Cidadeverde.com

Nova linha de financiamento da CEF para energia solar

Crédito: Gustavo Fring

Já está disponível mais uma possibilidade de financiamento de instalação de energia solar fotovoltaica. Trata-se do Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável para pessoas físicas, o qual pode ser contratado junto à Caixa Econômica Federal. O banco entra neste segmento, disputando o mercado com outras instituições bancárias tais como Banco do Brasil, Santander e Banco do Nordeste. A linha de crédito possibilita o financiamento de kits fotovoltaicos residenciais, além dos custos de instalação com taxas a partir de 1,18% ao mês com um prazo de pagamento de até 60 meses, com carência de seis meses para a primeira parcela.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o financiamento poderá ser de até 100% do projeto, a depender da capacidade financeira do cliente. O valor mínimo do empréstimo é de R$ 5 mil e o máximo é de R$ 120 mil. O desembolso para pagamento dos equipamentos ocorrerá diretamente para a empresa contratada. Para a contratação da linha de financiamento é preciso ser correntista da Caixa e não ter nenhum empréstimo em atraso com o banco. Para a liberação do crédito será feita uma análise de crédito. O cliente interessado deve, inicialmente, dirigir-se a uma agência da CAIXA ou entrar em contrato por meio do WhatsApp da CAIXA 0800 104 0104. Em seguida, deve entregar os seguintes documentos: documento de identificação pessoal, comprovante de residência, comprovante de renda e nota fiscal do fornecedor do equipamento e / ou instalação do sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica. Finalmente, após a análise e aprovação do crédito, o dinheiro é creditado diretamente na conta do fornecedor. O fornecedor deve possuir conta na CAIXA.

Ouvimos alguns empresários que atuam no segmento de energia solar no Piauí. Alguns defendem que as taxas da CEF dependem do tipo de relacionamento que o cliente tem com o banco e que na maioria das vezes as taxas do Banco do Brasil tem sido mais atrativas. A instalação de energia solar pode reduzir em até 95% o valor da conta de energia elétrica. O tempo de retorno do investimento, o qual é em média 3,5 anos, também é um forte atrativo para quem deseja instalar este tipo de energia. Em um cenário em que a energia tem uma tendência de permanente aumento, gerar sua própria energia é um investimento melhor do que muita aplicação financeira, considerando que o sistema vai funcionar por pelo menos 25 anos. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais