Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes e UESPI realizam 1º Colóquio sobre Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais

Marque na sua agenda: na quarta-feira (25), a partir das 19h, acontece o 1º Colóquio sobre Atenção Integral à Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais. O auditório da FACIME será o palco do evento, coordenado pela Profª Drª Andrea Rufino (UESPI).

 

O Colóquio é uma realização da UESPI (através dos Núcleos Corpo e Sexualidade e Núcleo de Estudos e Pesquisa na Saúde da Mulher) e do Grupo Matizes.

 

Segundo a Profª Drª Andrea Rufino (UESPI) a iniciativa promove o encontro entre o meio acadêmico,  a gestão em saúde no estado do Piauí e o segmento de lésbicas e mulheres bissexuais, visando contribuir para a construção e implementação de políticas públicas de saúde para as mulheres lésbicas e bissexuais.

 

O Colóquio é aberto à participação de qualquer pessoa interessada. Não há taxa de inscrição.

 

Veja a programação:

 

19h -  Apresentação da Pesquisa sobre saúde sexual de mulheres lésbicas e bissexuais no Brasil -  Profª Drª Andréa Rufino (UESPI)

 

19h30min - Vulnerabilidade das mulheres lésbicas e bissexuais ao HIV e DSTs - Ana Maria Veloso (Ginecologista/ Professora da UNINOVAFAPI)

 

19h50min - Vulnerabilidade das mulheres lésbicas e bissexuais ao HPV e câncer do colo uterino. Necessidade de coleta de colpocitologia oncótica? – Sérgia Oliveira ( Presidente da Associação Piauiense de Patologia do Trato genital Inferior e Colpocopia)

 

20h10min - Humanização no atendimento - Profa. Msc. Maria das Dores Sousa Nunes (Fundação Municipal de Saúde)

 

20h30min - Acesso às técnicas reprodutivas –  Lyzianne Bona (Ginecologista e especialista em Reprodução Humana)


20h50min - debate


Por Marinalva Santana

Matizes no Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT

O  Matizes participou do I Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT realizado pela Prefeitura de Niterói  com apoio do Ministério da Cultura e do Grupo Diversidade de Niterói. O evento   reuniu  ativistas, representantes do poder público, artistas e pesquisadores para refletir sobre o cenário da cultura LGBT no país  e pensar os conceitos desta cultura para potencializar a ação política e social em defesa de um Brasil sem homo-lesbo-transfobia bem como promover a ética e a convivência na Diversidade Cultural.

 

O representante do Matizes, Herbert Medeiros, estava presente no evento para participar da arena de discussão “Territórios e Trajetórias”. Este espaço representou um momento para compartilhar e debater  as vivências, as práticas, os saberes e conhecimentos envolvendo as interações dos sujeitos lgbts, em suas múltiplas identidades e performances, dentro das territorialidades urbanas.  O ativista matiziano e os outros  debatedores da arena destacaram o papel socioeducativo da  pedagogia crítica e  da homocultura   para ressignificação das práticas socioculturais   bem   como estratégia  de luta e  afirmação da cidadania  e valorização da liberdade de expressão sexual.


O militante do Matizes também expôs aos participantes da arena      a trajetória do grupo, em parceria com outros atores/atrizes sociais, para colocar na agenda pública de Teresina  o debate e  a proposição de políticas públicas que garantam aos lgbts o exercício de seus direitos e  a liberdade de vivência das suas afetividades e sexualidades.

 

Herbert Medeiros ressaltou  ainda para o público   a importância cultural da  Semana do Orgulho de Ser como ação de enfrentamento à homo-lesbo-transfobia social e institucional em Teresina. Enfatizou  que o evento semeia   novos olhares sobre o universo lgbt através de debates, oficinas, lançamento de livros, cartilhas, capacitação de servidores(as) públicos, mostra de filmes, participação de pesquisadores das sexualidades, favorecendo a conquista de direitos e cidadania. 


FOTOS DO I ENCONTRO NACIONAL DE ARTE E CULTURA LGBT










Matizes realiza ato de solidariedade no Dia Mundial do Doador de Sangue

O exercício da solidariedade configura-se como um ato fundamental para cintilar  a vida em sua plenitude. O gesto de doar sangue representa o ato solidário mais luminoso de manifestação de amor ao próximo.  O Matizes, então, convida a tod@s para participar do Dia Mundial do Doador de Sangue neste sábado (14) no HEMOPI.  

O grupo aproveitará a ocasião para reafirmar a campanha "Nosso Sangue pela Igualdade".

























































Literatura e Diversidade no bate-papo literário - SALIPI

A literatura infanto-juvenil entra em cena hoje (01) no Salão do Livro do Piauí (SALIPI) com a obra “Tuda, uma história de identidade”, de Flavio Brebis. O bate-papo literário ocorre às 15h. A narrativa é  uma publicação inédita, com 20 páginas ilustradas, bilíngue (português-inglês), com ilustrações de Claudio de Souza Cruz, que articula o lúdico com uma crítica da sociedade, propondo o debate sobre a diversidade e o respeito às diferenças.

 

TUDA, a personagem principal, é um ser que deseja se transformar e se reconhece na sua condição, mas terá de enfrentar grandes desafios, durante a sua jornada.

 

O reconhecimento de direitos, o respeito às diferenças e a constituição das identidades de gênero, nas sociedades contemporâneas são debates sugeridos por esta narrativa cheia de metáforas e simbologias, com personagens que carregam um pouco ou muito da MAIORIA, no cotidiano das práticas e relações sociais.

 

O livro teve lançamento na II Bienal do Livro de Leitura, em Brasília-DF, ocorrida de 12 a 21 de abril de 2014.

 

O SALIPI acontece de 30 a 08 de junho  no espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí/UFPI.  Maiores informações sobre o evento clique AQUI

 

 

SOBRE O AUTOR

Flavio Brebis é piauiense, com formação em Letras, Publicidade e Jornalismo. Reside no Distrito Federal, desde 1997, atuando como professor de idiomas da Secretaria de Educação. Orgulha-se de ser ativista e militante nos movimentos sociais organizados, na defesa de direitos de pessoas LGBT.

 

Brebis tem experiências ainda em Direitos Humanos e Formação de Cidadania, em Marketing Político, em Design Gráfico e nas áreas de Linguística, Análise do Discurso, Linguagem e Sociedade. Publicou, em 2010, a obra “Primeiro livro das diferenças: de famílias e bandos”, propondo a temática da diversidade para crianças e adolescentes. Atualmente é repórter, produtor de conteúdos educativos para TV e web, idealizador e apresentador do Programa Escola Diversa, na Televisão Educativa Canal-E, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Sexta Nagô no Memorial Zumbi dos Palmares

Os atabaques irão rufar nesta sexta (30) no Memorial Zumbi dos Palmares:  Sexta Nagô. O grupo   Afoxá, coordenado por Artenilde Silva, realizará a ação em parceria com a FUNDAC. Instalação com as 7 linhas da umbanda, comercialização de roupas e acessórios étnicos, apresentação musical de Severino Santos estão entre as atrações artísticas-culturais do evento.

 

O grupo Cultural Afro Afoxá é uma organização do movimento social que atua na pesquisa e promoção   da cultura afro-brasileira. Através da realização de oficinas em culinária afro, pintura em tecido, bijutérias, acessórios para bolsa, produção de moda, a entidade possibilita   o   resgate da autoestima da comunidade negra, a valorização e inclusão social da juventude. O grupo também luta pela implementação de políticas públicas  que garantam direitos e cidadania para os afrobrasileiros. 


Por Herbert Medeiros

OcupARTE: Poty Velho mergulha nas águas da arte

O bairro Poty Velho mergulhou nas águas encantadas da arte. Foi um banho pela pintura, fotografia, tambor de crioula Mangacrioula, projeções, ilustrações, grafite,  grupo Cafundó Contadores de História, Banda Falublah. A ação foi realizada pelo   OcupARTE, projeto  artístico-cultural idealizado   por Lurebordosa em parceria com o coletivo #PAAC. Artistas visuais, estudantes de engenharia, arquitetura, comunicação, enfermagem e  desingers integraram a atividade.

 

O projeto visa interagir com a cidade através das linguagens artísticas   e suas possibilidades de reencatamento, ressignificação das vivências, desautomatização do olhar, reapropriação do lúdico na vida cotidiana. O OcupArte traz ao espaço urbano a arte  para acionar todas as sensações  que potencializem a criatividade e imaginação humana.


OCUPARTE - VER FOTOS




















Por Herbert Medeiros

II Curta Rua: arte em diálogo com a cidade

Com os versos “Todo artista tem de ir aonde o povo está/ Se for assim, assim será”, Milton Nascimento indica o verdadeiro caminho do trabalho artístico comprometido com o encantamento da vida. O Curta Rua de Teresina, como projeto de intervenção artística nos lugares ‘esquecidos’  da cidade, traz também  em seu DNA o desejo de democratizar  a arte pelos espaços públicos teresinenses. Exibição de filmes, shows artísticos, saraus, dança, curta será o banquete para alimentar corpo e alma.  

 

A 2ª edição do Curta Rua  acontece neste domingo(18/05), às 18, na praça da Telemar (Mocambinho) e  tematizará a Arte de Rua através dos  filmes ‘Pão e Circo’  e ‘Samba Grafitti’. O primeiro faz um passeio com os artistas que realizam performances na Av. Paulista (São Paulo). O segundo narra o processo de criação de uma obra feita pelo grafiteiro Ignoto, no bairro Jardim Romano, extremo leste de São Paulo.

 

Após a exibição das obras, o público inicia  uma roda de conversa para compartilhar leituras, vivências e saberes instigados pela narrativa dos curtas.  Para dar mais sabor ao encontro, a Sociedade dos Poetas Por Vir promoverá intervenções poéticas. Na parte musical, Bia Magalhães magnetizará o ambiente com repertório melódico variado.

 

A 1ª edição do Curta Rua contou com a exibição dos filmes “Acorda, Raimundo, acorda”,  ‘Eh, Pagu, eh!” e “A resposta da Terra”. As três produções problematizavam sobre desconstrução dos papeis  de gênero, lutas feministas por emancipação e reeducação para uma sociedade com maior sustentabilidade ambiental.

 

O Projeto Estampido e o Bar Estação Fria são parceiros do Curta Rua Teresina.

 

Por Herbert Medeiros

Posts anteriores