Cidadeverde.com
Diversidade

Encrespa Piauí: respeitem meu cabelos, brancos

A sabedoria da canção-poesia de Chico César  reafirma o Black Power Hair: “Respeitem meu cabelos, brancos/Cabelo veio da África/Junto com meus Santos/Se eu quero pixaim, deixa/Se eu quero enrolar, dexa/Se eu quero colorir, deixa/Se eu quero assanhar, deixa/Deixa, deixa a madeixa balançar/”.  E para balançar  cabelos, idéias e  identidades étnico-racial  Teresina será palco da 2ª edição do projeto Encrespa Piauí, dia 18/06 às 15h na casa da Cultura.

A ação é organizada por um Coletivo Cultural constituído por jovens que trazem para a cena teresinense a importância de valorizar,  promover  as  formas de expressão visual e  identitária   d@s cidadãs(aos)  afrobrasileir@s.  A linguagem do cabelo, das roupas, dos adereços traduzem vivências e modos de ser, sentir e viver o mundo. 

O Encrespa é também um espaço político de interação   dos  sujeitos participantes. Diálogos e  oficinas  contribuem   para interação, aprendizagens e fortalecimento de laços de solidariedade,  articulação e empoderamento para enfrentar no cotidiano as desigualdades étnicos-raciais. 

A programação do evento terá: debates: Apropriação, identidade e colorismo; Oficinas de Dança, Penteados e finalização; Show musical; sorteios - produtos, acessórios e trocas. A entrada será apenas a doação de 1kg de alimento não perecível. 

 

 

 

Por Herber Medeiros

12ª Semana do Orgulho de Ser debaterá sobre Saúde de LGBTS e atendimento sem preconceito

O acesso   ao   Sistema de Saúde humanizado é uma das demandas colocadas  pelo movimento organizado LGBT  para assegurar a efetividade do pleno exercício de cidadania e promoção da dignidade humana. No capitulo ‘Saúde’ da Constituição Federal, está expresso que saúde é um direito assegurado por meio de políticas sociais e econômicas promotoras do bem-estar dos cidadãos.  A Vivencia de uma relação humanizada,  política norteadora do SUS, é uma das portas de entrada para populações vulneráveis se sentirem parte   do processo de construção de uma saúde de qualidade. 

Neste sentido, o Centro de Educação Profissional São Camilo realizará durante a 12ª Semana do Orgulho de Ser  debate com o tema “Atendimento sem preconceito: dever do profissional de saúde e direitos lgbts.” A ação acontecerá dia 08/06, às 20h, no auditório da instituição e terá a participação dos Debatedoras/es Nelson Muniz, especialista em Saúde da População LGBT e funcionário da Secretária Estadual de Saúde,  e Amanda Pita, ativista pró-diversidade.

Segundo Muniz, algumas iniciativas governamentais têm sido implementadas para assegurar direito à saúde para LGBTs. Destaca que a publicação da portaria nª 2.803/2013 - instituindo a política no âmbito do SUS do processo transexualizador e orientações de atenção à população trans - representou uma conquista importante. Também aponta como avanço a  portaria de 2009  determinando que Unidades de Saúde Públicas Estaduais insiram em fichas de atendimento e pronstuários o nome pelo qual o cidadão(ã) prefere ser chamado de acordo com sua orientação e identidade de gênero.

O especialista em saúde  ressalta, porém, que a lgbtfobia institucional ainda é presente nas instâncias do poder público e por isso é necessário capacitações e qualificações dos profissionais que atuam no sistema de saúde para saber lidar com o atendimento adequado e as especificidades  da população LGBT.

O grupo Matizes e o Centro de Educação Profissional São  Camilo vem ao longo dos anos construindo parceria produtiva para promover reflexões pautadas na formação integral de educandos capacitados a desenvolver relações humanizadas e respeitosas dentro das futuras vivências de trabalho.  

Um dos momentos significativos dessa parceria  foi a realização do debate promovido em maio de 2014 abordando “Combate à Homofobia: promoção da cidadania e saúde lgbt” com Profº Drº Francisco Barros Junior, do departamento de Ciências Sociais da UFPI. O debatedor problematizou como práticas constantes de preconceitos e discriminações disseminadas na vida social  são fatores de adoecimento e vulnerabilidade para saúde de LGBTS.

12ª SEMANA DO ORGULHO DE SER E 15ª PARADA DA DIVERSIDADE – FIQUE SABENDO

A 12ª Semana do Orgulho de Ser, conjunto de ações realizadas pelo Matizes e demais parceiros, também promoverá de 06 a 09 de junho  oficinas, seminários, colóquios, palestras, apresentações culturais em múltiplos espaços da cidade: UESPI, UFPI, Faculdade Santo Agostinho, NOVAFAPI, Secretaria Municipal de Assistência Social,  Centro Cultural Clube dos Diários etc.

A grande festa em favor da Diversidade, do respeito e por mais justiça social será dia 12/06 com Shows da 15ª Parada da Diversidade no Estacionamento da Ponte Estaiada. O babado vai ferver com a presença da Banda baiana Cheiro de Amor, da grande Diva Drag paulistana Leo Áquila e da maravilhosa artista Drag Chandelly Kidman. No palco também ainda passarão para contagiar o público a Banda Top Gun, Dj Bryto, Drags Rica Fucks e Andreia Carão.

Para  acompanhar toda a programação clique em 12ª SEMANA DO ORGULHO DE SER

 

Por Herbert Medeiros

Junta - Festival Internacional de Dança abre inscrições para oficina

As residências artísticas e oficinas do JUNTA Festival Internacional de Dança vão mobilizar a cidade. O Festival vai de 08 a 12 de junho, mas no dia 02 de junho já começam as ações formativas da Zona Articular -espaço para articular praticas, procedimentos e conversas sobre o fazer da dança.

Corpo Presente de Denise Stutz (RJ) nos dias 06, 07 e 08; Troca Troca de Wagner Schwartz (SP) nos dias 06 e 07; Juntando Escrita com Anderson do Carmo (SC) nos dias 08, 10 e 11 e oficina dos moçambicanos Matanyane e Benjamim (10 e 11) integram as oficinas da Zona Articular sempre pela manhã. São espaços de formação com importantes momentos para trocar experiências e articular ações entre artistas que estarão circulando pelo festival este ano.

Todas as oficinas são gratuitas e acontecem pela manhã de 09:00 às 12:00 horas na Casa da Cultura de Teresina.  As vagas são limitadas e para se inscrever basta enviar e-mail para [email protected], assunto do e-mail com o nome da oficina que deseja fazer, identificando-se, falando brevemente de você e sobre a intenção de participar da oficina.

As oficinas trazem a possibilidade de diálogo e prática da dança e suas questões. Corpo Presente de Denise Stutz (RJ) – 06, 07 e 08 de junho - por exemplo, trabalha a experimentação de um corpo que se move a serviço da imaginação e dos sentidos, impulsionado por imagens, associações e memórias. Jogos corporais estabelecem relações e ampliam a percepção do que nos rodeia: o espaço, o tempo, os outros.

Juntando Escrita de Anderson do Carmo (SC) – 08, 10 e 11 de junho - propõe um telefone sem- fio conceitual ao público do Junta [2]. A ideia é que cada escrito seja simultaneamente a resposta à perguntas de um texto anterior e a pergunta a desencadear o texto seguinte. Tal estrutura pretende diminuir o papel opinativo da crítica e sublinhar sua capacidade de recriar-se engajando-se em diálogos.

Troca troca de Wagner Schwartz (SP) -06 e 07 de junho- é uma oficina voltada para quem está mergulhado em algum processo, um momento de mostrar o que se está criando, conversar, trocar ferramentas e estratégias de composição e experiências. Oficina voltada para quem já possui alguma experienca em criação em dança/performance.

Matanyane Abilio e Benjamim Manhiça (Moçambique), intérpretes em dança contemporânea sediados na África Austral, trabalharão em sua oficina(10 e 11 de junho) a gestualidade e o ritmo de duas danças do patrimônio de tradicionais moçambicanas: a marrabenta e a dança da alegria. Não é necessário experiência. A oficina dura 2h por dia, totalizando 4 horas.

Além das oficinas e residências, na Zona Articular o JUNTA propõe uma conversa dança com o Discoreografia – Música, Dança e Blá, Blá, Blá. Trata-se de um programa de web-rádio com Elisabete Finger que bate um papo com artistas sobre suas obras e seus processos criativos através da música. No #JUNTA2, o Discoreografia acontece ao vivo com a participação do público, e recebe como convidada a coreógrafa carioca Denise Stutz.

O grupo holandês NOOM (Liesje van den Berk, Maaike van de Westeringh e Jeen Rabs), já começou residência Meu Amigo Sombra. Com duração de 10 dias e participação de artistas locais pré-selecionados. A residência será finalizada com uma performance  voltada para crianças e adultos, que será apresentada na Zona em processo (espaços para trabalhos em experimentação).

Concebido pelos artistas Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, o JUNTA vem com vasta programação de espetáculos nacionais e internacionais, residências artísticas, intervenções urbanas, workshops, mostras de processo e programação infantil.

Artistas do Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espanha, Moçambique, Argentina e várias outras localidades estarão ocupando espaços culturais importantes da cidade. Este ano o JUNTA #2 acontecerá como uma ocupação do centro da cidade no Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura de Teresina, Sesc da Avenida Campos Sales (Espaço Cultural Cosme Oliveira) e Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

Gênero e Educação em pauta - CCE/UFPI

O Centro de Ciências da Educação da UFPI realiza nesta quarta-feira(01/07), às 14h,  Aula Pública ‘Vamos Conversar sobre Gênero?’. O evento colocará em pauta pesquisas e análises  tematizando  as relações de gênero e educação. A atividade acontece no auditório Maria Salomé Cabral. A coordenação da ação expedirá certificado.

 

Programação da Aula Pública

14 às 16:30 - Discussão teóricas e epistemológicas sobre o gênero (palestrantes coordenadores de núcleos que discutem gênero no CCE e CCHL/UFPI

Profa Dra. Maria do Carmo Alves do Bomfim (NEPEGECI/CCE)

Prof. Phd. Francis Musa Boakari (RODA GRIÔ/CCE)

Profa. Dra. Rita Sobral(ENGENDRE/CCHL).

16:30 às 18:30 - Apresentação de pesquisas sobre gênero e educação em pós-graduações

Msc. Valdenia Sampaio (Profa do IFPI)

Msc.Ana Célia Santos (Profa. da UESPI)

Msc. Dolores Vieira (Profa. da UFPI)

Msc.Luciana Farias (Profa. do IFPI)

ENCERRAMENTO COM PERFORMANCE ARTÍSTICA

 

Por Herbert Medeiros

Posts anteriores