Cidadeverde.com
congressodascidades

Alzenir Porto aborda eficiência e desburocratização dos processos no 1º dia de evento

Fotos: Gabriel Piaulino

 

A terceira edição do Congresso das Cidades inicia nesta segunda-feira (05) no Teresina Shopping discutindo transformação digital, empreendedorismo e licitações. 

Em um dos diversos espaços, prefeitos, secretários e servidores públicos discutem sobre as transformações digitais no governo do estado, a agilidade na abertura de empresas, turismo e mudanças nas leis de licitações. 

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, é uma das palestrantes do espaço. Alzenir Porto destaca aos congressistas a rapidez na liberação de documentos conseguida durante os últimos anos e as etapas nos processos. 
 
“A Jucepi ao longo desse período veio melhorando seus indicadores, seus tempos. Quando lá cheguei em 2015 nós precisávamos de quase 600 horas para liberar um documento e hoje liberam em 30 minutos, a média, então isso é um ganho esplêndido em termos não só de celeridade, mas de segurança, de confiabilidade”, explica.

A presidente destaca ainda que os gestores empreendedores terão uma plataforma mais integrada com a inclusão de órgãos como a Vigilância Sanitária e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) facilitando o processo de licitações. 

“E nós temos ainda a segunda fase que iremos lançar amanhã no Palácio do Karnak a plataforma melhorada que significa a segunda fase do Piauí Digital, que vai se chamar gov.piempresas que vai ser uma plataforma mais ampla, para receber novos órgãos. Teremos a inclusão informatizada da Adapi, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, aquilo que o empreendedor precisava de um licença hoje ele vai ter todos os serviços”, ressalta. 

Na programação, também está a palestra da turismóloga Conceição Santos abordando o turismo como forma de alavancar a economia dos municípios. Conceição Santos, que também é guia de turismo destaca sobre como as cidades podem gerar mais renda através do turismo. 

“A gente sabe que turismo gera renda, gera emprego e isso é importante para a gente poder desenvolver o turismo nas cidades, nos municípios do Piauí que tem muita riqueza, tem muitos atrativos naturais, culturais belíssimos. O nosso Piauí é muito rico, então a gente precisa levar para eles essa questão da economia. Quem bem souber, investe em turismo porque turismo dá retorno e na minha palestra eu justamente sobre isso, como ter retorno através do turismo”, ressalta.

 

Flash Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais