Cidadeverde.com
Diversidade

Dia Mundial do Skatismo será comemorado neste sábado (30/06)

Os amantes do skatismo em Teresina vão celebrar com muita adrenalina e manobras radicais o dia Internacional do Skate. O evento acontece neste sábado (30/06) às 15h – concentração Av. Frei Serafim com Miguel Rosa – com a passeata  seguindo até a Praça Ocílio Lago (Jockey).

 

 

Uma competição denominada ‘Game of S.K.A.TE’ ocorrerá na praça dos skatistas e terá participação dos melhores atletas nessa modalidade:  Italo Lago, Luciano Sousa, Emanuel Messias, Zacarias Gondim, Walter Spirro, Caio Torres, Felipe Castro e Italo Brandão.

 

 

O local do evento receberá estrutura adequada para atender atletas e o público que prestigiará a atividade. Com arquibancada móvel, iluminação especial para a área de competição, sistema de som, locução e isolamento da área, todos poderão aproveitar apropriadamente o espetáculo.

Rede Ambiental do Piauí promove a exposição "As cores da Serra Vermelha"

André Pessoa vai mostrar em fotos, cartazes e publicações nacionais todas as cores da Serra Vermelha


O Piauí é considerado um dos estados de maior riqueza natural do Brasil e na próxima terça-feira, dia 22 de maio, quando o planeta Terra comemora o Dia Mundial da Biodiversidade, a capital Teresina ganhará uma grande exposição fotográfica sobre a natureza local, com destaque para as florestas, bichos e homens que vivem na região sul do estado.


Com curadoria da jornalista Tânia Martins, a exposição “As Cores da Serra Vermelha”, contará com uma série de 30 imagens, entre elas fotografias capturadas de helicóptero e avião pelo repórter-fotográfico André Pessoa, nos últimos 7 anos de documentação da área que é considerada a última grande floresta do semiárido nordestino.


A ideia é mostrar ao povo piauiense que preservar suas matas pode ser um alternativa de melhores condições de vida no futuro. Para isso, a mostra traz fotos em grande formato e também uma série de matérias que destacam a natureza do Piauí em revistas e jornais de circulação nacional. Na mesma noite haverá o lançamento de um novo cartaz em formato de folder, o 5° da campanha em defesa da Serra Vermelha.


O evento que vai ser aberto na Oficina da Palavra e depois deve percorrer algumas cidades do interior piauiense, é uma realização da Rede Ambiental do Piauí (Reapi), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Piauí e de uma série de entidades ambientalistas, entre elas, a Fundação Rio Parnaíba, o site de jornalismo ambiental Piauí Sempre Verde e a Ong + Vida.


Fonte: SOS SERRA VERMELHA

Matizes realiza ações pelo dia Mundial de combate à homofobia

O  Matizes reafirma seu espírito de luta pela cidadania lgbt e realiza ações para lembrar o  17 de maio - dia Mundial de Combate à Homofobia.  Em parceria com a FUNDAC, o grupo promoveu ontem,  no Projeto Boca da Noite,  o show “Teresina é de todas as diversidades”. As vozes dos músicos piauienses ecoaram pelos cantos da cidade para lembrar que todas as formas de amor vale a pena, o que não vale é o preconceito.

 

Ainda dentro das atividades de combate à homofobia, o Matizes  participará hoje do ato público promovido pela ATRAPI (Associação de Travestis do Piauí) e APTTRA (Articulação Piauiense de Travestis e Transexuais). A ação de sensibilização social ocorre na Av. Frei Serafim, próximo ao Ministério do Trabalho, às 10h.

 

A partir das 18h, palestra sobre “Movimentos Sociais, Educação e Diversidade Sexual” acontece na sala de vídeo do Centro de Ciências da Educação da UESPI. O educador e  ativista do  Matizes, Herbert Medeiros, debaterá com os estudantes de pedagogia a importância da educação formal e informal para o combate à homofobia e promoção dos Direitos Humanos lgbts.

 

O dia mundial de combate à homofobia é resultado de uma longa caminhada em que o ativismo politico dos anos 60 – movimento de contracultura pela liberdade sexual e os direitos civis de negros, mulheres e lgbts – e a produção social e acadêmica do conhecimento vêm descontruir mitos e inverdades sobre as (homo)sexualidades. A afirmação de usufruir livremente os próprios desejos e constituir-se como sujeitos de direito políticos e sociais passam a entrar na agenda política.

 

É a partir dessa caminhada, com suas  lutas, protestos e mobilizações do movimento lgbt, que a Organização Mundial de Saúde vai excluir,  em 17 de maio de 1992, a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a saúde (CID). No Brasil, tanto o Conselho Federal de Psicologia quanto o Conselho Federal de Assistência Social expediram resoluções vetando condutas discriminatórias e preconceituosas  dos profissionais das respectivas áreas.

 

Entre as inúmeras ações do  Matizes pra combater à homofobia estão  a articulação para criação do Disque Cidadania Homossexual, protagonismos no processo de elaboração da Lei Estadual nº 5431 – prevê sanções administrativas para quem discrimina pessoas em razão de orientação sexual – construção com lideranças travestis do documento que norteia o decreto que reconhece o nome social de pessoas travestis e transexuais e realização de oito edições da Semana do Orgulho de Ser, evento que já tematizou a cidadania lgbt sobre aspectos jurídicos, e educacionais bem como no campo da saúde, segurança, cultura e da homofobia institucionalizada. 

Atividade de confraternização para mães de lgbts acontece na Semana da Diversidade em Caxias

Para celebrar o mês das mães, a Associação de Gays, Lésbicas  e Profissionais do Sexo de Caxias (AGLEPS) promoverá dia 24/05 um coquetel de  confraternização para mães que abraçam a diversidade. Cartão com mensagens de amor e distribuição de presentes estão no cardápio da festa.  O evento acontecerá no espaço Assunção Festas.

 

A confraternização visa  fortalecer  laços de solidariedade e compartilhamento de informações entre as mães que participarão da atividade. Psicólogos e assistentes sociais realizaram bate-papos com as participantes para destacar a importância do respeito e do acolhimento  amoroso  como estratégia fundamental da construção da autoestima, da inclusão e do sentimento de valorização da dignidade de pessoas lgbts e profissionais do sexo.

 

A atividade promovida pela AGLEPS está em sintonia com estudos que apontam que o apoio  familiar protege a saúde dos lgbts jovens e adultos. Segundo pesquisa publicada no Journal of Child and Adolscent Psychiatric Nursing, o comportamento positivo dos pais em relação homossexualidade  de seus filhos permite que estes não desenvolvam depressão e uso de drogas.

 

A AGLEPS e demais grupos organizados em defesa dos direitos LGBTS no Brasil sabem  que  o envolvimento da família contribuí significativamente na superação do preconceito e da discriminação que afeta pessoas lgbts.  A organização não governamental ‘Grupo de Pais de Homossexuais’(SP) é uma das  entidades que tem trabalhado pela sensibilização dos pais para respeitar filhos homoafetivos.

 

O coquetel de confraternização para mães é uma das atividades que integram a 7ª Parada da Diversidade de Caxias. Torneio esportivo, Dia Cultural da Diversidade, seminário, show miss gay estão entre outras atrações do evento.  O Grupo Matizes de Teresina também está apoiando a  da Parada  LGBT de Caxias.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE FAMILIA E HOMOSSEXUALIDADE CLIQUE AQUI:  GRUPO DE PAIS DE HOMOSSEXUAIS (GPH)


CLIQUE AQUI 'Guia de Orientação para PAI E MÃE de homossexual' PARA CONHECER SOBRE FAMÍLIA E HOMOAFETIVAIDADE 



Dia mundial de combate à homofobia: cartão vermelho para discriminação

No Dia Internacional de Combate à Homofobia, o espetáculo musical ‘Teresina é de todas as diversidades’ exaltará todas as formas de amar. O evento acontece na  próxima quarta-feira (16/05), a partir das 19h, no Espaço Osório Jr.


O show terá a participação de Roraima, Batuque Elétrico, Os Oliveira, Cláudia Simone, Gomes Brasil, James Brito,  Fátima Castelo Branco, Edvaldo Nascimento, Taiguara Bruno, Terra Francisco, Vagner Ribeiro e Valor e PI.

 

A atividade é uma realização da FUNDAC, em parceria com o Grupo Matizes .

Uma ebulição de atividades marcará a 7ª Parada da Diversidade de Caxias

A Associação de Gays, lésbicas e Profissionais do Sexo de Caxias (AGLEPS) realizará no mês de maio um calendário recheado de ações para debater e promover os direitos e a cidadania da população lgbt caxiense. As atividades  ocorrerão de 21 a 27/05 e integram a 7ª Parada da Diversidade cujo  tema será “Basta! Queremos Paz”.

 

Para iniciar as reflexões sobre a Diversidade Sexual, a Agleps realiza dia 21/05 ato  ecumênico com o objetivo de relembrar o espírito de solidariedade e fraternidade que norteiam  todas  as práticas religiosas, favorecendo, assim, a paz e a justiça entre os humanos.

 

Segundo Edilson da Cohab, organizador da Parada da Diversidade, o culto ecumênico expressa uma ação simbólica para o respeito à dignidade da pessoa humana. O ativista destaca ainda que o sentido da espiritualidade humana é ser acolhedor das diversidades: pessoas negras, mulheres, lgbts, profissionais do sexo, deficientes, jovens etc.

 

Ainda no clima de celebrar a diversidade e congregar os lgbts caxienses, ocorrem no dia 22/05 os “Jogos da Diversidade”. Atletismo, voleibol, futebol de salão e outras modalidades estarão entre as atividades esportivas do evento.

 

Com o objetivo de sensibilizar a população em geral para o respeito e valorização da diversidade sexual, a organização da parada realiza  23/05 o ‘Dia Cultural da Diversidade’, campanha massiva de distribuição de panfletos e boletins informativos sobre  direitos lgbts.

 

Uma atividade de grande valor educativo, afetivo e simbólico será a confraternização com as mães de filhos LGBTS e profissionais do sexo. O evento ocorre dia 24/05 no espaço Assunção Festas.

 

A festa “Noite das Estrelas”, 26/05,  promete também ser um dos momentos de grande celebração e afirmação do orgulho lgbt. Para contagiar os participantes,  a apresentadora  Stella Simpson e as performances de Dandara Top, Selda Torres e Fernanda Golveia agitarão a noite. Eletrizando ainda mais a tribo da diversidade, participação do DJ Gildenor, Naldo Morais e DJ Valadares.

 

No dia 27/05, a grande festa em defesa do amor e da cidadania lgbt: 7ª Parada da Diversidade. O ato será um momento de reafirmar a luta por direitos da população lgbt e combater a intolerância e o discurso homofóbico. 

Posts anteriores