Cidadeverde.com

Duas pessoas morrem em acidente após pneu estourar e carro bater em árvore

Dois homens morreram e uma mulher ficou gravemente ferida após um acidente em um trecho da BR-230 próximo a Oeiras, 315 quilômetros ao Sul de Teresina. O acidente aconteceu na tarde de domingo (26) no km 232 da rodovia federal.

De acordo com informações da Polícia Civil, os trabalhadores rurais Reginaldo Gonzaga da Silva, de 32 anos, e Francisco José do Nascimento, de 35 anos, morreram após o carro em que estavam estourar o pneu, perder o controle e bater violentamente em uma árvore no Povoado Alto Sereno.

Reginaldo, que conduzia o veículo, e Francisco estavam nos bancos da frente e tiveram morte instantânea. A jovem Carmem Emilly de Sousa, de 18 anos, que estava no banco traseiro, ficou presa às ferragens e teve ferimentos graves - ela era casada com Francisco.

Segundo Fortunata da Silva Fontes, perita criminal da Polícia Civil de Oeiras, a tragédia aconteceu quando os três viajavam de Nazaré do Piauí a Santa Cruz do Piauí. "Os três moravam em uma comunidade rural de Santa Cruz chamada Carreiras. A sobrevivente tinha alugado o carro para visitar uma tia doente em Nazaré. Quando eles voltavam para casa, o pneu traseiro direito estourou, o carro perdeu o controle, invadiu a pista contrária por cerca de 35 metros e se chocou contra a árvore", detalhou a especialista.

Fortunata garante que o carro estava em alta velocidade no momento do acidente. "O veículo vinha com muita velocidade. Por isso, o impacto foi tão grande e o resgate da sobrevivente e dos dois corpos foi tão trabalhoso", comentou a perita sobre o trabalho que mobilizou, além da Polícia, três equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Única sobrevivente da tragédia, Carmem Emilly foi resgatada e encaminhada para o Hospital Deolindo Couto, em Oeiras, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, devido à gravidade dos ferimentos, ela foi removida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Biblioteca Circulante promove a leitura para crianças de Oeiras

Mesmo diante as novas tecnologias, o universo da leitura é sem dúvida uma ótima opção de entretenimento para as férias escolares do meio do ano. Nessa perspectiva, a Secretaria de Cultura e Turismo de Oeiras vem realizando uma série de atividades que motivam e proporcionam a prática da leitura.

Entre essas ações está a Biblioteca Circulante, que neste mês de julho promove uma edição especial de férias. Esse projeto visa percorrer vários espaços públicos, levando leitura e entretenimento à população, em especial ao público infantil.
 
Segundo Carminha Rodrigues, responsável pelo Projeto Biblioteca Circulante, o jovem ou a criança que passa a ter contato com a leitura terá um melhor desempenho nos resultados da escola. Por conta disso, a leitura precisa ser encarada com seriedade e um tempo de estudo precisa ser reservado para o ato de ler.
 
Com esse propósito, a Biblioteca Circulante estará neste domingo (26) na Praça das Vitórias, a partir das 17h, dentro de outra proposta de incentivo à leitura, que é o “Piquenique da Leitura”. Logo em seguida, será exibido no Cine Teatro Oeiras o filme “Encantada”, um longa-metragem que tem como base um conto de fadas, produção da Disney, que utiliza uma linguagem versátil. A proposta é que o filme seja uma linguagem complementar ao mundo mágico das letras.
 
“Compreendemos que a leitura, em seu conceito, está além da palavra escrita. Nos dias de hoje é preciso se apropriar de outras linguagens, motivando crianças e jovens a vivenciarem o universo mágico que são os livros. Tudo isso pode se transformar em um grande atrativo e, consequentemente, trazer bons resultados na vida de cada um”, pontuou Carminha Rodrigues.
 
Programação:
Dia 26 de julho e 2015
17:00h - Piquenique da Leitura
18:30h  - Exibição do Filme “ Encantada”

 

Da Editoria de Cidades.
redacao@cidadeverde.com

Obras do novo campus da Uespi deverão começar em outubro

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, em companhia do Reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, visitaram o terreno onde será construída a nova sede da UESPI em Oeiras. O espaço para construção fica localizado no bairro Uberaba, onde já se encontra em funcionamento o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e será implantado também a Universidade Federal do Piauí (UFPI).


 A construção da nova sede da UESPI na cidade é uma solicitação antiga da população local. Atualmente, a instituição de ensino superior funciona no antigo prédio da Escola Normal Presidente Castelo Branco. Para a efetivação do novo campus, a prefeitura de Oeiras fez a doação de 50 mil metros quadrados de terreno, área avaliada em R$ 8 milhões.
 
“Estamos empenhados em aumentar o número de cursos, mas antes vamos fazer um estudo para assimilarmos qual a necessidade da região, ao tempo que também vamos ouvir a população, ao certo que queremos que Oeiras possa ter cursos que venham promover o desenvolvimento da região”, destacou o Nouga Cardoso.

As obras deverão ter início no mês de outubro e serão executadas com recursos disponibilizados pela Bancada Federal do Piauí. Também participaram da visita os secretários municipais de Administração e Finanças, José Raimundo; Obras, Luis Fernando; e o diretor do campus de Oeiras, professor Harlom Lacerda.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Presidente do TJ-PI anuncia construção de Fórum em Oeiras

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, anunciou que já está prestes a ser publicado o edital para a construção do Fórum de Oeiras.

Ele explica que mesmo a cidade tendo sido a primeira capital do Estado, ainda não tem um prédio próprio funcional e adequado para abrigar adequadamente os serviços e servidores da Justiça Estadual.

"O objetivo é melhorar a estrutura de trabalho da Justiça naquele município”, comentou Eufrásio.

Mais obras

O desembargador informou ainda que outras providências também estão sendo adotadas para, em breve, ser construído um fórum em Corrente, no extremo Sul do Piauí, visando o mesmo objetivo, ou seja, melhorar o atendimento e a funcionalidade dos serviços do Poder Judiciário do Estado do Piauí.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

V Conferência Municipal de Saúde é encerrada com saldo positivo em Oeiras

Durante o dia de ontem (09) a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras realizou as atividades ligadas à V Conferência Municipal de Saúde. Este ano, o encontro teve como temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O evento teve início na noite da última quarta-feira (08), com palestra proferida pela médica Patrícia Santos.

No segundo dia do evento, logo pela manhã, a Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, apresentou um painel onde foi exposto o panorama da saúde em Oeiras. Em seguida foram apresentados os oito eixos temáticos da conferência pela senhora Maria Gorete Pereira.
 
Na parte da tarde os participantes da conferência dividiram-se em quatro grupos, onde cada um trabalhou dois dos oito eixos previamente elencados. Após a discussão dos tópicos e das propostas sugeridas, foi realizada a plenária final, onde mais uma roda de discussão foi realizada no intuito de serem aprovadas as propostas que devem ser levadas à Conferência Estadual de Saúde.


 
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Oeiras, Francisco Lemontier, o evento superou todas as expectativas, visto que a participação da população é de muita valia para a garantia de políticas públicas para este segmento.
 
“Foi um evento muito participativo e importante para nossa cidade, sem dúvida, um momento de planejamento de políticas públicas. Foi tudo muito positivo, sobretudo as discussões. Um evento muito bem organizado, dessa vez as solicitações são bem mais abrangentes, houve um avanço muito grande, o que percebemos é que os participantes desejam algo que não só beneficie a cidade, mas todo o estado”, destacou Francisco Lemontier.
 
A V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras foi encerrada com a eleição dos oito delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião foram feitos os esclarecimentos dos procedimentos para quem irá participar deste evento.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Ministério Público discute problema ambiental em loteamento de Oeiras

O Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras e Centro de Apoio de Defesa do meio Ambiente - CAODMA, realizou reunião para discutir possíveis irregularidades na instalação do Residencial Vila do Mocha. Na oportunidade, a empresa responsável comprometeu-se a realizar intervenções apenas após a aprovação do loteamento pela Prefeitura e da emissão da licença ambiental de instalação pela SEMAR.

A reunião foi motivada por indícios de que a empresa responsável pelo loteamento não teria licença ambiental e nem teria recebido ainda aprovação da Prefeitura. O Ministério Público, através do setor de Perícias e Pareceres Técnicos, realizou vistoria no local e detectou modificações no fluxo do Riacho Mocha por conta da instalação do empreendimento e constatou a retirada de madeira no entorno do local, bem como queimadas

No início da reunião, o promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça Oeiras, Carlos Rubem, afirmou ser necessário verificar a responsabilidade e autoria do desmatamento verificado recentemente na margem do Riacho Mocha. 

A representante da prefeitura, a advogada Pollyana Leal, afirmou que o pedido da empresa já foi protocolado e que a prefeitura não promoveu desmatamento da área, apenas limpeza dos entulhos. O representante da empresa, Mário de Alencar, afirmou ter realizado os estudos ambientais e protocolado junto a SEMAR. Ele disse também que a empresa não retirou madeira do local, pois quando o receberam já estava feito os serviços de arruamento.

O Coordenador Auxiliar da Associação Ambiental de Oeiras, José Newton Sousa, afirmou ser necessário atentar para a delimitação a área de loteamento da área de preservação permanente, pois o loteamento causou desmatamento de vegetação nativa e, por conta disso, insatisfação popular. O projeto do loteamento não estaria condizente com o que foi verificado no local. José Newton também diz que são necessárias atividades de reflorestamento na área degradada.

Ao final ficou definido que, além de a empresa responsável pelo loteamento não realizar intervenções antes da liberação das licenças ambientais, a SEMAR solicitará a intervenção do IPHAN antes da expedição da licença. Os dois órgãos irão, ainda, apurar as infrações administrativas discutidas na reunião.

O Ministério Público solicitará do Cartório de Registro de Imóveis a Certidão Vintenária do terreno em questão, além de tomar as providências cabíveis para apurar a incidência de crime ambiental no caso.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governo autoriza obra de sinalização viária de Oeiras

Em visita a cidade de Oeiras, ao Sul do Piauí, o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, assinou, no sábado (04), a autorização da execução da obra de sinalização viária do município. A ação contempla as avenidas principais da cidade e seu entorno, tendo como objetivo a padronização e organização do trânsito, além de proporcionar mais segurança aos pedestres e motoristas.

Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho; o senador Ciro Nogueira; a deputada federal Iracema Portella; o deputado estadual Júlio Arcoverde; o prefeito de Oeiras, Lukano Sá; dentre outras autoridades.

De acordo com o diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, a sinalização trará melhorias ao tráfego de veículos e de pedestres e sua implantação se somará a campanhas de conscientização e a esperada colaboração dos usuários das vias públicas para atingir o objetivo comum de um trânsito mais seguro. “Além de promover segurança aos cidadãos, a sinalização viária orientará e permitirá melhor trafegabilidade nas vias urbanas de Oeiras, contribuindo significativamente para a redução dos acidentes de trânsito”, declarou o diretor.

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, comemorou a libração dos serviços de sinalização no município. “É com grande alegria que recebemos a sinalização das vias em Oeiras, que é uma cidade histórica e costuma receber muitos turistas durante todo o ano. Acreditamos que essa obra vai viabilizar o enfrentamento da violência do trânsito, otimizando e facilitando o tráfego aos munícipes e visitantes, além de demonstrar a preocupação em evitar os acidentes”, disse.

O Detran-PI vem realizando obras de sinalização em todo o estado, tendo como prioridade as cidades com maior fluxo de pessoas ou com alto índice de acidentes de trânsito. Essas obras fazem parte de um projeto do Governo do Estado que visa melhorar a qualidade do trânsito em todo o Piauí. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Motociclista morre em acidente com camionete e condutor foge

O caçador identificado como Antônio Neto de Sousa morreu na madrugada deste domingo (05) em um acidente de trânsito na PI-143. A moto da vítima, uma Yamaha XTZ vermelha, colidiu frontalmente com um carro modelo Saveiro, na estrada que liga a cidade de Oeiras à Colônia do Piauí, próximo à Cerâmica Vitória. 

Fotos do Muraldavila

O agente de polícia da delegacia, Doró Júnior, disse que, ao entrar na rodovia, a vítima foi atropealda pela Saveiro. A polícia não soube explicar as causas o acidente. 

Segundo as informações, o caçador morreu imadiatamente e seu corpo foi conduzido ao necrotério do Hospital Deolindo Couto, onde depois de passar por perícia, foi liberado para ser velado. 

O motorista do carro está foragido e ainda não foi identificado pela polícia.

Lyza Freitas (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Projeto Biblioteca Circulante é lançado em Oeiras

Para ocupar os espaços públicos, incentivar a leitura e proporcionar interação por meio dos livros, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está desenvolvendo o Projeto Biblioteca Circulante. A primeira visita aconteceu nesta última quinta-feira (25) na APAE de Oeiras.

Dentro de suas atividades, a Secretaria Municipal de Cultura está realizando três projetos de interatividade com públicos e espaços diferentes. Todos os meses haverá o “Piquenique da Leitura”, a “Hora do Conto” e a “Biblioteca Circulante”. Os projetos, além de democratizar o acesso à Biblioteca Municipal, incentivam a leitura e criam interatividade com diversos públicos em locais diferentes da cidade.

Para o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, foi muito gratificante ver muitas crianças e jovens interagindo através da leitura, ação que proporciona a esses jovens o contato com novas linguagens culturais.

“Avaliamos esse projeto de forma positiva pela alegria das crianças e funcionários ao receberem a biblioteca. É importante descentralizar ações culturais e estimular novos públicos. Quando falamos de leitura, o incentivo é fundamental”, destacou Stefano Ferreira.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretário visita penitenciária de Oeiras e anuncia melhorias

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, visitou nesse sábado (13) a Penitenciária Regional de Oeiras e anunciou melhorias na unidade. O secretário autorizou uma reforma na penitenciária, que deve ganhar um refeitório, um módulo de panificação, uma sala para a vistoria e triagem, além de banheiros femininos para as agentes que atuam no presídio. 


 
“Nosso papel é dialogar com os gerentes e internos e atender as principais necessidades das unidades. Estamos estudando a possibilidade de implantar um novo presídio nesta região, que atenda as necessidades de Oeiras e dos municípios próximos”, anunciou Daniel Oliveira.
 
A visita foi feita também pelo diretor de Administração Penitenciária da Secretaria estadual de Justiça, Fagner Martins, e contou com a presença da presidente da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Oeiras, Leidiane Mara da Silva, e o conselheiro estadual da OAB-PI, José Gonzaga Carneiro. O gerente da unidade, Isaú de Sousa Moura, destacou o papel da equipe que atua na penitenciária e o trabalho voltado à humanização dos reeducandos.
 
“Nós sabemos que o foco da nossa gestão não é só a segurança, mas sim a humanização. Queremos implantar alguma atividade esportiva entre os reeducandos. Além disso, solicitamos um profissional de saúde e um coordenador jurídico para atender os internos”, destacou Isaú.
 
Atualmente, a penitenciária regional de Oeiras possui 53 detentos, dos regimes fechado e semiaberto. O conselheiro da OAB-PI e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, José Gonzaga Carneiro, destacou as melhorias já implantadas na penitenciária nos últimos quatro anos. Natural de Oeiras, ele falou da satisfação em receber a visita do secretário de Justiça, Daniel Oliveira. “É uma alegria receber o secretário na nossa cidade. A equipe que atua nesta unidade desenvolve um trabalho louvável e nós acreditamos que as melhorias irão acontecer”, destacou o conselheiro.
 
“Já autorizamos o início do processo que vai garantir a reforma na penitenciária de Oeiras. Também vamos levar ao governador do Estado, Wellington Dias, uma proposta para construção de um novo presídio. Acreditamos que a reforma será iniciada nos próximos 30 dias”, concluiu Daniel Oliveira. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores