Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Retorno do Exame de Sufiência



No período de 10 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011 estarão abertas as inscrições para o Exame de Suficiência da área contábil, que será realizado no dia 27 de março, na mesma data e horário em todo o Brasil (das 8h30 às 12h30), horário de Brasília.

 

Agora é Lei

O Exame de Suficiência antes criado por uma Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) agora foi instituído pela Lei Nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei Nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Inscrições 

As inscrições deverão ser efetuadas no site da FBC (http://www.fbc.org.br/) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade de cada estado. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

 

Provas

Para a realização das provas, será permitido o uso de máquina calculadora, desde que o modelo não possua sistema de armazenamento de texto. As provas serão compostas, cada uma, por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada item. Será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% do total das questões.

 

As áreas abrangidas nas provas são:

 

Para técnico em contabilidade: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Noções de Direito, Matemática Financeira, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e Língua Portuguesa Aplicada.

 

Para bacharel em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Noções de Direito, Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil, Controladoria e Língua Portuguesa Aplicada.

 

Resultado 

A relação dos aprovados no Exame de Suficiência será publicada, até 60 dias depois da data das provas, no Diário Oficial da União. A contar dessa publicação, os aprovados terão o prazo de dois anos para requererem, no CRC, o registro profissional.

 

Assuma o controle de suas finanças em 2011

A frase mais falada e cantada em todo reveillon é “muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender!”, mas poucas pessoas acabam realmente tomando a decisão de tomar o comando da situação financeira. É preciso que o objetivo de ter ‘dinheiro no bolso’, ou o mais correto: investido, esteja entre suas prioridades em 2011 e para isso é necessário atitude, disciplina e muita perseverança.

Mas como começar? É preciso primeiramente entender que educação financeira não é uma ciência exata, mexendo apenas com cálculos, matemática, planilhas. Isto tudo faz parte, mas trata-se primeiramente de uma ciência humana que foca diretamente nos hábitos e costumes que geram um novo comportamento em relação ao dinheiro, fazendo com que o mesmo seja o meio para realizar sonhos.

Reúna seus familiares para debater a situação financeira, necessidades de economias e objetivos a serem atingidos, inclusive as crianças. É preciso entender que em um lar todos devem participar desta atividade. Só conscientizando a todos que o dinheiro deve ser respeitado é que conseguirão realizar os sonhos comuns e individuais.


 

É preciso respeitar o padrão de vida que família pertence e para isso é necessário um diagnóstico financeiro para descobrir qual é realmente sua situação. Tem pessoas que vivem em um padrão acima da realidade, mas estão sempre preocupadas com as dívidas e problemas decorrentes, já outras que vivem em um padrão um pouco abaixo do real e com sossego e dinheiro guardado para realização dos sonhos de curto, médio e longo prazo.

Sua família pode se encontrar em três situações: equilibradas financeiramente, endividada ou ainda investidora. Qualquer que seja a situação é preciso estabelecer uma estratégia financeira que possa garantir a saúde financeira.

CRC-PI realiza com sucesso a X Jornada de Contabilidade

Na noite da última quinta-feira (25), teve início a X Jornada Piauiense de Contabilidade, no Rio Poty Hotel, maior evento promovido pelo CRC-PI e que ocorre a cada dois anos e o VII Encontro da Mulher Contabilista do Piauí.  

Na abertura, os vencedores do concurso de artigos promovido pelo CRC-PI receberam seus prêmios. Foram eles: Karenn Patrícia e Sérgio Alves (categoria Júnior) e Alessandro Barbosa, Lucyleide Ferreira e Rita de Cássia de Sousa Aguiar (categoria Sênior).

Aconteceu também a homenagem para a contabilista Maria Erinelda Teles de Sousa, que foi homenageada com a Medalha “Pedro Tobias Duarte” (maior comenda da classe contábil piauiense), na pessoa do seu filho contador Jorge Ivan Teles, pelos seus mais de 50 anos de profissão.

Motivação

A palestra magna de abertura dos eventos foi proferida pelo professor José Henrique Domingues Carneiro, o Prof. Rico, que é contabilista e administrador, e teve como tema “Motivação e Alta Performance: Atitudes para Vencer”. Em seguida um farto coquetel foi servido com a animação contagiante de Lilly Araújo e banda.

Palestras
Na nesta sexta-feira (26), os contabilistas tiveram a oportunidade de apreciar, no período da manhã, a palestra “Educação Contábil: A Revolução do Conhecimento”, com o palestrante Edson Franco de Morais; participar da Feira de Negócios; e assistir à palestra “A Convergência da Contabilidade para Pequenas e Grandes Empresas”, com os palestrantes Geuma Campos do Nascimento e Vagner Jaime Rodrigues. No período da tarde, três palestras enriqueceram o conhecimento dos presentes na X Jornada: “Da Escrituração Manual ao SPED – As Relações do Fisco com as Empresas”, com o contador Celso Luft; “A Multiplicação da Burocracia: Grande Barreira ao Empreendedorismo”, com José Maria Chapina Alcazar; e “XBRL no Brasil e no mundo – A Tecnologia a Serviço da Contabilidade Transparente”, com Homero Rutkowski.

Mulher Contabilista

No sábado (27), dentro da programação do VII Encontro da Mulher Contabilista do Piauí ocorreram as palestras: “Elimine o estresse e injete paixão à vida profissional” proferida por Lygya Maya, e “O Novo Ambiente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público” ministrada por Heriberto do Nascimento. Na oportunidade foi apresentado um vídeo do I Encontro da Mulher Contabilista do Piauí, promovido no ano 2000 pelo Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí, na época presidido pelo atual presidente José Lopes Castelo Branco.

Encerramento

O Encontro da Mulher Contabilista foi encerrado com a execução do Hino do Contabilista, de autoria da professora Ísis Maria Martins Raposo Castelo Branco, seguido de sorteio de vários brindes para os que prestigiaram os eventos e que doaram alimentos não-perecíveis.

 

Solidariedade

Os alimentos arrecadados na X Jornada serão doados para entidades beneficentes.


      Fotos: Raulino Neto










Fiscalização da Receita sobre grandes empresas será maior



A Receita Federal intensificará a fiscalização sobre grandes empresas e pretende impedir a prática do que considera planejamentos tributários abusivos.
O secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, inaugurou na sexta-feira (26) a Delegacia Especial de Maiores Contribuintes (Demac) em São Paulo, cujo objetivo é apertar o cerco contra as 10.568 maiores empresas do País, que, de acordo com o fisco, são responsáveis por 75% da arrecadação federal.

Rede Nacional de Contabilidade em Teresina

O contador José Raulino Castelo Branco Filho, presidente da Organização Contábil Raulino Filho, esteve recentemente na cidade de Fortaleza, participando da 39ª Assembléia Geral Ordinária dos membros da Rede Nacional de Contabilidade (RNC), da qual é associado.
A 40ª Assembléia da RNC será em Teresina nos dias 24 e 25 de novembro do próximo ano.



Bodas de prata

Por falar em Raulino Filho, em 2011 a Organização Contábil Raulino Filho, completará 25 anos de fundação. Com competência e serviços de qualidade Raulino Filho vem mantendo ao longo de sua trajetória a credibilidade de seus clientes e o reconhecimento da sociedade piauiense.

 

Sefaz concede mais uma anistia fiscal


Os contribuintes que estiverem inadimplentes com a Fazenda Estadual terão mais uma vez a oportunidade de ficar em dia com a Fazenda Estadual. A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz) está concedendo anistia fiscal de multas e juros relativos ao pagamento de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A partir deste mês, de acordo com a Lei Nº 6.023/10, o contribuinte que estiver em atraso com o pagamento do ICMS, poderá ganhar até 100% de dispensa do pagamento de juros e multas relativos aos débitos fiscais ocorridos até 31 de dezembro 2009.

A anistia será concedida nos seguintes percentuais: 100%, se recolhido integralmente até 17 de dezembro de 2010; 80% se recolhido em seis parcelas e 60% se parcelado em até doze meses.

O benefício prevê ainda que os créditos tributários de ICMS decorrentes exclusivamente de penalidades pecuniárias por descumprimento de obrigações acessórias, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2009, poderão ser pagos com redução de 90% do seu valor atualizado, se integralmente recolhidos até o próximo dia 17 e de 60% se recolhido em até seis parcelas.

Sescon Piauí realiza Mutirão do Micro Empreendedor



Com o objetivo de formalizar e esclarecer todas as dúvidas do Empreendedor Individual o Sescon Piauí lançou o seu mais novo programa, o Mutirão do Micro Empreendedor.  As empresas de contabilidade optantes pelo Simples Nacional e associadas à entidade estão atendendo, gratuitamente, os empreendedores individuais prestando orientações e formalizando a sua legalização. Os interessados devem comparecer na sede da entidade, localizada na Avenida José dos Santos e Silva, 2090  ou telefonar para o número (86)  3221- 9557 para agendar o seu atendimento.  

Os trabalhadores  que se tornarem microempreendedores reconhecidos formalmente, contarão com vários benefícios, dentre eles pagar menos impostos do que como pessoa física, ter acesso a crédito e financiamentos nos bancos públicos e privados, e gozar dos benefícios da Previdência Social, tais como: aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, licença maternidade  etc

O Empreendedor Individual é enquadrado no Simples Nacional  ficando isento dos impostos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 56,10 (Contribuição Previdenciária), R$ 1,00 de ICMS (comércio ou indústria) e R$ 5,00 de ISS (prestação de serviços). Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

Para ser um Empreendedor Individual, basta ter um  faturamento de no máximo  R$ 3.000,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter apenas um empregado.

 

Alunos do IFPI visitam a fábrica do Tubarel

Alunos concludentes do Curso Técnico em Contabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI),Turma 411, visitaram na manhã do dia 16 de novembro, as instalações da Agribel (fabricante dos refrigerantes Tubarel), localizada em São Pedro do Piauí.

Os alunos foram recepcionados pelos diretores da empresa Elina Maria, Márcia Andréa e Raimundo Ferreira e por funcionários da Agribel, que apresentaram as instalações da empresa, explicando e respondendo a todos os questionamentos sobre materiais utilizados, além de todo processo de fabricação dos produtos.

 

No final da visita os alunos fizeram um farto lanche regado pelo refrigerante Tubarel em seus mais diversos sabores (guaraná, limão, uva, laranja e cola) e pelo novo produto Zupa que é zero em açúcar.

Concurso no Conselho Federal de Contabilidade



O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizará concurso destinado à formação de cadastro de reserva para os níveis médio e superior.
Há previsão de vagas para Advogados, Contadores e Analistas de Sistema, cujo salário é de R$ 4.969,58.
No nível médio as vagas serão para Auxiliar Administrativo, Assistente e Assistente Técnico/Diagramador, com salários de R$ 1.540,91, R$ 2.635,48 e R$ 3.636,60, respectivamente. 

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet por meio do site www.zambini.org.br  até o dia 12 de dezembro de 2010.
O valor da inscrição para o nível superior é de R$ 75,00 e para o nível médio é de R$ 50,00. As provas serão realizadas no dia 16 de janeiro de 2011 no período da tarde e as vagas são exclusivamente para Brasília. 
Os novos empregados serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deverão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Secretaria de Fazenda lança o Sefaz Expresso

O projeto Sefaz Expresso está sendo implantado pela Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI). Trata-se de um serviço destinado a dar uma mais agilidade aos trabalhos de fiscalização de cargas e a validação de notas fiscais referentes às mercadorias transportadas por empresas conveniadas com o Estado do Piauí. O projeto pretende viabilizar um melhor atendimento aos contribuintes.

A Secretaria da Fazenda já instalou um posto do Sefaz Expresso na empresa Termaco, trasportadora que opera no Piauí, e pretende instalar em outras seis, sendo uma delas a empresa Guanabara.
As empresas que irão receber o serviço respondem por 60% a 70% do volume de cargas transportadas no Estado. A Sefaz instalou os equipamentos necessários para o serviço e designou servidores qualificados para operacionar o novo projeto in loco.

Segundo o Coordenador da Seção de Transportadoras Conveniadas, Marcus Pablo Parente o trabalho será mais célere, afinal com a estrutura montada pela SEFAZ-PI, a validação das notas à medida que as mercadorias chegam ao pátio para descarregar, logo poderão ser liberadas em um curto espaço de tempo, finalizou. 

 
Equipe de funcionários da Sefaz Piauí na Termaco 

Através do Sefaz Expresso algumas modificações devem acontecer. O Termo de Verficação de Irregularidade (TVI) é substituido pelo Termo de Verificação Fiscal (TVF) nas atividades de fiscalização do trânsito de mercadoria. A lavradura do TVF será feita quando for constatada a ocorrência de situação que possa implicar descumprimento de obrigação principal ou acessória, relativa ao ICMS. Outra modificação que agradou muito os contribuintes é a possibilidade das mercadorias serem liberadas mais rápido. Anteriormente, a emissão das notas demoravam cerca de 24 horas ou até  6 dias, pois concentrava-se todo o serviço no posto fiscal e eram feitas de acordo com a ordem de chegada da carga.

O idealizador deste projeto é o Gerente de Trânsito da UNITRAN, auditor fiscal Carlos Gomes. Segundo Carlos: “visitando outras outras secretarias observei no Estado de Mato Grosso do Sul um projeto parecido com o Sefaz Expresso, mas aqui no Piauí existe realmente um Posto Fiscal dentro da transportadora, diferentemente do que eu observei no Mato Grosso do Sul. Dentro da empresa é montado um posto reservado para atender os contribuintes com total sigilo”.


Sefaz Expresso na Termaco

O Sefaz Expresso é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e o Sindicato dos Transportadores de Carga e Logística do Piauí (SINDICAPI).

Posts anteriores