Cidadeverde.com

Idoso é esfaqueado pelo sobrinho em Oeiras

Um idoso foi esfaqueado após uma discussão com o sobrinho na zona rural da cidade de Oeiras, a 313 km da capital. Armado com um facão, o jovem teria resistido à prisão e imobilizado com arma de choque pela Polícia Militar. 

De acordo com informações do 14° Batalhão da Polícia Militar, o fato aconteceu na tarde deste sábado (16) na localidade Briona quando o jovem identificado como Francisco de Assis Sena teve uma discussão com o tio, o idoso Otacílio de Sena Rego, que acabou sendo esfaqueado.

Ema equipe da Força Tática foi acionada e o jovem, bastante alterado, teria resistindo à prisão e ameaçado os militares com um facão. Diante da situação, os policiais tiveram que utilizar um taser, uma pistola de choque, que imobilizou o acusado.

O idoso foi encaminhado para o Hospital de Oeiras e o sobrinho conduzido para a Delegacia de Oeiras, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal grave.

Da Redação
Redacao@cidadeverde.com

Adolescentes invadem ótica e tentam furtar mais de 70 óculos

Fotos: Diariopolicialdeoeiras

Dois menores de idade foram apreendidos após invadirem uma ótica no centro da cidade de Oeiras. O ato infracional foi percebido pelo vigia da rua que acionou a Polícia Militar. 

Os adolescentes tentavam furtar mais de 70 óculos de grau e solar, além de lentes de contato, uma câmera e R$ 261 em dinheiro. Parte do material foi apreeendido do lado de fora da ótica.

Para ter acesso ao interior da loja, os suspeitos entraram pelo teto. A proprietária- que preferiu não ser identificada- avalia que o prejuízo causado foi em torno de R$ 20 mil. 

 

Com informações Diariopolicialdeoeiras
redacao@cidadeverde.com

Defensoria Regional de Oeiras conta com novas instalações

A Defensoria Pública Regional de Oeiras conta agora com novas instalações no Espaço da Cidadania do referido município, localizado na rua Rafael Farias, Bairro Canela, local de fácil acesso para a população.

A mudança tem por objetivo oferecer melhor estrutura de trabalho para os defensores públicos com atuação em Oeiras, assim como acomodações mais adequadas para os assistidos que buscam o atendimento da Defensoria Pública na cidade.

"É com grande alegria que inauguramos as novas instalações da Defensoria Pública de Oeiras-PI, unidade ampla, com obediência aos padrões de acessibilidade, totalmente equipada e com infraestrutura adequada para continuarmos a atender com qualidade a população carente do município, uma vez que a Defensoria Pública tem envidado todos os esforços, inobstante a carência de recursos, para firmar como paradigma de atendimento ao público, um serviço de excelência, com humanidade e qualidade", afirma a diretora das Defensorias Regionais, defensora pública Andrea de Jesus Carvalho.

"As novas instalações da Defensoria Pública Regional de Oeiras vão proporcionar condições adequadas de trabalho aos nossos defensores, dentro de uma estrutura preparada para atender suas demandas, assim como as do nosso público assistido naquele município. Sem contar que estamos saindo de um prédio alugado para um local gentilmente cedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração,  dentro do Espaço da Cidadania, levando a Defensoria a economizar recursos, que certamente serão revertidos em melhorias para os serviços que prestamos à população. Estamos cientes de estar no caminho certo", pontua a defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

A defensora geral explica ainda que a instalação da Defensoria Pública no Espaço da Cidadania em Oeiras será em caráter provisório, até a construção da sede própria da Instituição no município, em terreno doado também à DPE-PI pelo Governo do Estado, por meio da Lei Nº 6.729 de 18 de novembro de 2015, possibilitando ainda mais a redução de custos com locação de imóveis e outras despesas operacionais.

O terreno cedido para a construção definitiva da sede, corresponde a uma área de trezentos metros quadrados, desmembrada do patrimônio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), e fica localizado na rua Comadre Ana, Bairro Oeiras Nova.

Oeiras conta com atuação da defensora pública Daisy dos Santos Marques, titular da 2ª Defensoria Pública Regional de Oeiras e passa a contar também, a partir do dia 1º de julho, com o defensor público Leandro Ferraz Damasceno Ribeiro, como titular da 1ª Defensoria Pública Regional de Oeiras, de acordo com o estipulado no último Concurso de Remoção realizado pela DPE-PI, em maio deste ano.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oito suspeitos de furto e roubo são presos no interior do Piauí

Um grupo criminoso suspeito de aterrorizar moradores da cidade de Oeiras e região foi desarticulado na manhã desta quinta-feira (23). Oito homens foram presos durante a operação Pecheling deflagrada pela Polícia Civil do Piauí. Um dos coordenadores da ação policial, delegado Antônio Nilton, ressalta que os suspeitos agiam há anos na região e todos tinham passagens pela polícia pelos crimes de furto e roubo. 

Os suspeitos foram identificados como Cleiton Santos de Moura, conhecido como Miro-Rato, Wanderson Carlos da Costa Carvalho, Wesley da Rocha Alves, Wanderson de Moura Silva, conhecido como Rato, Rodrigo Guedes Alvarenga, Luís Fernando do Nascimento Silva, conhecido como Nandin, Jailson de Sousa França e João Marcos Sanches Santos.

"A operação foi um sucesso. Conseguimos cumprir com êxito todos os mandados de prisão preventiva. Eles agiam interligados na mesma prática, mas não eram uma quadrilha. O grupo atuava abordando vítimas nas ruas e também realizava furtos a residências, quando os proprietários não estavam em casa. O apelido de dois deles (Miro Rato e Rato) era justamente pela facilidade que eles tinham de entrar e sair por pequenos buracos. Só o Rodrigo, por exemplo, responde a dez procedimentos", explica Antônio Nilton que coordenou a operação ao lado do delegado Ferdinando Martins Araújo. 

De acordo com a Polícia Civil, os presos eram responsáveis por abordar as vítimas ou entrar em casas e comércios e repassar os produtos do furto a receptadores

O nome da operação Pecheling faz alusão ao termo ladrão. Os presos serão encaminhados à Penitenciaria Regional de Oeiras. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Ministério Público propõe a criação de Procon Municipal em Oeiras

O Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PI), esteve em Oeiras, em reunião com o Procurador-Geral do Município, Alexandre de Deus Barbosa, para apresentar o projeto “Rede PROCON”, que prevê a criação de PROCONs municipais em diversas cidades do Piauí. O principal objetivo do projeto é o estabelecimento de um intercâmbio de informações entre os municípios e adoção de medidas conjuntas para a valorização e respeito à cidadania no estado, visando à integração de todo o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.

A criação do PROCON Municipal de Oeiras seria viabilizada através da assinatura de um termo de cooperação técnica e a edição de uma lei. O Promotor de Justiça levou as minutas desses dois documentos para análise dos gestores. Fixou-se o prazo de dez dias para que o Prefeito do Município apresente resposta sobre a adesão à Rede PROCON.

O projeto integra o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público do Estado do Piauí. Além da criação dos PROCONs municipais, as ações previstas incluem também a realização de cursos de capacitação dirigidos aos agentes multiplicadores dos PROCONs conveniados e a promoção do acesso aos dados registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), para garantir a integração entre os componentes da rede.

Também participaram da reunião a Secretária Municipal de Indústria e Comércio de Oeiras, Carla de Almeida Laurentino Martins, o Controlador-Geral do Município, Weuton Kleuton Alves Dantas de Siqueira, e dois servidores do Ministério Público, Edivar Cruz Carvalho e Cinthya Lorena Pinheiro Barbosa.


redacao@cidadeverde.com

Acidente entre carro e carreta deixa quatro feridos na BR-230

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e uma carreta na BR-230, em Oeiras, a 313 km de Teresina. Com o impacto, o veículo pequeno foi arremessado para fora da pista. A colisão ocorreu quando Joubert Borges de Moraes, condutor do Fiat Doblô, foi tentar fazer uma conversão para entrar na PI-236. 

O condutor da carreta- identificado como Francisco de Assis Pereira- disse que ainda tentou evitar o acidente, mas devido a proximidade entre os veículos, não conseguiu evitar a colisão.

Os dois veículos seguiam na mesma direção, sentido Oeiras-Picos,. A colisão ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (08). Dos sete ocupantes do veículo pequeno, quatro ficaram feridos, sendo dois idosos que seguiam para Teresina para tratamento médico.

O Samu prestou atendimento aos feridos que foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento, em Oeiras. 

 

Com informações Muraldavila
redacao@cidadeverde.com

Empresário e mais quatro são presos com uma tonelada de munição

A Polícia Civil apreendeu mais de uma tonelada de munição durante operação deflagrada nas cidades de Oeiras, Santa Rosa e Cajazeiras. O delegado regional Antônio Nilton informou que cinco pessoas foram presas, entre estas, um empresário identificado como Genivaldo José Gomes, com quem estava a maior parte do material apreendido. 

"Esse empresário tem uma loja de variedades em Oeiras e filiais em outras cidades. Ele não explicou o motivo da grande quantidade de munições, mas acreditamos que eram para comercialização. Ele, inclusive, será autuado por comércio ilegal de munição", disse o delegado Antônio Nilton. 

Os demais presos ainda não tiveram a identidade revelada e estão sendo autuados na Delegacia de Polícia Civil de Oeiras. Antônio Nilton ressalta que com outro preso foi apreendido maquinários agrícolas, provavelmente, roubados de propriedades rurais. 

A operação- que tinha como objetivo reprimir crimes de roubos e furtos de animais e produtos e maquinários agrícolas- contou ainda com o apoio de equipes da Polícia Civil de Picos e Simplício Mendes, em parceria com a Força Tática de Oeiras. Ao todo estavam sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

A partir das 11h, os delegado Riedel Batista e Willame Moraes concederão entrevista coletiva à imprensa na Delegacia Geral de Polícia Civil, em Teresina.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Filhos impedem que mãe seja assassinada pelo pai a facadas

A cabeleireira Luciana Pereira de Sousa, 33 anos, foi agredida pelo próprio marido dentro de casa na cidade de Oeiras, a 313 km de Teresina. A vítima sofreu facadas e pancadas com uma mão de pilão. Vizinhos relataram que a mulher só não foi assassinada porque foi socorrida pelos filhos de quatro e 12 anos de idade.

Os golpes de faca atingiram a cabeça e as pernas da vítima. Ela também sofreu um hematoma no olho direito. A cabeleireira foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não corre risco de morte. 

O suspeito- que trabalha como garçom- foi preso e encaminhado à delegacia da cidade. 


Com informações Mural da Vila
cidades@cidadeverde.com

Hospital regional de Oeiras realiza cerca de 100 cirurgias e partos por mês

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, aumentou a capacidade de atendimento. Por mês, são realizadas cerca de 100 cirurgias e até 100 partos normais e cesáreos. A ortopedia foi um dos setores que avançou significativamente beneficiando pacientes de 17 municípios do território do Vale do Canindé que não precisam mais vir a Teresina para a realização de alguns procedimentos médicos, como a amputação de membros.

“Recentemente foi possível realizar um procedimento de alta complexidade: a primeira cirurgia de autólogo (enxerto), que propiciou que um paciente voltasse a andar. Além disso, também são realizadas cirurgias gerais como: apendicectomia, buco-maxilo facial, fimose, histerectomia, e cirurgias ortopédicas no braço, clavícula, tornozelo, entre outras”, destaca Luciana Couto, diretora do hospital. 

O hospital conta com especialistas nas áreas de pediatria, cardiologia, buco-maxilar, fisioterapia (internos e ambulatorial), acupuntura e infectologia.

Luciana Couto ressalta ainda que a unidade de saúde serve de retaguarda para pacientes de regulados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais unidades de saúde da região, sendo porta de entrada para obstetrícia

"A UPA de Oeiras é gerida pelo Governo do Estado e realiza em média de 5 mil atendimentos por mês. Se o paciente necessitar de internação é encaminhado para o hospital regional de referência", reitera.


Ambulância

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, entregaram uma ambulância de simples remoção para o Hospital Regional Deolindo Couto. Para tanto, foram investidos R$ 75 mil para aquisição do veículo, com recursos do tesouro estadual.

“Já tínhamos duas ambulâncias, mas faltava um veículo menor para fazer a transferência da UPA/hospital. Um serviço mais rápido. Recebemos essa ambulância para simples remoção”, finaliza Luciana Couto.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Expoeiras encerra com média de 25 mil pessoas por dia

Consolidada como uma das maiores exposições agropecuárias do nordeste brasileiro, a quarta edição da Expoeiras foi realizada com sucesso entre os dias 26 e 29 de maio.  Segundo estimativa, 25 mil pessoas em média visitaram a feira por dia e tiveram acesso a leilões, exposições, shows musicais e outros atrativos no segmento agropecuário.
 
Uma das novidades deste ano, que agregou ainda mais valor ao evento, foi a Nordestina das raças Boer e Dorper, momento oportuno onde foi exposto o que há de melhor no ramo da criação de ovinos e caprinos. Para Alexandre Barbosa, um dos organizadores do evento, este tipo de exposição, tão quanto os leilões e os julgamentos, oferece ao produtor rural do Vale do Canindé o acesso a matrizes e reprodutores que melhoram ainda mais a qualidade genética do seu rebanho.
 
Um dos pontos altos da EXPOEIRAS foram os shows musicais. Este ano a parte dançante do evento foi aberta com a banda oeirense Gibão de Griff, que com um repertório bem nordestino animou os presentes com o bom e tradicional forró pé-de-serra.  Subiram também ao palco músicos consagrados como Toca do Vale, Mano Walter e Mara Pavanelly, além de várias outras atrações.
 
O evento, que expõe os potenciais do homem do campo, foi organizado pela Prefeitura Municipal de Oeiras e vem a cada ano atraindo uma grande quantidade de produtores, empresários e empreendedores do agronegócio, que compartilham estratégias e buscam acima de tudo adquirir mais informações e conhecimento para que possam efetivar em suas propriedades agrícolas.
 
O evento este ano trouxe inovações que agradaram produtores rurais e empresários do ramo. De acordo com o gerente geral do Banco do Nordeste em Oeiras, Carlos Washington, foram beneficiados 232 produtores rurais do Vale do Canindé com créditos oriundos do BNB, sendo 126 do próprio município de Oeiras. Com este benefício os agricultores puderam, durante o evento, adquirir kits de irrigação, forrageiras, reprodutores e matrizes de caprinos e ovinos, dentre outros produtos que trarão ainda mais divisas financeiras.
 
Para terem acesso a esse crédito os agricultores tiveram que passar por uma avaliação, e após este processo estavam habilitados a fazer aquisição de maquinas, animais e outros implementos.  Ainda segundo Carlos Washington, estima-se que R$ 1,6 milhão tenham sido investidos no segmento agropecuário durante a IV EXPOEIRAS.

“Estamos passando por um momento de crise, mas quando se injeta no município um valor significativo como este, a economia gira e movimenta todo mundo, dando outro ânimo às demais atividades desenvolvidas na região, de modo que sejam atingidas e melhoradas. São benefícios tanto para o agricultor como também para o banco. Isso tudo traz geração de renda e emprego.  A EXPOEIRAS é um evento muito produtivo”, pontuou Carlos Washington.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

 

Posts anteriores