Confira a Programação:

WORKSHOP "NOVA CONTABILIDADE APLICADA À JUSTIÇA ESTADUAL"

DIA 02 DE AGOSTO DE 2013 (SEXTA)

PROGRAMAÇÃO

9:00 hrs.

Abertura:

Presidente do Tribunal de Justiça

 

 

9:30 hrs.

Palestra 1 – A importância da Nova Contabilidade Pública e o Papel do Profissional Contábil

Elias Dib Caddah Neto

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade CRC/PI

 

 

9:45 hrs.

 

Palestra 2 – A implantação das NCASP e o Papel do Controle no Estado do Piauí

Darci Siqueira Albuquerque Junior

Controlador Geral do Estado do Piauí

 

 

10:00

Palestra 3 – Perspectivas da implantação das NCASP

 

José Carvalho da Silva Neto

Presidente da Comissão de Estudos de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRC/PI

 

10:15

Palestra 4 – Plano de Ação de implantação das NCASP no TJPI.

 

Roosevelt dos Santos Figueiredo

Presidente da Comissão de Estudos para implantação da Nova Contabilidade Pública no TJPI

 

10:40

Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PI

Café empresarial abordará sobre "Contabilidade e Tributação da Construção Civil" no Metropolitan Hotel


O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Piauí (Sescon-PI) realiza, no dia 7 de agosto, o Café Empresarial com o tema “Contabilidade e Tributação na Construção Civil. A atividade contará com palestras do auditor independente Jorge Ivan Teles e do advogado e professor universitário, Antônio Cláudio Silva.

As vagas são limitadas e os interessados podem fazer as inscrições através dos telefones (86) 3221.9557 e (86) 9812.1000. O valor das inscrições é R$ 30,00 para estudantes (necessário comprovação), R$ 40,00 para associados da Sescon Piauí e R$ 80,00 para os demais profissionais. As palestras serão realizadas às 7h30, no Metropolitan Hotel, localizado na Avenida Frei Serafim.

De acordo com auditor independente Jorge Ivan Teles, o treinamento tem o objetivo de instruir os profissionais da área da construção civil sobre as possibilidades de economizar tributos. “Com a orientação correta, os empresários e os contadores podem controlar muitos gastos, podendo economizar até mais de 10% na tributação de edificação de imóveis”, diz.

Nas palestras serão abordados, também, assuntos como, o mercado da construção civil; a importância da contabilidade como fator de fomentação de negócios imobiliários; análise de risco de crédito em bancos; regimes tributários mais adequados para construção civil; entre outros.

Palestrantes do evento:

 Antônio Cláudio

 

Graduação em Matemática – UESPI (PI) 
Graduação em Direito - IEST (PI); 
M.B.A. Formação para Altos Executivos – Fundação Dom Cabral (MG); 
Pós-Graduação em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral (MG); 
Pós-Graduação em Administração Hoteleira – UESPI (PI) 
Pós-Graduação Matemática e Estatística – UFLA (MG); 
Pós-Graduação em Ensino da Matemática – UESPI (PI); 
Pós-Graduação em Direito Tributário – FIJ (RJ); 
Pós-Graduando em Direito do Trabalho – FIJ (RJ); 
Pós-Graduando em Educação a Distância – FAP (PI); 
Mestrando em Ética e Epistemologia – UFPI (PI).


 Jorge Ivan
 
Bacharel em Ciências Contábeis -UFBA 
Registrado na CVM - Comissão de Valores Mobiliários 
Pós -graduado em Auditoria - UFPI 
Bacharelando em Direito. 

Presidente Dilma veta Projeto que extinguiria a multa extra em demissão sem justa causa

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei que extinguiria a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pago pelos empregadores no caso de demissão sem justa causa, aprovado no Congresso no último dia 3. O veto será publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira. A informação foi divulgada às 23h23 desta quarta-feira (24) na página oficial da Secretaria de Imprensa da Presidência da República no Twitter.


A aprovação do projeto pela Câmara dos Deputados foi considerada uma derrota para o governo, que já havia anunciado um possível veto. A extinção do pagamento extra, previsto na proposta, seria retroativo ao dia 1º de junho. De acordo com o Palácio do Planalto, o valor arrecadado por ano com os 10% pagos a mais pelos empregadores é de R$ 3,2 bilhões, que estariam sendo destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida.

A chamada contribuição social foi criada em 2001 para compensar as perdas nas contas individuais dos trabalhadores prejudicados por desvios dos Planos Verão e Collor, entre 1988 e 1990. Com ela, além dos 40% do FGTS pagos ao funcionário que é demitido, o empregador destinava 10% aos cofres públicos. No ano passado, o Conselho Curador do FGTS orientou o governo a extinguir a contribuição adicional porque os valores a serem pagos aos trabalhadores já haviam sido quitados. A contribuição, porém, continuou a ser exigida.

Oeiras será sede de mais um Encontro Regional de Contabilidade

No próximo dia 27 de julho, o município de Oeiras (PI) receberá o X Encontro Regional de Contabilidade de Oeiras e Região. O evento acontecerá no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) em Oeiras (PI), onde serão realizados o  Minicurso “Desoneração da Folha de Pagamento e procedimentos adotados na nova relação e emprego do empregado doméstico” ministrado por Luciano dos Santos Nunes, especialista em Legislação Trabalhista e a Palestra “SPED Fiscal, SPED – EFD Contribuições e SPED Contábil” com  Elon de Oliveira Bezerra, Contador Pós-graduado em Auditoria Contábil e Fina
Maiores informações pelos telefones (86) 9928-4200 e 3221-7531.

Cartaz do evento:

Oeiras 1Oeiras 2

 


Liberdade, Igualdade, Fraternidade e Contabilidade

 

Contribuição de Alexandre Bossi Queiroz (*)


Liberdade, Igualdade, Fraternidade e Contabilidade

Neste mês completam-se exatos 224 anos de uma profunda e grande mudança na história da humanidade: a Revolução Francesa. Em 1789 os franceses foram às ruas manifestar sua indignação e, na tarde de 14 julho, a burguesia e os camponeses franceses tomavam a Bastilha, prisão que simbolizava o despotismo da monarquia em Paris. O povo demolindo a Bastilha assinalava a inauguração de uma era, um período em que não se aceitaria mais um sistema de privilégios baseado em critérios de origem e riqueza. O lema da revolução, "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), universalizou-se, tornando-se uma bandeira para todos os homens de bem.

Aqueles ventos de mudança chegaram ao Brasil na ação do também revolucionário Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O mártir da inconfidência mineira foi morto em 1792 por defender os mesmos ideais de liberdade vindos do velho continente.

O Brasil vive, neste momento, a atmosfera daquela época. Com a metáfora do “gigante que acordou”, uma massa indignada resolveu exercer sua cidadania, indo para as ruas, questionando injustiças e exigindo mudanças. Definitivamente, os avanços dos últimos anos, com uma relativa estabilidade econômica e uma parcial inclusão social, já não são suficientes para calar a boca de uma nação que clama por ética, eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, educação e esperança.

Nos tempos atuais, em que persiste o crescente menosprezo da população pelas estruturas de governo que gastam cada vez mais e prestam menos serviços, em que escândalos de corrupção fazem parte de nosso cotidiano, em que muitos de nós manifestam frustração com uma Administração Pública que, em várias ocasiões, é objeto de clientelismo político ou marketing partidário, nosso povo tem o direito e a obrigação de cobrar mudanças. Como disse Martin Luther King, “quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.".

Nesse sentido, a participação da classe contábil nesta história é fundamental e não devemos nos omitir! Nossa união e nosso saber são essenciais para a moralidade de nosso País. Quando se fala de combate à corrupção, reivindicação presente em todas as pautas, a Contabilidade Pública e a Auditoria Governamental adquirem um papel singular.

Vamos aplicar as práticas da análise contábil e transformar dados orçamentários e contábeis em informações úteis para a nossa população. Vamos utilizar a contabilidade de custos e apurar a qualidade dos gastos públicos. Vamos usar os procedimentos de auditoria e combater a malversação do dinheiro público. Vamos usar nossa expertise em perícia contábil para vistoriar livros, registro de transações e documentos governamentais. Vamos empregar a contabilidade gerencial e mostrar alternativas aos nossos governantes. Vamos adotar as novas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e dar mais transparência à gestão governamental.

E, vamos continuar lutando para que os Tribunais de Contas deixem de ser uma ilusão. Não podemos mais aceitar a indicação de políticos para fiscalizar políticos! É de se esperar que os Tribunais de Contas sejam órgãos técnicos, isentos, que, em nome do povo, fiscalizem a sanidade das administrações públicas. No entanto, a forma como se elegem os representantes para fiscalizar o destino do dinheiro do povo é baseada, quase que unicamente, em critérios políticos, e o resultado é uma Corte de Contas que não exerce com eficácia seu papel constitucional.

Que os ares da Revolução Francesa penetrem em nossos corações e em nossas mentes, e nos motivem a lutar por uma sociedade mais justa!


 (*) Alexandre Bossi Queiroz – Contador, Consultor Legislativo, Professor Doutor do Centro Universitário UNA e Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/MG.

Senado aprova extensão do Simples Nacional para advogados

Untitled 1223 OAB defende no Senado inserção da advocacia no Simples Nacional

Inclusão no regime de tributação simplificada vai agora para a Câmara.

De acordo com dados da OAB, 90% dos 800 mil profissionais cadastrados no país seriam beneficiados


O Senado aprovou projeto de lei que estende os benefícios do Supersimples aos advogados.

Criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, o programa do governo federal oferece regime tributário diferenciado para micro e pequenas empresas.

A inclusão da nova atividade foi aprovada no plenário e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), cerca de 90% dos cerca de 800 mil profissionais cadastrados na entidade seriam beneficiados com a mudança.

Ex-presidente da OAB, Ophir Cavalcante disse que a grande maioria dos advogados no país atua em pequenos escritórios, em situação de informalidade.

“Agora vamos ter efetivamente a possibilidade de abrir ainda mais o mercado, para que esses escritórios contratem pessoas.”

De acordo com parecer do senador Gim Argello (PTB-DF), relator da matéria em uma das comissões do Senado, “a crise internacional e o baixo crescimento econômico hoje vivenciado tornam eloquente a necessidade de expandir o regime”.

No documento, ele aponta que o número total de empresas formais teve crescimento expressivo nos últimos anos no país: saltou de 1,3 milhão em 2007 para 5 milhões em 2011.

O Simples Nacional abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP).

 

Fonte: Folha de S.Paulo

Posts anteriores