Cidadeverde.com

Cabeleireiro é morto a tiros dentro de casa em Oeiras


Um cabeleireiro foi morto a tiros dentro da própria residência na zona urbana do município de Oeiras, a 283 Km de Teresina. A vítima foi identificada como Antônio José Dionísio, 49 anos. O crime ocorreu na segunda (22). 

De acordo com o delegado Antônio Nilton Moura, a vítima estava sozinha em casa quando o suspeito entrou no local e começou a disparar. A polícia aguarda o resultado da perícia e do exame cadavérico. Pelo menos quatro tiros, um deles na cabeça, atingiram a vítima.

“O caso ocorreu na residência da vítima, que tem um salão de beleza. O salão, que estava com as portas abertas, dá acesso à casa da vítima. Ele estava deitado em uma rede quando foi atingido. O suspeito chegou, parou a moto, passou pelo salão e entrou em casa”, comentou o delegado, acrescentado que o suspeito não retirou o capacete. 

A vítima residia sozinha no local e não tem antecedentes criminais. O caso assustou os moradores da região, pois Antônio José “era considerado uma pessoa do bem”. Ele tem um filho que reside em São Paulo (SP).

O caso é investigado pela Delegacia Regional de Oeiras. Até o momento, ninguém foi preso.  


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Em dez dias, Unidade de Diagnóstico Móvel realiza cerca de 800 mamografias em Oeiras

Cerca de 800 mulheres já realizaram exames de mamografia na Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, nos primeiros dez dias de atendimento, em Oeiras. Nesta quinta-feira, 18, o prefeito José Raimundo esteve na carreta, conversando com algumas delas sobre necessidade de realizar o exame para prevenção do câncer de mama.

“Estamos disponibilizando estes exames para todas as mulheres na faixa etária recomendada. É importante que elas se desloquem até o posto de saúde, ao seu agente ou à sede da Secretaria de Saúde para se informar de como fazer o exame. Faço o chamamento a todas as mulheres de Oeiras que tenham mais de 50 anos, tanto da zona rural quanto da zona urbana. É importante para saúde de todas”, conclama José Raimundo.

Os exames estão sendo oferecidos por iniciativa da Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, o objetivo é atender o maior número possível de mulheres de 50 a 69 anos de idade.

“Estamos na expectativa que esses números se tornem crescentes. É um investimento muito grande que o município de Oeiras está fazendo e uma grande oportunidade que essas mulheres têm para fazer este exame”, comenta a secretária. Mulheres da faixa etária de 40 a 49 anos poderão fazer o exame de mamografia, desde que tenham histórico de câncer de mama ou ovário na família.

Os resultados serão entregues no prazo de 15 a 20 dias. “Tão logo elas recebam o resultado do exame, já temos uma estrutura montada para fazer o seguimento daquela mulher, caso aconteça alguma alteração. Estamos dando esta garantia para todas as mulheres”, afirma Auridene Freitas.

Na carreta, também são ofertados exames de prevenção de câncer do colo do útero, para mulheres com idade entre 25 a 64 anos. Até esta sexta-feira, 19, mais de 500 exames do tipo foram realizados na carreta.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as interessadas em realizar os exames devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou o agente comunitário de saúde do seu bairro ou povoado para agendar o atendimento.

A Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama está estacionada ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Rodagem de Floriano, e realiza atendimentos de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 18h; aos sábados os atendimentos acontecem de 7h30 às 12h.  

Fonte: Ascom

Governo e produtores buscam ampliação da produção de leite na região de Oeiras

O governador Wellington Dias recebeu na noite desta sexta (19) grupo de produtores de leite da região do Vale do Canindé, em Oeiras. "É uma indústria em plena atividade, gera emprego e renda e deu motivação que permitiu aumentar a base do gado leiteiro na região e ampliar o abastecimento com produtos do Piauí naquela região", diz o governador.

Segundo o governador, algumas regiões do Piauí, como Picos, Teresina e Parnaíba têm indústria do leite e a meta é fazer expansão dessa atividade e neste encontro foi apresentada proposta para apoio aos produtores com financiamento, através dos programas do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural), Agência de Fomento, Programa de Modernização Tecnológica, Programa do FIDA. 

"A proposta é associar os vários programas e apoiar pequenos produtores e alcançar algo como 3 mil litros de leite por dia de produção no entorno dessa indústria de laticínios de Oeiras e com isso fortalecer e solidificar a geração de emprego, renda e produão de leite e derivados na região", diz.

"Foi um encontro para buscarmos soluções para a consolidação da cadeia produtiva do leite na região de Oeiras. O governador, como sempre, se comprometeu em apoiar os produtores para geração de mais empregos e renda na região do Canindé", disse Delmar Romeu, representante dos produtores.

Participaram do encontro o deputado Valdir Maranhão, que tem colocdo alguns planos relacionados a pontes que ligam o Piauí e o Maranhão, projetos que acompanha junto ao Congresso Nacional, como programa de securitização da dívida ativa.
 

cidades@cidadeverde.com

Adolescente é apreendido com cocaína escondida na boca em Oeiras

Um adolescente de 15 anos foi apreendido com 17 gramas de cocaína escondidas dentro da boca em Oeiras, município a 313 km de Teresina.

Ele foi abordado pela Polícia Militar em uma rodovia na madrugada desta sexta-feira (19) acompanhado de um jovem de 24 anos. Os dois foram levados a delegacia.

"Durante os procedimentos ele não respondia as perguntas todo tempo calado aí os policiais pediram que ele abrisse a boca aí eles encontraram mais droga escondida", descreve o delegado Antônio Nilton, tutular do Município.

Após o depoimento o adolescente foi liberado e o maior permaneceu preso a disposição da Justiça, ele foi indiciado por tráfico de drogas e corrupção de menores.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

 

Agentes comunitários de saúde recebem novos uniformes em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), efetuou na manhã desta quinta-feira, 18, a entrega de novos kits de uniformes para os agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica do município.

O ato aconteceu no auditório da Semusa e contou com a participação do prefeito José Raimundo e da secretária Auridene Freitas. Os kits são compostos por duas camisetas, colete, botas e bolsas.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância dos agentes comunitários de saúde para a Atenção Básica. “Uma saúde preventiva é melhor que uma saúde curativa”, resume José Raimundo. Atualmente, o municípios de Oeiras conta com 90 agentes, divididos em 14 equipes, nas zonas rural e urbana.

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O trabalho é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Esses materiais servem para que os agentes comunitários de saúde trabalhem com mais segurança e com a identificação adequada, dentro das regiões de saúde que competem a cada um. Reforçamos, com isso, o processo de motivação destes profissionais, para que possamos desenvolver um bom trabalho, ombreados com a gestão, e reconhecendo a importância dos agentes”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Entrega de cadeira de rodas

Antes de participar da entrega dos novos uniformes, prefeito e secretária realizaram a entrega de uma cadeira de rodas, no Bairro Oeiras Nova. O equipamento foi feito sob medida e vai proporcionar mais mobilidade, conforto e qualidade de vida para o beneficiário, Vinícius, de 10 anos, que possui necessidades especiais.

A mãe dele, Eveline Lima, relata que há algum tempo o menino já não se sentia mais confortável na antiga cadeira. “Só tenho a agradecer, a cadeira antiga estava pequena e sem estofado”, comenta Eveline.

A cadeira foi adquirida no âmbito do programa Passo à Frente, desenvolvido através da parceria entre Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Auridene Freitas ressalta que as ações do programa acontecem de maneira permanente no município. 

Fonte: Ascom

Homem arromba casa e tenta estuprar jovem durante a madrugada

Quatro jovens vivenciaram momentos tensos na madrugada dessa quarta-feira (17) em Oeiras, distante 330 quilômetros de Teresina. As moças estavam em uma casa que foi invadida por um homem, identificado como Lucas Flávio da Costa, 30 anos, que tentou estuprar uma delas. 

O delegado Regional de Oeiras, Antônio Nilton Alves, disse ao Cidadeverde.com que Lucas estava drogado e agiu com violência contra as jovens. Ele arrombou a porta da residência, entrou na casa e encontrou duas moças, de faixa etária de 20 anos, e tentou cometer o estupro. O suspeito chegou a deitar sobre a vítima.

“Estavam duas moças no quarto e duas no sofá da sala. Ele entrou na casa e tentou estuprar uma delas. Tentou tirar o short da moça, tirou a calça dele, mas a vítima e a outra jovem que dormir na sala lutaram contra ele e ele, depois de ver que não conseguir cometer o ato, fugiu sem levar nada da casa”,conta o delegado. 

Pouco tempo após a fuga, Lucas Flávio, que já é conhecido pela polícia da região, foi capturado pela Polícia Militar e está detido na delegacia de Oeiras. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Prefeito empossa seis novos servidores concursados em Oeiras

  • Oeiras_concursados_4.JPG Ascom
  • Oeiras_concursados_7.JPG Ascom
  • Oeiras_concursados_1.JPG Ascom
  • Oeiras_concursados_3.JPG Ascom
  • Oeiras_concursados_5.JPG Ascom
  • Oeiras_concursados.JPG Ascom

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, deu posse nesta sexta-feira, 12, a seis novos servidores concursados, aprovados no Concurso Público de 2014.

A cerimônia de posse aconteceu no sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a participação dos secretários municipais de: Assistência Social, Vanessa Reinaldo; Agricultura, Juvenal Souza; Esportes, Portela Sobrinho; Cineide Pacheco, representando a Secretaria de Cultura e Turismo; e do chefe de gabinete, Gustavo Rêgo.

Empossados, os novos funcionários efetivos vão prestar serviços em diversos setores do município – Assistência Social, Agricultura e Turismo. Com essa medida, a Prefeitura Municipal segue o que determina a Constituição, ocupando cargos públicos com servidores concursados.

Foram empossados:

Francisco das Chagas dos Santos Carvalho – CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA – Secretaria Municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Maria Luzilene Silva da Costa – CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Francisco Ramos de Aquino – CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Luiz Henrique Barbosa Nunes – CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Francildo Miranda Vieira – CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Luziane Barroso de Moura Sousa – CARGO: TURISMÓLOGO – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Fonte:Ascom

Famílias rurais receberão abastecimento d’água e melhoria habitacional

Com o intuito de oferecer mais qualidade de vida e estimular a produtividade na zona rural de Oeiras, o prefeito José Raimundo assinou esta semana convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os convênios vão possibilitar a implantação de sistemas de abastecimento de água nas comunidades Buriti do Canto, Exu, Gonçalaves e Cruz (região da Malhada Grande), beneficiando centenas de moradores.

Além disso, a Prefeitura investirá em melhorias habitacionais sanitárias domiciliares na zona rural. Mais de 60 famílias serão beneficiadas com o projeto, que contempla as comunidades Bocaina, Queimadas e Canto Fazenda Frade. 

De acordo com a Prefeitura Municipal, o objetivo é atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias, relacionadas ao uso da água e à higiene. 

 

cidades@cidadeverde.com

Exposição permanente retrata paisagens de Oeiras em aquarelas

Paisagens e cenas de Oeiras, retratadas em aquarela, estão em mostra permanente no Paço Municipal. A exposição ‘Enigmas de Oeiras’ é composta por 22 telas, pintadas pelo arquiteto e aquarelista Sóter Carrero, e adquiridas pela Prefeitura, por ocasião do tricentenário do município.

Autor das produções, Sóter Carrero é natural do Ceará, graduado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e há mais de 20 anos atua nas artes plásticas, desenvolvendo trabalhos em aquarela.

O respaldo artístico advém do talento e de estudos no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), sediado em Olinda. Lá, Sóter teve contato com grandes mestres da pintura, entre eles, João Câmara, João Vicente e Liliane Dardot. Ao longo de sua carreira, o arquiteto e aquarelista ilustrou diversos livros, catálogos e agendas, com exposições e trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior.

 

cidades@cidadeverde.com

Unidade Móvel inicia realização de exames de mamografia em Oeiras

Foram iniciados nesta terça-feira, 09, os atendimentos na Unidade de Diagnóstico Móvel – Central da Mama, em Oeiras. A iniciativa da Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e oferecer orientações sobre o combate do câncer de mama e de colo do útero para as mulheres do município.

A carreta está instalada ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Rodagem de Floriano – com funcionamento de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 18h; aos sábados com atendimento das 7h30 às 12h.  

As mulheres que precisam do exame devem ser encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos agentes comunitários de saúde. Por dia, cerca 120 mulheres devem ser atendidas. A expectativa é que, até 10 de março, mais de 5 mil mulheres – de 50 a 69 anos – realizem exames de mamografia no município.

“É uma grande vantagem para quem não tem condições de fazer o exame particular, como eu. Queria fazer já tem um tempo, mas não tinha condições de fazer. Estava com medo do exame, mas achei tranquilo, não doeu nada”, testemunha Hilda Silva, 55 anos, após realizar o exame de mamografia na Unidade de Diagnóstico Móvel.

Mulheres da faixa etária mulheres de 40 a 49 anos poderão fazer o exame de mamografia desde que tenham histórico de câncer na família. Na carreta, também serão ofertados exame de prevenção de câncer do colo do útero, para mulheres com idade entre 25 a 64 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde traçou o cronograma de trabalho para os dez primeiros dias de atendimento. Novos cronogramas devem ser elaborados e divulgados.

Cronograma de atendimentos para mamografias e citologias:

Janeiro

Dia 09 – UBS Canela

Dia 10 – UBS Jureminha, Pedro Barbosa (Centro) e Oeiras Nova

Dia 11 – UBS Rosário

Dia 12 – UBS Rodagem de Picos

Dia 13 – UBS Rodagem de Picos

Dia 15 – UBS Várzea

Dia 16 – UBS Várzea Tranqueira e Rodagem de Floriano

Dia 17 – UBS Contentamento e Rodagem de Floriano

Dia 18 – UBS Boa Nova e Rodagem de Floriano

Dia 19 – UBS Alagoinha

Fonte: Ascom

Posts anteriores