Lukano Sá entrega certificados para alunos do Pronatec

As turmas dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), em Oeiras, receberam os certificados dos cursos nesta sexta-feira (26). As capacitações foram oferecidas através de uma parceria entre a Prefeitura de Oeiras, Secretaria Municipal de Indústria e Comercio (SEMIC), SEST/SENAT e Pronatec.


Durante solenidade de entrega Lukano Sá destacou a importância dos cursos. “Os alunos agora terão mais chances de ingressarem no mercado de trabalho. A parceria da administração municipal com os outros órgãos é fundamental para que este resultado seja positivo”, destacou.

Além do Prefeito Lukano Sá, também estiveram presentes no evento a Secretaria da Municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, a Secretária de Assistência Social, Danyelle Leite, que teve participação ativa durante a formação dos alunos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Empreendedores recebem certificação do curso de tortas, chocolates e bolos confeitados

Pequenos empreendedores do município de Oeiras receberam certificação do curso de tortas, chocolates e bolos confeitados, realizado nesta quinta-feira (25).  Ao todo 22 pessoas formalizadas, algumas MEs (Micro Empresas) e outras EIs (Empreendedores Individuais), participaram das aulas e aprenderam técnicas e receitas culinárias. 



A secretária Carla Martins destaca que, além da qualificação, os pequenos empreendedores ainda receberam auxílio para aumentar as produções. 

“Neste curso priorizamos os empreendedores que já trabalham na atividade, alguns com lanchonetes já em funcionamento e outras que trabalham com encomendas”, explicou a secretária da Indústria e Comercio (Semic).

A capacitação foi promovida pela prefeitura de Oeiras através da Secretaria Municipal de Indústria e Comercio (Semic) por meio do projeto Sala do Empreendedor, tendo como parceiro o Sebrae.  



O prefeito Lukano Martins destaca a importância da qualificação, o que gera novas oportunidades ao pequenos empreendedores.

"Espaços de capacitação geram mão de obra qualificada para o município, dando mais oportunidades para a população. Nos comprometemos em ceder um stand no Festival de Cultura da cidade para o grupo, a custo zero, para a comercialização dos produtos”, declarou o prefeito Lukano Sa´, durante a solenidade.  


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Clube da Melhor Idade desenvolve ações de saúde com idosos de Oeiras

A prefeitura de Oeiras intensificou as atividades do Clube da Melhor Idade (CMI) da cidade, que desenvolve um trabalho amplo de acompanhamento com os idosos Oeirenses. As ações vão desde o oferecimento de atividades físicas diversas até a realização de oficinas para melhorar a autoestima, tudo oferecido de forma totalmente gratuita.

 
O trabalho engloba o bem estar físico e metal da terceira idade. Na área dos serviços voltados para a saúde física estão sendo realizadas atividades diversas como caminhada; hidroginástica; fisioterapia; além da realização de visitas domiciliar e a realização de exames com testes de glicemia capilar; verificação da pressão arterial; encaminhamentos e realizações de cirurgias de catarata; e a campanha de vacinação contra a gripe (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde); dentre outras.
 
O CMI também realiza ações preventivas como palestras sobre o câncer de mama e do colo do útero; realização de exames com coleta de material (Papa Nicolau); como também o Projeto de Pesquisa sobre os Direitos da Pessoa Idosa, englobando as palestras sobre passe livre e carteira do idoso.
 
Na área dos serviços voltados para a saúde mental dos idosos, estão sendo organizadas palestras educativas sobre autoestima (junto com CRAS I e CRAS II), além da realização de dinâmicas e oficinas. Entre elas estão: leitura de textos e mensagens; beleza; confecção de quadros com colagem de flores; confecção das flores e outros adereços.
 
O trabalho ainda conta com o apoio das ações desenvolvidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que também desenvolve atividades com a melhor idade da cidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras planeja plano de cargos e salários de agentes de saúde

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, está realizando um trabalho de organização do plano de cargos e salários dos agentes comunitários de saúde e de endemias de Oeiras, com objetivo de dar melhores condições de trabalho para as categorias. No último dia 18 de setembro foi realizada a primeira reunião para definir o novo piso salarial dos agentes.


O objetivo do evento foi escutar as demandas e necessidades das categorias para chegar ao valor mais adequado. Na ocasião, o Prefeito assumiu um compromisso em dar andamento às discussões do plano de cargos e salários, sempre ouvindo a classe.

Além do Prefeito Lukano Sá, também estiveram na reunião a Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas, a Coordenadora Municipal da Atenção Básica Rai Vieira, representantes do setor jurídico dos Agentes Comunitários de Saúde e da Prefeitura Municipal de Oeiras, o Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Antônio Neto, e toda a classe.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia Civil apreende armas utilizadas para matar pai e filho após sumiço de animais

A Polícia Civil de Oeiras conseguiu localizar as armas de fogo utilizadas no assassinato de pai e filho no município de Santa Rosa do Piauí, a 283 km de Teresina, no mês de junho. Os dois foram mortos com requintes de crueldade, a tiros e a facadas, após o sumiço de porcos da casa do acusado, preso dias após o crime. 



Francisco Guedes Neto, conhecido como Chico de Senhor de Teresa, teria participado da morte em companhia do próprio irmão, Altamiro Guedes Alcoforado, 26 anos, que continua foragido. 

As armas foram encontradas nesta segunda-feira (22), em uma residência na Localidade Retiro, em Oeiras. 

"Um dos acusados, o Chico de Senhor de Teresa,  foi preso na semana após o crime e disse que havia perdido as armas. Ontem recebi uma denúncia anônima e encontramos o revolver calibre 32 municiado com seis cartuchos e uma espingarda calibre 28 com quatro cartuchos. Ambos confessaram o crime", explica o Delegado Regional Genival Vilela.

Os dois acusados de esconder as armas foram identificados como Martins Inês Silvestre da Costa, conhecido como Galego de Herculano, e José da Luz Pereira da Silva, conhecido como o "Zé da Luz" e responderão em liberdade por ocultação e arma de fogo. O facão utilizado no homicídio foi apreendido durante a prisão de um dos acusados, ainda na semana do crime. 


Matéria relacionada




Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Praça de Eventos de Oeiras receberá seis Ipês-rosa

A cidade de Oeiras receberá seis árvores da espécie Ipê-rosa com seis metros de altura como parte da manutenção do Centro Histórico da Cidade. Após estudo ambiental realizado nas árvores que existiam na praça de eventos da Cidade, foi detectado que as árvores da espécie Mata Cachorro que existiam na praça apresentavam risco ao conjunto arquitetônico que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ipê-rosa

Por estarem no final de sua vida e já apresentando vários parasitas, a prefeitura solicitou a substituição das plantas. Diante da necessidade comprovada com a licença ambiental e o relatório fotográfico devidamente formalizados, o IPHAN autorizou a substituição das seis árvores Mata Cachorro, espécie não nativa da região, por Ipês-rosa já em fase adulta, preservando assim o conjunto arquitetônico bem como a arborização e o sombreamento do local.

Atual situação da praça de eventos

O IPHAN recomendou ainda um cuidado maior durante a retirada das árvores antigas e o plantio dos Ipês-rosa. Os mesmos devendo ser feitos sem nenhum dano ou alteração a pavimentação e o desenho existente na área.

Segundo a prefeitura, por este motivo as novas árvores não foram imediatamente plantadas. As raízes profundas das árvores Mata Cachorro devem passar por um cuidadoso processo de retirada para não haver nenhum prejuízo ao conjunto arquitetônico e até o mês de outubro os seis Ipês-rosa, já em fase adulta, devem ser plantados.

Mudas

Durante as ações do projeto Prefeitura Itinerante, Oeiras distribuiu somente no último sábado (20), 100 mudas de mangueira no Povoado Várzea Tranqueira.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Partidos são proibidos de colocar material de campanha no centro histórico

O juiz Luís Henrique Moreira Rego, da 5ª Zona Eleitoral do Piauí, notificou partidos políticos nesta semana para que retirem do centro histórico de Oeiras seu material de propaganda eleitoral. 

O promotor Carlos Rubem Campos Reis ingressou com representação para que o juiz exerça seu poder de polícia e retire do local a propaganda irregular. Até a casa do Visconde da Parnaíba, construção secular onde viveu o governador da província do Piauí, teria sido alvo de material de campanha.

De acordo com o Ministério Público, os bens tombados são sujeitos a regime especial de proteção e vigilância. Comprovamos um abuso na propaganda eleitoral visual e estética no Conjunto Histórico e Paisagístico de Oeiras”, declarou o promotor. 

Assim que receberem a notificação, os partidos que não retirarem banners e cavaletes do centro histórico terão seu material apreendido. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Aulas do Pronatec na área de informática iniciam nesta segunda-feira (22)

Iniciam nesta segunda-feira (22) as aulas de quatro turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Oeiras. As classes de montador e reparador de computadores, operador de computador, agente de inclusão digital e recepcionista fazem parte da parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério das Comunicações.

 
Os cursos são alguns dos benefícios trazidos para a cidade com a obtenção do título de “Cidade Digital” conquistado na gestão do prefeito Lukano Sá. A proposta do projeto é promover a inclusão social por meio da inclusão digital.
 
Para tanto, há uma ampliação do aparato técnico com o investimento nos sistemas destinados ao controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, comunicação de dados, controle financeiro, recursos humanos, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, infraestrutura e geoprocessamento referenciado das prefeituras, como também na capacitação da população para a utilização desta nova estrutura. 

As aulas serão ministradas na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade e até o mês de outubro novas turmas devem ser abertas. Ao todo, 160 vagas devem ser ofertadas durante estes dois meses.
 
Ainda na perspectiva da qualificação da população oeirense, também iniciam nesta segunda-feira (22) as aulas do curso de produção de chocolates caseiros, tortas e bolos confeitados promovido pela Prefeitura de Oeiras através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) e em parceria com o Sebrae-PI.
 
O objetivo é capacitar pequenos empreendedores da área ensinando novas técnicas. O espaço de qualificação segue até o próximo dia 25 de setembro.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras registra índices extremos de radiação ultravioleta no mês de setembro

Segundo informações do Centro de Estudos e Previsão do Tempo -CPTEC- a radiação solar para o mês de setembro em Oeiras está em sua escala mais alta, considerada extrema requerendo da população maior cuidado com a saúde.


Durante os próximos dias deste mês de setembro a radiação na cidade de Oeiras estará com índice 12, considerado como índice extremo pelo INPE. A radiação ultravioleta é extremamente prejudicial á saúde humana, causando danos principalmente aos olhos é a pele.

Ainda segundo o Centro de Pesquisa Meteorológica, a temperatura máxima na cidade de Oeiras durante toda esta semana estará sempre oscilando na casa de 36ºc e 37ºc. O centro de estudos não descarta a possibilidade de chuvas nesse período.

Doenças nos olhos como catarata e na pele como queimaduras e até o câncer, requerem da população alguns cuidados especiais. A orientação é que as pessoas façam o uso de camisa, boné, protetor solar, evitar o sol ao meio dia e permanecer sempre que possível na sombra, além de consumir bastante líquido.

Como se proteger

- roupas e chapéus - prefira os de tecido sintético. Uma blusa de algodão branca, por exemplo, deixa passar 20% da radiação ultravioleta. Se possível, invista em viseiras e camisetas de tecidos tratados contra os raios, que chegam a oferecer mais de 90% de proteção.

- óculos escuros - devem sempre ter lentes que protejam os olhos dos raios ultravioleta. Peça para a ótica o certificado e nunca compre óculos de sol em camelôs.

- Protetor solar - observe se o filtro tem proteção contra os raios UVA e, principalmente, UVB. O fator depende do tipo de pele: quanto mais claro for, maior ele deve ser. No geral, recomenda-se fator 30. Lembre-se de aplicar o filtro em grande quantidade (o recomendável são 30 g para uma pessoa de 70 kg) e de reaplicá-lo, principalmente após entrar na água ou suar.

Com informações de Folha de Oeiras
cidades@cidadeverde.com

Campeonato de artes marciais reunirá atletas de três estados

O município de Oeiras terá o primeiro campeonato de artes marciais. O Grand Prix de Jiu Jitsu, Kickboxing e Full Contact será realizado neste sábado (20), no ginásio Santaninha a partir das 16h. O evento contará com a participação de atletas do Piauí, Ceará e Maranhão, nas modalidades de Karatê, Muay thai, Taekwondo, Capoeira, Boxing, Kung fu, e Jiu Jitsu.


O campeonato será dividido em 26 lutas e haverá ainda graduação no jiu jitsu de atletas de Oeiras e Picos. 

O prefeito Lukano Sá destaca que a competição é essencial para a divulgação dos esportes na cidade e região, além da função social.

“Apoiar o esporte é dar a nossa juventude opções de um futuro mais digno e com maiores oportunidades. A prática esportiva é uma alternativa eficiente para afastar as crianças e jovens oeirenses do mundo do crime e das drogas”, destaca o prefeito de Oeiras.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores