Cidadeverde.com
congressodascidades

Startups incluem tecnologia no ensino e coleta de informações sobre educação

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Tron Robótica Educativa é uma das startups presentes no Congresso das Cidades. Com o método inovador do ensino de robótica para crianças e jovens, o fundador e professor Gildário Lima, contou que a startup piauiense está presente em quase todo o país e vem com uma novidade para as escolas públicas.  

“A Tron é um projeto de robótica educativa que veio para ajudar as crianças e jovens a se empoderarem dentro da cultura digital. Nosso projeto funciona dentro das escolas, então nós temos uma metodologia, essa metodologia é pioneira, é piauiense e hoje já está presente em quase todo o país. A partir deste ano, além das escolas privadas, a gente também vai passar a ter uma representação dentro das escolas públicas. O método Tron vai desde o infantil ao ensino médio e também ao ensino técnico e curso superior”, contou fundador.

Com o comediante Whindersson Nunes como sócio da startup, a Tron já vem desenvolvendo diversos projetos sociais, entre eles o MR Tron, que é um dispositivo para pessoas com deficiência auditiva sentirem o ritmo de músicas, adaptação de cadeiras de rodas e de telescópios.

“O Whindersson Nunes é socio atualmente da startup, ele é um parceiro e ele veio para compor porque como nós trabalhamos com robótica educativa, a robótica consegue dar conta de várias soluções e ele, em particular tem interesse pelas soluções de impacto social. Uma delas foi a tecnologia MR para fazer com que pessoas surdas pudessem sentir melhor a música. Além desse projeto, a gente também tem outras iniciativas como adaptar cadeiras de rodas para que elas possam se tornar elétricas, a gente está desenvolvendo a tecnologia de um telescópio educativo para ajudar as crianças a gostarem mais de ciências e outras ações sempre relacionadas a impacto social”, pontou o professor Gildário Lima.

Caju Tech

Outra startup presente do Congresso das Cidades é a Caju Tech. Há dois anos, a empresa focou seus serviços para a gestão pública e utiliza a tecnologia para fornecer dados e informações sobre a educação de cada município.

“A Caju é uma startup voltada para gestão e educação e trazemos hoje informação para a gestão. Hoje você sabe que principalmente no setor público, tudo é questão de aluno, de índice, principalmente questão financeira para os recursos virem para os municípios e a gente viu esse gargalo em relação às secretárias, desde as menores. Então a gente traz tecnologia, informação em tempo real, para que eles possam estar diretamente trabalhando nessas situações”, explica o fundador Raphael Prado.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais