Cidadeverde.com

Campeonato Municipal de Clubes de Oeiras chega às semifinais

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte, está realizando o Campeonato Municipal de Clubes, com a participação de inúmeras equipes da cidade.  A competição que já está na fase das semifinais, iniciou no dia 24 de outubro e prossegue até o próximo dia 28.

 
Nesta penúltima fase haverá dois jogos, quando serão definidos os finalistas. A primeira partida será nesta quinta-feira (20), no Estádio Gerson Campos, entre as equipes do Uberaba e do Piauí. Na sexta-feira (21) será a vez dos times do Canela e do Jureminha. 
 
Segundo o secretário de Esportes, Cabo Chico, cada partida reúne um público de 500 a 700 torcedores pagantes, onde toda a renda arrecada é destinada para a premiação do time vencedor.
 
“Hoje temos em Oeiras o melhor campeonato amador do Piauí. Fomos campeões piauienses quando competimos com 135 seleções do estado e ficamos em primeiro em um evento realizado pela Fundespi. Outro diferencial do nosso campeonato é que este ano os jogadores amadores podem trocar experiência com jogadores profissionais que estão na cidade e participam do evento”, explicou o secretário.

Incentivo ao esporte

No último domingo (18), a prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Esporte, participou ativamente das atividades do evento nacional de mountain bike "Desafio da Primeira Capital". A administração municipal foi responsável pela logística da competição, fornecendo todo o suporte para os competidores


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ziraldo é recepcionado por 2 mil estudantes e brinca com "Menino Maluquinho"

No Piauí, o cartunista Ziraldo foi recepcionado ao som do hino da cidade de Oeiras por cerca de 2 mil estudantes, durante a abertura da II Feira do Livro de Oeiras (FLOR), nesta quinta-feira (13). O escritor cumprimentou discentes, fez selfies com os alunos e brincou com a imagem do personagem de seu mais conhecido livro infanto-juvenil brasileiro. 




"Eu nunca tinha visto o Menino Maluquinho vestido com a bandeira do Brasil. O Menino Maluquinho é o menino do Brasil”, disse Ziraldo.

Ziraldo participa durante todo o dia de hoje da FLOR e fica até esta esta sexta-feira (14), quando participará de um bate-papo literário, às 16h.

“São quarenta anos de estrada, mas Oeiras está me emocionado muito. São quarenta graus na sombra, é preciso ter o coração imenso e boa vontade para estarem aqui. Povo inteligente, tenho muito orgulho dos nordestinos”, salientou o cartunista.

O cartunista é o grande homenageado Feira do Livro de Oeiras. Para a secretária municipal de Educação Tiana Tapety, a visita de Ziraldo é um momento mágico. "A cidade está em festa em receber essa grande personalidade brasileira. Todos os funcionários da educação municipal estão engajados na FLOR, para que assim possamos atender à demanda dos visitantes", afirmou a secretária.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, busca por meio da literatura e da arte proporcionar aos oeirenses, bem como toda a região, novas linguagens culturais. 






Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Estruturas do Festival de Cultura e da Feira Literária são montadas

A estrutura do IX Festival de Cultura de Oeiras e da II Feira Literária de Oeiras (Flor) estão sendo montadas. Os eventos, que acontecerão de forma paralela nos dias 13 a 15 de novembro, são de grande importância cultural e econômica para a cidade. Os 53 voluntários que auxiliarão nas festividades também estão sendo preparados para receber os turistas.

 



A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas compareceram festival e aproximadamente 20 mil estudantes, 7 mil apenas da rede municipal de ensino da cidade, visitem a 'Flor' nos três dias de programação. A lotação do setor hoteleiro está completamente preenchida. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Oeiras, a estimativa é que o evento represente um aquecimento de 60% no comércio local, nas mais diversas áreas.
 
O Festival de Cultura contará com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos. O grande homenagedo será O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras, que faleceu em 2013. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra, entre outros espaços culturais da cidade que receberão programação do evento.
 
A programação musical vai desde o instrumental até o jazz e pop-rock, trazendo atrações de renome nacional e artistas locais como a cantora e atriz Tânia Alvez, o cantor Luan e Forró Estilizado e o humorista João Cláudio Moreno com a Cantata Gonzaguiana. 
 
As bandas Martini Cadillac e Top Gun, de Teresina, o cantor Ostiga Jr, a banda oeirense Plano Z e as cantoras Vanúsia Marques, cantando os maiores sucessos de Lulu Santos, e Kariny Santos, cantando Elba Ramalho, também integram a programação musical. 
 
A 'Flor' será realizada na Praça das Vitórias e contará com a presença do homenageado desta edição, o escritor e cartunista Ziraldo nos dois primeiros dias de evento. A estrutura vai contar com sala de bate-papo literário; stands de livros; oficinas; teatro de bonecas e peças teatrais, durante os três dias.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Casa da Pólvora de Oeiras será reaberta para visitação durante IX Festival de Cultura

O IX Festival de Cultura de Oeiras também será um momento para a reintegração de um dos pontos históricos da cidade à visitação do público. A Casa da Pólvora, edificação do século XIX de valor inestimável à história do Piauí e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que estava fechado deste o ano passado para passar por reformas no telhado, deve voltar ao roteiro turístico da cidade durante o evento.


A estrutura foi erguida sobre um lajedo de pedras para abrigar uma fábrica de pólvora. É considerada a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente. A Casa da Pólvora é o marco da emancipação do Piauí durante as lutas pela independência, e é tida por muitos escritores piauienses como o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.

A Casa da Pólvora de Oeiras é uma construção simples feita à base de pedras brutas e argamassada com materiais, digamos, bem naturais: cimento misturado ao esterco do gado. Mistura que deu certo e, desde sua construção, a casa se mantém de pé com todas as pedras originais.

O Festival de Cultura acontecerá paralelamente à II Feira Literária de Oeiras (FLOR), nos dias 13, 14 e 15.Este ano o Festival, que conta com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos, homenageará O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013.
 

A Casa da Pólvora será reaberta no primeiro dia de evento e ficará aberta para visitação das 9h às 12h. Para o Festival foi criado um roteiro histórico-cultural especial e em cada ponto turístico os visitantes devem ser recepcionados por funcionais e voluntários devidamente treinados.
 
Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperadas nos três dias de evento. O Prefeito Lukano Sá destaca a importância do Festival de Cultura para a cidade, tanto nos aspectos culturais como econômicos. A expectativa é de que a lotação do setor hoteleiro seja completamente preenchida neste período e que o evento represente um aquecimento de 60% na economia da cidade. 



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Festival de Cultura aquece economia e impulsiona setor hoteleiro

A 9ª edição do Festival de Cultura de Oeiras já movimenta a economia na região. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o setor de hotelaria é o que mais impulsionará os negócios locais, gerando 97% de lucros, quando comparado a outros períodos.

A pesquisa realizada junto a empresários da cidade aponta ainda o crescimento em outras áreas como 80% no faturamento nos restaurantes; 15% a 20% em lanchonetes e bares; 20% em postos de combustíveis; 30% no setor de roupas, acessórios, supermercado e empresas de transporte (mototaxistas).

"A expectativa é que a lotação da rede hoteleira seja completamente preenchida neste período. O Festival de Cultura é importante tanto nos aspectos culturais como econômicos. Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperados para os três dias de evento. A estimativa é de um aquecimento geral de 60% na economia oeirense no período", destaca o prefeito Lukano Sá.

O Festival de Cultura de Oeiras é um dos eventos mais importantes da região. A 9ª edição do evento, ocorre paralela à II Feira Literária da cidade (Flor), de 13 a 15 de novembro. O evento visa incentivar e promover a cultura na cidade e em toda a região, através da música, dança, artesanato, teatro e a literatura.

O escritor oeirense O.G Rêgo de Carvalho, falecido em 2013, é o grande homenageado neste ano. Exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais, totalmente gratuitos, estão na programação. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra receberão espaços do evento.
 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cerca de 20 mil estudantes são esperados para a II Feira Literária de Oeiras

Os preparativos para a II Feira Literária de Oeiras (FLOR) estão sendo finalizados. O evento, que este ano homenageia o cartunista e escritor Ziraldo, presença confirmada para os dois primeiros dias da FLOR, e que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro, paralelamente ao IX Festival de Cultura da cidade, deve receber cerca de 20 mil estudantes na estrutura que será montada na Praça Nossa Senhora das Vitórias.

 
Segundo a secretária de educação, Tiana Tapety, o objetivo do evento, que é organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, é despertar e fomentar o interesse pela leitura nas crianças de Oeiras, como também de toda a região.  De acordo com a secretária, o sucesso da primeira edição deve ser superado.
 
“Estamos esperando cerca de 20 mil crianças durante os três dias de evento, 7 mil apenas da Rede Municipal de Ensino. Já confirmamos caravanas de pelo menos oito cidades. A estrutura está sendo toda pensada para atrair e acolher o maior número de estudantes possível, desde o transporte até a alimentação, tudo está sendo finalizado”, afirmou Tiana Tapety.
 
Ziraldo é autor do livro Menino Maluquinho, lançado em 1980, e é um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. Além de escritor, ele também é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. De acordo com a secretária de educação, toda a sua versatilidade será aproveitada nos espaços realizados no evento.   
 
“Desde agosto desenvolvemos nas escolas da Rede Municipal um projeto de estudos voltado para as obras de Ziraldo. Tudo será aproveitado durante o evento e nos dois dias que o escritor estará presente,  deve participar de espaços com os alunos”, destacou.
 
A estrutura do evento contará com sala de bate-papo literário, para a realização de lançamento de livros e palestras; stands de livros; espaço com brinquedos educativos feitos com material reciclado; e espaço cultural com oficinas, teatro de bonecas, peças teatrais e musicais, desenvolvidos por professores e também pelos próprios alunos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tânia Alves e Luan Estilizado serão atrações do Festival de Cultura de Oeiras

A cidade de Oeiras se prepara para nona edição do seu Festival de Cultura, que esse ano homenageará o escritor oeirense O. G. de Carvalho que faleceu ano passado. A Prefeitura Municipal de Oeiras trará para a cidade uma vasta programação durante os dias 13, 14 e 15 de novembro. Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, o evento é uma grande vitrine cultural daquilo que a cidade produz durante todo o ano.  A grande aposta desta edição são as atrações regionais como o cantor Luan e Forró Estilizado e além disso a apresentação nacional de encerramento com a cantora Tânia Alves.

 
O Festival de Cultura de Oeiras foi concebido com a proposta de validar umas das tradições mais pulsantes da cidade que é a musica instrumental feita com instrumentos de cordas como é o caso do bandolim, porém, com o passar dos anos o evento foi incorporando novas linguagens sem acabar com a originalidade do Festcult. Para o secretário, incorporar novas linguagens é uma forma de valorizar a cultura popular,  a exemplo do forró, que teve grande aceitação desde a edição anterior quando foi incorporado ao evento. 
 
“O Festival já entrou para o calendário de eventos culturais do estado, é um evento que amadureceu muito nos últimos anos, mas que teve a sua consolidação no ano de 2013, quando o prefeito Lukano Sá achou por bem fixar uma data para o evento, que é o mês de novembro. Isso facilita muito para fazermos a divulgação como também para as pessoas se organizarem para prestigiar o evento”, destacou o secretário.
 
Junto ao Festcult também será realizada a II Feira Literária de Oeiras (FLOR), que segundo Stefano Ferreira, veio somar, visto que sua programação diurna dá maior dinamicidade ao evento. “Havia um espaço nas edições anteriores, que desde o ano passado foi preenchido com as atividades da FLOR que atende, sobretudo o público infanto-juvenil. Durante o  dia  há todo uma programação com oficinas e salas de bate papo literária”, explicou.
 
Para receber com qualidade os turistas durante este período, a Secretaria Municipal de Cultura, fez um mapeamento de hotéis, bares e restaurante, além que realizar reuniões sensibilização com a iniciativa privada. Segundo o secretario, Stefano Ferreira, o Festival é uma grande celebração da música popular e uma das tradições mais notáveis da cidade, e este ano conta com atrações deste bem diversificadas.

 
“Sem abandonar as raízes do evento, traremos este ano atrações com espirito novo e dinâmico para  que não seja um festival tão informal, mas que agrade vários públicos. É preciso que toda a cidade possa de apropriar desse evento. Nós teremos um show mais jovem e regional com o Luan e Forró estilizado, que um artista que esta na mídia e bem projetado, além dele, teremos ainda o João Claudio Moreno acompanhado da orquestra de Teresina fazendo uma grande homenagem a Luís Gonzaga e  Tania Alves que trabalha uma outra linguagem com o show bossas e boleros, que sem dúvida trará uma apresentação bem performática”, saliento Stefano Ferreira.
 
O evento contará ainda com outros estilos musicais como o pop rock, atendendo a geração mais jovem, que esse ano terá a banda Plano Z, uma junção de artistas da cidade. Durante a abertura o evento terá também a orquestra Renascença Dois uma homenagem de vários artistas locais a tradição musical da cidade.

Confira a programação:

*Dia 13 de novembro de 2014

Manhã
08h – Abertura da II Feira Literária de Oeiras – FLOR – Praça das Vitórias
08h30min - Pronunciamento das autoridades e apresentações culturais - Cine Teatro
09h – Oficinas Temáticas
Contação de História – SEMED
Confecção de Bonecos – Praça das Vitórias
Pintura em rosto infantil – Praça das Vitórias
Brinquedos em madeira – Praça das Vitórias
08h às 12h – Horário de visitação ao Museu de Arte Sacra – Exposição Fotobiográfica de O. G. Rêgo – Vida e obra

Tarde/Noite
15h – Festival de Teatro das Escolas Municipais – Cine Teatro
16h - Bate papos literários e lançamentos de livros – FLOR – Praça das Vitórias
*Presença do escritor Ziraldo – Homenageado da FLOR
17h – Abertura da Feira de Artesanato - Praça das Vitórias
18h – Retreta no Coreto com a Banda Santa Cecília
18h30min – Abertura de exposição (?) e Café Colonial - Solar das 12 Janelas
20h – Palestra: Conservação e Manufatura de Revestimentos Históricos para Arquiteturas de Terra (Taipa de Pilão, Taipa de Mão e Adobe)" – (IPHAN) -  Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP); Mestre de restauro Sr. José Edson Silva – Solar das 12 Janelas
22h– Abertura oficial do IX Festival de Cultura de Oeiras – Homenagem O. G. Rêgo de Carvalho, com apresentação dos Bandolins de Oeiras, Novos Bandolins e Os Beletristas – Palco Central
23h30min – Luan Estilizado – Palco Central
01h – Banda Martini Cadilac - Palco Central


Dia 14 de novembro de 2014

Manhã
08h – Roteiros de visitação aos pontos históricos e turísticos da cidade; roteiros alternativos e ecoturismo: trilhas para bike em Oeiras – Balcão de Informações Turísticas (Solar das 12 Janelas)
08h – Flor – Feira Literária de Oeiras e Feira de Artesanato - Praça das Vitórias
09h – Oficinas Temáticas
Contação de História – SEMED
Confecção de Bonecos – Praça das Vitórias
Pintura em rosto infantil – Praça das Vitórias
Brinquedos em madeira – Praça das Vitórias
Oficina de Conservação e Manufatura de Revestimentos Históricos para Arquiteturas de Terra (Taipa de Pilão, Taipa de Mão e Adobe)" – (IPHAN) - - Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP) - Mestre de restauro Sr. José Edson Silva – Museu de Arte Sacra (manhã e tarde)
08h às 12h – Horário de visitação ao Museu de Arte Sacra – Exposição Fotobiográfica de O. G. Rêgo – Vida e obra

Tarde/Noite
15h – Festival de Teatro das Escolas Municipais – Cine Teatro
16h - Bate papos literários e lançamento de livros – FLOR – Praça das Vitórias
*Presença do escritor Ziraldo – Homenageado da FLOR
18h – Retreta no Coreto com a Banda Santa Cecília
20h – Lançamento do livro (?) do escritor oeirense Moisés Reis – Solar das 12 Janelas
22h – João Cláudio Moreno e Cantata Gonzaguiana – Palco Central
23h30min – Vanúsia Marques e banda – Palco Central
01h – Top Gun – Palco Central


Dia 15 de novembro de 2014

Manhã
08h – Roteiro de visitação aos pontos históricos e turísticos da cidade; roteiros alternativos e ecoturismo: trilhas para bike em Oeiras – Balcão de Informações Turísticas (Solar das 12 Janelas)
08h – Flor – Feira Literária de Oeiras e Feira de Artesanato – Praça das Vitórias
09h – Oficinas Temáticas:
Contação de História – SEMED
Confecção de Bonecos – Praça das Vitórias
Pintura em rosto infantil – Praça das Vitórias
Brinquedos em madeira – Praça das Vitórias
Oficina de Conservação e Manufatura de Revestimentos Históricos para Arquiteturas de Terra (Taipa de Pilão, Taipa de Mão e Adobe)" – (IPHAN) - - Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP) - Mestre de restauro Sr. José Edson Silva – Museu de Arte Sacra (manhã e tarde)
08h às 12h – Horário de visitação ao Museu de Arte Sacra – Exposição Fotobiográfica de O. G. Rêgo – Vida e obra

Tarde/Noite
15h – Festival de Teatro das Escolas Municipais – Cine Teatro
16h - Bate papos literários e lançamentos de livros – Flor (Praça das Vitórias)
18h – Retreta no Coreto com a Banda Santa Cecília
20h – Apresentação do Coral Vozes de Oeiras – Solar das 12 Janelas
20h30min - Pronunciamento de Divaneide Carvalho, esposa do escritor O. G. Rêgo de Carvalho e lançamento comemorativo da obra: “Como e porque me fiz escritor” – Solar das 12 Janelas
22h – Karine e banda – Palco Central
23h30min – Tânia Alves – Palco Central
01h - Plano Z – Palco Central
02h – Ostiga Jr. – Palco Central


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Dupla é presa com droga escondida em compartimento de som automotivo

Dois jovens foram presos acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de armas durante operação da Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar. De acordo com o Delegado Regional Genival Vilela, a dupla foi abordada dentro de um veículo, onde foi encontrado cocaína escondida no painel do compartimento destinado ao som. 



Cássio Gomes Pessoa e Renato Pinheiro de Souza foram presos nesta quinta-feira (30), em Oeiras e são suspeitos de comercializar drogas também nas cidades de Valença e Novo Oriente. 

"Fizemos a abordagem após denúncia anônima e eles não tiveram como fugir. Além da cocaína, outros materiais usados para embalar entorpecentes foram encontrados e ainda uma arma municiada debaixo do banco do passageiro da frente", explica Vilela. 

Segundo o delegado, com os dois foram apreendidos 40 gramas de cocaína, um revólver municiado calibre 32 com numeração raspada, papel de alumínio e R$ 55 e o veículo modelo Palio cor branco placa DVK- 0258, pertencente ao acusado Cássio Gomes.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Praça de Eventos passa por revitalização em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando uma obra de revitalização na Praça de Eventos. Na obra, está sendo recuperando todo o piso da estrutura, além do melhoramento da iluminação e a reformulação do paisagismo dos canteiros laterais. A praça também foi contemplada com seis mudas de ipês rosa, planta típica da região que, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas, estas dão lugar somente às flores.

 
“Desde 2013 já estava programado a reforma dessa praça, diante a solicitação da Secretaria de Cultura junto ao IPHAN, facilitou para que colocássemos em ação os nossos serviços. Esse trabalho foi realizado por percebermos que a Praça de Evento precisava de atenção. Com certeza ela vai ficar muito mais bonita”, justificou secretário de Obras do município, Luiz Fernando.

 
A Praça de Eventos de Oeiras fica localizada no Centro Histórico da cidade, paralela à Praça das Vitórias, formando o monumental Largo da Matriz. É nesse espaço onde são realizados boa parte dos eventos culturais do município, a exemplo do Festival de Cultura, que esse ano ocorrerá nos dias 13 a 15 de novembro.
 

Para o secretário de Cultura, a revitalização desse espaço sociocultural é muito positiva. “Este é um espaço que esta no coração do nosso Centro Histórico e que merece um paisagismo que o valorize”, pontuou Stefano Ferreira.
 

A gestão do Prefeito Lukano Sá vem adotando uma preocupação muito grande na preservação dos passeios públicos da cidade, por compreender a importâncias desses espaços para conjunto histórico de Oeiras, cidade reconhecida como Patrimônio Histórico nacional. 
 

Gestantes recebem acompanhamento continuado em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretária Municipal de Serviço Social, oferece um serviço de acompanhamento e serviço a gestantes residentes na zona urbana e rural do município. Durantes os meses de agosto a outubro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II) da cidade acompanhou um grupo de 29 grávidas.

 
Durante o acompanhamento foram realizadas uma série de ações, entre elas: palestra com o tema “Qualidade de Vida”, que foi ministrada pelas estagiárias de serviço social Edivânia Santana e Érika Gomes, sob a orientação da supervisora academia Delmária Veras; e a palestra “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Jardeline.
 
As gestantes ainda participaram de uma oficina de pintura em fraldas, confeccionando seu próprio enxoval, sob a orientação da facilitadora Joseane Lira. O trabalho faz parte das medidas adotas e intensificadas durante a gestão do Prefeito Lukano Sá para a saúde e cuidados materno-infantil.
 
No último dia 20 de outubro os kits de enxovais foram entregues para as grávidas durante um evento realizado na sede do CRAS II. A entrega, que foi acompanhada por um coquetel, também contou com dinâmicas motivacionais abordando a temática da maternidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores