Cidadeverde.com

CRM leva curso de urgência e emergência cardiológica para Bom Jesus

A coordenação do Programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI levará mais uma etapa do Curso de Suporte Avançado em Cardiologia – SAC para médicos do interior do Piauí. 

O município de Bom Jesus, a 632 Km ao Sul de Teresina receberá os especialistas na área de cardiologia para ministrarem o curso e podem participar médicos de municípios vizinhos. O curso acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório da UFPI – Campus Professora Cinobelina Elvas.

Médicos de várias especialidades podem participar, pois o objetivo do curso é levar atualização na área de urgência e emergência hospitalar e todo médico deve estar preparado para qualquer eventualidade, tanto dentro como fora dos setores de urgência e emergência. Os ministrantes serão os cardiologistas Elisiário Cardoso Júnior, Ivo Canamary e Luiz Bezerra Neto, que é o coordenador do programa de Educação Médica Continuada no Piauí.

A programação está pronta e as inscrições podem ser feitas com antecedência no CRM-PI ou ainda antes da abertura do curso, na UFPI de Bom Jesus. No dia 06 de novembro, a partir das 18h30 será a abertura do curso. De 19 às 20 horas, o curso será iniciado com o tema ‘Infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST’, ministrado por Elisiário Cardoso Júnior. De 20 às 21 horas, o tema em destaque será “Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca – SAVIC’, com o ministrante Luiz Bezerra Neto. No dia 07, de 8 às 10 horas, o tema será ‘Urgência e emergências hipertensivas’, com o Dr. Ivo Canamary.  De 10 às 11 horas, ‘Arritmias supraventriculares’ e de 11 às 12 horas será abordado ‘Arritmias ventriculares’, ambos com o Dr. Elisiário Cardoso Júnior. Para finalizar, de 14 às 18 horas, acontece a aula prática de reanimação cardiovascular com modelos e simulações, com o Dr. Luiz Bezerra Neto.

Inscrições pelo email: cursos@crmpi.org.br, com as seguintes informações: nome completo, número do registro CRM, RG, CPF e telefones de contato. Outras informações: (86) 3216-6100.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Policial militar é baleado em operação em Bom Jesus: "achei que ia morrer"

Um policial militar foi baleado e um bandido foi morto em uma troca de tiros durante uma operação na tarde desta terça-feira (13) em Bom Jesus, município a 632 km de Teresina. O policial ferido, cabo Luís Araújo, da 2º companhia 7º Batalhão da Polícia Militar, descreveu ao Cidadeverde.com os momentos de terror vividos no tiroteio e afirma que foram incontáveis tiros disparados pelos criminosos, que atiraram assim que notaram a movimentação da Polícia no quintal da residência onde estavam.

“Na hora eu não sabia onde o tiro tinha acertado só pensei que ele tinha me baleado. Eu achei que ia morrer eram muitos tiros. Eles me acertaram na mão logo de cara e não sabia onde o outro tinha acertado, foi muita sorte os outros companheiros não terem sido baleados. Como houve o revide tivemos que pedir reforço e só então conseguimos concluir a ação”, descreveu o policial.

O major Hortêncio Santos, comandante do 7º Batalhão da PM explica que os três policiais diligenciaram até a residência após a denúncia de que uma moto roubada estaria sendo escondida e foram recebidos a tiros pelos bandidos.  

“Ontem por volta das 17h os policiais foram atender a ocorrência de que uma moto roubada a mão armada na segunda estava escondida em uma residência. Ao chegar lá, adentraram no quintal e quando os bandidos perceberam a ação já dispararam imediatamente. No meio do tiroteio o cabo Araújo, que comandava a guarnição foi baleado na mão e na altura do peito, mas ele estava de colete, o que salvou sua vida. Entre os criminosos, um acabou morto na troca de tiros e outro baleado na coxa conseguiu fugir armado, os outros dois foram presos”, descreveu o major.

Haviam quatro pessoas na casa, entre elas uma adolescente, que não teve a identificação divulgada e seria namorada de um dos bandidos e conhecida da Polícia da região. “Nenhum deles era de lá. Um era de Água Branca, outro era foragido da Major César e outro era de Brasília. Eles estavam vivendo na região de furtos, assaltos e venda de drogas”, acrescentou o major.

Os dois presos foram levados para a delegacia de Bom Jesus onde se encontram a disposição da Justiça. Segundo o major, a calça usada pelo criminoso que fugiu foi encontrada em uma residência próxima ao local do tiroteio. “Acreditamos que ele fugiu pelos quintais das casas vizinhas e perdeu muito sangue. A calça estava furada e muito suja, ele não deve estar longe”, afirmou o major.

Com os criminosos foram apreendidos, uma pequena quantidade de drogas, um revólver calibre 32 e a motocicleta. O fugitivo está com um revólver de calibre 38.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

 

Carreta carregada de algodão tomba na saída de Bom Jesus para Redenção do Gurgueia

  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil

Uma carreta carregada de algodão tombou na saída de Bom Jesus para Redenção do Gurgueia. O susto, que não deixou ninguém ferido, mas prejudicou o trânsito na BR-135, aconteceu nesta sexta-feira (2).

De acordo com o chefe de investigação da Delegacia de Bom Jesus, José de Anchieta, o acidente aconteceu após o compartimento de carga da carreta sair da pista e puxar o cavalo para fora do asfalto.

"No momento do acidente, só havia o motorista no caminhão. Ninguém ficou ferido gravemente. O condutor ficou seguro por causa do cinto de segurança e, em seguida, saiu à procura de ajuda para desvirar a carreta", contou José de Anchieta.

O tombamento, que ocorreu próximo à Rodoviária de Bom Jesus, não deixou feridos, mas prejudicou o trânsito no local.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Festival de Rabecas de Bom Jesus começa na quinta-feira

Começa na próxima quinta-feira (10) a oitava edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus. O palco Mestre Joaquim Carlota, na praça da Catedral, receberá a abertura oficial do evento, a partir das 20 horas, com a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os mestres rabequeiros, acompanhados por Jefferson Leite e Trio Gavião. Mais cedo, no palco Queijinho Mestre Beija, na praça do Fórum, tem teatro e dança, a partir das 17 horas.

As Fulô do Sertão( Foto: Divulgação)Com atrações diversificadas, que unem referências da cultura local e nacional, o Festival de Rabecas vem se consolidando como um dos festivais culturais mais importantes do Estado. O primeiro dia de festival, que segue até o próximo sábado (12), terá a Cia. de Teatro da Tribo, com o espetáculo “Cinderela” e o grupo Harém de Teatro, com “Um bico para velhos palhaços”, no palco Queijinho Mestre Beija. Por lá, acontece apresentação de dança com a Cia do Cerrado, da cidade de Bom Jesus.

À noite tem os shows de Lene Alves e o Forró de Todos os Tempos, Banda Encantus e Dally Samba, no palco Mestre Joaquim Carlota. Já o segundo dia contará com a dança, teatro, apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os shows da cantora Mara Pavanelly, As Fulô do Sertão e Voo Livre. Uma das atrações mais esperadas se apresentará no último dia de Festival, a cantora Elba Ramalho, que levará toda sua agitação e boa música para o público no palco Mestre Joaquim Carlota, a partir das 22h. Em seguida, ainda terá apresentações de Valdo e Felipe e a banda local Pressão Total que fará o encerramento do festival.

Segundo o produtor cultural do evento, Carlos Anchieta, o Festival de Rabecas engloba todos os estilos musicais, dando importância aos artistas da terra. Para o produtor, o objetivo é diversificar, com apresentações que contemplem os artistas locais, e promover a integração com artistas de outras cidades e de outros estados, que estarão presentes no festival. Nesta edição terá ainda a apresentação de Duo Recanto, de Portugal.

“O Festival de Rabecas tem uma parte toda de cultura popular, trazendo o Chagas Vale que é manipulador de bonecos, além da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e dos mestres rabequeiros. De Teresina, terá apresentação da banda As Fulô do Sertão, que cantam forró pé de serra. Tem também Lene Alves, que está fazendo um trabalho de resgate dos forrós tradicionais, e vamos ter um grupo de incelência de uma comunidade quilombola se apresentando no evento”, diz.

Carlos cita ainda a presença de Lília Diniz, com os Sertanejares. “Ela é uma poetisa do Maranhão que realiza um trabalho autoral junto aos rabequeiros”, explica o produtor. A cantora Mara Pavanelly também é presença confirmada em Bom Jesus. “E no domingo tem o grande show com a Elba Ramalho”, diz Carlos Anchieta.

O secretário estadual de cultura, Fábio Novo, que é um dos idealizadores do Festival de Rabecas, exalta também a importância de valorizar a cultura local no Festival. “Com o apoio às escolas de rabecas, em Bom Jesus, de sanfonas, em São Raimundo Nonato, e de bandolins, em Oeiras, vamos fomentar a cultura e ajudar a preservar as riquezas presentes nessa região. O Piauí terá a primeira orquestra de rabecas do Brasil”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. 

PROGRAMAÇÃO
10/09 – quinta-feira

Palco Queijinho Mestre Beija (Praça do Fórum):
TEATRO
17h – Cia Teatro da Tribo, com a peça “Cinderela”
19h – Grupo Harém Pictures, com a peça “Um bico para velhos palhaços”
DANÇA
18h – Cia do Cerrado da cidade de Bom Jesus

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h – Abertura oficial
20:30 – Apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus mestre “Joaquim Carlota” e os mestres da rabeca Erundino, Pedro da rabeca, Mundico Silva e Joaquim Carlota, acompanhados de Jefferson Leite e Trio Gavião
21:30 – Vagner Ribeiro e grupo Valor de PI
22:30 -  Duo Recanto, de Portugal
23:00 – Lene Alves e o Forró de todos os tempos
00:30 – Banda Encantus
02:30 – Dally Samba

11/09 – sexta-feira
Auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
TEATRO
17h – Grupo Teatro de Pesquisa – GRUTEPE, com a peça “Itararé: a República dos Desvalidos”

Palco Queijinho Mestre Beija
(Praça do Fórum)
TEATRO
17h: Cotejoc, com “A verdadeira história de Romeu e Julieta”
19h: Grupo Utopia, com a peça “Chapeuzinho Vermelho”
DANÇA
18h: Oficina de Dança Betty Batalli

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h: Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e mestres rabequeiros
21h: Puxadores de incelência da comunidade quilombola costaneira, de Paquetá do Piauí
21:30: Lilia Diniz (MA) - sertanejares
11:30: As Fulô do Sertão
01:30: Mara Pavanelly
03:30: Voo livre

12/09 – sábado

Espaço mestre Salim “Mercado Central”
8h: Pâmela dos teclados e mestres rabequeiros

Palco Queijinho Mestre Beija
(Praça do Fórum)
TEATRO
17h: “As aventuras de Cassimiro Coco”, teatro de bonecos, com Chagas Vale
19h: Oficina de Teatro de Bom Jesus, com a peça “Teresinha de Jesus”
DANÇA
18h: Apresentação da escola de dança Lenir Argento

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h – encerramento com Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, mestres rabequeiros, Jefferson Leite e trio Gavião e participação de Pâmela dos Teclados
20:30: Vando do Trombone e resultado de oficina musical com a terceira idade
22h – Elba Ramalho
00:30 – Valdo e Felipe
03:00 – Pressão Total

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

PM realiza ações de prevenção à violência em Bom Jesus

Sob o Comando do Tenente Edilson e atuação de seu efetivo policial militar a Companhia de Bom de Jesus recuperou duas motos, uma modelo Falcon e outra Honda roubada em Teresina há dez anos. Foram presas três pessoas. Sendo um cumprimento de Mandado de Prisão contra Eugenio Mendes dos Santos de 35 anos, natural de Campo Alegre de Lurdes-BA acusado de haver explodido o Banco do Bradesco em Cristino Castro-PI.

Em outra ocorrência Jorge Gomes dos Santos foi preso acusado do estuprar sua ex-esposa. E ainda foi preso Rogério de Jesus acusado de atentar contra a vida do Tenente R. Sousa em ocorrência na rodoviária de Cristino Castro.

Na parte comunitária e social os policiais militares da Companhia lançaram o Pelotão Mirim inicialmente com 50 alunos. Em parcerias das escolas municipais e estaduais como também do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Rotary Club, Maçonaria e Igreja Católica os alunos irão receber instruções de disciplina, ordem unida, educação física e palestras sobre religião, drogas, violência e transito durante as manhãs de sábado nas dependências do quartel da Companhia Militar de Bom Jesus.

Abordando o tema "Disciplina e Respeito" os policiais militares realizaram ainda palestra na escola municipal Floresta Moderna.

E em homenagem a todos os militares que trabalham e integram aquela força policial foi promovida uma partida de futebol, com um momento de convivência familiar em comemoração ao Dia do Soldado, objetivando confraternizar e valorizar os bravos policiais durante data histórica tão importante.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

PRF faz prisão na BR-135 e diz que homens são suspeito de integrar quadrilha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na tarde deste sábado (29), que prendeu em parceria com a Polícia Militar, dois suspeitos de integrarem uma forte quadrilha de assaltantes de banco. Os dois homens, que tiveram apena as iniciais reveladas, E. S. S e W. P. S, foram presos por volta das 2h da madrugada no Km 352, da BR 135.

Segundo a PRF, os suspeitos foram presos durante abordagem a um veículo Siena, que estava alugado, de cor vermelha. Quando os policiais consultaram o Sistema de Segurança Pública constatou-se que E. S.S, de 35 anos, tinha um mandado de prisão em aberto. 

Já para W. P. S, verificou-se a existência de vários processos criminais, tendo este, já sido preso em Floriano no início deste ano por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Os dois suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus. Segundo o chefe de investigação, José de Anchieta, o suspeito com mandado de prisão em aberto foi levado para o presídio do município. O outro permanece na delegacia aguardando uma decisão do delegado. O policial não confirmou a participação deles em quadrilha de assalto a bancos.

“O que foi para o presídio disse até que já tinha cumprindo a pena. O outro permanece aqui na delegacia. Quanto a integrarem uma quadrilha de assaltantes, ainda não temos essa informação. Não há nada confirmado”, declarou.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Fiscalização descobre depósitos clandestinos em Teresina e Bom Jesus

Uma equipe de fiscalização itinerante da Secretaria da Fazenda identificou dois depósitos clandestinos no último final de semana. As ações aconteceram em Teresina e no município de Bom Jesus em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC).

Em Teresina, o depósito estava localizado na zona leste e abrigava calçados. Segundo a Sefaz, a mercadoria foi avaliada em R$ 600 mil. Com as multas e impostos devem ser recolhidos aos cofres públicos, cerca de R$ 190 mil.

Já em Bom Jesus, o depósito era de gêneros alimentícios. A mercadoria foi avaliada em R$ 201 mil. Ao todo, devem ser recolhidos ao Estado, R$ 62 mil. Participaram da ação os técnicos da Fazenda  Raimundo Lacerda e Pereira, juntamente com o cabo PM, Sousa Neto.

Esse o terceiro depósito clandestino descoberto em menos de dez dias. Na semana passada, a Sefaz e a Deccoterc realizaram operação em Água Branca, onde foi encontrado um depósito com as mais diversas mercadorias, além de produtos sem nota fiscal e mercadorias destinadas para pessoa física, quando na verdade o contribuinte é inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí (CAGEP) e só pode adquirir produtos com a inscrição estadual.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Polícia recaptura acusado de participar de assalto a banco de Cristino Castro

Policiais civis e militares prenderam no fim da tarde desta sexta-feira (14) um homem identificado como Eugêmio Mendes dos Santos, de 35 anos, acusado de participar do assalto ao Bradesco de Cristino Castro, a 595 quilômetros de Teresina. Ele estava preso na Delegacia de Bom Jesus, mas fugiu por volta das 12h de quinta-feira (13) após cerrar a grade de uma cela.

Eugênio foi recapturado na zona rural de Cristino Castro. "Ele tinha sido preso no início da semana em Campo Alegre de Lourdes, no interior da Bahia, e chegou em Bom Jesus na terça-feira, mas fugiu ontem ao meio dia. Conseguimos recapturá-lo na localidade Panasco, na zona rural de Cristino Castro", contou o chefe de investigação da Delegacia de Bom Jesus, José de Anchieta.

Agora, a Polícia Civil de Bom Jesus investiga como Eugênio conseguiu fugir da Delegacia. "Depois de ser recapturado, ele alegou que conseguiu a cerra para cortar a grade dentro do banheiro do xadrez e que cerrou durante a noite toda", comentou José de Anchieta.

De acordo com a Polícia Civil de Bom Jesus, além de responder pelo furto qualificado ao Bradesco de Cristino Castro, Eugenio possui um mandado de prisão em aberto por furto e receptação em Osasco, no interior de São Paulo. "No sábado, ele deve ser encaminhado para a Penitenciária de Bom Jesus", finalizou José de Anchieta.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Carro capota e três pessoas da mesma família morrem na saída de Bom Jesus

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

Três pessoas de uma mesma família morreram e outras duas ficaram feridas após um carro capotar em um trecho da BR-135 na saída de Bom Jesus, a 630 quilômetros de Teresina. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (7).

De acordo com informações da Polícia Civil de Bom Jesus, as vítimas foram identificadas como Antônio Lopes dos Santos, de 69 anos, Augusto Lopes dos Santos, de 47 anos, e Maria das Graças de Oliveira, cuja idade não foi revelada. Augusto conduzia o carro na hora do acidente e era filho de Antônio e Maria das Graças.

Os únicos sobreviventes da tragédia foram um adolescente identificado como Hudson Gabriel Carvalho Oliveira e uma criança identificada como José Willem Alves de Oliveira. Ambos são netos de Antônio e Maria das Graças.

"Os cinco estavam todos no mesmo carro, que perdeu o controle, saiu da pista e capotou nas proximidades da Penitenciária de Bom Jesus. Eles se deslocavam de Pedro II para Brasília", disse o policial civil Eugênio Paraguassú, da Delegacia de Bom Jesus.

As três vítimas fatais e os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil foram acionados para atender a ocorrência.

Antônio, Maria das Graças e Augusto eram naturais de Domingos Mourão, 220 quilômetros ao Norte de Teresina. Eles saíram de Pedro II com destino a Brasília por volta das 5h desta sexta-feira, segundo relatou Hudson à Polícia. O sobrevivente também comentou que a família parou para descansar em Floriano, 245 quilômetros ao Sul da capital. No momento do acidente, o adolescente estava dormindo.

Outros acidentes

Esse é o segundo acidente grave e com vítimas fatais nesta semana na BR-135. Na quinta-feira (6), duas mulehres morreram após a colisão entre um carro de passeio e uma moto no trecho da rodovia federal na entrada da cidade de Santa Clara, a 620 quilômetros de Teresina. A violência do impacto foi tão grande que uma vítima teve o pé arrancado do corpo e outra acabou decapitada.

Antes disso, no dia 30 de julho, um homem morreu após o carro que dirigia perder o controle, bater violentamente em uma árvore e ficar parcialmente destruído em um trecho da BR-135 próximo a Bom Jesus.

Quatro dias antes, quatro pessoas da mesma família também morreram na BR-135 próximo ao município de Corrente, 874 quilômetros ao Sul de Teresina. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu quando o carro de passeio das vítimas colidiu frontalmente com um caminhão de reboque.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Cidades do Piauí recebem oficinas de capacitação do Ministério da Cultura

A Secretaria Estadual de Cultura está realizando, em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), oficinas de capacitação para os editais relacionados à Política de Cultura Viva em quatro cidades do Piauí. Em Teresina, a oficina aconteceu ontem (5), no auditório da Secult. As oficinas ainda serão ministradas nesta quinta-feira (6), na cidade de Piripiri, e no dia 7, em Parnaíba.

Os participantes das oficinas devem se inscrever nos seguintes editais: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Culturas de Redes – Fortalecimento de Redes Culturais do Brasil. Esses editais para projetos específicos são lançados periodicamente pelo Ministério da Cultura.

O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, que está ministrando as oficinas no Piauí, explica que as inscrições nos editais não são direcionadas somente aos Pontos de Cultura. “Os editais são direcionados a entidades culturais, que são pessoas jurídicas sem fins lucrativos, aos coletivos culturais que desenvolvem atividades em suas comunidades e também ao Ponto e Pontão de Cultura”, diz.

A oficina de capacitação ainda será ministrada amanhã (6) em Piripiri, a partir das 9h, e na sexta-feira (7), em Parnaíba.

Em Bom Jesus oficina reuniu mais de 40 participantes

O município de Bom Jesus recebeu, nessa terça-feira (4), a primeira oficina do Ministério da Cultura. O encontro reuniu mais de 40 pessoas da cidade e região. A oficina é a uma realização da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Ministério, e o objetivo é tirar dúvidas e ajudar projetos locais na captação de recursos dos editais.

“Aqui estão reunidos os interessados no fazer cultural dessa região, que possui muito potencial. Precisamos da parceria de todos para fomentar a cultura local e temos que andar de mãos dadas com a educação”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, ressaltando o projeto da Escola de Rabecas de Bom Jesus, que atende 15 alunos de escolas públicas do município, que se apresentaram na abertura da oficina.

O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, apresentou os editais, tirou dúvidas e ouviu as experiências relatadas pelos participantes. “As iniciativas existem e quem sabe alguma não se enquadra nesses editais. Pode ser que desse encontro saiam vários projetos inscritos”, finaliza Gilson.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores