Cidadeverde.com

DNIT recupera trecho urbano da BR-230 em Oeiras

O trecho da BR-230 (Transamazônica) que corta a zona urbana de Oeiras está passando por reparos devido o trafego intenso de veículos pesados.

Em Oeiras, a Transamazônica é a principal via de acesso as principais cidades do estado e também é responsável pelo intenso tráfego de caminhões e carretas com cargas de grande peso. 

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transpostes (DNIT) é responsável pela execução da obra na transamazônica em Oeiras. Estão sendo realizados trabalhos de recuperação onde são feitos reparos emergenciais em alguns pontos que necessitam de reparos no asfalto como recapeamento asfáltico.

Neste trecho da BR 230 pode ser percebido um movimento intenso de maquinário e os funcionários da empresa responsável pela obra também controlam o trânsito no local que em determinados momentos se torna muito lento.

Com informações de FolhadeOeiras
cidades@cidadeverde.com

Dez acidentes de trânsito são registrados na mesma noite em Oeiras

Dez acidentes de trânsito foram registrados na noite deste sábado, 16, em Oeiras. Os números foram contabilizados pela imprensa local. Os acidentes deixaram uma vítima fatal e outras duas com ferimentos graves.

Os dez acidentes envolveram motocicletas, e oito deles aconteceram no bairro Rodagem de Picos, em uma lombada que foi construída recentemente, sendo que a sinalização não ficou visível para os condutores de veículos.

A vítima fatal foi João Lopes da Silva, da localidade Tabocas, zona rural de Oeiras, que perdeu o controle da moto, batendo na traseira de um carro, que entraria num evento realizado em um clube próximo ao portal de entrada da cidade, sentido Oeiras - Picos. João Lopes teve morte imediata.

Dentre as vítimas dos demais acidentes, a mais grave foi uma jovem que foi transferida para Teresina com suspeita de traumatismo craniano.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras: bispo determina transferência de padre e população vai às ruas protestar

  • Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton

A transferência do padre Kleyton Vieira da Silva para Simplício Mendes provocou uma onda de manifestações em Oeiras. Com a saída iminente do pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, os moradores da cidade localizada 315 quilômetros ao Sul da capital Teresina criaram campanhas nas redes sociais e foram às ruas munidos de cartazes e faixas exigindo sua permanência.

Prestes a completar 10 anos de ordenação, Kleyton se surpreendeu com tamanha mobilização. Na quarta-feira (13), os descontentes organizaram uma caminhada - quase todos carregando no peito adesivos com a inscrição #FicaPadreKleyton. Antes disso, fizeram um abaixo-assinado com mais de 1.000 assinaturas e até criaram um perfil no Instagram e uma página no Facebook.

"Fiquei surpreso com a manifestação das pessoas. Não sabia que o trabalho estava tão grande. Acho que é um reconhecimento por estar atraindo a juventude para a igreja. A Missa da Juventude, nas noites de domingo, por exemplo, é sempre bem participada. Tudo isso reflete amizade, respeito e carinho", comentou o padre de 36 anos.


Padre Kleyton Vieira da Silva (Foto: Mural da Vila)

Kleyton deve deixar Oeiras no fim de junho. "A Provisão de Oeiras é de seis anos. Ela pode ser renovada, mas o desejo do bispo é que eu seja transferido", observou o pároco se relacionando a Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras. "O bispo tem o poder. Quando a gente é ordenado padre, faz o voto de obediência. Se ele decidiu...", completou, sugerindo que não deve contestar a decisão do seu superior.

Após seis anos em Oeiras, Kleyton será transferido para Simplício Mendes, a mais ou menos 100 quilômetros de distância. Apesar de todo o carinho pela Primeira Capital, reconhecidamente uma das cidades mais religiosas do Piauí, o padre espera uma experiência igualmente rica no seu novo destino.

"Eu nasci em Simplício Mendes e morei lá até os cinco anos. Do mesmo jeito que as pessoas aqui em Oeiras criaram o #FicaPadreKleyton, lá já começou a campanha #VemPadreKleyton. Então, a expectativa é muito boa", brincou.

Antes da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, Kleyton foi pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, em Floriano. O início da sua trajetória como padre também foi na Primeira Capital, na Paróquia da Sagrada Família, onde passou um ano.


Header da fan page #FicaPadreKleyton (Foto: Reprodução/Facebook)
 

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras realiza o Dia D de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último sábado (11) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A campanha segue até o dia 22 de maio e é importante que todos possam ficar atentos às datas, para que assim possam receber as vacinas.
 
Na ocasião, foram vacinadas prioritariamente crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres que deram à luz em até 45 dias, idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e pacientes com doenças crônicas.
 
As vacinas foram disponibilizadas em oito postos de saúde da cidade nos mais diversos bairros, no intuito de atender a maior quantidade de pessoas. Devido à grande procura, as vacinas não foram suficientes para atender toda a demanda, visto que o Ministério da Saúde só enviou 18% da quantidade estipulada.
 
“Como já é de conhecimento de todos, nós não tempos vacina para o vírus Influenza, o que compromete nossa campanha na zona rural. Aproveito para solicitar a compreensão das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona rural, visto que pela falta de vacina está cancelado o cronograma dos dias 11 e 12. Isso por que os responsáveis em nível estadual nos informaram que a previsão de recebermos mais doses será na quarta-feira (13). Vamos trabalhar de acordo com a quantidade de vacinas que formos recebendo, esperamos contar com a compreensão de todos”, justificou a coordenadora municipal de imunização, Geórgia Salanne.
 
Ainda neste final de semana o Estado do Piauí recebeu aproximadamente 200 mil doses de vacina contra a gripe, que tão logo serão distribuídas aos municípios para que possa ser dado prosseguimento à campanha, que se estende até o dia 22 de maio.
 
Para receber a dose de vacina, o público alvo dessa campanha deve comparecer ao posto de saúde mais próximo, munido do cartão de vacinação, cartão do SUS e RG. As gestantes devem estar munidas do cartão de gestante; as puerperais devem levar o comprovante de nascimento da criança e os doentes crônicos devem apresentar receita médica.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

CNBB lança 13ª Romaria da Terra e da Água em Oeiras

A Conferência Nacional de Bispos do Brasil – Regional Nordeste IV lançará nesta terça-feira, dia 05 de Maio de 2015, a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O lançamento será as 10 h no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, em Oeiras. Durante a solenidade será explicado o que é a romaria, os objetivos, sua simbologia de celebração ecumênica para transformação social, além de fazer debates sobre o tema.

A Romaria deste ano será realizada no município de Oeiras e tem como tema “Direito dos Povos e Garantia de Vida e Paz”. Nos dias 17 e 18 de Outubro são esperados mais de 5 mil romeiros e romeiras de todo o Estado. Entre as atividades estão: visita a Tenda e o Memorial das Romarias, caminhada e celebração eucarística. Além da Tribuna Livre, que será um espaço para denúncia e reflexão sobre a problemática dos grandes projetos que estão afetando a população, como por exemplo, a plantação de eucalipto e as grandes carvoarias que crescem ao longo dos anos, destruindo a vegetação piauiense.

O município de Oeiras, situado ao sul do Piauí, foi escolhido por ser palco de grandes projetos que afetam o meio ambiente e as famílias piauienses.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da CNBB com apoio das Pastorais Sociais.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Lukano Sá recebe campeã nacional de Tiro ao Alvo em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu na manhã desta terça-feira (28), na sede do executivo municipal, a atleta oeirense Andressa Sousa, foi destaque no Campeonato Norte e Nordeste de Tiro ao Alvo em Fortaleza, realizado nos dias 25 e 26 de abril. Ela alcançou o primeiro lugar na modalidade olímpica Carabina Mira Beta e o segundo lugar na modalidade Carabina de Ar. Na ocasião também estiverem presentes os secretários municipais de Esporte, Cabo Chico, e de Administração e Finanças, José Raimundo.

 
A oeirense Andressa Sousa é campeã nacional na modalidade olímpica Mira Beta e terá que enfrentar mais seis desafios nacionais, cinco em Teresina e o último no Rio de Janeiro, para poder participar das Olimpíadas em 2016.
 
Durante o encontro, o prefeito Lukano Sá assegurou mais uma vez o apoio que sua gestão vem dando à atleta. Satisfeito com os resultados exitosos conquistados por Andressa, o prefeito municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte, passa a fornecer o suporte técnico necessário para que Andressa se prepare de maneira adequada, podendo representar o Brasil nas olimpíadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.
 
“O desempenho da nossa atleta oeirense, Andressa, nos deixa muito animados, e não podemos nos furtar diante tamanho talento. Para isso daremos a ela todo o suporte necessário para que o seu sonho vire realidade e nossa cidade, tão quanto o nosso estado, possa ter nas olimpíadas uma representante de peso. É importante incentivar o esporte e dar aos jovens outras vias de garantia e promoção sociocultural”, destacou Lukano Sá.
 
 O prefeito Lukano Sá vem, ao longo de sua gestão, buscando incentivar as mais diversas práticas esportivas, dando oportunidade à juventude de revelar suas habilidades e poderem ganhar ainda mais destaque. Andressa é uma grande promessa na sua modalidade, e a gestão municipal de Oeiras busca dar ainda mais condições para que a atleta possa chegar ainda mais longe.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras lança edital para eleição do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Oeiras - PI, através de sua atual presidente Maria Rejane Barbosa de Carvalho e Silva, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei de Criação do Conselho Municipal e decreto de regulação do mesmo, faz publicar o edital de convocação para o primeiro processo de escolha em data unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019.

 LEIA O EDITAL

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. As vagas são para as funções de titulares (5) e suplentes (5).  Os aprovados exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais e com vencimento de um salário mínimo, conforme previsto em Lei Municipal.
 
As inscrições serão realizadas no período de 27 de abril a 22 de maio de 2015, de acordo com o prazo estabelecido no edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de OEIRAS – PI, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Praça Costa Alvarenga, 22, Centro, de 08:00hs as 13:00hs.
 
Como forma de avaliação, serão realizadas uma capacitação, um exame de conhecimentos específicos e uma escolha em data unificada. Mais informações estão disponíveis no edital, que pode ser conferido no link abaixo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras entrega mais uma Unidade Básica de Saúde à população

A Prefeitura de Oeiras concluiu na zona rural mais uma ampliação de uma Unidade Básica de Saúde, desta vez no povoado Malhada Real. O prédio ampliado da comunidade, que antes possuía apenas de quatro cômodos, passa a contar com doze, viabilizando atendimentos, acompanhamentos especializados e consultas médicas.

Durante a entrega do prédio pelos responsáveis da obra, a secretária de Saúde, Auridene Freitas, fez a conferência de todos os cômodos e de todos os itens que compõem o espaço. Para ela, essa obra é de grande valia para o povoado e para as comunidades que fazem parte daquela região, que contarão com serviços de qualidade, sem que haja a necessidade de se deslocaram até a cidade de Oeiras.

Segundo a secretária, os equipamentos que irão compor o espaço da UBS da Malhada Real ainda estão em processo licitatório. A previsão é para que estejam montados e em pleno funcionamento ainda no mês de maio, ampliando assim os serviços já oferecidos. Atualmente, a UBS atende à demanda de várias comunidades do seu entorno.

“A ampliação desta UBS garante ainda mais comodidade à população da região da Malhada Real. Antes com apenas quatro cômodos, passamos a oferecer agora uma estrutura com 12 cômodos, que integram consultório médico, enfermarias, e há no projeto a implantação do consultório odontológico. Enquanto não efetivamos esse espaço, os moradores da região são encaminhados a sede do município, onde há atendimento garantido. Temos a certeza que até o fim do ano estaremos oferecendo todos os serviços de maneira exitosa”, frisou Auridene Freitas.

Os recursos para a ampliação da UBS da Malhada Real são oriundos do programa “Requalifica UBS” do Ministério da Saúde, executado pela Prefeitura de Oeiras. Todavia, na certeza de oferecer um serviço ainda de maior qualidade, a gestão municipal entrou com uma contrapartida financeira para que outros serviços possam também ser desenvolvidos naquele lugar. Quanto aos equipamentos que farão parte dessa unidade de saúde, são de emendas do deputado federal Osmar Junior.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras realiza reunião com técnicos do programa Sertão Empreendedor

O prefeito Lukano Sá recebeu na quarta-feira (15) os técnicos do programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido, que tem o propósito de promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Este programa é uma idealização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Durante o encontro foram discutidas as possíveis estratégias a serem implantadas no município, que irão beneficiar a produção do setor primário.

De acordo de Helder, um dos técnicos do programa Sertão Empreendedor, poderão ser implantadas no município até duas atividades, que beneficiarão diretamente 20 produtores rurais, As capacitações poderão ser abertas sem que os demais participantes sejam subsidiados.

O secretário municipal de Agricultura, Jonas Alves, que também participou da reunião, destacou que esse tipo de capacitação irá dar ainda mais comodidade ao homem do campo, sendo essa mais uma estratégia para proporcionar uma convivência mais harmoniosa com o semiárido. Indagado pelo prefeito de Oeiras, Lukano Sá, sobre possíveis parcerias, o técnico, Helder, afirmou que estas serão viáveis à medida que os resultados desempenhados pelos produtores forem acontecendo.

Com essa parceria, a gestão do prefeito Lukano Sá busca dar ainda mais oportunidade ao homem do campo, pautada na qualificação profissional com orientação técnica, no intuito de implantar novos negócios rurais e consolidar os já existentes na cidade de Oeiras. Estiveram presentes neste encontro os secretários municipais de administração e finanças, José Raimundo Sá, de indústria e comércio, Carla Martins, e o líder político B. Sá.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras elege novos representantes do Conselho Municipal de Saúde

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

O Conselho Municipal de Saúde de Oeiras realizou na noite desta quarta-feira (15) a eleição para a formação da diretoria do biênio 2015-2017. O evento contou com a presença de profissionais e representantes de instituições ligadas aos serviços de saúde da cidade, além de convidados de maneira geral.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social criado pela Lei 1.454/93 e reúne setores do governo, da sociedade civil, trabalhadores e instituições da área da saúde. Sua proposta é poder discutir e apontar soluções para a saúde no município, gerido pelo prefeito Lukano Sá. Assim, todos os segmentos têm a oportunidade de apresentar sugestões, críticas e propostas para melhorar a qualidade do atendimento para toda a população.
 
Na ocasião foram eleitos 32 representantes, sendo 16 titulares e 16 suplentes, representando quatro segmentos: usuários do SUS, governo, profissionais da saúde e prestadores de serviços da saúde. Logo após foi realizada a eleição da mesa diretora, que será presidida pelo enfermeiro Lemontier Martins de Sousa, tendo como vice Maria Medianeira Silva e secretária executiva a técnica Albina de Sousa Brandão.
 
Para o presidente Lemontier Marins, que foi reeleito durante o evento, um dos maiores desafios para quem ocupa este cargo é instigar os demais profissionais a fazerem parte desse conselho, validando assim os seus objetivos, pois esta instituição pode interferir no planejamento e avaliar as ações da saúde.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores