Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Profissionais Contábeis devem realizar recadastramento até 31 de dezembro


Até o dia 31 de dezembro todos os profissionais da Contabilidade do Piauí que possuam registro ativo devem atualizar seus dados cadastrais por meio do site do CRC-PI (www.crcpi.org.br).


O recadastro é obrigatório para os contabilistas de todo o país, de acordo com a Resolução CFC Nº 1.404/12. Ao acessar o site do Conselho Regional, o profissional receberá uma senha exclusiva para ter acesso ao programa para a realização do recadastramento. A responsabilidade pelas informações do cadastro será totalmente do Contabilista. 

Em caso da exigência de comprovação das informações prestadas, o profissional deverá dirigir-se à sede de seu Conselho ou às delegacias regionais no período de recadastramento. 
Os profissionais que não fizerem o recadastramento serão considerados em situação pendente Maiores  informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3221-7531.

Senado aprova cobrança de IR sobre 14º e 15º salários de parlamentares

O Senado aprovou nesta terça-feira (19/11) projeto de resolução que considera tributáveis os 14º e 15º salários recebidos pelos parlamentares ao final de cada ano. Segundo o projeto, os rendimentos serão tributados pelo Imposto de Renda porque passam a ser considerados remuneração e não uma indenização. Como trata de assunto interno, o projeto não precisa passar pela Câmara e passa a ter validade imediata após a publicação, que deve ocorrer nos próximos dias.


O mesmo projeto ratificou decisão tomada em setembro pela Mesa Diretora segundo a qual a Casa arcará com o Imposto de Renda não pago pelo recebimento do 14º e 15º no período de 2007 a 2011. Neste ano, a Receita cobrou o pagamento pelo imposto e a Casa decidiu assumir no lugar dos parlamentares.


Não será cobrado imposto, entretanto, sobre dois salários extras recebidos no início e no final do mandato dos senadores, destinada a compensar despesas com mudança e transporte. Por determinação da Receita, o Senado deverá recolher o Imposto de Renda sobre esses recebimentos no passado, mas deverá entrar com ação na Justiça posteriormente para tentar recuperar esse dinheiro, conforme o projeto.


Atualmente, cada parlamentar recebe R$ 26,7 mil por mês, fora benefícios, como plano de saúde, cota para gastos de gabinete (que cobre telefone, correspondências, transporte, entre outras despesas), além de passagens áreas.


CRC-PI abre inscrições para Vogal da Junta Comercial

Estão abertas as inscrições para a escolha da lista tríplice dos representantes titular e suplente do CRC-PI para composição do Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado do Piauí. As inscrições começaram vão até o dia 21 de novembro.

O Governador Wilson Martins escolherá e nomeará os representantes, baseado na lista tríplice apresentada pelo Conselho. A escolha da lista será realizada no Plenário do CRC-PI em Reunião Extraordinária no dia 27 de novembro, às 15:00h. Os interessados em concorrer devem enviar currículo para o email: [email protected]

1ª Convenção de Contabilidade traz importantes discussões sobre os novos desafios do profissional contábil

A Contabilidade na Velocidade da Tecnologia da Informação e a postura dos profissionais diante destas mudanças serão o foco da I Convenção de Contabilidade do Piauí. O evento acontece a partir do dia 29 de novembro e segue até o dia 1º de dezembro, no Hotel Blue Tree Rio Poty e traz a Teresina uma vasta programação de palestras e atividades.




Palestras
Contabilidade Pública, Normatização Contábil das Cooperativas, Os Trabalhos Executados pelo Auditor Independente e as Normas do CFC, Arquitetura Organizacional das Empresas, Normas da Contabilidade Internacional, O Perfil do Profissional da Contabilidade da Atualidade são alguns dos temas das palestras que acontecerão no evento, que contará com a presença de nomes consagrados da Contabilidade como José Maria Chapina, Joaquim Osório, Cláudio Gonçalo, Amaro Gomes, dentre outros, sendo este último Contador piauiense, Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster e integrante do International Accounting Standards Board – IASB.

Concurso de Artigos
Para estudantes e pesquisadores da área, a Convenção está promovendo um concurso de artigos científicos. Estão habilitados a participar alunos, professores e profissionais de Contabilidade de todo o Brasil nas categorias Júnior, para estudantes e Sênior, para professores, pesquisadores, e estudantes de pós-graduação. 

Confraternização
Dia 29 - Coquetel de boas vindas com show musical de Soraya Castelo Branco;
Dia 30 - Festa do Contabilista com show musical da dupla sertaneja Waldo e Felipe;
Dia 31 - Feijoada de Encerramento, regada com muito pagode (por adesão).

Programação

Clique aqui e visualize a programação detalhada.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do site do CRC-PI (www.crcpi.org.br). 

Empresas já podem realizar agendamento para a opção do Simples Nacional

As pessoas jurídicas que queiram tributar pelo Simples Nacional (LC nº 123/2006) já podem agendar a opção pelo regime simplificado. 
No agendamento, a Receita Federal fará verificação de pendências (cadastrais e tributárias), não havendo, a opção é confirmada, com efeito, a partir de 1º/1/2013; caso existir pendências, não será aceito, devendo regularizar e solicitar novo agendamento.
O prazo de agendamento vai até o dia 28/12/2012, no Portal do Simples Nacional. A empresa pode, ainda, optar até o último dia útil do mês de janeiro de 2013

Sindicato dos Contabilistas promoverá Curso sobre Legislação Trabalhista

O Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí (SINDCONT-PI) realizará o curso sobre "Legislação Trabalhista" no dia 24 de novembro, a partir das 8:00h, no auditório do CRC-PI. O instrutor será o Contador Luciano dos Santos Nunes.

O objetivo do curso é tratar de temas referentes a legislação trabalhista como, Sujeitos do Direito do Trabalho, Contrato Individual do Trabalho, Descanso Semanal Remunerado, Contribuição Social e FGTS dentre outros assuntos.

O Investimento é de R$ 30,00. Maiores informações pelo telefone: (86) 3221-6998.

Luciano dos Santos Nunes

  • Contador pelo CESVALE ;Pós-Graduado em Auditoria  - PUC-MG – Belo Horizonte; Especialista em Legislação Trabalhista, Servidor do Ministério do Trabalho e Emprego; Professor do Curso de Ciências Contábeis do CESVALE e da AESPI; Membro da APCEPI – Associação dos Peritos Contadores do Estado do Piauí e do Sindicato dos Contabilistas do Piauí; Autor do Livro "Rotinas de Pessoal".

 



Para mais informações, visualize o cartaz clicando aqui.

Nota de Falecimento

Com pesar,  comunicamos o falecimento do Sr. Luiz Gonzaga da Graça, pai do Contador Benedito Ribeiro da Graça Neto, ocorrido ontem, dia 11.

O velório está ocorrendo na Pax União, na Av. Miguel Rosa.

O sepultamento será no Cemitério  São Judas Tadeu, as 11:00 de hoje (12/11).

 


 


Governo decide deixar caducar a MP que reabriria o Refis da Crise

O governo decidiu deixar caducar a Medida Provisória Nº 574, modificada pelos deputados para incluir o chamado Refis da Crise. Ou seja, com a modificação seria aberto um novo prazo para que pessoas físicas e jurídicas pudessem aderir a programas federais de refinanciamento de dívidas tributárias, como o Programação de Recuperação Fiscal (Refis), o Parcelamento Especial e o Parcelamento Excepcional. A adesão, de acordo com o parecer do relator Sandro Mabel (PMDB-GO), poderia ser feita até 31 de janeiro de 2013.

A validade da MP, pronta para ser votada no Senado, termina nesta sexta-feira (9).  A presidente só pode editar outra MP com o mesmo teor no ano que vem.

Na terça-feira (06), a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reiterou que o governo era “terminantemente contrário” à reabertura do Refis da Crise. “Isso já foi colocado de forma muito clara. A posição do governo é contrária, foi contrária à emenda, foi contrária à inclusão (da emenda com o Refis da Crise). O líder Arlindo Chinaglia (PT-SP) deixou isso claro na votação em que fez um destaque”, disse.

Ela alegou que a reabertura do processo de refinanciamento criaria uma situação “diferenciada”, especialmente para as empresas que tentaram aderir ao Refis fora do prazo, por meio de ações judiciais, e não conseguiram.

Prefeitos eleitos do Piauí tomam Posse do Conhecimento

O grupo JLJ, presidido pelo Contador Joaquim Bezerra Filho, vem realizando um importante trabalho nos municípios do Piauí. Trata-se de capacitação para os novos prefeitos do Estado. “Tome Posse do Conhecimento” é o nome do evento que percorrerá oito municípios pólos levando informações gratuitas sobre Planejamento e Gestão Governamental, Transição de Mandato, Comunicação Eficiente e Controle Interno.

Municípios como: Picos, Campo Maior, Piripiri, Bom Jesus e Floriano já foram contemplados com o evento. Pela programação ainda serão realizadas capacitações nas cidades de São Raimundo Nonato (dia 09/11), Água Branca (dia 22/11) e em Valença (dia 23/11).

Prazo para opção do Simples Nacional para 2013 já começou




Já está aberto e vai até 28 de dezembro o prazo para empresários fazerem o agendamento da opção pelo Simples Nacional para o exercício de 2013. De acordo com nota divulgada pela Receita Federal, os interessados podem solicitar a adesão no portal do regime simplificado na internet.
De acordo com a Receita, por meio do agendamento, o contribuinte manifesta seu interesse para o ano subsequente e antecipa a verificação de pendências impeditivas ao ingresso no regime. Dessa forma, tem tempo para regularizá-las.
Nos casos em que não houver impeditivos, o cadastro para 2013 será confirmado e no dia 1° de janeiro do ano que vem será gerado o registro oficial da opção. Caso sejam identificadas pendências, o agendamento não será aceito. O contribuinte poderá regularizar essas pendências e fazer um novo agendamento até 28 de dezembro. Depois desse prazo, a empresa ainda poderá solicitar a opção pelo Simples Nacional até o último dia útil do mês de janeiro.
O cancelamento da opção pelo Simples Nacional está disponível no mesmo período do agendamento. A Receita informou que não será realizado agendamento para empresas em início de atividade.

Fonte: Receita Federal

Posts anteriores