Cidadeverde.com

Retrospectiva 2023: Confira os assuntos que mais repercutiram nas redes sociais do Cidadeverde.com

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com/Arquivo Pessoal

Por Bárbara Rodrigues

O ano de 2023 foi marcado por vários momentos emblemáticos, com muitos assuntos que repercutiram no Cidadeverde.com e nas nossas redes sociais, entre eles estão principalmente assuntos relacionados a feminicídio, de violência doméstica, acidentes e casos de susperação.

Confira um resumo dos assuntos que mais repercutiram nas nossas redes sociais neste ano.

 

Estupro e assassinato de Janaína Bezerra na UFPI

 

Foto: Arquivo pessoal

Esse foi um dos casos que mais repercutiu durante todo esse ano. A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi assassinada após uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 28 de janeiro. Thiago Mayson foi preso pelo crime, acusado de homicídio, estupro, fraude processual e vilipêndio a cadáver.

Após o crime, familiares, amigos e alunos da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) realizaram uma vigília e caminhada no campus da instituição para cobrar por justiça no caso da estudante de jornalismo.

Em setembro o acusado foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato de Janaína Bezerra, mas a acusação afirmou que irá recorrer por entender que a pena foi pequena e porque não foram aceitas algumas qualificadoras para o crime.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

 

Criança de 9 anos morre após sofrer choque enquanto usava celular

No dia 13 de abril, uma criança de nove anos morreu após sofrer um choque elétrico em sua residência no bairro Cerâmica Cil, zona rural de Teresina.

Deyvison Emanuel Damasceno Macedo sofreu o choque enquanto usava um celular ligado com o carregador na tomada.

A criança ainda chegou a ser socorrida e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, zona Sul, mas não resistiu.

 

 

 

Empresário, filho de delegado, é preso por agredir a namorada em Teresina

A Polícia Civil prendeu no dia 12 de maio o empresário Matheus Victor da Silva Alencar, que foi denunciado por agressão pela namorada, Victoria Aparecida Soares Batista, de 23 anos

Matheus foi preso em uma farmácia nas proximidades da casa de familiares, na zona Leste de Teresina. O pai do empresário, delegado Sérgio Alencar, foi até o local e colaborou com a ação da polícia. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Segundo o delegado Tales Gomes, da GPE, Matheus não acreditou que tinha um mandado contra ele. Ele chorou no momento da prisão e foi aconselhado pelo pai a colaborar com o trabalho da polícia.

Mãe fez apelo 

A mãe da estudante de Direito, que foi agredida, Dorinha Soares, de 49 anos, fez um apelo aos pais após sua filha ter denunciado que foi agredida pelo empresário Matheus Victor da Silva Alencar. 

“Prestem atenção aos fatos, prestem atenção ao modo de agir, de tratar a suas filhas, brincadeiras que ele tira com a sua filha, tudo isso é importante, porque hoje no mundo que a gente vive, ninguém conhece ninguém. O homem, não generalizando, mas tem uns, como esse moleque aí, que tem cara de santo, mas é um psicopata. Ele vigiava ela 24h, isso é amor?”, questionou.

 

 

Menina de 8 anos sofre tentativa de sequestro nos festejos do bairro Poti Velho

Uma menina de 8 anos sofreu uma tentativa de sequestro na noite de 29 de junho durante os Festejos de São Pedro, no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. O fato aconteceu por volta de 22h15.

A criança estava na companhia da mãe na praça do bairro, quando foi abordada por um homem desconhecido que ofertou R$ 5 para a menina brincar na barraca de tiro ao alvo. Ao retirar a criança das proximidades da mãe, o homem levou a criança, andando, até o bairro Nova Brasília.

A criança caminhou na companhia do homem, por aproximadamente, dois quilômetros, quando já exausta pediu socorro a populares, nas proximidades da Associação de Moradores do bairro Nova Brasília.

 

 

Designer de sobrancelhas é vítima de tentativa de feminicídio

A designer de sobrancelhas Nathalia Cantuário foi vítima de tentativa de feminicídio do ex-marido Anderson Figueredo, no dia 27 de julho no pequeno estúdio em que a vítima trabalhava, localizado no bairro São Sebastião, na zona Sudeste de Teresina.

Nathalia contou que o ex-marido se passou por um entregador para conseguir entrar no local e que nem a presença de clientes o impediu de iniciar as agressões, que só pararam quando ela gritou o nome da filha de cinco anos, que também estava no mesmo imóvel. Ele chegou a ser preso, mas recentemente foi solto.

Ao Cidadeverde.com ela criticou o argumento dado pela defesa do ex-marido Anderson Figueredo de que ele não tinha intenção em matá-la, após ela receber 25 facadas.

 

 

“Tenho várias provas do que ele realmente é capaz de fazer comigo. São 25 facadas, precisa mais o quê para provar a tentativa de feminicídio? Ele sabia da medida protetiva e mesmo assim foi capaz de fazer isso. Ele desrespeitou a medida. E ele ficando solto? Quero ele preso. Se ele ficar preso pra mim vai ser um alívio, se ele ficar solto quem vai ficar presa sou eu. Ele vai ter que pagar pelo que fez”, disse a vítima. 

 

 

 

Cadela furtada é devolvida a irmãos gêmeos no dia do aniversário

Os gêmeos Tales Resende e Tadeu Resende tiveram um motivo ainda mais especial para comemorar o aniversário de 33 anos. No dia 29 de agosto os irmãos reencontraram a cadela Luna, da raça golden, que havia sido furtada há quatro dias, no bairro São João, na zona Leste de Teresina. O momento foi ainda mais marcante porque também foi a data em que a mãe deles, Francisca da Chagas Lima, teve alta após um período de internação hospitalar.

Luna foi localizada em uma casa, na zona Norte de Teresina, após ser furtada no dia 26 de agosto. O crime foi registrado por câmeras de segurança que auxiliaram os irmãos, que também são policiais, a localizar o pet.  Nas imagens é possível perceber que há um outro animal na rua, no momento em que a golden é levada. Segundo os tutores, trata-se da vira-lata Mel que foi localizada horas após o furto nas imediações da residência dos irmãos. 

Um motorista por aplicativo foi identificado como o responsável pelo furto e irá responder pelo crime na Justiça.

Foto: Adriana Magalhães / Cidadeverde.com

 

 

Acidente com ônibus escolar mata estudante em José de Freitas

Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar matou a estudante Érica Pereira, de 12 anos, em José de Freitas. A mãe dela teve que ser levada nos braços ao saber da morte da filha. Dalvane Pereira chegou amparada por enfermeiros e familiares ao hospital de José de Freitas, cerca de três horas após o acidente.  

Érica foi socorrida desacordada e somente no hospital foi constatada sua morte. Cerca de 29 estudantes ficaram feridos e deram entrada no hospital da cidade, e depois alguns foram transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina. 

 

 

 

Fisioterapeuta piauiense mostra tratamento com idosa de 104 anos e viraliza na internet

O fisioterapeuta piauiense Antonio José viralizou nas redes sociais ao mostrar o tratamento com uma idosa de 104 anos e o processo de evolução dela, ao fazê-la levantar sozinha, de uma poltrona.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o profissional, que mora na zona Sul de Teresina, contou que já mostrava o seu trabalho na internet, mas que não acreditou quando viu sua publicação sendo compartilhada milhares de vezes, inclusive por médicos e páginas de fisioterapia que ele segue.

 

 

Churrasqueira a gás explode em condomínio na zona Leste de Teresina

A câmera de segurança da residência do médico intensivista Marcelo Nunes flagrou o momento em que a sua churrasqueira a gás explodiu durante um churrasco. O acidente ocorreu no dia 24 de setembro, por volta das 19h, no condomínio Aldebaran Ville, no bairro Vale Quem Tem, zona Leste de Teresina.

Na gravação, é possível ouvir o barulho da explosão e logo em seguida a churrasqueira sendo tomada pelas chamas altas. Em entrevista ao Cidadeverde.com, Marcelo Nunes explicou que só escutou o gás vazando e tentou fechar a válvula do botijão.

“Aqui em casa a gente já tinha essa churrasqueira a gás há uns três meses. No domingo, eu resolvi fazer uns hambúrgueres no final da noite com minha esposa e filho. Liguei a churrasqueira normalmente, estava fazendo a carne e de repente eu escutei um barulho do gás vazando. Minha intenção era tentar fechar a válvula do botijão de gás, e na hora que eu abri a porta onde fica o botijão, a churrasqueira explodiu na minha frente”, contou.

 

 

 

Vídeo mostra alunos com cachaça durante aula em escola de Coivaras

Um vídeo, que circulou nas redes sociais no mês de setembro, mostrou estudantes de uma escola enchendo um copo com cachaça durante uma aula. A gravação foi feita na Unidade Escolar Raimundo Martins, que fica localizada no município de Coivaras, a 65 km de Teresina. Os próprios alunos fizeram o registro, enquanto a professora, que faz anotações no quadro, não vê.

O diretor da escola, José Pereira, disse ao Cidadeverde.com que, após tomar conhecimento do vídeo, resolveu suspender os dois alunos e encaminhá-los para medidas socioeducativas.

 

 

 

Cavalo “se despede” de vaqueiro morto em acidente durante competição no Piauí

O vídeo de um cavalo “se despedindo” durante o enterro de Paulo Ricardo da Costa, vaqueiro de 16 anos que morreu após um acidente durante uma competição no município de Sigefredo Pacheco, no dia 7 de outubro, viralizou nas redes sociais e comoveu internautas. 

Nas imagens o animal aparece acompanhando o cortejo do corpo do adolescente até o cemitério. Em outro momento, o cavalo é filmado ruminando próximo à cova do antigo dono, como se estivesse chorando, e ciscando a terra próximo à cova. 

 

 

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, a vítima morreu durante uma competição de cavalgada. O jovem caiu do cavalo após colidir contra um galho de árvore quando praticava a chamada “pega de boi”. 

 

Blogueira é assassinada a tiros na zona Leste de Teresina

Samya Silva, uma digital influencer conhecida como Samynha Silvafoi assassinada na avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, no dia 1º de outubro. Ela estava em uma motocicleta com duas amigas, quando sofreu vários disparos de arma de fogo. 

Foto: Reprodução/ Instagram 

 

O corpo dela ficou na pista central da Avenida no sentido Centro - São Cristóvão, nas proximidades da Toca do Bode.  Antes de sair do clube, Samynha Silva foi avisada de que dois homens estariam rondando sua motocicleta.

Uma das amigas que estava na moto com Samya teve seu celular destruído por um dos tiros. O caso segue sendo investigado pelo DHPP.

 

 

 

“Enquanto for governador não terá enforcamento de feriado”, diz Rafael Fonteles durante solenidade

Uma declaração feita em discurso pelo governador Rafael Fonteles (PT) no feriado do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, repercutiu bastante na mídia e nas redes sociais. Ele disse que enquanto estiver à frente do governo estadual, não haverá nenhum enforcamento de feriado no Piauí.

A fala foi feita durante solenidade de entrega de novas viaturas para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI). “Enquanto eu for governador não vai ter nenhum enforcamento de feriado no estado do Piauí”, disse ao explicar que havia sido questionado por jornalistas se o Governo do Estado teria um ponto facultativo do dia 13 de outubro.

Rafael Fonteles ainda acrescentou que ao assumir o Governo do Estado publicou um decreto estabelecendo todos os feriados oficiais no estado, visando uma dar uma previsibilidade ao serviço público e ao comércio.

 

 

 

Cantora de Porto Alegre quer que Nayra Lima, rainha do brega, mude de nome

Parece inacreditável, mas é real. Uma cantora do Rio Grande do Sul está solicitando que Nayra Lima, a rainha do brega piauiense, mude de nome. Ao tomar conhecimento do imbróglio, a cantora que mora em Teresina, disse que ficou surpresa.

Natural de Codó, no Maranhão, Nayra Lima, mora em Teresina e se destaca cantando de tudo desde brega, bolero, fazendo seresta e show pelo Brasil. 

Fotos: Renato Andrade e arquivo pessoal

 

A gaúcha Naula Maria de Lima Pereira, 57 anos, garante que usa o nome artístico de “Naira Lima” há cerca de 40 anos. Ela, que atualmente canta música gospel, disse que soube da Nayra do Piauí há cerca de um ano quando foi gravar seu último trabalho “Presente de Deus”.

 

 

 

Idosa completa 112 anos no Dia de Finados e dorme durante aniversário

O Dia de Finados tem um significado diferente para a família da idosa Aurelina Ferreira da Silva, que mora em Teresina. No dia 02 de novembro, ela completou 112 anos de vida com direito a café da manhã e bolo de aniversário. A celebração familiar reuniu cerca de 20 pessoas, que cantaram parabéns para a aniversariante que dormiu durante a festa

Aurelina Ferreira tem 20 netos, 25 bisnetos e 27 tataranetos.

 

 

 

Moradores comem, dormem e passam noite em cemitério por tradição do Dia de Finados

Os moradores da localidade Encanto, na zona rural de Esperantina (a 184 km de Teresina), tem uma tradição peculiar. A comunidade se reúne há mais de 100 anos no Cemitério de Todos os Santos, em uma espécie de vigília que acontece na noite anterior ao Dia de Finados.

Na ocasião, os populares formam um verdadeiro acampamento no local. Em imagens divulgadas através das redes sociais, é possível ver a interação e as atividades que o grupo desenvolve. Deitam em redes, cozinham, se alimentam, crianças brincam, sentam em rodas para conversar, tudo ao lado dos túmulos onde entes queridos foram enterrados.

 

 

Despedida da Maternidade Evangelina Rosa tem abraço e emoção após mais de 500 mil partos

Após mais de 50 anos de atuação, a Maternidade Dona Evangelina Rosa, na Avenida Higino Cunha, encerrou no dia 1º de dezembro suas atividades com relatos emocionantes de funcionários e um abraço coletivo. 

Na despedida houve choro, soltura de balões verde, cantos e um momento de fé com a oração do Pai Nosso. A mais antiga e maior maternidade do estado já realizou o nascimento de 519.730 bebês. O último nascimento na maternidade aconteceu às 00h36, no dia 28 de novembro. 

A maternidade foi inaugurada oficialmente há 47 anos, mas antes disso já atuava tendo mais de 50 anos de existência. 

 

 

Crise na saúde pública de Teresina

Nesse final de ano, mais uma grave crise se instalou na saúde pública da cidade de Teresina. No dia 27 de dezembro a situação se agravou  após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de mais outra 12 unidades de saúde, após a empresa fornecedora das máquinas alegar que está há 18 meses sem receber pagamentos por parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os equipamentos foram devolvidos após um acordo entre a empresa e a prefeitura.

Existem ainda várias denúncias de falta de insumos e de medicamentos nas unidades de saúde da cidade.

 

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) afirmou, após visita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que vai pedir a intervenção da enfermagem na unidade. Segundo o órgão, foram realizadas fiscalizações em março, setembro e dezembro e os problemas encontrados não foram sanados. 

Representantes da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Regional de Medicina (CRM) também realizaram no dia 28 de dezembro uma vistoria no HUT, onde encontraram vários problemas, como um leito de UTI interditado por falta de equipamentos.

Leia também:

O Ministério Público do Estado já informou que o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, instaurou procedimento na quinta-feira (28) com o objetivo de analisar os recentes problemas que desencadearam mais uma crise na saúde pública de Teresina. Segundo o MP, se comprovada a malversação dos recursos públicos, poderá ser proposta uma representação pela intervenção no município de Teresina

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Já o prefeito Dr. Pessoa, em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com revelou não ter “acertado” na escolha de um comando para a pasta de saúde e criticou a postura da empresa que fez a retirada dos aparelhos. Sem citar nomes, ele também avaliou que a crise instalada na saúde da capital parece ser “orquestrada”. 

“Sabe-se que um dos grandes problemas da República são os gestores e ainda não acertamos bem nos gestores da FMS, agora, uma coisa insignificante da empresa que tem a responsabilidade de laudos, tomografias e imagens, é que não foram respeitosos com o prefeito da capital do Piauí. Parece coisa orquestrada, orientada por outros cidadãos, implantando esse modelo para que ficássemos vulneráveis para que não tivesse saída, mas tem. Vamos tomar atitudes para o começo do ano que vem para resolver o problema”, declarou o prefeito. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais