Cidadeverde.com

Prefeitura divulga programação cultural da Semana Santa de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou nesta terça-feira, 06, a programação cultural da Semana Santa 2018, que acontece de 22 de março a 01 de abril. 

Inaugurações, exposições e shows musicais integram a programação cultural e funcionam como alternativas de entretenimento entre as cerimônias litúrgicas organizadas pela Diocese de Oeiras.

A agenda cultural começa no dia 22, Quinta-feira de Passos, com a inauguração da Galeria dos Prefeitos de Oeiras, no Paço Municipal. Aberto à visitação pública, o espaço será composto por fotografias e retratos dos últimos mandatários do município. 

Outro destaque da programação é a reabertura do Mirante do Morro da Cruz, no dia 24, Sábado de Passos. Importante ponto turístico de Oeiras, o Morro da Cruz foi completamente reformado. A nova ambientação do mirante natural será inaugurada com apresentações musicais da Orquestra Tamoio (Teresina) e da cantora oeirense, Nayara Sá.

Confira a programação cultural da Semana Santa de Oeiras – 2018

22/03 – Quinta-feira de Passos
18h - Abertura da Galeria dos Prefeitos de Oeiras - Paço Municipal
20h – Abertura do Memorial Orlando Carvalho e Sala Ana Barroso - Centro Cultural Major Selemérico (Realização: Secretaria de Estado da Cultura)
20h30 – Abertura da exposição “Por aí”, do fotógrafo João Freitas Filho - Museu de Arte Sacra (MAS)
22h – Show com Raquel Moura - Café Oeiras

23/03 – Sexta-feira de Passos
22h – Show católico com o Pe. Alessandro Campos -Terraço Show
Realização: Paróquia Nossa Senhora da Vitória – Diocese de Oeiras

24/03 – Sábado de Passos
20h – Cantata ao Bom Jesus dos Passos – Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória
20h30 - Inauguração do Mirante do Morro da Cruz – Morro da Cruz
21h – Show com a Orquestra Tamoio – Morro da Cruz
00h – Show com Nayara Sá – Morro da Cruz

28/03 – Quarta-feira Santa
20h – Encenação da Paixão de Cristo pelo grupo Arte Sertão - Anfiteatro do Morro do Leme
29/03 – Quinta-feira Santa
18h – Projeto Venha Ver o Pôr do Sol, com solo instrumental de Maurício Damasceno – Morro da Cruz
30/03 – Sexta-feira da Paixão
00h – Show com Nayara Sá
Local: Café Oeiras
31/03 – Sábado de Aleluia
21h – Cantoria ao Ressuscitado - Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

 

 

cidades@cidadeverde.com

 

Prefeitura de Oeiras empossa oito novos servidores concursados

A Prefeitura de Oeiras empossou na última sexta-feira, 02, a oito novos servidores concursados. Os novos funcionários vão ocupar as funções de professor, auxiliar administrativo, agente administrativo e fisioterapeuta.

A solenidade de posse aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal e reuniu secretários municipais e familiares dos novos servidores.

Com essa medida, a Prefeitura Municipal segue o que determina a Constituição, ocupando cargos públicos com servidores concursados.

 

cidades@cidadeverde.com

Atividades do Pelotão Mirim têm início dia 10 de março em Oeiras

Terão início no próximo dia 10, às 8h, na Praça da Juventude, as atividades do Projeto Pelotão Mirim em Oeiras. A parceria foi firmada nesta terça-feira, 27, entre representantes da Prefeitura Municipal e o Capitão Saraiva, coordenador estadual do Pelotão Mirim.

 O projeto oportuniza a crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, regularmente matriculados na rede de ensino, o exercício da cidadania através da inclusão social, prestando orientações que possibilitem a promoção do bem estar social, moral, cívico, pedagógico, esportivo, cultural e educacional.

Funcionando desde 2014 em diversas cidades do Piauí, o Pelotão Mirim oferece fardamento e lanche aos jovens cadastrados, buscando também a inclusão das famílias no desenvolvimento das atividades e orientações realizadas. 

Inicialmente, serão atendidas 48 crianças e jovens do Bairro Canela e redondezas, mas a expectativa é que o projeto seja ampliado para outros bairros da cidade. Entre as atividades desenvolvidas estão noções de disciplina, segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, resistência às drogas, cidadania, esporte, lazer, ética, civismo, música, trânsito e meio ambiente. Também serão ministradas oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Balé, Capoeira, entre outras atividades.

Fonte: Ascom

Oeiras se prepara para as celebrações da Semana Santa 2018

Reunidos na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Militar e da Paróquia Nossa Senhora da Vitória definiram os últimos detalhes da preparação para as celebrações da Semana Santa de Oeiras, que ocorre de 22 de março a 01 de abril.

No encontro foram debatidos pontos como segurança, limpeza urbana, infraestrutura e pormenores sobre a logística do evento.

Maior e mais tradicional manifestação religiosa do Piauí, a Semana Santa de Oeiras reúne todos os anos mais de 30 mil fiéis, atraindo turistas de diversas regiões do Estado e do país. Além da programação religiosa, lançada pela Diocese, a Prefeitura Municipal organiza e apoia iniciativas culturais durante o período.

Para este, ano está prevista a abertura da Galeria dos Prefeitos. Localizado no Paço Municipal, o espaço será aberto à visitação pública e exibirá registros fotográficos dos últimos mandatários do município. Além disso, a agenda também contempla uma noite cultural no Passeio Leônidas Melo e a inauguração da nova ambientação do Mirante do Morro da Cruz.

Na oportunidade, a Prefeitura Municipal apresentou a identidade visual da Semana Santa, logotipo que será utilizado na divulgação do evento na internet e em outdoors de todo o Estado.

A programação cultural está sendo finalizada e deve ser divulgada ainda esta semana.

Fonte: Ascom

PRF apreende mais de 100 t de madeira com documentação falsa do IBAMA

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí apreendeu, na última sexta-feira (23), mais de 100 toneladas de madeira na BR-230, em Oeiras, no Sul do Estado. Os policiais constataram que a carga tinha guias florestais do IBAMA falsificadas.    

As cargas de madeira estavam distribuídas em quatro caminhões. O transporte sem autorização configura crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que tem como pena detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Os veículos, condutores e cargas foram encaminhadas à Polícia Civil.   


Com informações da PRF
redacao@cidadeverde.com 

Educanvisa leva conhecimento sobre saúde e meio ambiente aos alunos da rede municipal de Oeiras

Uso racional de medicamentos, alimentação e hábitos de vida saudáveis, vigilância sanitária, higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente são alguns dos temas trabalhados, em sala de aula, por professores da rede municipal de ensino no projeto Educanvisa. Desenvolvido pela Prefeitura de Oeiras, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semusa), o projeto está em seu terceiro ano de execução na cidade – já tendo atingido notoriedade nacional em Brasília pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

A proposta do Educanvisa é que os estudantes orientarem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades do projeto. “Estamos dando continuidade a projetos executados com êxito no município e o Educanvisa é um deles. Está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal, trabalhando desde orientações sobre higiene pessoal até medidas e cuidados com o meio ambiente”, ressalta a secretária de Educação, Tiana Tapety.

Outra iniciativa em andamento nas escolas do município é o Programa Escola e Família, que promove momentos de interação entre docentes e responsáveis pelos alunos. Na zona rural, a secretária destaca que está sendo realizado um intenso monitoramento educacional, feito por coordenadores e técnicos da Semed. “Nosso objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas escolas rurais”, frisa Tiana Tapety.

Escolas terão brinquedotecas

A secretária comenta também que a Semed está fazendo investimentos em mobiliário e equipamentos de infraestrutura para as escolas, com a aquisição de novas carteiras, bebedouros, ventiladores e materiais para cozinha. Além disso, a gestora adianta que, em breve, serão implantadas brinquedotecas nas escolas de Educação Infantil. Segundo ela, a instalação dos dispositivos com brinquedos e jogos pedagógicos favorece as atividades lúdicas e amplia as possibilidades de aprendizado. 

“Estamos organizando a rede de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que norteia todas as nossas ações, desde a lotação dos docentes obedecendo os editais de concursos de cada servidor, até o desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, garantindo o aos estudantes o direito de aprender preconizado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, finaliza a secretária.

As aulas da rede municipal de ensino tiveram início no dia 05 de fevereiro. Cerca de 6 mil estudantes estão matriculados nas 30 escolas municipais de Oeiras.

Fonte: Ascom

Prefeito Zé Raimundo participa da abertura do ano legislativo em Oeiras

O prefeito José Raimundo participou na noite desta segunda-feira, 19, da sessão de abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Oeiras. Na oportunidade, o gestor leu uma mensagem em que ressalta a importância da harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo na promoção de melhorias para a população oeirense.

Em 2017, 31 projetos de autoria do prefeito foram aprovados pela Câmara Municipal. “Ano passado, como o presidente da Câmara colocou, todos os 31 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo foram efetivamente aprovados, porque eram projetos que vinham para atender as demandas da população de Oeiras. Em 2018, continuaremos colocando para a Câmara Municipal projetos relevantes para cidade de Oeiras e tenho certeza que o legislativo não fugirá ao cumprimento dessas ações”, afirma José Raimundo, em entrevista após o pronunciamento no plenário.

Na ocasião, o prefeito também apresentou os resultados das ações executadas em 2017 traçou perspectivas e desafios para o ano de 2018. Entre eles, a implantação do SAAE – Serviço Autônomo de Água Esgoto de Oeiras, que deve ser concretizada em março.

“Fizemos um entendimento com o representante do Instituto de Águas do Piauí e as últimas ações estão acontecendo por todo o mês de março. A receita de março, no que diz respeito à fatura, ainda será da Agespisa e, a partir do mês de abril, será da SAAE. Ainda no mês de março, todas as ações e demandas de manutenção será executada pelo sistema SAAE. Tudo dentro de uma perspectiva e de um bom entendimento com a Agespisa. Temos a certeza que tudo acontecerá sem nenhum percalço. A população de Oeiras não sentirá nenhum atropelo nesse processo de transição”, assegura o prefeito.

Zé Raimundo também pontuou sobre o processo de municipalização do trânsito em Oeiras. Segundo ele, esta semana foi lançado o processo licitatório para contratação da empresa que realizará as provas do concurso para os cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Tributos.

“Este será o primeiro passo na caminhada para implantação do processo de municipalização do trânsito. Vindo acontecer o concurso, imediatamente, o poder Executivo dá posse aos agentes e fiscais, que passarão por um treinamento no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), em Teresina, através de um convênio da Prefeitura e Governo do Estado, por meio do Detran”, explica o prefeito.

Após o treinamento dos agentes e fiscais, terá início a municipalização do trânsito priorizando, sobretudo, as atividades educativas, envolvendo diversos segmentos da sociedade.

Ao final da sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Alberto, também reafirmou o compromisso do poder Legislativo em trabalhar pelo desenvolvimento de Oeiras.

Fonte: Ascom

Mudas de ipês proporcionarão novas áreas verdes em Oeiras

Oeiras deve ganhar, em breve, novas áreas verdes. Através de um programa de arborização desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, a Prefeitura realizou o plantio de centenas de mudas de ipê em importantes ruas e avenidas da cidade.

Cerca de 300 mudas de ipê – branco, amarelo e roxo – foram plantadas nas avenidas Rui Barbosa, José Tapety, Professor Rafael Farias, Transamazônica, Joel Campos e Duque de Caxias.

Ao florescer, as três espécies diferentes vão ajudar a compor o paisagismo das vias. “É um programa de arborização de avenidas e revitalização de praças de muita importância para o desenvolvimento do Plano Municipal de Ação Ambiental, pois visa um meio ambiente ecologicamente equilibrado para a população oeirense”, certifica Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente.

Ipês

Cada variedade de ipê apresenta características próprias, como tempo e época de florescimento. As datas não são exatamente precisas, pois podem mudar de acordo com a quantidade de chuvas no ano ou tipo de solo onde está a árvore. Ainda assim, os períodos coloridos costumam ser os descritos abaixo:

Roxo:
Tamanho: 15 a 18 metros
Período de floração: junho e setembro

Amarelo:
Tamanho: três a oito metros
Período de floração: julho e setembro

Branco:
Tamanho: sete a 16 metros, Período de floração: agosto e outubro

Fonte: Ascom
 

Prefeitura incentiva a cajucultura na zona rural de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras está incentivando o desenvolvimento sustentável da cajucultura na zona rural do município. No último sábado, 17, o prefeito José Raimundo esteve em duas comunidades distribuindo milhares de mudas de caju a agricultores familiares.

No Assentamento Faveira do Horácio, região do povoado Morro Redondo, 23 famílias estão sendo beneficiadas com 1.500 mudas de caju. No Assentamento Mocha, região do povoado Curral Velho, oito famílias receberam 1.200 mudas, doadas pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura.

Além das mudas, os assentamentos também foram contemplados com sistemas de irrigação, disponibilizados pela Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação – COFIR. Segundo Juvenal Souza, secretário municipal da Agricultura, o objetivo é fortalecer a cajucultura em Oeiras a partir do desenvolvimento da agricultura irrigada.

“Esta é uma forma de convivência com o semiárido, visto que o caju é uma cultura resistente ao sequeiro. Com isso, estamos promovendo desenvolvimento rural, renda e sustentabilidade para as famílias”, ressalta o secretário.

Ao todo, 12 hectares de terras serão plantados. O plantio das mudas será feito utilizando kits de irrigação, através dos sistemas de gotejamento e micro aspersão. “Todos estes sistemas estão com subsídio de energia, ou seja, os agricultores vão pagar apenas 30% do valor habitual. Isso dá um estímulo ao aumento da produção”, acrescenta Juvenal Souza.

Zé Raimundo destaca que a Prefeitura Municipal está incentivando a estruturação de uma cadeia produtiva de caju em Oeiras. Além disso, ele lembra que outras culturas estão sendo estimuladas, de acordo com a adequação produtiva de cada região do município. “Temos uma equipe que está sempre atenta para que estas ações cheguem ao município como um todo”, resume o prefeito.

O coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá, lembra que Oeiras tem um grande potencial para a geração de renda e empregos no campo. “Ficamos felizes quando andamos nos lugares em que temos uma reposta do nosso trabalho. Nada a gente consegue com um passe de mágica. Tem que ter suor, luta e determinação. Os assentamentos Faveira do Horácio e Mocha são modelos para todo o Piauí e nos estimulam para continuar fazendo este trabalho em vários outros lugares”, afirma B.Sá.

A visita aos assentamentos também foi acompanhada pelo deputado estadual, Bessah Araújo.

“Em nome da associação, nós agrademos a doação das mudas e dos kits de irrigação. Só temos a agradecer a todos, de coração”, festeja o presidente de Assentamento Mocha, Raimundo Filho.

 Fonte: Ascom

Projeto Pelotão Mirim será implantado em Oeiras; inscrições abertas

A Prefeitura de Oeiras e a Polícia Militar articulam a implantação do projeto Pelotão Mirim no município. Nesta quinta-feira, 15, as secretárias municipais de Juventude, Heloísa Helena, e de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, estiveram reunidas com o comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar, Major Jorge Neto, e o coordenador estadual do projeto, Capitão Saraiva, para definir detalhes sobre a criação do Pelotão Mirim em Oeiras.

O projeto oportuniza a crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, regularmente matriculados na rede de ensino, o exercício da cidadania através da inclusão social, prestando orientações que possibilitem a promoção do bem estar social, moral, cívico, pedagógico, esportivo, cultural e educacional.

Funcionando desde 2014 em diversas cidades do Piauí, o projeto oferece fardamento e lanche aos jovens cadastrados, buscando também a inclusão das famílias no desenvolvimento das atividades e orientações realizadas. “O objetivo é que as crianças e adolescentes possam atuar dentro do próprio bairro. É uma forma de polícia comunitária”, ressalta Heloísa Helena, lembrando que o projeto tem foco na prevenção e redução da violência e criminalidade, bem como o combate ao uso de drogas nas comunidades em que estão inseridos.

Inscrições abertas na Praça da Juventude

As inscrições para o Pelotão Mirim, que também conta com a parceria do Rotary Club, acontecem até 22 de fevereiro, na Praça da Juventude, das 7h às 13h. Cerca de 40 jovens da região do Bairro Canela serão contemplados. Para o cadastro, são necessários: foto 3×4, dados pessoais da criança/adolescente, dados pessoais do responsável e dados residenciais.

A seleção dos candidatos acontece no dia 23 de fevereiro. O início das atividades do projeto está agendado para 10 de março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Juventude, após a implantação do Pelotão Mirim no Bairro Canela, o projeto será levado para outras regiões da cidade.

Fonte: Ascom

Posts anteriores