Cidadeverde.com

Série carros elétricos: os desafios na cadeia de suprimentos

Crédito: Ed Harvey

O futuro dos carros elétricos se mostra muito promissor, mas existem limitações a serem superadas, sobretudo em sua cadeia de suprimentos, com os preços dos insumos que compõem os veículos aumentando para toda a indústria automobilística. Para se ter uma ideia, em 2021, o preço do aço subiu 100%, o alumínio cerca de 70% e o cobre mais de 33%, em relação ao ano anterior, afetando carros convencionais e elétricos. Para os carros elétricos, um desafio especial foi o aumento dos preços dos materiais necessários para fabricar baterias: em 2021, o preço do carbonato de lítio aumentou 150%, do grafite 15% e do níquel 25%. Apesar do aumento destes materiais, os preços médios das baterias não aumentaram desde 2020. Três fatores explicam os preços estáveis: os preços das baterias estão em uma trajetória de declínio de longo prazo, e o progresso tecnológico contínuo ajudou a compensar os custos mais altos das matérias-primas; há um intervalo de tempo entre os picos de preços dos materiais e os aumentos dos preços das baterias, pois os custos levam tempo para percorrer a cadeia de valor e, finalmente, o uso de produtos químicos de ferrofosfato de lítio (LFP) em baterias aumentou, reduzindo o impacto de alguns dos aumentos de preços. 

Várias montadoras também enfrentaram escassez de microchips, o que restringiu a produção. A escassez de microchips é um fenômeno complexo, sobretudo para os veículos elétricos, os quais exigem cerca de duas vezes mais chips que os veículos convencionais equivalentes, principalmente devido a componentes eletrônicos de potência adicionais. Embora algumas das restrições de oferta de 2021 diminuam à medida que o mercado se reequilibre, outras podem permanecer. A cadeia de valor do veículo elétrico provou ser robusta em 2021, pois conseguiu atender à demanda acima do previsto. Mas para que os carros elétricos continuem sua atual trajetória de crescimento, as cadeias de suprimentos de baterias e a capacidade de produção terão que se expandir rapidamente. 

O crescimento adicional de carros elétricos requer não apenas uma expansão da extração de minerais-chaves, mas também de toda a sua cadeia de valor. Isso abrange processamento e refino de metal de bateria, fabricação de separadores, produção de células, montagem de baterias e, finalmente, a montagem de veículos elétricos. Cada uma dessas indústrias, algumas das quais nascentes, precisam se expandir rapidamente para evitar gargalos que retardariam a transição para a mobilidade elétrica total. Os carros elétricos estão prontos para entrar em uma nova fase, na qual o fornecimento de matérias-primas e componentes vem à tona na formulação de políticas como elementos críticos da transição para energia limpa. Pela primeira vez, os gargalos do lado da oferta estão se tornando um verdadeiro desafio para a eletrificação do transporte rodoviário e estão se somando aos desafios tradicionais do lado da demanda. A ação política deve se adaptar e fornecer ao mercado sinais claros de longo prazo para facilitar os investimentos em mais expansões do lado da oferta. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais