Cidadeverde.com
congressodascidades

Congresso das Cidades: Codevasf autoriza obras em cinco municípios do Piauí

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou a construção de obras de conservação de solo e água em cinco municípios do Piuaí. A assinatura das ordens de serviço aconteceu nesta segunda-feira (5), durante o primeiro dia do Congresso das Cidades no Teresina Shopping.

As cidades contempladas são Fartura do Piauí, Curral Novo do Piauí, Belém do Piauí, Jacobina do Piauí e Francisco Macedo. Cada um dos municípios atendidos será beneficiado com cerca de 120 barraginhas, obra que contribui para captação e infiltração de enxurradas, além de minimizar os efeitos das chuvas intensas e garantir o aproveitamento adequado da água que é destinada aos animais no semiárido. 

Os contratos assinados garantem investidos na ordem de R$ 972 mil na implantação de 10 módulos nestas regiões. Entre os critérios exigidos para seleção dos municípios contemplados pelas ações do projeto estão possuir áreas de preservação permanente ou em processo de erosão, pertencer à região semiárida do Piauí e vigorar no índice de prioridade de recuperação elaborado pela Codevasf.

O superintendente da Codevasf-PI, Marcelo Filho, apontou que essa obra tem duas áreas de atuação e será de grande importância para o produtor rural no período de seca no semiárido. 


“Essa obra vai com duas áreas de atuação, uma é a questão ambiental, contenção de erosão e a outra é como reservatório de água para os animais da região. Nós temos uma região de semiárido onde culturalmente a potencialidade maior lá é a produção, a criação e a gente precisa desses reservatório espalhados e isso facilita o criador, produtor e agricultor a ter acesso de água mais próximo principalmente no período seco do nosso semiárido. Então tem grande importância e resolve de fato dificuldades emblemáticas do nosso sertanejeis, então é com muita alegria que a gente assina isso” destacou.

O prefeito de Francisco Macedo, Adeilson de Carvalho, disse que a obra irá beneficiar e melhorar a vida da população e agradeceu a parceria com a Codesvasf. 

“A gente está assinando essa ordem de serviço. É um projeto fantástico para os municípios do semiárido, a gente tem uma grande dificuldade na questão de água e os municípios estão sendo comtemplados com essas 120 barragens que sem sombra de dúvidas mudará positivamente a realidade do homem do campo, dos criadores de animais. A gente sai daqui bastante satisfeito e o sentimento é de gratidão com a Codevasf, por essa parceria e por estar trazendo melhor qualidade de vida para a população de Francisco Macedo", disse o gestor. 

Ainda no estande da Companhia, aberto ao público durante os três dias de evento, os prefeitos têm a oportunidade de conferir o andamento dos convênios da empresa pública federal com as prefeituras, bem como visualizar maquetes de projetos exitosos da Codevasf e receber brindes. 

“Além destas obras, executamos o diagnóstico das bacias hidrográficas do Piauí e o Plano Nascentes, por exemplo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, A Codevasf mostra que cumpre seu papel ao desenvolver diversas ações de proteção ao que temos de mais importante no planeta, que é a água”, afirma o superintendente da Codevasf-PI, Marcelo Filho.

O Congresso das Cidades tem como tema “Transformação Digital na Gestão Pública" e reúne prefeitos, gestores municipais e estaduais e vice-prefeitos de todo o Piauí. O evento contará com palestras de renome nacional como o jornalista Carlos Sardenberg, que irá falar sobre o Cenário Econômico do Brasil; Martha Gabriel, com a palestra sobre A Transformação Digital na Gestão Pública e o jornalista Chico José, responsável sobre o tema O Poder da Comunicação na Gestão Pública', além de Daniel Leipnitz, que debaterá sobre “Ponte para inovação: o futuro é todos juntos”.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais