Cidadeverde.com
congressodascidades

Exposição “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo” reúne obras de artistas piauienses

No Congresso das Cidades acontece a exposição “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo”, que reúne obras de dez artistas do Piauí inspiradas nas crônicas escritas pelo neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale. 

“É uma reunião de artistas, são 10 artistas piauienses que transformaram 30 crônicas em obras de artes, e representa um movimento da transformação pela educação”, explicou Benjamim Pessoa Vale.

Ele que nasceu no Maranhão, gosta de destacar nas suas obras o seu amor pelo Piauí. “A beleza do estado do Piauí é uma crônica que eu escrevi, pois eu não nasci no Piauí. Nasci em uma margem e moro em outra, e é uma crônica intitulada que para ser piauiense não é preciso nascer no Piauí, basta amar”, destacou. 

Ele explicou que um dos focos dos seus trabalhos também é a educação. “Nós só construímos algo quando conseguimos integrar a sociedade. Essa integração é necessária para uma mudança de cultura. Necessitamos da academia, das universidades, da escola. Caminhar no sentido de transformar é necessário educar”, afirmou.

Inspirada nas crônicas do neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale

Um nordestino de uma família de 15 irmãos, alfabetizado num escola da zona rural, venceu o apartheid social por meio da educação, um médico bem sucedido e um escritor apaixonado pelas palavras, este é um breve resumo que explica o início deste projeto lançado ainda em 2018, que une arte e informação,  e que agora chega à 3ª edição do Congresso.

A exposição "Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo" foi inspirada nas crônicas do neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale.  Dez artistas plásticos foram convidados a fazer uma imersão na história e nas obras deste nordestino para desenvolverem as peças. Entre os trabalhos estão fotografias, telas, esculturas e artesanato. A exposição está aberta ao público, de forma gratuita, durante o Congresso das Cidades do Piauí de 05 a 07 de junho, no segundo piso do Teresina Shopping.

A exposição Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo utiliza multimeios para fazer uma leitura do mundo por um exemplo de vida que quebra paradigmas, vence barreiras e desperta o apoderamento do conhecimento partindo do princípio que os exemplos arrastam.

Informação dá acesso e a arte facilita o entendimento. Partilhar experiências através da arte da escrita e apresentá-las de maneira atrativa e criativa, faz desta exposição um momento lúdico para ampliar a visão.

Dr. Benjamim Pessoa Vale é médico neurocirurgião, precursor da técnica neuro endovascular no Piauí, dono de uma carreira brilhante onde a habilidade com os versos ensinam e despertam.

Ficha técnica da exposição:

Artistas: Fátima Campos, Stênio e Reizinha, Eulália Pessoa, Kalina Rameiro, Jucelino Nunes, Manoel, Rogério Albino, Jabuh e Valdeci Ribeiro
Direção Artística: Kalina Rameiro
Projeto arquitetônico: Ronaldo Veras
Curadoria: Elsa Elvas
Direção Geral: Adriana Araújo
Responsável: Dr. Benajmim Pessoa Vale
Patrocínio: FIEPI e Associação Reabilitar

 

Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais