Cidadeverde.com

Comissão Pastoral da Terra faz Seminário sobre MATOPIBA em Bom Jesus

A Comissão Pastoral da Terra do Piauí em parceria com a UFPI, MSTTR, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, a CONTAG, FETAG e da ONG REDE SOCIAL realiza nos dias 28 e 29 de Abril de 2016, o I Seminário: “Perspectivas Sociais sobre o MATOPIBA” que realizar-se a no auditório do Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI) em Bom Jesus - Piauí.

O evento foi inspirado pela criação e regulamentação do MATOPIBA - por meio do Decreto-Lei 8.447 de 06 de maio de 2015 que trata de um Plano de Desenvolvimento Agropecuário a ser implementado nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, tendo como objetivo o desenvolvimento da agricultura e da pecuária na região.

Contudo, o referido plano carece de discussões e maiores informações a respeito de suas implicações, principalmente para os grupos sociais que, direta ou indiretamente, serão afetados, a saber: agricultores familiares, quilombolas e população em geral.

PROGRAMAÇÃO

28/04/2016

09:00 às 09:30 - Abertura oficial do evento
09:30 às 10:45 – O projeto oficial do MATOPIBA (Saulo Barros da Costa, Articulação das CPT's do Cerrado, doutorando em Geografia – UFPE e membro LEPEC/UFPE e GERUR/UFMA)
10:45 às 12:00 – Os investimentos estrangeiros no MATOPIBA (Fábio Teixeira Pitta/ONG Rede Social)
14:00 às 15:15 – O impacto de grandes projetos no bioma Cerrado (Gregório Borges- Coordenador da CPT- PI)
15:45 às 17:00 – Percepção campesina sobre o projeto do MATOPIBA 

29/04/2016

09:00 às 10:45 – Situação fundiária do Piauí (Heliomar Rios/Juiz da vara agrária e Francisco Santiago/Promotor da Vara Agrária de Bom Jesus)
10:45 às 12:00 – A perspectiva dos povos do semiárido da região do MATOPIBA (Carlos Humberto Campos, Vice presidente da ASA BRASIL, e coordenador do Fórum Piauiense de convivência com Semiárido).
 17:30 – Encerramento. 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Promotores discutem deficiências dos hospitais regionais do extremo Sul

O Ministério Público do Estado do Piauí está fiscalizando continuamente as redes de  atendimento da saúde pública. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, participou de reunião da Comissão Intergestora Regional do Território Chapada das Mangabeiras, grupo independente constituído por prefeitos e  secretários municipais de saúde nesta sexta(08). 

O encontro foi realizado em Bom Jesus (PI), e a pauta principal era a situação do hospital regional localizado no município, bem como o funcionamento do Hospital Dr. João Pacheco, em Corrente.

Em 2014, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), órgão auxiliar do Ministério Público, articulou a celebração de 11 (TACs) Termos de Ajustamento de Conduta com o então Secretário do Estado de Saúde, Mirócles Veras, com o objetivo de garantir o aparelhamento dos hospitais regionais espalhados por diversos municípios do Piauí. 

As cláusulas incluíam a aquisição de equipamentos, reformas estruturais, estabelecimento de rotinas de trabalho, implantação de ponto eletrônico para todos os profissionais de saúde, ampliação do número de leitos de UTI e muitas outras medidas.

Desde então, os Promotores de Justiça de cada região têm acompanhado o cumprimento dos compromissos assumidos, com o apoio da coordenadora do CAODS, Karla Daniela Carvalho, que também participou da reunião de hoje. Esteve presente, ainda, o atual Secretário de Saúde, Francisco Costa.

Casos em Corrente

A promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, com atuação em Corrente, conduziu uma apresentação sobre o hospital regional e suas principais necessidades. A representante do Ministério Público está cumprindo um roteiro de visitas mensais à unidade de saúde. 

De acordo com ela, o hospital tem melhorado significativamente, mas ainda é necessária atenção especial para alguns setores e serviços. Um dos problemas apontados é a demora na transferência de pacientes, quando existe essa necessidade, por causa da falta de ambulâncias, o processo chega a demorar mais de um dia, e a espera pode ser fatal para pessoas em estado grave. 

Deficiências em Bom Jesus

O promotor de Justiça Eduardo Palácio, por sua vez, discorreu sobre as condições do Hospital Regional de Bom Jesus, no qual também foram constatadas diversas deficiências, principalmente no que se refere à ausência de equipamentos.

Para o Procurador-Geral de Justiça, o envolvimento permanente do Ministério Público muito tem a contribuir com o aprimoramento dos serviços de saúde. “Nosso intuito é buscar soluções eficazes, em conjunto com os gestores, considerando as peculiaridades de cada região. A participação ativa de representantes da instituição em atividades como esta permite que acompanhemos de perto os processos de gestão. Assim, a atuação se torna mais dinâmica e ágil, pois o próprio Ministério Público funciona como agente decisivo na resolução de problemas, sem que haja necessidade de judicialização das demandas sociais”, pontuou Cleandro Moura.

Um dos principais objetivos do Ministério Público na área de saúde é estimular os gestores estaduais e municipais a aperfeiçoar os hospitais regionais. O aprimoramento dos serviços de média e alta complexidade no interior resultará no aumento da eficiência de toda a rede do estado, o que contribuirá para o fim do problema de superlotação nas unidades de saúde da capital. A população seria diretamente beneficiada, pois estaria reduzida a necessidade de grandes deslocamentos, que sempre implicam em custos pessoais e outros sacrifícios.


Da Redação 
redacao@cidadeverde.com

Bom Jesus: edital anuncia 02 vagas de motorista para prefeitura

A prefeitura de Bom Jesus (632 km de Teresina) divulgou edital para Processo Seletivo Simplificado de duas vagas para o cargo de motorista na Secretaria da Assistência Social do Municipio. 

As inscrições serão feitas na quinta e sexta, 07 e 08 de abril 2016. Os salários são de de 2 mil reais, e o concurso possui validade de 01 de maio a 30 de dezembro de 2016 .

Clique aqui e veja o edital completo

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem é flagrado arrastando cachorro na BR-135 e é detido pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou e deteve um homem arrastando um cão, amarrado a uma motocicleta, na BR-135 em Bom Jesus (632 km de Teresina). O fato ocorreu neste domingo (3), o homem foi conduzido à delegacia e afirmou que cometeu o mau-trato porque o cachorro estaria "atacando pessoas". 

De acordo com a PRF, o homem de iniciais J.C.S. estava arrastando o animal preso por uma corda no veículo, placas ECY- 6319, nas proximidades do KM 269.

Após a abordagem, a equipe PRF prendeu o condutor do veículo e o conduziu, juntamente com o animal e a motocicleta, à Delegacia local para providências legais. O condutor ficou detido e a motocicleta foi notificada e retida para regularização da documentação. 

A polícia informou que a ação constitui violação do artigo 32 da Lei 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, conforme a seguir: 

 "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

 

Da Redação com informações da PRF
redacao@cidadeverde.com

Mais de 7 mil pessoas assistem à Paixão de Cristo de Bom Jesus

  • ed5ef998-5905-4bee-be27-f1027afa35f4.jpg Secult
  • c7fff609-9a1a-4502-ac4c-97ab5f1773a2.jpg Secult
  • adaa2d55-d966-477c-962d-977c7908f205.jpg Secult
  • 42741679-c7ed-40c2-98b6-eb3c230bca0f.jpg Secult
  • 0631f685-7159-42f6-9cc6-c796cb41c1d6.jpg Secult
  • 88db5a4f-ee05-4595-97ba-5c55ead74d45.jpg Secult

Além de ser a cidade do agronegócio e das rabecas, o município de Bom Jesus também se consolida como polo turístico no período da Semana Santa. O espetáculo da Paixão de Cristo, encenado há 12 anos no salão da serra, cenário natural localizado a 1 km do centro de Bom Jesus, reuniu 7 mil pessoas na noite de ontem (25). Este ano, o ator João Olicar encarnou Jesus Cristo e os atores convidados, Cacau Melo e Caio Junqueira, interpretaram Salomé e o apóstolo Pedro, respectivamente.

O espetáculo dirigido pelo dramaturgo Zé Afonso Lima, que comandou a peça pelo segundo ano consecutivo, contou com participação de 150 pessoas, entre atores e figurantes. Os jovens da cidade- que participam de oficinas permanentes de teatro, dança e rabeca- também interpretaram papéis de destaque na apresentação. 

“É um prazer enorme participar disso tudo, e todo ano é diferente. Agradeço a todos que confiaram na gente, porque esse espetáculo é muito importante para o povo de Bom Jesus”, diz o aluno Francisco Rodrigues, que participou de todos os espetáculos.

A Orquestra de Rabecas de Bom Jesus abriu a noite ao som de “Aleluia”, uma das músicas do espetáculo. A apresentação musical contou com oito canções interpretadas pelos próprios atores, o diferencial este ano. 

“Já é um evento consolidado na cidade e está provado que nós não podemos mais parar. Estamos dando oportunidade a todas essas pessoas de assistirem e participarem de um espetáculo de qualidade”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, que também participou como Herodes.

O papel principal de Jesus Cristo ficou por conta do ator parnaibano João Olicar, papel que o fez estrear na carreira cênica em 2009. O ator também dirige um espetáculo sobre a crucificação de Jesus e dá aulas de teatro no colégio Marista, em São Luís, capital do Maranhão.

“É uma emoção que transcende qualquer sentimento interpretar esse homem, porque foi a maior prova de amor que a humanidade já teve, por isso temos que nos dedicar ainda mais”, conta João Olicar.

O ator e produtor do espetáculo, Carlos Anchieta, atuou pela terceira vez como João Batista. A apresentação teve ainda Lari Salles (Maria), Vera Leite (Verônica), Bid Lima (Maria Madalena), Caio Junqueira (Pedro) e Cacau Melo (Salomé). A Paixão de Cristo é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bom Jesus: acidente com ônibus deixa dois mortos e seis feridos na BR-135

Atualizada às 11h34

Um acidente com um ônibus da empresa Guanabara deixou dois mortos e seis feridos na BR-135, próximo ao município de Bom Jesus. A agente Janaína Brito, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que uma saída de pista com tombamento causou o acidente por volta das 4h40, desta quarta-feira (23). 

Segundo ela, o motorista do ônibus informou que seguia da cidade de Barreiras a Cristino Castro quando uma carreta que seguia em sentido contrário acabou invadindo um trecho da pista em que o ônibus estava. "Ele tentou desviar um pouco, puxando o ônibus para o lado, mas a estada não possui acostamento e o desnível no local é muito grande, então ele já saiu da pista tombando", informou.

A empresa Guanabara informou que oito pessoas estavam no veículo e uma idosa - Margarida Pereira Teixeira - morreu no local. Outro passageiro em estado grave chegou a se socorrido e foi conduzido para Teresina, mas morreu a caminho da capital. Apenas o motorista ficou sem graves lesões após o acidente e chegou a conversar com a PRF. 

"Ele informou que ainda tentou sair, mas não conseguiu evitar que o ônibus tombasse. Ele está bem e fora de risco", informou a agente. 

A direção do Hospital Regional Manuel de Sousa Santos, de Bom Jesus, informou que a unidade de saúde recebeu alguns dos passageiros feridos no acidente. Dois deles estão em estado grave e um rapaz, de 24 anos, em situação mais crítica, está sendo transferido para Teresina por meio do Samu aéreo. A direção realizará um levantamento para informar o estado de saúde de todos os pacientes que estavam no ônibus. 

A assessoria de imprensa da empresa Guanabara declarou que até o momento a empresa não conseguiu contato com a PRF e possui poucas informações sobre o acidente. Uma equipe já se deslocou ao local para prestar auxílio aos passageiros e ao motorista. A empresa tem a confirmação de apenas um óbito. Sobre a causa do acidente, a informação também é de saída de pista e tombamento. O ônibus partiu de Brasília (DF) e seguia para Sobral (CE). 

Pista sem acostamento

Janaína destacou que a União, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) poderá ser responsabilizada pelo acidente. "A pista precisaria ter um acostamento exatamente para situações desse tipo, em que o veículo precisasse sair da pista, porque a pista é bastante estreita, possui apenas 5,7 metros", explicou.

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Escola de Rabeca será inaugurada na quinta-feira (24) em Bom Jesus


Há cerca de um ano alunos das escolas públicas de Bom Jesus participam do projeto de ensino da rabeca, que já formam a primeira orquestra do instrumento no Brasil. Os alunos tinham aula em salas cedidas pelas escolas estaduais, mas a partir de agora ganharão sede própria, que será inaugurada na próxima quinta-feira (24), na cidade de Bom Jesus.
 
As aulas acontecem aos finais de semana e são ministradas pelo professor Stayllon Rodrigues, que também é violinista da Orquestra Sinfônica de Teresina. O projeto já conta com 15 alunos que, desde maio do ano passado, fazem aulas e já integram a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus. Os alunos já tocam clássicos como Asa Branca e o hino da cidade, além de terem participado do 8º Festival de Rabecas e da Caravana que percorreu 20 cidades do Piauí com um espetáculo natalino.
 
“Na minha família tem uns primos que tocam algum instrumento. Eu nunca tinha tocado nada. Gostei da rabeca e faço aulas todo final de semana. Hoje faço parte da orquestra”, diz Vinicius Pinheiro, de 17 anos.
 
A Escola de Rabeca leva o nome do rabequeiro Mestre Joaquim Carlota, o único instrumentista vivo da cidade e que mantém a tradição da rabeca em Bom Jesus. Hoje com 76 anos, ainda toca o instrumento que conheceu aos 12, vendo outras pessoas tocar.
 
“Nós não tínhamos uma sede, as diretoras das escolas sediam espaço para esses meninos e meninas aprenderem a tocar. Vendo isso, o governador nos cedeu um espaço e agora podemos atender um maior número de alunos”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, idealizador do projeto.
 
Os jovens, além de tocar, também estão aprendendo a fabricar a rabeca, e alguns deles também participam das oficinas permanentes de dança e teatro. A Secretaria Estadual de Cultura pretende ampliar o número de jovens atendidos, bem como a criação de escolas em outras regiões, promovendo a disseminação da cultura e a preservação das riquezas do Estado.


Da Redação
redacao@cidade.com 

Bom Jesus receberá Centro Integrado de Cuidados da Mulher

O prefeito Marcos Elvas esteve reunido com o Secretário de Saúde  do Piauí, Drº Francisco Costa, e sua equipe técnica. Na reunião foi tratado sobre a construção, em Bom Jesus, do Centro Integrado de Cuidados da Mulher, obra que será feita em  uma parceria da Prefeitura de Bom Jesus, Governo Federal e Governo do Estado do Piauí. 

"O Ministro Marcelo Castro construiu esta parceria que vai beneficiar muito as mulheres de Bom Jesus e de todo o Sul do Estado. O secretário Drº Francisco Costa foi extremamente atencioso e diligente. Por questão de justiça preciso destacar o trabalho do Assessor Especial do Ministério da Saúde, Drº José Guimarães. Agradeço a todos em nome do povo de Bom Jesus. Mais um passo dado", pontuou o Prefeito Marcos Elvas.

Polícia prende dupla suspeita de invadir motel e assaltar gerente em Bom Jesus

A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia Regional de Bom Jesus (PI), identificou e prendeu os dois suspeitos de assalto à Distribuidora de Bebidas Jodibe e o Motel Momentos, fato ocorrido às 09h30, do dia 25 de fevereiro do corrente ano, na cidade de Bom Jesus. Romário Carvalho e Santos e André Rodrigues Cardoso teriam interceptado a gerente dos estabelecimentos comerciais. 

De acordo com a polícia, os suspeitos levaram a bolsa da mulher, contendo uma razoável quantia em dinheiro em espécie e cheques, dois celulares, um modem 3G e vários documentos comerciais. Os infratores fizeram uso de uma motocicleta, duas armas de fogo, máscaras e capacetes durante a ação criminosa. 

Após investigação, a Equipe de Policiais Civis elucidou o crime e obteve os detalhes sobre a estratégia de atuação dos dois. André Rodrigues foi preso no dia 04 de março na cidade Morro Cabeça no Tempo (PI), localizada a 240km de Bom Jesus. Romário Carvalho foi preso no dia 07 de março na cidade de São Domingos do Araguaia (PR), 915km de Bom Jesus. Após uma troca de informações, Policiais Civis paraenses cumpriram o Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de Romário, que foi recambiado até aqui por Policiais Civis piauienses já na noite de ontem (09 de março). 

Todos os pertences da vítima, exceto o dinheiro, foram encontrados e restituídos. Em função disso, a Delegacia Regional de Bom Jesus – PI continuará empreendendo diligências para responsabilizar aqueles que se valeram desse numerário, bem como todos que colaboraram com a fuga e a ocultação dos criminosos. Essas pessoas poderão vir a ser indiciados por favorecimento pessoal (ou real), bem como associação criminosa.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Bom Jesus declara guerra contra o mosquito aedes aegypti

  • IMG_3900.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3899.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3895.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3894.JPG Divulgação / APPM
  • IMG_3893.JPG Divulgação / APPM

Uma força tarefa foi montada em Bom Jesus para combater o mosquito aedes aegypti,  transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue. Com todas as secretarias envolvidas a cidade já respira aliviada com o mutirão da limpeza que está acontecendo em todos os bairros com sucesso.

Por causar microcefalia a grande preocupação do Prefeito Marcos Elvas é com as 200 gestantes do município, que já receberam orientações e desde o início de fevereiro receberam repelentes.

A declaração de guerra contra o mosquito transmissor da Zika vírus, Chikungunya e Dengue continua a todo vapor em Bom Jesus. O Prefeito Marcos Elvas se reuniu com Agentes de Saúde (AS) e Agentes de Endemias (AE) para organizar a ação que levou para as ruas da cidade muita conscientização para os moradores. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

 

 

 

 

 

 

Posts anteriores