Cidadeverde.com
Diversidade

Teresina vai ferver com a festa "No tempo do Cutruco"

O Matizes presta mais uma homenagem a LGBT precursores na luta pelo respeito às diversidade. Será através da realização da Festa No Tempo do Cutruco, que acontecerá no dia 04 de agosto de 2012/21h no Bar Zum Zum na rua lizandro nogueira 1723 (antigo piscinas) .


A festa No Tempo do Cutruco é uma alusão ao Bar Couvert, que funcionou na década de 80 na Rua Rui Barbosa, no Centro de Teresina. Lésbicas, gays, bissexuais e travestis eram frequentadores assíduos do bar, carinhosamente chamado por eles de CUTRUCO. Ao som da radiola, os freqüentadores dançavam, muitas vezes coladinhos, curtindo os hits do momento.Por isso, o repertório da Festa no Tempo do Cutruco será composto de músicas que fizeram sucesso nos anos 80.

Vitima conhece seu agressor na maioria dos casos de homofobia

Homens, gays, negros, entre 15 e 29 anos, agredidos dentro de casa por familiares e vizinhos. Esse é o perfil da maioria das vítimas de homofobia no país.

 

Por dia são feitas 19 denúncias de violência motivadas por homofobia, segundo relatório da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência. É primeira vez que o governo divulga dados oficiais sobre o tema.

 

O estudo usou dados coletados em 2011 pelo Disque 100, que recebe e verifica relatos de violações dos direitos humanos, somados a registros da ouvidoria do SUS, da Secretaria de Políticas para Mulheres e do Conselho Nacional de Combate à Discriminação.

 

Ao todo, foram registradas 6.809 denúncias. Em 62% dos casos o suspeito era conhecido da vítima -familiares e vizinhos respondiam por mais da metade das agressões.

 

Os registros de violência supostamente cometida por desconhecidos foi de cerca de um terço do total. Em 9% dos casos, o suspeito não teve a identidade informada. Grande parte das agressões ocorreu na casa da vítima (42%). A rua foi palco de 31% dos casos informados.

 

O estudo ainda traça um perfil dos suspeitos: 40% é homem, heterossexual e tem de 15 a 29 anos.

 

Isso mostra que os jovens são as maiores vítimas e também os maiores agressores", diz Gustavo Bernardes, coordenador de direitos LGBT da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

 

Ele crê que o número de agressões seja maior porque nem todos denunciam. A denúncia predominante foi de violência psicológica (42,5%), como humilhações e ameaças, seguida de discriminação (22%) e de violência física (16%). A maioria aponta mais de um agressor.

 

Para a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, Maria Berenice Dias, a ausência de uma lei que criminalize a homofobia faz a maioria das denúncias ficar impune. "Acaba condenando à invisibilidade todas essas agressões", afirma.


Fonte: Folha de São Paulo

Matizes participa de Seminário em Timon sobre Direitos lgbts

O grupo Matizes participou do Seminário “Respeitando às Diferenças” que ocorreu 21/07  na cidade de Timon. A atividade integrou o calendário da programação da 2ª Parada da Diversidade organizada pelo movimento lgbt timonense.

 

Marinalva Santana, ativista do Matizes, destacou a importância de se promover ações afirmativas  de enfrentamento à homofobia, lesbofobia e transfobia dentro dos diversos espaços sociais e governamentais.

 

Representantes do poder público e do movimento lgbt de Timon participaram também do seminário para refletir mecanismos  de promoção e fortalecimento  de direitos para a população lgbt.

2ª Parada da Diversidade de Timon acontece neste sábado (21/07)

Para dizer um não a homofobia e afirmar a luta por direitos e cidadania, a comunidade LGBT de Timon realiza neste sábado (21/07) a ‘2ª Parada da Diversidade’, às 16h na Av. 1 do Parque Alvorada. A organização do evento pretende cobrar politicas públicas para a população lgbt.

 

Para debater a importância da educação  no combate à homofobia, acontece no dia 20/07 às 19h  o seminário “Respeitando às Diferenças’. A atividade acontece no Centro de Formação Profº Wall Ferraz e debaterá sobre a promoção de ações afirmativas pelo poder público  que garantam a autoestima e respeito das pessoas lgbts. Gestores públicos e ativistas do movimento lgbt participarão do evento.

 

Performance de Drag Queens e Trio Elétrico com a Banda Conec-cia  agitarão os participantes da 2ª Parada da Diversidade de Timon. Pio do Parque Alvorada, um dos organizadores do evento, diz que já oficializou a Policia Militar para garantir a segurança  da festa da diversidade. 

'Saúde e Diversidade' é o tema da 8ª Semana do Orgulho de Ser

O Matizes finaliza com seus parceiros os preparativos para a 8ª Semana do Orgulho de Ser, que acontecerá no período de 26 de agosto a 1º de setembro. O tema escolhido para nortear os debates deste ano é Saúde e Diversidade: múltiplos olhares. A programação do evento contará com a participação de renomados estudiosos do tema das homossexualidades. 


Do Rio Grande do Sul virá o Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva, Paulo Steckel, que ministrará a Palestra “Saúde espiritual da pessoa LGBT através da Inclusão”.


Integrantes do Governo Federal também estarão na programação da Semana do Orgulho de Ser. O Coordenador Geral de Políticas para LGBT da Secretaria de Direitos Humanos, Gustavo Bernardes, participará de uma formação, cujo público-alvo são servidores dos CRAS e CREAS. Já Lurdinha Rodrigues, Coordenadora de Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, estará no 4º Encontro Piauiense de Mulheres Lésbicas e Bissexuais.


As universidades públicas também são parceiras do Matizes na realização do evento. A UESPI planejou uma ampla programação, nos campi Clovis Moura e Torquato Neto. A UFPI sediará várias atividades, dentre elas, a 6ª Semana Universitária do Amor de Iguais.


Todas as atividades da Semana do Orgulho de Ser são gratuitas. Qualquer pessoa interessada no tema da diversidade sexual pode participar. Não é preciso fazer inscrição prévia.


A 8ª Semana do Orgulho de Ser será finalizada com a 11ª Parada da Diversidade, que este ano acontecerá em um sábado, dia 1º de setembro. Inicialmente a Parada estava prevista para acontecer na sexta, dia 31 de agosto. Todavia, após consulta aos internautas e de uma conversa com as organizações parceiras, a data foi mudada. "O Matizes é organizador da Parada desde o início e, em todo esse tempo, as decisões foram tomadas de forma compartilhada com quem é parceiro da gente e faz a Parada acontecer. A mudança do dia do evento é um exemplo disso", pontua a coordenadora.


PROGRAMAÇÃO DA 8ª SEMANA DO ORGULHO DE SER (sujeita a alterações)

26 de agosto
8h - Passeio Ciclístico
10h – Torneio de Futebol feminino
27 de agosto
9h - Mesa redonda: Falando de homossexualidade na sala de aula – Prof. Dr. Francisco Junior (UFPI); Adélia (NOVAFAPI) e Profª Msc. Consolação Pitanga (Novafapi) – Faculdade Novafapi
16h - Palestra: A legalização da união homoafetiva: reflexões - Ministrante: Thaynara Marwell de Oliveira Riedel (Graduanda do Curso de Bacharelado em Direito- CEUT) - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
18h – Oficina – Atenção à saúde para travestis, transexuais e gays - Faculdade Novafapi (parceria com o GPTRANS)
27 e 28 de agosto
6ª Semana Universitária do Amor de Iguais – Auditório Noé Mendes (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)
Mostra de Filmes – Tela Sociológica (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)
28 de agosto
10h – Debate: Saúde e diversidade: múltiplos olhares
15h Vídeo: Vídeo para Bob - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
16h - Palestra: Homofobia e políticas públicas - Ministrante : Karol Jerfesson Alves de Sousa - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
Palestra: Saúde espiritual da pessoa LGBT através da Inclusão – palestrante: Paulo Steckel (Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva)
28 a 30 de agosto
12h - Mostra de filmes – Local: Sala Torquato Neto (Parceria com a Fundação Cultural do Piauí)
29 a 31 de agosto
4º ENCONTRO PIAUIENSE DE MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS
29 de agosto
9h - Mesa Coordenada: Bullying no contexto universitário - Palestrantes: Mariane de Lira Siqueira - Psicóloga UESPI/ PREX e Yara Barroso Nascimento - Assistente Social UESPI/ PREX – Laboratório de Artes da UESPI – Campus Torquato Neto (parceria com a UESPI)
16h - Palestra: Genêro, sexo e sexualidade - Ministrante: Profª. Msc. Carla Daniela Alves Rodrigues - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
18h- Palestra - Reflexões sobre orientação sexual e identidade de gênero não-hegemônicos: o papel da(o) Assistente Social na defesa de direitos humanos da população LGBT - Marylucia Mesquita – Assistente Social, Mestra em Serviço Social (UFPE) e Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (Parceria com o CFESS e CRESS Piuí)
19h – Show Boca da Noite “O mar de Teresina fica no céu da boca das meninas” (homenagem das lésbicas aos 160 anos de Teresina) - Local: Espaço Cultural Osório Jr. - Parceria com a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC
30 de agosto
8h - Seminário de formação – Público-alvo: servidores dos CREAS de Teresina – Local: Centro de Formação Odilon Nunes - (Parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social)
16h - Palestra: Múltiplos olhares sobre a família - Ministrante: Profª Msc. Marcia Adriana Lima de Oliveira - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI
31 de agosto
16h - Palestra: Saúde e diversidade - Ministrante: Karinna Alves Amorim de Sousa - Sala de vídeo do Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI)
18h30min - Coral UESPI apresenta: musical gonzaguiano – 100 do Rei do Baião - Regência: Profa. Maria Cláudia Anjos e Tenório – Teatro de Arena - Campus Clóvis Moura - UESPI (parceria com a UESPI) 

1º de setembro
17h - 11ª PARADA DA DIVERSIDADE - Av. Raul Lopes
19h - SHOW DA DIVERSIDADE– (Participação de vári@s artistas piauienses, interpretando canções temáticas sobre o amor de iguais) - Local: Ponte Estaiada - parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e FUNDAC
 
 
8ª Semana do Orgulho de Ser - 26 a 31 de agosto de 2012
Tema: "Saúde e Diversidade: múltiplos olhares"

Grupo Matizes
86 8816-8121 e 9417-9121
Rua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
64000-200 - Teresina- PI

Colóquio Internacional de Literatura e Gênero: discurso literário, gênero e poder

O olhar literário sobre as relações de gênero e suas conexões com a cultura e a politica  será tema de reflexão durante  o “I Colóquio Internacional de Literatura e Gênero: Relações de poder, gênero e representações literárias’ a ser realizado pelo Núcleo de Estudos Literários e Gênero (NELG) e Núcleo de  Estudos Literários Piauienses (NELIPI). O evento terá início  4/09 e se estende até 7/09 na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

 

O I Colóquio Internacional de Literatura e Gênero visa propiciar um espaço para compartilhar pesquisas na área de Literatura, História, Cultura e Gênero para o segmento acadêmico brasileiro e internacional. Outro objetivo é favorecer a socialização de conhecimentos sobre Gênero e Literatura de forma a capacitar  professores(as) do ensina básico.

 

Entre as palestrantes confirmadas estão Adriana Bebiano, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e coordenadora do programa de Doutoramento e Mestrado em Estudos Feministas da referida instituição; Sandra Regina Goulart de Almeida, professora da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) e organizadora do livro ‘Deslumbrante Dialética: O Brasil no Olhar de Elizabeth Bishop’. Outras debatedoras proeminentes na temática de Literatura e Gênero  já confirmaram presença: Profª Drª Cecil Jeanine Albert Zinani; Profª Drª Luíza Bruno Lobo; Profª Drª Maria Nazareth Soares Fonseca.

 

Mais informações sobre o evento clique em I COLÓQUIO INTERNACIONL DE LITERATURA E GÊNERO

 

Posts anteriores