Cidadeverde.com

Altos promove homenagem ao Dia do Sanfoneiro no município

A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria de Esportes e Cultura promoveu neste sábado (27) uma homenagem ao dia do Sanfoneiro, no centro Artesanal e Cultural Poeta Zé da Prata.

O evento reuniu personalidades da música local em celebração a data comemorada no dia 26 de maio, para um roda musical. 

Ainda na oportunidade, foi exibido um documentário em homenagem ao legado e tradição deixados pelos primeiros sanfoneiros altoenses.

O evento contou com a presença do Coordenador de Cultura, Clóvis Raulino; Padre Cláudio; Diretora geral da SEMED e Suplente de Vereadora Márcia Beatriz; Jornalista e Escritor, Toni Rodrigues e representando o Secretário de Esportes e Cultura Marcílio Fontenele, esteve presente o Márcio Fontenele, além dos familiares dos homenageados.

Da Redação

Conselho Tutelar divulga lista de candidatos para processo de escolha 2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, no uso de suas atribuições, por meio da Comissão Especial, divulga o Edital nº 002/2023 que dispõe a relação nominal dos candidatos inscritos no Processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar de Altos.

Considerando que ao informar os nomes dos candidatos inscritos a sociedade em geral possa impugnar a pedido de candidatura, devendo indicar os elementos probatórios, nos termos do item 7.6 do edital nº 001/2023 – CMDCA.

Confira abaixo a relação:

Altos relação conselho.

Suspeito de zoofilia no Piauí pegava animais na rua para praticar o crime

 

 

O suspeito flagrado praticando zoofilia contra uma cadela na cidade de Altos, no interior do Piauí, teria cometido o crime contra outros animais. Segundo a delegada Eliana Morgado, titular do 14º Distrito Policial, a investigação aponta que o idoso- que tem 82 anos- pegava cães e gatos que passavam em frente à sua residência para praticar o ato criminoso. 

"Recolhia os animais que passavam em frente à sua casa, praticava os atos criminosos no fundo da sua residência e depois os soltava na rua. A investigação revelou que o acusado praticava zoofilia com cachorros e gatos. Os vizinhos, cansados e inconformados com tal monstruosidade, filmaram o ato criminoso e denunciaram às autoridades policiais", conta a delegada. 

Testemunhas já foram ouvidas. O crime registrado por vídeo foi praticado contra uma cadela que havia acabado de ter filhotes. 

"A cadelinha, vítima do último crime, tinha acabado de ter filhotes. Era de propriedade de uma vizinha do acusado e era criada solta. O animal foi periciado e segue sendo cuidado pelos seus donos", diz Morgado. 

O crime flagrado ocorreu no último sábado (13), mas a denúncia só chegou à Polícia Civil na terça-feira (16). Como não havia mais flagrante, o suspeito está solto. 

Zoofilia se enquadra no crime de maus-tratos. Com a alteração da lei em 2020, a pena para quem cometer o crime é 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Idoso é flagrado em crime de zoofilia contra cão e polícia investiga

Foto: reprodução redes sociais

A Polícia Civil do Piauí investiga um caso de zoofilia na cidade de Altos, a 37 km de Teresina. Uma testemunha gravou o crime e divulgou nas redes sociais. 

"Tomamos conhecimento dessa situação através das redes sociais. Lamentavelmente, verificamos que o autor do fato é um idoso, contumaz nessa prática criminosa. A Delegacia de Altos já tomou algumas providências para formalizar o procedimento, já que é um procedimento simples", informou o delegado Marcelo Leal, gerente de Polícia Metropolitana. 

Atualmente, o crime de zoofilia se enquadra como maus-tratos aos animais, com pena prevista de detenção de três meses a um ano e a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Contudo, um projeto de lei na Câmara Federal quer transformar a prática de conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso com animal de qualquer espécie como crime hediondo, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e perda da guarda.

"Autoria conhecida, materialidade amplamente comprovada pelas filmagens e, tão logo, seja encerrado o procedimento policial será remetido à Justiça. Esperamos que haja um desfecho breve no poder judiciário", completa o delegado.

Dárcia Alencar, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Piauí, diz que a prática criminosa ainda é comum em cidades do interior e pede para que a população denuncie. 

"É importante que a população tenha conhecimento de que zoofilia é crime, não é uma prática normal e não pode acontecer. Isso é muito comum, principalmente, em cidades do interior e as pessoas, por acharem que é normal, acabam fechando os olhos para aquilo e não tomam qualquer providência. Você não precisa de provas para fazer denúncia junto à delegacia. Presenciando o fato ou sabendo do fato, já pode fazer a denúncia na delegacia mais próxima e a autoridade tem o deve de registrar a ocorrência", alerta a advogada. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Detento que matou rival dentro de presídio é condenado a 30 anos de prisão

Foto: Sejus

O juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, da 1ª Vara da Comarca de Altos, condenou David da Silva a 30 anos de prisão pelo assassinato de Francisco Alisson Pereira da Silva. O crime aconteceu em 8 de novembro de 2017, na Casa de Detenção de Altos.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o acusado teria utilizado o zíper de um colchão para estrangular Francisco Alisson para se vigar da morte de uma colega de facção.

Isso porque Francisco Alisson Pereira da Silva teria assassinado o colega de facção do réu, no interior de um carro, em fevereiro de 2017, no trajeto entre a Casa de Custódia e o município de Floriano. 

O caso foi julgado pelo Tribunal do Júri que considerou ele culpado por homicídio triplamente qualificado por asfixia, impossibilidade de defesa e motivo torpe, com 30 anos de reclusão.

O Ministério Público também pediu pela manutenção da prisão preventiva do acusado e para correta identificação criminal do réu, por meio do Instituto de Identificação Criminal, uma vez que ele utiliza dois nomes: João da Cruz Valério Júnior e David da Silva Silva.

 

Bárbara Rodrigues (Com informações do MP)
[email protected]

Bando é preso após arrombar e tentar furtar agência da Caixa Econômica em Altos

Fotos: Ascom/PM-PI

Quatro indivíduos foram presos em flagrante durante uma tentativa de furto a uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Altos, nesta quinta-feira (10). As prisões foram realizadas por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

Entre os presos estão três homens de 30, 39 e 33 anos naturais de Santa Catarina e um outro suspeito de 37 anos natural do município piauiense de Esperantina.

 

De acordo com informações da PM-PI, os policiais do Bope foram acionados após receberem informações de uma suposta ocorrência de arrombamento. Ao chegarem ao local, perceberam a presença de fumaça no interior do prédio e de um buraco que dava acesso ao quintal da agência. 

Ao avistarem um dos suspeitos, os policiais determinaram a rendição, que não foi obedecida. Em seguida, a equipe do Bope entrou na agência e realizou a detenção dos quatro homens. No local, foram encontrados equipamentos de corte utilizados para romper paredes e arrombar caixas eletrônicos. 

Nas imediações do banco, os policiais encontraram um carro que dava suporte ao grupo. Após a abordagem, a Polícia Federal foi comunicada da ocorrência e enviou equipes para a realização da perícia na agência. 

Os quatro presos foram transferidos para a sede da Superintendência da PF em Teresina e em seguida foram encaminhados ao sistema prisional estadual onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

Breno Moreno (Com informações da PM-PI)
[email protected]

Prefeitura esclarece que vídeo onde pessoas reivindicam obra não é em Altos

Reprodução

A Prefeitura  de Altos através do seu Departamento de Comunicação esclarece informação repassada por um vídeo que está sendo divulgado nas Redes Sociais. Nas imagens é possível ver moradores cobrando a recuperação de uma via na zona rural.

Mesmo no vídeo não sendo citado o nome do prefeito de Altos Maxwell da Mariinha, pessoas da oposição estão se aproveitando para atingir o gestor editando legendas afirmando que a região citada é de responsabilidade de Altos.

A gestão do prefeito  Maxwell da Mariinha  esclareceu que o vídeo foi gravado depois da comunidade Retiro , que é jurisdição do município de Pau d’Arco, já nos limites com Teresina, isentando qualquer responsabilidade de Altos.

Da Redação

Sejus expõe produtos agrícolas na 1ª Feira Agripecuária

Os internos das unidades penais Major César Oliveira e Penitenciária Irmão Guido participam, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), da 1ª Feira Agripecuária que acontece no município de Altos. No evento está sendo comercializada a produção realizada nessas unidades como macaxeira, feijão, mamão, berinjela, banana, artesanatos, além da carne suína.

Na Feira, os internos também realizam a prestação de serviço gratuito de corte de cabelo. O evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), juntamente com a Prefeitura Municipal de Altos.

A participação dos internos da Penitenciária Irmão Guido é com o resultado do projeto “Semeando o futuro”, que consiste numa agrofloresta que existe na unidade, com plantio de alimentos de forma sustentável.

“O que é colocado no solo de adubo vem da própria floresta, são alimentos totalmente orgânicos. E nosso objetivo é sempre participar de feiras como essas para buscar demonstrar e apoiar o projeto”, explica o policial penal João Veloso, gerente da Penitenciária Irmão Guido.

O gerente-adjunto da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, policial penal Reginaldo Ribeiro, destaca a importância de participar do evento, que leva os produtos resultado também de cursos ofertados na unidade.

“Já participamos antes aqui em Altos de uma feira. Trouxemos mais produtos desta vez, artesanato e também trouxemos o corte de cabelo gratuito no evento. Uma oportunidade de mostrar aos internos a possibilidade de comercializar o que se produz, mais uma opção de reinserção pelo trabalho na sociedade”, enfatiza o gerente.

Da Redação

Empresa qualifica adesão dos municípios ao ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico consiste em um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, (ICMS), em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

Para o engenheiro civil Antoniel Morais, muitos são os ganhos para as cidades, entre eles, a obtenção de recursos e tornar a conscientização da população mais acessível à respeito do meio ambiente. 

"A importância do ICMS ecológico para o município é o acesso a parcela maior de recursos provenientes do do ICMS. O município uma vez tendo acesso a esses recursos, é mais verba para ser distribuída na educação, na saúde, na infraestrutura  e assim o gestor consegue melhorar a sua gestão", define Antoniel. 

"O benefício principal do ICMS ecológico a ser destacado é o município poder implantar boas práticas ambientais, alinhada ao meio ambiente e conscientização da sua população", relatou.

No Piauí, apta para atuar com licença de atuação recém renovada com à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), a Central de Tratamento de Resíduos - CTR Altos, tem estrutura para realizar o tratamento dos resíduos sólidos de até 43 municípios tendo uma capacidade para 800 toneladas / dia.

Com base no Decreto Estadual nº 21.996, de 19 de abril de 2023, publicado no Diário, Antoniel Morais comenta ainda que as adequações traz uma novidade bastante satisfatória ao serviço realizado pela CTR. 

"No decreto desse ano ela pontua 66% do item A que é o gerenciamento de resíduos sólidos. Para você ter uma ideia a pontuação mínima é 20% e só a destinação correta dos resíduos em si é 30%. E essa destinação, é realizada pela CTR que está aberta para novas parcerias com os municípios, bem como também realiza programas sociais voltados a temática ambiental", finaliza.

Da Redação

Polícia prende suspeito de matar jovem a facadas em Alto Longá

Fotos: Reprodução/Redes Sociais 

A Polícia Civil prendeu na tarde dessa segunda-feira (24), o suspeito de assassinar João Vitor de Moraes Soares com golpes de punhal no município de Alto Longá no último sábado (22), após uma briga. Leonardo Oliveira de Moura se apresentou voluntariamente na delegacia de Altos.

Segundo o delegado Paulo Nogueira, titular da Delegacia de Polícia Civil de Alto Longá, dois homens seguraram a vítima para que o suspeito desferisse os golpes de punhal. Um deles, identificado como Walisson, foi preso no dia do crime, e o segundo, identificado como Wagner de Jesus, vulgo Kuririn, deve ser preso nas próximas horas.

Após a prisão, Leonardo Oliveira foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos legais e será apresentado em audiência de custódia na manhã desta terça-feira (25) na Comarca de Altos.

A Polícia Civil divulgou ainda alguns canais de comunicação para receber denúncias ou informações sobre o paradeiro de Wagner de Jesus. As denúncias são mantidas sob total sigilo.

“Qualquer denúncia ou informação que leve ao paradeiro de Kuririn pode ser enviada aos canais da Polícia Civil, são eles: 190 (PM-PI), 86 9 9964-0647 (DRACO) ou pelo site http://portal.pi.gov.br/pc/denuncia-anonima”, informou a PM em nota.

 

 

Rebeca Lima 
[email protected] 

Posts anteriores