Cidadeverde.com

Famílias de baixa renda terão TV exclusiva após desligamento de sinal analógico

O Ministério da Cultura pretende investir R$ 10 milhões na criação de um''Netflix brasileiro''. Chamado extra-oficialmente de VOD Brasil (Video on Demand) pelos idealizadores, o projeto quer garantir programação televisiva a pessoas de baixa renda após o desligamento do sinal analógico em todo o Brasil.

A programação deve incluir apenas filmes nacionais – cerca de 30 mil produções da Cinemateca Brasileira – conteúdos da rede pública de televisão e títulos de editais, como o DOCTV América Latina.

Operacionalização
Não será necessário ter acesso à internet para assistir filmes do “Netflix brasileiro''. O governo planeja distribuir 12 milhões de receptores a famílias inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único Para Programas Sociais. Com os receptores dedicados para TVs será possível receber o sinal via UHF. 

A plataforma usará também soluções híbridas na difusão de conteúdos, como transmissões móveis por meio de redes P2P e CDN. O usuário do serviço fará o cadastro e receberá um login. 

A plataforma será um canal direto do governo federal com um grande universo de pessoas. As 12 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família equivalem a cerca de 40 milhões de brasileiros.

Sobre o Netflix
O Netflix é um serviço comercial que oferece acesso, via streaming, a filmes e séries de TV. A empresa foi criada nos EUA em 1997 e tem mais de 75 milhões de assinantes no mundo.

Livros online gratuitos para entender o Brasil

O Ministério da Cultura e a Fundação Darcy Ribeiro deverão lançarão ainda neste semestre a versão online e gratuita de 50 livros que tratam das história do Brasil, que compõem o projeto Biblioteca Básica Brasileira.
 
Os livros ficarão à disposição do público em um site para download gratuito. Essas 50 obras fazem parte de um projeto idealizado na década de 1960 pelo então reitor da UnB, Darcy Ribeiro, retomado em 2012 – ano do cinquentenário da universidade. A proposta original previa a publicação de 100 obras, 10 a cada ano, com tiragem de 15 mil exemplares, com distribuição gratuita para todas as bibliotecas públicas do país, universidades e centros de pesquisas.
 

Novo aplicativo ajuda clientes com passagens, roteiros e tudo na viagem

Que tal agregar, num mesmo aplicativo, ferramentas de busca e compra de passagens e acomodações e notícias dos principais veículos de turismo do país, além de roteiros e dicas sobre locais para se visitar no Brasil e no mundo? A novidade chega com o aplicativo TIM VIAGENS, uma parceria com os sites Booking.com e ViajaNet. Com ele, também é possível usar o checar todas as informações sobre o serviço de roaming internacional da operadora.

“Estamos trabalhando para oferecer uma experiência completa em nossos aplicativos, porque sabemos que as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem praticidade na busca de serviços de seu interesse. O TIM Viagens reúne os maiores parceiros do setor de turismo e permite ao cliente programar toda a viagem em poucos minutos, por meio do seu smartphone em uma única plataforma”, explica Flavio Lang, Diretor de VAS & Handsets da TIM Brasil.

O TIM Viagens conta com quatro grandes verticais. Em RESERVE, a parceria com Booking.com e ViajaNet permite que o usuário tenha uma experiência completa na procura e aquisição de passagens áreas e hospedagem em qualquer localidade. Basta inserir origem, destino e data e o aplicativo apresentará as opções de voos, acomodações e preços.

“Atualmente, mais de um terço das reservas no Booking.com é feita via dispositivo móvel e a expectativa é de que este número cresça para 50% ao longo dos próximos dois anos. Não é segredo que os dispositivos móveis são o futuro das atividades comerciais. Nós todos sabemos disso, mas muitos podem aceitar esta realidade tarde demais. Mobilidade está no DNA da Booking.com e, com a nossa parceria com a TIM, temos o objetivo de oferecer a melhor e mais perfeita experiência para o consumidor em todos os dispositivos”, conta Nelson Benavides, Diretor da Booking.com no Brasil.

Em EXPLORE, estão os melhores roteiros no Brasil e no mundo com dicas de passeios, gastronomia, curiosidades e outras informações úteis ao viajante. Já na seção ACONTECE, o cliente encontra a programação de shows, festas e outros eventos, com dicas em tempo real da cidade escolhida pelo viajante a partir de informações compartilhadas no Twitter. A ideia é facilitar o acesso às melhores informações para uma viagem perfeita, seja qual for o estilo de vida e interesses do turista.

“Por ser uma plataforma aberta, o Twitter permite o compartilhamento do seu conteúdo com outros aplicativos. No TIM Viagens, os usuários encontram, em tweets, as melhores sugestões para seu roteiro dadas por quem realmente entende da região e de forma rápida e gratuita”, diz Agustin Pesciallo, Diretor de Fabric do Twitter para a América Latina.

A experiência fica ainda mais completa com a seção ROAMING, onde o cliente TIM pode conferir os serviços da operadora para viagens ao exterior. São três áreas diferentes: cobertura, tarifas e informações. O usuário deve selecionar o seu plano e país de destino para verificar quais operadoras e serviços (voz, dados SMS) estão disponíveis no local e os preços cobrados. Ele encontra ainda a explicação de como ligar ou enviar mensagens de fora do Brasil e de como entrar em contato com a TIM do exterior. Este pilar busca estimar e controlar os gastos do consumidor em roaming internacional e ajuda a não ter surpresas ao longo da viagem.

O TIM Viagens está disponível para smartphones Android e, em breve, iOS nas respectivas lojas de cada sistema operacional e também na TIM App Shop. O aplicativo tem diversas funcionalidades 100% gratuitas como busca e compra de passagens e acomodações, novidades e eventos da seção ACONTECE, consulta às informações de ROAMING e 10 conteúdos da seção EXPLORE. Para ter acesso a mais conteúdos, o valor da assinatura é de R$ 3,99 por semana. A cobrança é feita pela fatura do cliente pós-pago ou através de desconto no saldo de créditos do cliente pré-pago. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a GOLD 360.

O dilema de Facebook e Apple

A prisão do executivo do Facebook no Brasil, por conta da não revelação de proprietários de um conta da rede social,  e a briga entre Apple e FBI sobre a entrega de dados de acesso do celular iPhone de um terrorista, foram destaques na mídia mundial. 

No dois casos, mais do que problemas de privacidade e segurança, nos deparamos com o conflito ético entre a auto-defesa do ser humano e a sobrevivência do segredos da tecnologia. Um contra o outro, o outro contra o um. Humanos defendendo a tecnologia. A tecnologia defendendo o ser humano. 

Seja qual for a perspectiva que se dê, seja qual for o resultado ao qual chegaremos, não passaremos daqui. Esse é o ponto. São barreiras intransponíveis. De uma lado, a defesa da vida, da justiça. Do outro, o segredo do código, da "alma tech”, a linha de comando programada para ser apenas bits, e nada mais. 

Mas não é incrível pensar que os bits foram criados por seres humanos? E mesmo sabendo que os homens estão, de certa forma, ainda que indiretamente, protegendo terroristas e traficantes, defendem, sobretudo, o direito de não revelar segredos de usuários do sistema em nome da preservação do código. 

Ainda que Apple e Facebook usem a privacidade e a segurança do usuário como pano de fundo, estes sabem que eticamente é uma proteção em nome do mal. Mas é incrível também que, paradoxalmente, por nos defender de invasões à nossa vida real, a tecnologia nos protege, ainda que proteja também os malfeitores.

Quão conflituoso é para o homem entregar os segredos de tecnologia de um sistema, e ao mesmo tempo, violar o seu conhecimento e a si mesmo, para que seja feita a justiça em nome do próprio homem. 

Ah, o filósofo inglês Thomas Hobbes, que tornou célebre a frase “o homem é o lobo do próprio homem”. E quem mais seria capaz de grandes atrocidades e barbaridades contra elementos da sua própria espécie?

Acadêmicos piauienses apresentam protótipo que mensura fadiga muscular

  • grupo2.JPG Divulgação
  • grupo1.JPG Divulgação
  • gregorio.JPG Divulgação
  • gildario.JPG Divulgação
  • aparelho.JPG Divulgação

Pesquisa aplicada ao desenvolvimento de sistemas para a área da saúde, foi o foco apresentado nesta quarta-feira(03), no e-HEALTH innovation, encontro promovido pela Infoway, empresa piauiense especializada em sistema de gestão,  em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Delta TICs (Pólo de Tecnologia em Parnaíba-PI).

Acadêmicos de Fisioterapia e Ciências de Computação, pesquisadores, o reitor da UFPI, Arimateia Lopez e o diretor do Campus Ministro Reis Velloso e membro do Lanf, Alexandre Marinho Oliveira,  participaram do evento que pretende fomentar a parceria pública e privada, entre as universidades e o setor empresarial do Estado.

Ney Paranaguá, Dr. em Ciência da Computação e anfitrião do evento, destacou a importância em apostar nas pesquisas feitas nas academias, pois o Piauí já tem vocação para a Tecnologia, principalmente quando se envolve os jovens talentos.

“A promoção desse encontro é antes de tudo fomentar nos nossos gestores e instituições esse compromisso de estarem mais próximos e acreditando nas pesquisas acadêmicas que dão certo. A Infoway acredita nessa parceria e se colocou à disposição desses estudantes e pesquisadores que descobriram uma forma de avaliar objetivamente a fadiga muscular. Resolvemos nos unir para mostrar que podemos fazer mais  quando investimos na pesquisa”, destacou o empresário.

Durante o encontro, foi apresentado o protótipo do aplicativo denominado de “Fadigômetro”, um aparelho criado para auxiliar dentro do seguimento da Fisioterapia, que vai mensurar de maneira mais objetiva e menos invasiva a fadiga muscular. O mentor do projeto, Gildario Dias Lima,  Dr. em Física e Coordenador do Lanf, explica a importância da academia, que tem o papel de fundamentar a metodologia de funcionamento do equipamento  através da pesquisa feita na universidade.

“Este protótipo tem uma grande importância pois consegue reunir a pesquisa acadêmica e a iniciativa privada, que pode tornar real nossas ideias estudadas e que proporcionam um benefício para a sociedade. Nossa intenção é fazer algo bem acessível, e isso só será possível com o apoio da Infoway que está colaborando com nosso polo de ensino. Quando se coloca o setor privado o projeto fica mais objetivo e beneficia a todos. Só assim conseguimos contagiar os estudantes com um espírito de resultado muito mais forte”, explica.

Gregório Magno, de 16 anos, é um dos jovens estudantes envolvido no desenvolvimento do aplicativo.  Aluno do curso de Desenvolvimento de Software do IFPI, ingressou na área da robótica com estímulo dos professores.

“Ao entrar nesse projeto, passei a praticar os ensinamentos passados em sala de aula e agora aplicá-los fora dela. Essa área requer muito estudo e pesquisa, o que me faz evoluir na carreira que eu escolhi e ainda favorece um aplicativo de grande utilidade para as pessoas”, disse Gregório.

Ainda em fase de aprimoramento, o Fadigômetro tem como objetivo verificar como o uso do acelerômetro pode ser viável para mensurar a fadiga muscular e mostrar sua superioridade quando comparado aos outros instrumentos até então utilizados. Espera-se que o acelerômetro mostre capacidade de avaliar objetivamente a fadiga muscular considerando aspectos mecânicos e calóricos e mostre superioridade sobre as escalas de análise do esforço subjetivo e recursos de alto custo como a eletromiografia e eletroencefalografia.

Campanhas ofertam produtos adequados para curtir o Carnaval

O carnaval se aproxima e os preparativos para a festa mais popular do país já estão a todo vapor. Da mesma forma, os vários segmentos do varejo aproveitam as festividades para realizar campanhas e promoções para auxiliar o folião que deseja comprar itens para aproveitar da melhor maneira a folia de momo. 

Para o gerente de marketing da Ibyte – rede de varejo especializada em tecnologia -, Nelson Gurgel, o diferencial dessas campanhas é oferecer o produto que mais se adequa à realidade do consumidor naquele momento. “Nós estamos com uma campanha de Pré-Carnaval, em que o conceito é destacar como as manifestações carnavalescas acontecem em cada um dos cinco estados que nós estamos inseridos, e dessa forma conseguir identificar o que é ideal para que cada uma das lojas oferte”, explicou o gerente. 

A campanha, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 09 de fevereiro, oferece preferencialmente produtos da marca própria da rede, Goldentec, como baterias portáteis, caixas de som, mochilas, além de câmeras e cartões de memórias.

Orkut vai voltar


Sim, Orkut Buyukkokten, criado da famosa e extinta rede social Orkut está planejando o surgimento de um nova rede, a "Hello". A plataforma pretende resgatar as comunidades, com objetivo de criar interação entre pessoas com os mesmos interesses. A novidade ainda está em desenvolvimento e sem data definida para lançamento. Para receber um convite e ser um dos primeiros a fazer parte da rede social, basta inserir seu e-mail e informações como nome e país no site oficial www.hello.com

TV Pirata

Sabe aquela sua maravilhosa SmartTV que vicie comprou com tanto orgulho? Cuidado pois segundo analistas das empresa de segurança Symantec, uma série de televisores da nova geração “smart” pode ser invadida e atacada por hackers. Segundo os analistas, o cenário mais comum para um ataque é a instalação de um malware diretamente na TV. Além de fazer isso de forma manual através de uma porta USB, há outras formas mais criativas de induzir o usuário a baixar um malware.Fique de olho e siga o manual de segurança da sua TV. Os piratas estão chegando na sua TV. 

Iphone agora só no consórcio

Sinal dos tempos. Cada vez mais caros e inacessíveis no Brasil, os aparelhos da Apple agora podem ser comprados por meio de planos de consórcios, comuns na aquisição de bens de alto valor como imóveis e automóveis. Com cerca de 100 lojas espalhadas pelo país, as redes iPlace e iPlace Mobile anunciaram a novidade por meio de uma parceria com a HS Consórcios.
Acesse: http://bit.ly/1QaoLW6
 

150 vagas na área de tecnologia no Vestibular da FACID | DeVry

A FACID | DEVRY está com inscrições abertas para o vestibular 2016.B, destinado ao preenchimento de 1.065 vagas distribuídas entre 19 cursos. Dentre estas vagas, 150 são para a área de tecnologia, divididas entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (50/noite), Gestão da Tecnologia da Informação (50/noite) e Sistema de Informação (50/noite)
 
A inscrição pode ser feita até dia 18 deste mês por meio do site www.facid.edu.br ou no setor de admissões de novos alunos do campus da FACID | DEVRY. As provas serão realizadas na sede da Faculdade no dia 19 de dezembro de 2015. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00. A divulgação do resultado está prevista para o dia 21 de dezembro de 2015. 

As demais vagas são destinadas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Construção de edifícios, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, , Psicologia, Radiologia e Terapia Ocupacional. 

Posts anteriores