Cidadeverde.com

Piracuruca amplia estratégias de combate ao Aedes aegypti

Dando continuidade às ações de enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Piracuruca reuniu profissionais, no auditório do Centro Médico do bairro Esplanada, para a ampliação da mobilização social e formatação de ações de vigilância epidemiológica – que acontecem durante todo o ano – relacionadas ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Em 2016, dados do Ministério da Saúde apontam Piracuruca como um dos 53 municípios do Piauí que foram analisados pelo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) e apresentam índices satisfatórios no combate ao vetor. O mapeamento feito pelo LIRAa auxilia no direcionamento e intensificação das ações, pois apresenta a dimensão e a distribuição por tipo de criadouro, em diferentes regiões do município.
 
“Definindo ações para o controle de endemias, políticas sistemáticas de monitoramento, entre outras, temos avançado no controle e combate ao Aedes aegpity. O combate ao mosquito talvez seja um dos maiores desafios da saúde pública atualmente, por isso, não podemos descansar no trabalho de vigilância e, acima de tudo, de conscientização da população na participação deste processo”, enfatiza a secretária de Saúde de Piracuruca, Conceição Veras. 
 
Adriana Fontenele, uma das coordenadoras da ação, acrescenta que reuniões sistemáticas têm sido realizadas como parte do plano de enfrentamento contra o Aedes aegpity em Piracuruca. “Nos encontros, juntamente com a coordenadora de Atenção Básica, Franciele Castro, buscamos discutir e orientar os profissionais sobre as ações em curso, acompanhar o andamento das visitas domiciliares e a importância da capacitação de agentes”, destaca.
 
Com inspeções em micro áreas e na promoção de educação em saúde, a exemplo de palestras realizadas em escolas do município, as ações da Secretaria de Saúde de Piracuruca têm mobilizado enfermeiros, agentes comunitários de saúde,   agentes de endemias e demais secretarias de Piracuruca no combate aos focos do Aedes.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
 

Prefeitura instala duas academias de saúde em Piracuruca

Com objetivo de estimular a população a cuidar mais da saúde, a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou e colocou em funcionamento duas academias de saúde. O serviço, que conta com acompanhamento de profissionais de Educação Física, é gratuito e acessível a qualquer pessoa da comunidade.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Conceição Veras, as academias estão funcionando nos bairros de Fátima e Três Lagoas desde o início da nova gestão, dispondo do apoio de educadores físicos que dão instruções às pessoas na hora da atividade física.

A secretária informa que as academias têm dois espaços: o externo, onde as pessoas encontram os equipamentos mais voltados para a atividade física e o espaço interno onde fica o setor de alongamentos.

O prefeito Raimundo Alves Filho destaca que essa é mais uma ação da Prefeitura para promover a política de saúde preventiva junto aos munícipes. “É um serviço gratuito para a comunidade que chega, nesse primeiro momento, a dois bairros de nossa cidade. Estamos muito satisfeitos em ver a população presente e apoiando o nosso trabalho”, frisa.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Mobilização reforça combate à hanseníase em Piracuruca

Como parte das ações de prevenção e conscientização de combate à Hanseníase, a Prefeitura de Piracuruca lança uma campanha educativa dirigida à população e aos profissionais de saúde do município. Com o slogan "Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar", a iniciativa busca orientar e identificar os sinais e sintomas da doença visando o diagnóstico precoce.

Em 2016, dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apontam que o Brasil registrou 28.761 novos casos. Na pesquisa, o Piauí apresenta uma taxa de 31,68 casos para cada 100 mil habitantes.
 
Como reforço das estratégias de enfrentamento à doença, a Secretaria de Saúde de Piracuruca têm intensificado ações, sobretudo na semana que marca o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado no próximo domingo (29). Em Piracuruca, a divulgação está sendo realizada nas unidades de saúde e nas igrejas do município, aproveitando a boa movimentação do público.
 
“Nosso plano de atuação na campanha propõe uma abordagem integrada no sentido de ampliar a divulgação e conscientizar a população para o diagnóstico oportuno e a oferta de tratamento gratuito, caso necessário. A Secretaria de Saúde tem ampliado a divulgação desta e de outras campanhas, de modo a garantir uma maior participação da população”, explica a coordenadora da Atenção Básica e Epidemiológica de Piracuruca, Francielle de Castro Silva.
 
Francielle acrescenta que a ação é fundamental no enfrentamento da doença como problema de saúde pública. “O plano estratégico, com metas graduais a serem alcançadas, mostra o fortalecimento do compromisso nas políticas de enfrentamento da doença. As pessoas precisam entender os riscos, mas tendo a certeza que o tratamento existe para a cura da doença”, frisa a coordenadora.
Sobre a Hanseníase
 
A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium leprae. Mesmo diante do alto poder incapacitante, onde historicamente a Hanseníase foi estigma de exclusão dos pacientes, atualmente a doença tem tratamento e cura ofertado gratuitamente nas unidades de saúde.
 
Dados do Ministério da Saúde de 2015, destacam que houve um recuo de 25,7% na taxa de prevalência da doença em comparação aos anos anteriores. Para ampliar ainda mais esse percentual, as campanhas têm sido fortalecidas em todos os estados e municípios do país.


cidades@cidadeverde.com

Piracuruca inicia implantação do sistema de fiscalização do trânsito

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, se reuniu, nesta segunda-feira (23), com representantes da empresa de informática responsável pela implantação do sistema eletrônico de fiscalização do trânsito, que deve iniciar o trabalho ainda esta semana no município.

A equipe técnica e os agentes da Diretoria de Trânsito (Ditran) serão capacitados para autuar as infrações, que serão inseridas no sistema e encaminhadas ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) para o processo padrão de verificação, notificação e autuação das multas, seguindo os moldes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Essa ação é fruto da parceria do município com o Governo do Estado para a municipalização do trânsito em Piracuruca. Esse trabalho mais específico favorece a ampliação de estratégias para gerenciar melhor o tráfego, além de determinar melhores condições para quem convive na cidade”, comenta Raimundo Alves Filho.

Também participaram da reunião os representantes da empresa de informática Edson Amaral e Vicente Miranda; o diretor do Ditran, Emiliano Lima; e o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Pastor Eudes Gomes.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Em Piracuruca, Wellington Dias entrega comendas e inaugura obras

Reconhecendo oficialmente a contribuição de diversos piauienses para o progresso do Estado, nesse domingo (22), o governador Wellington Dias, juntamente com o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, participaram da solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí no Grêmio Recreativo Piracuruquense. 

Durante a cerimônia, alusiva à comemoração do 194º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil – ocorrido em 24 de janeiro de 1823 –, foram homenageados 30 personalidades com comendas de grau Cavaleiro, Oficial e Comendador, que prestaram relevantes serviços à sociedade. Na ocasião, população e autoridades participaram, também, de culto e missa em ação de graças no município.

Durante seu discurso, o prefeito Raimundo Alves Filho destacou que “o dia é de homenagens. A hora é de reconhecimento. Paramos e reviramos a história. Capitulamos uma epopeia de homens e mulheres que tiveram suas veias a coragem de sonhar com um país livre, uma pátria independente, uma terra conquistada com luta, suor e sangue. Esta é a nossa Piracuruca, erguida assim, e guardada no coração de cada um de nós”.
 
Investimentos em Infraestrutura, Educação e Agricultura

Durante a agenda em Piracuruca, o governador Wellington Dias inaugurou importantes obras na infraestrutura viária do município. Parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, as ações são parte do plano de modernização e mobilidade urbana da cidade, com o asfaltamento de diversas regiões, a exemplo dos bairros Baixa da Ema e Fátima.

O governador Wellington Dias ressalta que “temos realizado importantes parcerias com Piracuruca e outros municípios, onde fizemos a entrega de importantes obras. Fico feliz porque, mesmo em meio a dificuldades, a gente prossegue fazendo investimento, gerando emprego e renda, proporcionando o desenvolvimento em todas as áreas”.

Também foram inauguradas as obras de construção de quadras poliesportivas nas unidades escolares Magalhães Filho e Hermínio Conde. A agricultura familiar foi contemplada com a distribuição de 6.800 kg de sementes de milho e 1.700 kg sementes de feijão. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram distribuídas, ainda, 45 mil mudas de caju e 50 mil raquetes de palma forrageira para os agricultores de Piracuruca.

 

redacao@cidadeverde.com

Solenidades em Piracuruca marcam 194º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil

No próximo domingo (22) será realizada, em Piracuruca, uma série de atividades alusivas ao 194º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Na oportunidade, o governador Wellington Dias, juntamente com o prefeito Raimundo Alves Filho, inauguram um conjunto de obras no município. 

No cronograma, acontece a solenidade de entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí no Grêmio Recreativo Piracuruquense, a partir das 10h. Além disso, na ocasião, um conjunto de obras será entregue no município. Entre elas, pavimentação de ruas de diversos bairros de Piracuruca, sendo 25 vias apenas no bairro de Fátima.
 
As obras são fruto da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Na ocasião, também será entregue à população duas novas quadras esportivas, sendo uma delas na Escola Municipal Hermínio Conde, localizada no bairro de Fátima. “Iniciar o ano com a entrega de melhorias à população de nossa cidade, em diferentes segmentos, mostra que estamos no caminho certo. Continuamos em passos firmes, trilhando os caminhos do desenvolvimento para Piracuruca”, pontua Raimundo Alves Filho.
 
Confira a programação
 
8h - Culto em Ação de Graças
Local: Igreja Cristã Pentecostal - Rua Dr. Resende, 709 - Centro
 
9h - Missa em Ação de Graças
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo - Praça Irmãos Dantas
 
10h - Solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Piracuruca desenvolve ações para revitalização de espaços públicos

 

 

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem investido para garantir a preservação ambiental e favorecer, também, a manutenção de espaços públicos do município com ações contínuas. Com um plano de ação que atua em várias frentes, estão sendo intensificadas iniciativas no município para restauração e limpeza das praças.

Com a revitalização de espaços públicos em Piracuruca, as ações visam à adequação de praças de modo que proporcione mais qualidade, conforto e segurança aos frequentadores e transeuntes. De mesmo modo, a Prefeitura pretende incentivar a comunidade a se envolver no processo de conservação e preservação destas áreas.

Segundo o prefeito Raimundo Alves Filho, as políticas de preservação dos espaços públicos de Piracuruca têm sido intensificadas. “Historicamente os espaços públicos são locais de convívio social, representando locais importantes para manifestações culturais e sociais. As praças representam um importante legado da história de nossa cidade e preservá-las é garantir um espaço de convivência e lazer às famílias”, diz.

O secretário de Meio Ambiente, Manoel Filho, destaca que “estamos desempenhando um trabalho conjunto com outras secretarias, de modo a melhorar o ambiente e a imagem da cidade, garantindo, também, mais higiene, mais salubridade e qualidade de vida à população. Além das ações na Praça Irmãos Dantas, outros espaços do município também receberão as intervenções”.

O aprimoramento da estrutura física e dos espaços das praças dispõe da restauração do aspecto paisagístico, que envolve podas de árvores e arbustos, limpeza dos monumentos públicos, irrigação e replantios. A iluminação também tem sido reforçada com a substituição de lâmpadas. 

 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura e Semar avaliam funcionamento da Barragem de Piracuruca

Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estiveram em Piracuruca, nessa terça-feira (17), para discutir com a equipe da Prefeitura o funcionamento da barragem do município.

A comporta da barragem foi aberta há mais de um mês para dar vazão ao volume de água do local. No entanto, os técnicos avaliam que o volume da vazão da água que sai da barragem precisa ser reduzido para que não haja desperdício de água.

“A meta da Semar é que, em todo o Estado, a água seja utilizada de forma racional, por isso precisamos detectar qual o volume que está saindo diariamente da barragem, uma vez que temos que reduzir essa vazão para que não haja desperdício”, comenta Romildo Mafra, superintendente de Recursos Hídricos da Semar.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Filho, explica que “a gestão da barragem é de competência do Governo do Estado, mas a Prefeitura dá todo o suporte e apoio necessário para que a barragem possa funcionar corretamente e contemple as necessidades de abastecimento da população de Piracuruca e municípios vizinhos e auxilie os produtores rurais”, conclui.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

CREAS de Piracuruca ganha novo espaço de acolhimento

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), inaugurou um novo espaço no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O local presta apoio, orientação e acompanhamento às famílias com membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

A sala de atendimento ganhou novos brinquedos, pintura e mobiliário com o objetivo de estimular as crianças a relatarem, também, de forma não verbal, os problemas que as trouxeram ao atendimento.

“Com a modernização deste espaço, pretendemos ampliar o trabalho social e ofertar um atendimento ainda mais humanizado às pessoas que, porventura, sejam conduzidas ao CREAS em situações de violação dos direitos humanos ou risco social, ampliando, assim, as políticas sociais no enfrentamento de diversos tipos de violência”, destaca a secretária da Semtcas, Maria da Paz Mendes.

O CREAS desenvolve um trabalho de acompanhamento das famílias que vivem em condição de ameaça ou vítimas de violência, seja de ordem psicológica, emocional, física ou sexual, entre outros serviços. Os atendimentos são feitos mediante demanda espontânea ou encaminhamentos das demais unidades que compõem a Secretaria de Assistência Social.

A unidade do CREAS funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e fica localizada na Rua Tote Machado S/N, em frente à Praça do Bambu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3343-1509.

Fonte: Secom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca abre inscrições para Rei e Rainha do Carnaval

Como parte da programação do “Pirafolia: Meu Bloco na Rua”, a Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, vai realizar o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2017.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria de Cultura, de segunda-feira à sexta-feira, no horário das 08h às 13h.

Segundo o secretário de Cultura, Fernando César, as figuras do rei e rainha são ícones do carnaval.

“O concurso quer, de forma democrática e transparente, valorizar ainda mais a participação de todos os piracuruquenses. Em especial, daqueles e daquelas que queiram ser o símbolo da diversão dos foliões deste carnaval”, destaca o secretário.  

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Posts anteriores