Cidadeverde.com

CREAS de Piracuruca ganha novo espaço de acolhimento

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), inaugurou um novo espaço no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O local presta apoio, orientação e acompanhamento às famílias com membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

A sala de atendimento ganhou novos brinquedos, pintura e mobiliário com o objetivo de estimular as crianças a relatarem, também, de forma não verbal, os problemas que as trouxeram ao atendimento.

“Com a modernização deste espaço, pretendemos ampliar o trabalho social e ofertar um atendimento ainda mais humanizado às pessoas que, porventura, sejam conduzidas ao CREAS em situações de violação dos direitos humanos ou risco social, ampliando, assim, as políticas sociais no enfrentamento de diversos tipos de violência”, destaca a secretária da Semtcas, Maria da Paz Mendes.

O CREAS desenvolve um trabalho de acompanhamento das famílias que vivem em condição de ameaça ou vítimas de violência, seja de ordem psicológica, emocional, física ou sexual, entre outros serviços. Os atendimentos são feitos mediante demanda espontânea ou encaminhamentos das demais unidades que compõem a Secretaria de Assistência Social.

A unidade do CREAS funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e fica localizada na Rua Tote Machado S/N, em frente à Praça do Bambu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3343-1509.

Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca abre inscrições para Rei e Rainha do Carnaval

Como parte da programação do “Pirafolia: Meu Bloco na Rua”, a Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, vai realizar o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2017.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria de Cultura, de segunda-feira à sexta-feira, no horário das 08h às 13h.

Segundo o secretário de Cultura, Fernando César, as figuras do rei e rainha são ícones do carnaval.

“O concurso quer, de forma democrática e transparente, valorizar ainda mais a participação de todos os piracuruquenses. Em especial, daqueles e daquelas que queiram ser o símbolo da diversão dos foliões deste carnaval”, destaca o secretário.  

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Centro de Convivência do Idoso de Piracuruca retoma atividades

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), retomou, no último sábado (14), as atividades do Centro de Convivência do Idoso. Na oportunidade, foram desenvolvidas ações com foco no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade das pessoas da terceira idade.

O aumento da expectativa de vida do piauiense, que chega a 70,9 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem exigido ações prioritárias na área das políticas públicas para a terceira idade. Com a retomada de atividades, a Prefeitura de Piracuruca visa à garantia de direitos e inclusão social dos idosos, priorizando o envelhecimento saudável.

No Centro do Idoso do município, os membros da terceira idade contam com um espaço para realização de ações diversificadas. No local são desenvolvidas atividades culturais e de lazer, onde os idosos se socializam com pessoas da mesma faixa etária.

“O avanço da idade tem mobilizado os idosos a explorarem desejos e anseios, além de compartilharem suas experiências e saberes. Para este ano, continuaremos trabalhando para aprimorar, a cada dia, mais os serviços prestados, tudo para propiciar aos membros da terceira idade a vivência de momentos de alegria e descontração”, frisa a coordenadora do Centro de Convivência, Conceição Paiva.

Fortalecendo as políticas voltadas para os membros da terceira idade, no exercício da cidadania e na inclusão na vida social, e com foco na qualidade de vida, o Centro do Idoso de Piracuruca conta com uma programação que dispõe de dança, jogos, entre outros. As atividades são realizadas sempre aos sábados, de 13h30 às 17h, no espaço localizado na Avenida Senador Gervásio, bairro de Fátima.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Governo vai doar prédios históricos de Piracuruca à Prefeitura

Com o objetivo de melhorar a utilização e aproveitamento de dois prédios onde funcionavam a antiga maternidade municipal e a sede da puericultura de Piracuruca, o Governo do Estado irá doar os dois prédios ao município. A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Wellington Dias, ao prefeito Raimundo Alves Filho.
Os dois casarões estão localizados no centro da cidade e ocupam uma quadra inteira. Atualmente, os dois prédios sediavam o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI). A diretoria do SESI, inclusive, já desocupou as instalações. 

Para o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, essa doação vai garantir uma manutenção adequada dos prédios históricos e, em segundo momento, permitir que seja feita a ampliação de serviços da administração para a população.
“O governador Wellington Dias foi sensível ao nosso pedido e apoia nossa gestão, que tem foco a melhoria da qualidade de vida da população. E, com esses dois prédios, poderemos realizar várias ações no município”, destaca.

O governador anunciou, também, a inclusão do município do programa Piauí Conectado, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), que vai oferecer internet banda larga gratuita em Piracuruca.
Com o programa, é possível fazer cursos online a distância, acessar redes sociais, baixar e usar serviços digitais do governo, enviar e transferir arquivos como fotos, áudios e outros serviços.

De acordo com o prefeito Raimundo Alves, três praças de Piracuruca serão utilizadas pelo programa, em breve.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura promoverá resgate do Carnaval de rua comprogramação diversificada

A Prefeitura de Piracuruca anunciou, durante Audiência Pública realizada na Usina da Cultura, a programação do Carnaval do município para este ano. Com o intuito de promover o resgate da tradição da cultura carnavalesca, a gestão municipal realizará, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, uma série de atividades privilegiando vários blocos, que prometem alegrar os foliões.  

O Carnaval de Piracuruca tem início no dia 24 de fevereiro, com a realização do tradicional Corso, a partir das 17h. Nos dias seguintes, a programação da festa de Momo tem início a partir das 18h, com a realização de desfile de blocos de ruas, onde serão ofertadas premiações para os foliões em diversas categorias. A concentração acontece na Praça Dr. José De Brito Magalhães e segue até a Prainha.
 
“Estamos inovando este ano, sobretudo, realizando uma festa para as famílias. O horário foi pensado para que possa contemplar aos jovens, mas também aos idosos e crianças. Nossa intenção é resgatar a tradição dos carnavais. Vamos fazer uma festa para Piracuruca, mas que atenda às pessoas que venham de outras cidades”, frisa o secretário municipal de Cultura, Fernando César.
 
Praça Cultural 
 
Durante a Audiência Pública, que contou com a participação de artistas dos mais variados segmentos, o prefeito Raimundo Alves Filho anunciou, em primeira mão, a construção de uma Praça Cultura, que visa fortalecer o trabalho artístico realizado no município, por meio da parceria com o Governo do Estado.
 
“Piracuruca é uma terra de talento e com esse espaço vamos destacar o potencial de nossos artistas. Nossa intenção é que esta Praça possa ter a marca dos artistas de nossa cidade. A secretaria de Cultura terá todo o nosso apoio para resgatar e fortalecer a cultura de nossa cidade”, destaca o gestor.

cidades@cidadeverde.com

Mãe e filha morrem em capotamento de carro na BR-343

Três morreram dois ficaram feridos em um acidente na BR-343, município de Piracuruca, a 196 km de Teresina. Na camionete estavam um casal, seus dois filhos e uma quinta pessoa que seria funcionário da empresa do condutor do veículo- que não teve a identidade revelada. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi do tipo frontal e envolveu um caminhão. Com o impacto, a camionete capotou. A mãe e o funcionário tiveram morte imediata e ficaram presos as ferragens. Uma das crianças ainda chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. Já o empresário e a outra filha sobreviveram. 

A colisão foi registrada na noite de ontem (12). Por algumas horas, a pista foi totalmente interditada para a remoção dos corpos. 

Ainda não há informações sobre as causas do acidente. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Secretaria de Saúde de Piracuruca discute estratégias para 2017

Diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde de Piracuruca estiveram reunidos, na última segunda-feira (9), para discutir a avaliação e o planejamento das ações de saúde que serão realizadas no município em 2017. Na reunião, os gestores destacaram os serviços, definiram estratégias e traçaram metas para os próximos meses.

Além de integrar a equipe e mostrar a relevância do trabalho de cada profissional na execução das políticas de saúde no município, durante o encontro foram analisados pontos para melhorar os serviços e o trabalho integrado dos profissionais.
 
“Sabemos que, quando o trabalho é feito em conjunto, o tempo de resposta das análises garante os subsídios necessários para desenvolvermos ações e estratégias para ampliação, tanto nos serviços quanto na qualidade dos atendimentos ofertados à população”, frisa a secretária de Saúde do município, Conceição Veras.
 
Ainda de acordo com a gestora, a partir desta primeira reunião foram estabelecidas diversas ações conjuntas que devem acontecer ao longo dos próximos meses. “A expectativa é que essas reuniões em grupo aconteçam mensalmente, como forma de avaliar o andamento do trabalho e de revisão dos caminhos que estão sendo tomados no dia a dia”, pontua a gestora. 

 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria de Saúde de Piracuruca discute estratégias para 2017

Diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde de Piracuruca estiveram reunidos, na última segunda-feira (9), para discutir a avaliação e o planejamento das ações de saúde que serão realizadas no município em 2017. Na reunião, os gestores destacaram os serviços, definiram estratégias e traçaram metas para os próximos meses.

Além de integrar a equipe e mostrar a relevância do trabalho de cada profissional na execução das políticas de saúde no município, durante o encontro foram analisados pontos para melhorar os serviços e o trabalho integrado dos profissionais.
 
“Sabemos que, quando o trabalho é feito em conjunto, o tempo de resposta das análises garante os subsídios necessários para desenvolvermos ações e estratégias para ampliação, tanto nos serviços quanto na qualidade dos atendimentos ofertados à população”, frisa a secretária de Saúde do município, Conceição Veras.
 
Ainda de acordo com a gestora, a partir desta primeira reunião foram estabelecidas diversas ações conjuntas que devem acontecer ao longo dos próximos meses. “A expectativa é que essas reuniões em grupo aconteçam mensalmente, como forma de avaliar o andamento do trabalho e de revisão dos caminhos que estão sendo tomados no dia a dia”, pontua a gestora. 

 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ações de manutenção e limpeza são intensificadas em Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras, segue com o cronograma de limpeza e manutenção de ruas e avenidas, realizando ações em diversos pontos da cidade. A ação visa oferecer melhor infraestrutura, maior segurança e conforto aos moradores do município.
 
Neste primeiro momento estão sendo priorizados locais nos quais as vias funcionam como corredores do transporte público e trajetos que ligam a unidades de saúde e escolas. Entre os serviços estão sendo realizados a limpeza de ruas, troca de lâmpadas, coleta de entulhos, podas de árvores, além de outros serviços
 
Nos últimos dias, a equipe tem realizado a limpeza em ruas do Centro, a exemplo da Rua Rui Barbosa, além de praças e demais vias do município. Com o trabalho de ampliação e aperfeiçoamento dos serviços de limpeza pública sendo realizados de maneira conjunta pelas secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente, frentes de serviços atuam em diversos pontos da cidade.
 
“A gestão municipal está fazendo a sua parte com as ações de limpeza, mas é importante a participação da sociedade neste processo. Paralelo às ações de limpeza, vamos realizar um trabalho de conscientização junto à população, para que não joguem lixo e entulho nas vias da cidade”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Manoel Filho.
 
Combate ao mosquito Aedes aegypti

De acordo com o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, a limpeza urbana segue um cronograma, mas as ações estão sendo intensificadas como forma de evitar o risco de proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti.
 
"Firmamos como uma ação prioritária no início de mandato ações para que façamos uma limpeza de 100% dos bairros da cidade, visando, principalmente, evitar a formação de focos do Aedes aegypti. A saúde começa em iniciativas que contribuam para a contenção do problema”, afirma.

Da Editoria de Cidades
redacao@cidadeverde.com

Matrículas nas escolas municipais de Piracuruca iniciam hoje

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou o cronograma de matrículas das escolas da rede municipal. Para 2017, serão ofertadas 4.200 vagas, distribuídas para os alunos do Ensino Infantil e Fundamental. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (9) e seguem até o dia 13 de janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação,  houve um aumento de 5% no total de vagas disponibilizadas para este ano em comparação com 2016. Para o Ensino Infantil – que compreende crianças de 2 a 5 anos – estão sendo ofertadas 1.200 vagas. Para o Ensino Fundamental, a meta é matricular 3.000 alunos.

“Fazemos um acompanhamento contínuo e análise em todas as escolas da nossa rede municipal. Essas informações servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, além de possibilitar outras iniciativas, a exemplo da ampliação na oferta de vagas”, destaca a secretária de Educação, Rayane Fernanda Lemos.

Rayane acrescenta que o sistema de ensino de Piracuruca foi um dos setores do município que mais apresentaram resultados positivos. Segundo ela, o avanço condiz com os investimentos feitos no setor e representa a valorização do conhecimento.

“Além da ampliação no número de vagas na rede municipal de ensino, temos proporcionado a constante valorização e capacitação dos professores. De mesmo modo, buscamos oferecer aos alunos mais conforto e o acesso a uma educação de qualidade, que sem dúvidas, contribuirá para fortalecer um melhor aprendizado”, pontua a gestora.


Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores