Cidadeverde.com

Seduc anuncia climatização e modernização de Ceti em Barras

Em agenda no município de Barras, na manhã desta quinta-feira (28), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou uma visita institucional ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora da Conceição para conhecer o espaço educacional, a educação ofertada e as demandas estruturais.

Durante a visita, o secretário conversou com estudantes, professores e gestores e anunciou a climatização da escola. O Centro de Tempo Integral está sendo reformado para receber o laboratório de informática, além da instalação da subestação. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já finalizou o projeto de adequação e ampliação do prédio para que a escola também possa receber um laboratório de ciências, refeitório e biblioteca.

“Essa escola tem toda uma tradição e um histórico de bons resultados, de figuras notáveis que passaram por aqui e necessita de toda a estrutura necessária para proporcionar um ambiente confortável para que os estudantes possam ter uma educação de qualidade” afirmou o secretário Washington Bandeira.

Na oportunidade o secretário destacou os programas que estão sendo executados pela Seduc para alcançar a meta do primeiro lugar no Ideb e acrescentou sobre a política de premiação das 50 escolas com as melhores notas no Ideb. “Com as nossas ações inéditas de preparação para o Saeb e para o Enem sendo fortalecidas nesta gestão, temos buscado fortalecer e estimular os estudos dos estudantes, reconhecendo também o mérito deles por meio do prêmio que iremos proporcionar a eles com os resultados do Saeb. Teremos uma gestão administrativa e pedagógica cada vez melhor, buscando sempre a excelência”, declarou o gestor.

O Ceti Nossa Senhora da Conceição oferta o Ensino Médio de Tempo Integral integrado à Educação Profissional a 210 estudantes. Dentre os cursos técnicos oferecidos, estão:  Marketing Digital e Jogos Digitais.

Parnaíba recebe ação do projeto "Mente Cidadã" na sexta (29)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPEPI) realiza, na sexta-feira (29), em Parnaíba, mais uma edição do projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”. A ação será realizada, das 9h às 13h, no CAPS AD, localizado na Avenida Leonardo de Carvalho Castelo Branco (BR-343), nº 2856, bairro Catanduvas.

O projeto ‘Mente Cidadã’ tem a finalidade de incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, assim como seus familiares, proporcionando  maior sensibilização na participação das ações de transformação social.

“O nosso objetivo será realizar uma busca ativa das pessoas com transtorno mental, contemplando também os familiares. Na ação teremos a presença, além dos serviços ofertados pela Defensoria Pública, apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde do município de Parnaíba e Instituto de Identificação. Destaco a importância do apoio dos órgãos e instituições parceiras, que nos possibilitará levar justiça e cidadania até essa significativa parcela da população”, destacou Patrícia Monte, coordenadora do Projeto "Mente Cidadã".

Para que o atendimento ocorra de forma célere, é necessária a apresentação de documentos, como certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF, carteira de trabalho, contracheque (se possuir) e comprovante de endereço. Caso o atendimento seja para a expedição da identidade, a pessoa deve apresentar duas fotos 3×4.

Qualquer informação adicional sobre o Projeto Mente Cidadã pode ser adquirida por meio dos seguintes contatos, que são WhatsApp: (86) 9 9589-9981/(86) 9 8186-0563.

Deputado transfere título eleitoral para Jatobá do Piauí


O deputado estadual Dogim Félix anunciou nessa quarta-feira (27), que fez a transferência de seu título de eleitor para a cidade de Jatobá do Piauí. O parlamentar possui uma forte base no município.  

Nas redes sociais Dogim deixou a seguinte mensagem: "É com muita felicidade e orgulho que dou início a um novo capítulo na minha vida política. Agora tenho o meu título eleitoral registrado nessa querida cidade, para exercer a cidadania e lutar pelo município e pelo povo de Jatobá" – destacou o deputado.  

Dogim disse que aprendeu a gostar da terra da melancia desde muito cedo, uma vez que seu pai, Joãozinho Félix, foi o primeiro prefeito da cidade. 

Hospital Regional de Campo Maior passa por revitalização,

Algumas áreas do Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) estão passando por revitalização e novos setores estão sendo construídos. Além de melhorias no prédio, o objetivo é aumentar a proteção aos cuidados dos pacientes.

Tanto o refeitório quanto a fachada da unidade já passaram por melhorias, sendo que no primeiro caso, o espaço recebeu adequações para acolher os colaboradores e servir refeições para pacientes que estão internados. “Estão sendo realizadas revisões de instalações elétricas, conserto de infiltrações, entre outros reparos necessários em todo o prédio”, explica a diretora do HRCM, Carla Virginia Borges.

Já entre as áreas que estão sendo construídas estão o sondário (local próprio e exclusivo para manipulação e distribuição de dietas enterais) e novo almoxarifado para armazenamento de medicamentos, materiais cirúrgicos e descartáveis utilizados na assistência aos pacientes do HRCM. “O almoxarifado anterior estava inoperante e necessitávamos de um novo. Já o sondário é o espaço onde serão manipuladas e envasadas as dietas enterais para pacientes que não conseguem se alimentar via oral”, ressalta a diretora.

A diretora destaca que o principal objetivo dessas ações é garantir a segurança dos pacientes, evitando contaminação hospitalar. “Visando isso, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar realizou, em conjunto com a Enfermagem e Nutrição, o programa de Segurança ao Paciente, que envolve, além dessa questão, a identificação, higiene das mãos, segurança cirúrgica e na prescrição, uso e administração de medicamentos, prevenção de quedas dos pacientes e de úlceras por pressão”, pontua a diretora.

O superintendente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, explica que tanto as ações de revitalização quanto a capacitação dos colaboradores seguem em conjunto. “Queremos oferecer o melhor para os nossos pacientes e profissionais daquela região e de todo o território piauiense”, afirma.

Da Redação 

Famílias recebem treinamento de beneficiamento do Caju

 

A equipe de extensionistas da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) ministrou, de 21 a 23 de setembro, o curso Aproveitamento do Pedúnculo do Caju na Comunidade Santa Ana, município de Capitão de Campos, e também na Comunidade Linha, em Cocal de Telha. O treinamento faz parte de ações do Programa Piauí + Ater e do Mais Agroindústria Comunitária. Ao todo, 20 famílias foram assistidas na comunidade Santana e mais 15, na comunidade Linha.

A Comunidade Santa Ana, no município de Capitão de Campos já é atendida pela equipe da Sada com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) há 3 anos. Para o desenvolvimento dessas ações, a Secretaria, juntamente com alguns parceiros – como as prefeituras de Capitão de Campos e de Cocal de Telha, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Banco Mundial – já realizou na comunidade, por meio do PROGERE II, a implantação de uma agroindústria comunitária e aquisição de equipamentos, implantação de área com 5 hectares de caju anão precoce e assistência técnica. 

O projeto Piauí + Ater se propõe a dobrar o número de estabelecimentos que são atendidos com assistência técnica. "Nosso objetivo com o Programa Piauí + Ater é que 19.728 Unidades Familiares de Produção Agropecuária (UFPAs) recebam serviço de assistência técnica e extensão rural. A meta do programa é atender 60 mil agricultores familiares. Queremos chegar nos 224 municípios com esse serviço", afirmou Fábio Abreu, secretário da Sada. 

Piauí participa da Abav Expo, maior feira do setor turístico do Brasil

Foto: Thiago Amaral

O Piauí vai participar da Abav Expo, o maior evento do mercado do turismo brasileiro e um dos principais do calendário latino americano. A feira será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), e é um importante momento para o encontro, comercialização e exposição de toda a cadeia produtiva do setor.

Esse ano, a feira traz uma mega estrutura, comemorando sua 50ª edição. Totalizando, segundo a organização, mais de 1.500 marcas expositoras, num espaço de 37 mil m² no Riocentro.

Foto: Thiago Amaral

No evento, o Governo do Estado vai apresentar o estande “Ser Feliz No Piauí”, elaborado com cores vibrantes e elementos que representam bem o Piauí, como o sol, o mar, o kitesurf, pinturas rupestres da Serra da Capivara, entre outros. No local, diversos atrativos turísticos serão evidenciados, como os Cânions do Viana, Cânion do Rio Poti, parques nacionais, cachoeiras, a capital Teresina, praias e demais atrativos das cidades litorâneas.

A ideia é que os visitantes sintam, com experiências, como é bom estar no Piauí, e que conheçam de perto as belezas, gastronomia e riquezas do Estado.

De acordo com o secretário Estadual do Turismo, Pablo Santos, essa é mais uma oportunidade que o Piauí terá para apresentar e colher bons frutos do trabalho de promoção que vem sendo feito no estado.

“Desde o início da nossa gestão, entendemos a importância de evidenciar e fortalecer nossos atrativos não só no Piauí, mas para o mundo. A Abav Expo é uma feira reconhecida e uma importante vitrine para potencializarmos isso e termos bons resultados. Não poderíamos ficar de fora dessa edição, que reforça e consolida a feira como uma das mais importantes do país”, pontua o gestor.

Foto: Thiago Amaral

Ainda no estande, a equipe da secretaria do Estado do Turismo (Setur) fará a distribuição e sorteio de brindes, como canecas personalizadas da Ópera da Serra da Capivara, chaveiros com representação do artesanato local, bonés com a marca “Ser Feliz no Piauí”, protetor solar, peças de opala, degustação e material gráfico com informações dos atrativos locais.

“Levaremos para nosso espaço produtos piauienses, como a castanha de caju, doce de caju cristalizado, cajuína e outros. As ações que iremos realizar no estande consistem em estimular que as pessoas tirem fotos, publiquem em suas redes sociais e marquem o nosso perfil no Instagram @setur_pi”, explica o diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, José Neto Monteiro.

Serviço:

50ª ABAV Expo – Feira de Turismo da Associação Brasileira das Agências de Viagens
Data: 27 a 29 de setembro de 2023
Local: Riocentro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: das 13h às 20h
Mais informações: https://abavexpo.com.br/

Esperantina comemora aniversário com Inauguração de obras

  • Esp_obra_4.jpg ascom
  • Esp_obra_6.jpg ascom
  • Esp_obra_2.jpg ascom
  • Esp_obra_5.jpg ascom
  • Esp_obra_3.jpg ascom
  • Esp_obra_1.jpg ascom

Neste sábado, 23 de setembro, a Prefeitura de Esperantina, em alusão ao  aniversário de 103 anos de emancipação política (que ocorrerá no dia 28 de setembro) realizou  uma série de eventos.  Entre as realizações do dia, destaca-se a inauguração da Central de Videomonitoramento, um projeto que agora reforça a segurança da cidade com mais de 60 câmeras estrategicamente posicionadas em locais de grande importância.

A celebração também contemplou a entrega da revitalização da Avenida Ministro Petrônio Portela, bem como a bela pintura urbanística dos arcos no Terminal Rodoviário. Estas intervenções foram conduzidas, visando o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos esperantinenses.

O Vice-Governador do Estado do Piauí, Themístocles Filho, marcou presença no evento, reforçando o apoio do governo estadual às iniciativas de desenvolvimento local. O Vice-Prefeito de Esperantina, Dr. Sampaio Júnior, vereadores e secretários municipais também estiveram presentes.

Todos os eventos contaram com a participação  da população de Esperantina, evidenciando o engajamento  da comunidade em fazer parte do momento histórico. 

Ascom

Joãozinho Félix sanciona lei que garante Piso da Enfermagem

O prefeito Joãozinho Félix sancionou nesta quinta-feira (20) a lei que dispõe sobre a autorização do pagamento da complementação do Piso Nacional da Enfermagem. A cerimônia aconteceu na Prefeitura de Campo Maior na presença da secretária de Saúde, secretários, vereadores e profissionais da área.

A secretária de Saúde, Dorilene Vidal, destacou a importância desse avanço para os profissionais da enfermagem. “A sanção desta lei representa um passo significativo para o avanço da saúde pública em Campo Maior e a valorização dos profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção do bem estar e da qualidade de vida”, afirmou a secretária.

O prefeito Joãozinho Félix destacou que a sanção da lei que garante o Piso Nacional da Enfermagem vai garantir uma remuneração justa e adequada aos profissionais da área. “É um reconhecimento do papel desempenhado por essas pessoas junto à comunidade. Ganha a categoria e ganha a população, que terá melhores serviços e atendimentos nas unidades básicas de saúde e hospitais”, reforçou.

Reivindicação antiga da categoria no país, o Piso Nacional da Enfermagem havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo Governo Federal em 2022. Com base nos dados dos profissionais ativos no município, o Ministério da Saúde repassou a verba referente à complementação dos salários para que eles sejam equiparados ao piso determinado, de forma proporcional.

O primeiro pagamento com o valor reajustado será feito dentro de poucos dias; os retroativos referentes ao período de maio a agosto de 2023 também serão pagos.

Ascom

Joãozinho Félix entrega veículos e equipamentos para Campo Maior

O prefeito Joãozinho Félix e o promotor de Justiça Dr. Maurício Gomes de Souza participaram, na manhã desta quarta-feira (20 de setembro), da cerimônia de entrega de equipamentos e veículos para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O ato aconteceu na Prefeitura de Campo Maior e contou com a presença de autoridades, vereadores, secretários e servidores.

Foram entregues 4 notebooks, 2 impressoras, 1 moto e 1 automóvel para auxiliar nos trabalhos da secretaria. De aocordo com o secretário, Marco Bona, os equipamentos e os veículos irão servir de apoio e suporte às atividades e ações desenvolvidas em pela pasta.

Agradecemos ao prefeito Joãozinho Félix pelo compromisso em prol do meio ambiente. Sem dúvidas, passaremos a ter melhores condições de acompanhar as demandas relacionadas à preservação e conservação dos nossos recursos naturais.

O prefeito Joãozinho Félix elogiou o trabalho do secretário Marco Bona a frente da secretaria e destacou que o município de Campo Maior tem assumido um papel relevante na defesa do meio ambiente com importantes ações implementadas nas escolas, associações e nos órgãos e entidades do poder público.

Seduc disponibiliza escolas para atividades da Uespi em Uruçuí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está disponibilizando salas de aula para continuidade das atividades da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do Campus Uruçuí, devido ao incêndio ocorrido, no último domingo (17), que danificou parte das estruturas da instituição.
 
Serão disponibilizadas cinco salas de aula em duas unidades escolares (Unidades Escolares Cícero Coelho e Manoel Leal), bem como laboratório de informática e kit aluno, em caráter provisório. A medida visa à continuidade das atividades regulares de ensino para os discentes dos cursos de Agronomia, Administração e Pedagogia da instituição.

“A Secretaria da Educação acompanha o trabalho de recuperação do Campus Uruçuí e presta solidariedade a toda a comunidade acadêmica. Prontamente, disponibilizamos os espaços das nossas unidades escolares Cícero Coelho e Manoel Leal e mais 300 kits aluno com carteiras, para que sejam restabelecidas as aulas presenciais da Uespi”, informou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

 As atividades dos discentes do ensino superior ocorrerão em três salas de aula na Unidade Escolar Cícero Coelho e em duas salas de aula na Unidade Escolar Manoel Leal, sem quaisquer prejuízos à rotina de aulas dos estudantes da rede pública estadual de ensino.
 
O reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, está em Uruçuí e destacou o apoio da Seduc para realocação dos estudantes. “A Seduc disponibilizou os espaços e agora, vamos acompanhar a transferência para esses espaços”, explicou o reitor.

Ccom

Posts anteriores