Cidadeverde.com
congressodascidades

Especialista defende união de setores para inovar e desenvolver os municípios

  • 04.jpg Renato Andrade
  • 03.jpg Renato Andrade
  • 02.jpg Renato Andrade
  • 01.jpg Renato Andrade

Com a palestra “Ponte Para Inovação: O Futuro é Todos Juntos”, Daniel Leipnitz falou para prefeitos e gestores no primeiro dia do Congresso das Cidades sobre como criar um ambiente de oportunidades e propício para o empreendedorismo. 

Administrador de empresas formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Daniel Leipnitz usou o exemplo de como Florianópolis se tornou uma "máquina de criar empreendedores e prosperidade" ao apostar na inovação. 

Neste sentido, o palestrante destacou que diferente do que muitos pensam, o ecossistema de inovação não está necessariamente relacionado a questões tecnológicas, mas a resolução de problemas vividos cotidianamente pela população de determinada cidade.

"Inovação é resolver problemas, e os problemas estão onde? Nas filas que temos nas UPAs e hospitais, no transporte público e buracos que temos nas ruas. De que forma vamos resolver isso? Uma pessoa que vive isso todo dia ou alguém que está sentado numa sala com ar condicionado? Claro que é a pessoa que está vivendo isso todo dia", frisou. 

Daniel Leipnitz lembrou que o desenvolvimento da capital catarinense se deu quando gestores e empresários se uniram, deixando as diferenças de lado, em prol de mudanças que poderiam ser implementadas juntos em prol deste ambiente de prosperidade. 

“Se sentarmos na mesa, deixarmos egos e vaidades de lado, a gente vai crescer. Vamos nos concentrar nos 70% que temos em comum e deixar os 30% das divergências de lado, porque não vamos dar conta. Nessa linha podemos alcançar resultados extraordinários”, reforçou. 

Por fim, Daniel Leipnitz  voltou a destacar a relação entre inovação e a solução dos problemas cotidianos. Para isso, apontou como caminho a mudança de pensamento e a inclusão das pessoas na elaboração dessas soluções. 

“A inovação está na rua, onde estão as pessoas e os problemas. A inovação está em coisas que nem imaginamos, e não necessariamente precisa ter algo tecnológico. É impossível progredir sem mudança. Aqueles que não mudam sua mente não vão mudar nada”, concluiu. 

O Congresso das Cidades é organizado pelo Grupo Cidade Verde em parceria com diversas entidades para fomentar a prática de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses. Além de Daniel Leipnitz, o evento conta com outros palestrantes nacionais e espaços. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais