Cidadeverde.com

2 ª Festa do Milho acontece neste sábado (06), em Campo Maior

A 2ª edição da Festa do Milho acontece neste sábado (06/05) na Comunidade Água Fria em Campo Maior. O evento terá inicio ás 8 horas e seguirá com vasta programação durante o período da tarde e noite.
 
Palestras, apresentações culturais, oficinas de geração de renda, dia de beleza, concurso - “Quem come mais milho?”, sorteio de brindes, entrega de sementes de milho, desfile, festival de violeiros e festa, fazem parte da programação do evento.
 
De acordo com o Gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marcos Roberto, as palestras serão referentes ao dia do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e as oficinas de geração de renda ofertadas serão: Preparo de pratos típicos feito de milho e Reaproveitamento do milho para confecções de peças de artesanato.
 
A festa do milho é uma realização da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Água Fria em parceria com a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior, com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Ascom

Saúde de Campo Maior entrega UBS reformada e equipada no Cariri

Aconteceu nesta quinta-feira 4/05, no Bairro Cariri, a entrega da ampla reforma da UBS local, Vereador Achico Pereira, que passou por uma completa melhoria na sua estrutura física e também recebeu novos equipamentos e suprimentos, como medicamentos.

A entrega foi feita pelo prefeito professor Ribinha e pelo secretário de Saúde, Marcelo Miranda. Muitos populares e a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) testemunharam a entrega da nova unidade, que inova e recebe um espaço específico para crianças (Brinquedoteca).

O prefeito Ribinha disse que a política de melhorar o espaço de atendimentos para a população vai continuar e para isso autorizou as reformas das unidades do Paulo VI, Alto do Meio e Água Branca.

O secretário Marcelo Miranda destacou a importância da qualidade na estrutura física dos postos, principalmente aqueles que não foram contemplados com as novas Unidades Básicas de Saúde, ele destacou ainda o trabalho realizado com a humanização no atendimento e a motivação aos funcionários.

Fonte: Ascom

Saúde de Campo Maior vai entregar UBS reformada do Cariri nessa quinta

Após a realização de uma ampla reforma, o prefeito de Campo Maior, Professor Ribamar, vai entregar para atendimento à população a restruturada Unidade Básica de Saúde Vereador Achico Pereira, do bairro Cariri, nessa quinta-feira, (04), às 8hs.

A reforma da Unidade consiste na reposição do piso, instalações elétrica e hidráulica, pintura, além da aquisição de novos equipamentos para melhor funcionamento dos consultórios, bem como a compra de medicamentos para o abastecimento da farmácia,  melhorando assim toda a estrutura da UBS.

 O secretário de Saúde, Marcelo Miranda, disse que a Unidade Básica Achico Pereira funciona com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, cujos profissionais estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e responsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, com o desafio de ampliar as fronteiras de atuação e resolubilidade da atenção básica.

Esta é a segunda Unidade de Básica de Saúde que o Prefeito Ribinha reinaugura em menos de uma semana. Na quinta, 27.04, o gestor entregou a reforma da UBS do povoado Água Fria. A próxima unidade a ser reformada é a da Localidade Água Branca.


Fonte: Ascom

 

 

Menores são apreendidos com armas artesanais pela Força Tática

A Polícia Militar, em mais uma ação preventiva  como moto-patrulhamento tático  com policiais da Força Tática de Campo Maior , apreenderam cinco menores que estavam com três ‘simulacros de arma de fogo’.  A apreensão dos menores e das armas de brinquedo aconteceu, na noite dessa quarta-feira, 03.05, nas proximidades do terminal rodoviário.  

De acordo com o major Etevaldo Silva, comandante da PM de Campo Maior, os menores iriam usar as "armas de brinquedo" para praticar assaltos na cidade. Todos os detidos foram levados para o 1º Distrito Policial.     

"A Polícia Militar em Campo Maior segue vigilante para garantir a tranquilidade do cidadão. Com a aproximação dos festejos de Santo Antonio vamos intensificar as buscas e realizar mais operações para termos bons resultados que possam tirar de circulação os elementos que teimam em infringir a ordem", disse o major.

As falsas armas foram apreendidas e os menores responderão a procedimento de investigação infracional.

Fonte: portaldecampomaior

PRF flagra garoto de 13 anos conduzindo veículo em Campo Maior

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um garoto de 13anos conduzindo um veículo na BR-343, km 269, município de Campo Maior (a 80 km de Teresina), no final da tarde desta terça-feira (02).

 

Os policiais realizavam fiscalização quando abordaram um veículo de passageiros. Ao solicitar que o condutor desembarcasse do mesmo, os policiais se surpreenderam pelo fato de haver um garoto, com aparência de uma criança de 10 anos de idade, na direção do automóvel. 

Após verificar a documentação, constatou-se que o condutor possui apenas 13 anos de idade. O garoto relatou aos policiais que estava dirigindo o veículo de Teresina para a cidade de São Miguel do Tapuio. O pai do adolescente vinha como passageiro e admitiu ter permitido que o filho conduzisse o veículo. 

Diante dos fatos, foi elaborado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o senhor A.V.A. por ter praticado conduta tipificada como crime de trânsito, conforme artigo 310 do CTB. 

"Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança". Ocorrência encaminhada para o Ministério Público. 

 

redacao@cidadeverde.com

Prefeitura reúne barraqueiros para tratar sobre o Festejo de Santo Antonio

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento e a Gerência de Eventos do Município, se reuniram na tarde desta quarta-feira (26), com donos de churrascarias e barraqueiros que comercializam durante as quatorze noites do Festejo de Santo Antônio. A pauta da reunião foi à discussão de melhorias para os barraqueiros, precauções e algumas mudanças para melhorar o espaço onde acontece o evento.

Foi discutida a estrutura, proibição de vendas de bebidas para menores, a comercialização de bebidas em garrafas de vidros para consumo no espaço da festa, melhor higienização nos banheiros, segurança policial e particular, a proposta de colocar um novo palco no Espaço Cultural que poderá ficar de frente para a Praça Bona Primo, abrindo assim mais espaço para os vendedores ambulantes, bancas de caipirinhas e para quem vai se divertir nos shows que acontecem durante as 14 noites do evento e outros detalhes.

O Gerente de Eventos, Ulisses Raulino, garantiu aos presentes na reunião que a programação festiva e cultural será uma das maiores de todos os festejos anteriores.

“Não tenho duvida de que iremos realizar um grande festejo esse ano. Já estamos programando o lançamento de toda a programação com o prefeito Ribinha e a Secretária de Cultura e Turismo Dlany Frota para o inicio do mês de maio, assim daremos condição de mais turistas e devotos de Santo Antônio se programarem e virem para Campo Maior” disse Ulisses.

A Secretária de Cultura e Turismo, Dlany Frota, falou do conhecimento da grandiosidade da festa e garantiu que todos os esforços serão tomados por sua equipe para que a pasta realize junto com a Prefeitura Municipal e Gerência de Eventos o maior Festejo de Santo Antônio.

Fonte: Ascom

 

Obra de revitalização do Açude Grande de Campo Maior está em ritmo acelerado

A segunda etapa da obra de revitalização da Orla do Açude Grande de Campo Maior, considerado um dos mais belos cartões postais do Piauí, está em fase de conclusão. Para finalizar essa etapa do projeto, estão sendo colocadas mais de 1.500 lajes, finalizando a construção da passarela.

Nesta etapa, já foi feita a demolição de todo o calçamento da área baixa da Rua Alameda Dirceu Arcoverde, com o objetivo de evitar o acumulo de água que era comum nos períodos chuvosos, a construção de uma nova pavimentação de pedras nos trechos afetados e a pavimentação asfáltica em todas as ruas do entorno da Orla do Açude Grande.

“A conclusão da segunda etapa está prevista para acontecer daqui a 15 dias e a conclusão da terceira etapa que consiste na parte estrutural de concreto armado e no plantio da grama, está prevista para o mês de junho. A partir daí, daremos inicio a quarta e última etapa que consiste na iluminação”, explica o Superintendente de Obras e Projeto, Dibes Ibiapina.

 A obra de revitalização da Orla do Açude Grande é resultado da parceira entre a Prefeitura de Campo Maior e o Governo do Estado.

Fonte: Ascom

 

Campo Maior irá realizar a 1° Feira do Artesanato em Julho

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), irá realizar a 1° Feira do Artesanato do Município, o evento está prevista para acontecer nos dia 28 e 29 de julho na Praça Valdir Fortes.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, o objetivo desse evento é valorizar a cultura local, divulgar o artesanato campomaiorense e gerar renda para a população.

"A feira será um evento que irá unir cultura e arte. Vamos ter também além da exposição das peças artesanais,  shows com artistas locais, apresentações culturais e o lançamento da loja virtual, que facilitará a compra dos produtos por parte daqueles que moram em outras cidades" informou a secretária.

Os artesãos que desejam participar da Feira devem ir até a SEMAS (Secretária Municipal de Assistência Social)  realizar o cadastro e se informar como irá funcionar o evento.

Fonte: Ascom

Prefeito usa facebook para divulgar ações

Após completar 100 dias de governo, o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho começou a movimentar sua página no Facebook, dando destaque às ações que tem realizado à frente da prefeitura de Campo Maior.

No dia 12 de abril, o prefeito destacou uma entrevista coletiva, concedida à imprensa local e fez postagens de fotos com profissionais da área.

face rib01

No dia seguinte (13/04), José de Ribamar mencionou o pagamento de 55 servidores aposentados, e destacou ainda, que os servidores ativos da prefeitura estavam com seus salários em dias.

face rib 02

Também foi através de sua página no Facebook que o prefeito comunicou a chegada da água encanada na comunidade rural, Realengo.

Face, Rib 03

O prefeito também comunicou que, autorizou o SAAE a mapear mais 28 comunidades rurais, que devem receber água encanada em breve.

A construção de uma ponte de concreto construído no bairro Horto Florestal, também foi anunciado pelo prefeito. Segundo ele, anteriormente havia uma passagem de madeira, que causava muitos transtornos aos moradores.

face 05

O prefeito segue ganhando seguidores e elogios em sua página. Sua decisão em anunciar, as realizações e comunicados importantes de seu governo, na rede social, foi motivada pela agilidade, custo e o alcance das informações, por meio da internet.  

“A internet é uma maneira moderna, rápida e barata de comunicar ao povo campo-maiorense o trabalho que venho desempenhando, a população parece ter entendido e aprovado a ideia de usar as redes sociais, a página recebe comentários, curtidas e compartilhamentos constantes”, disse o Prefeito. Além do Facebook, o prefeito tem conta na rede social, Instagram.

Fonte: Ascom

Estudante desmaia em sala de aula após confessar que participa do desafio Baleia Azul

Um adolescente de 17 anos foi internado no hospital Regional de Campo Maior (a 80 km de Teresina) após desmaiar em sala de aula e confirmar que estaria participando do suposto jogo da "Baleia Azul". 

O incidente causou preocupação na escola, após os colegas de sala de aula flagrarem o estudante tentando se automutilar. Ele usou um estilete para cortar os braços e foi impedido por outros alunos que estavam no local.

A diretora adjunta da escola, Cândida Mendes, contou ao Cidadeverde.com que foi acionada pelos colegas do estudante informando que o jovem estaria tentando se cortar.

“Conversei com ele, e o que me disse é que estava fazendo parte de um jogo chamado Baleia Azul. Eu questionei se ele sabia o que era o jogo e ele me respondeu dizendo que sabia e que entrou por um vacilo e que iria tentar sair do jogo”, contou a diretora.

Ao retornar para sala, depois da conversa, o estudante desmaiou e foi levado para a secretaria da escola, de onde a diretora acionou o Samu e a família do adolescente. 

Ele foi levado para o hospital de Campo Maior como se estivesse “dopado”, mas já recebeu alta e foi para casa. 

A diretora adjunta disse que o aluno é uma pessoa alegre, divertida e brincalhona que todos conhecem, mas que ontem teria chegado com o comportamento diferente, muito sério e calado. 

Ele faz a 5ª série do Ensino de Jovens e Adultos e na sua sala possui 25 alunos. 

Conselho Tutelar 

O vice-presidente do Conselho Tutelar de Campo Maior, Francisco de Assis Lima, o professor Assis, disse que o Conselho não foi acionado neste caso e que ainda está procurando ainda informações a respeito. O conselheiro, inclusive, disse que vai acionar o hospital e a escola sobre a não comunicação, já que o órgão deve ser chamado em qualquer incidente envolvendo criança e adolescente. 

“Não fomos notificados do caso, só ficamos sabendo pelos portais de notícia, estamos preocupados porque o conselho deve ser notificado e não houve nem por parte da escola e nem do hospital. Pode ser que um tenha achado que o outro tenha chamado, não sabemos, mas vamos acionar e procurar informações sobre esse adolescente”, explicou o professor Assis, que está de plantão neste feriado.

Baleia Azul 

O jogo Baleia Azul ficou conhecido como uma sequência de 50 desafios que envolvem isolamento social, automutilação e incentivo ao suicídio. Os sinais de alerta para saber se os adolescentes estão participando do jogo são: inscrições nas palmas das mãos, automutilação (braços, pernas e labios), interesse repentino por filmes de terror, atividades no meio da madrugada, exposição ao perigo com "visitas" a locais altos, desenhos de baleira e ficar sem conversar por longos períodos. 

Para os pais, as dicas são: diálogo aberto com a família, monitorar o uso da internet e das redes sociais e propor atividades e valorizar projetos dos filhos.


A gerente regional de Educação da 5ª Região, Lucimeire Barros, informou que na próxima semana irá fazer uma reunião com a equipe que acompanha as escolas para traçar um plano de orientar os estudantes. “Merece uma atenção nossa até para entender o que está acontecendo e temos que agir de forma madura, procurando ajuda de outros profissionais para entender esse fenômeno, independentemente de ter acontecido aqui”, afirmou a gerente.

A psicanalista Katiuscia Fonseca fala sobre os cuidados que os pais devem ter: assista aqui

 

Yala Sena e Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com 

Posts anteriores