Cidadeverde.com

Sétima edição do Festival da Rabeca começa nesta quinta em Bom Jesus

Entre os próximos dias 4 e 6 de setembro, o município de Bom Jesus recebe a sétima edição do Festival da Rabeca. O evento reúne apresentações de dança, música, oficinas e pecas teatrais de vários grupos do Estado. Este ano as praças da Nossa Senhora das Mercês e do Fórum receberão as apresentações do Festival.


A rabeca, que é o violino produzido de forma artesanal, é um instrumento tradicional na região do Alto-Médio Gurgueia. De acordo com a produtora do Festival, Bid Lima, cerca de 10 mestres rabequeiros do Piauí e dos estados do Ceará, Goiás e Maranhão participarão do evento.

"A expectativa para essa edição é excelente, principalmente pelo bom número de mestres rabequeiros. Nesta edição teremos, também, várias outras atrações que valorizam a cultura popular do Estado", frisa.

Um dos idealizadores do festival, o deputado estadual Fabio Novo destaca as novidades para esta edição. "Quero parabenizar a organização desta edição pela diversidade nas apresentações. Além da rabeca teremos orquestra, forró, MPB, peças de teatro, dança e muitas outras atrações. Aproveitamos para convidar todos para prestigiar esse belíssimo evento”, conclui.

Confira a programação:

Praça Nossa Senhora das Mercês

04.09 – Quinta-feira

19h30 - Abertura oficial - grupo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – Unicef
20h30 - Mestres rabequeiros (Pedro da Rabeca , Valdecir Araújo, Mestre Erondino e Trio Chamego Mais , Mundico Silva  e Joaquim Carlota)
Convidados: Jefferson Leite, Lilian Diniz e Maquito
21h30 - Fábio e Cláudia
22h30 - Patricia Melody
23h30 - Lene Alves
00h30 - Taty Girl
02h30 - Pagode  Dally Samba

 
05.09 - Sexta-feira

19h - Mestres rabequeiros
21h - Orquestra  Parnaíba
22h - Jefferson Leite, Lilian Diniz
23h30 - Vando do Trombone  e Trombone e Cia
01h - Banda  Magníficos
03h - Clebinho dos Teclados

 
06.09 – Sábado

19h - Mestres rabequeiros
21h - Orquestra Acordes Do Campestre
22h - Mostra Oficina De Música Com Mestre Salim
23h - Forró Lance Novo
00h - Fabrícia E Banda
02h - Banda Pressão Total
 
Praça do Fórum

04.09 – Quinta-feira

17h30 - Dança
18h - Teatro “Palha assada”
18h30 - Companhia Cerrado de Dança
 
05.09 - Sexta-feira

17h30 - Dança
18h - Teatro “Quando o amor é assim e não assado”
18h30  Companhia Cerrado de Teatro

06.09 – Sábado

17h30 - Dança
18h - Teatro “Maria feia”
18h30 - Mostra da oficina Clonw

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia busca acusado de furto que fugiu com algema em uma das mãos

A Polícia Civil do Piauí faz buscas para encontrar o homem identificado apenas como "Neo Paraibano", acusado de furto no município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina. Segundo José de Anchieta, chefe de investigação da 9ª Regional em Bom Jesus, o suspeito está com uma algema em uma das mãos, após ter fugido de uma abordagem da Polícia Militar.

O furto ocorreu no fim de semana, na frente de um bar no Bairro Cohab, no Centro do município. O acusado estava na companhia do irmão identificado como Fábio Paraibano e teria aproveitado um descuido da proprietária do bar para furtar sua motocicleta. 

"No dia seguinte ao furto, os familiares da esposa foram tentar localizar o veículo roubado e o encontraram em uma borracharia na cidade de Cristino Castro. A moto estava com o pneu furado e o borracheiro informou quem a teria deixado no local . A PM de Bom Jesus fez o levantamento das informações e conseguiu localizar a dupla", disse Anchieta. 

Durante a abordagem policial, o irmão tentou evitar a prisão de Neo Paraibano e arremessou uma cadeira contra uma policial militar. 

"Os policiais retornaram a Bom Jesus e, em seguida, voltaram para Cristino Castro com reforço de quatro viaturas e conseguiram apenas prender o Fabio Paraibano. O seu irmão saiu em disparada em um veículo e agora está sendo procurado. Ele ainda estava com a algema em uma das mãos", finaliza Anchieta. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com


Carro sem freio de mão desce e mata jovem que comprava gás

Um adolescente de 15 anos morreu atropelado por uma camionete no centro do município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, o condutor havia estacionado o carro e ido a uma metalúrgica, quando de repente o veículo desceu e atingiu o jovem que estava de costas.

                               Fotos: Portalshow1



O caso foi registrado neste sábado (17), na avenida Raimundo Santos. A vítima foi identificada apenas como "Jociel" e havia saído de casa para comprar um botijão de gás.

"O dono do carro é um servidor aposentado conhecido como Zé Garrinha e trabalha com serviço de frete. Ele havia estacionado o carro, que já era bastante velho e não tinha mais freio de mão, para pegar um portão e quando voltou a camionete já havia atropelado o garoto e o motorista saiu correndo", explica o chefe de investigação da Polícia Civil, da 9ª Regional em Bom Jesus, José de Anchieta.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, com o impacto do carro desgovernado, a vítima chegou a ser prensada contra uma árvore e em seguida caiu. Jociel ainda ficou cerca de 20 minutos a espera de uma ambulância do Samu e devido à demora, populares o transportaram em um carro de passeio ao Hospital Manoel de Sousa Santos, onde ele não resistiu e veio a óbito.


"Há um ano, o Zé Garrinha já havia se envolvido em um acidente entre os municípios de Bom Jesus e Curral, quando um motociclista veio a óbito", reitera Anchieta.

Revoltados com a morte do adolescente, moradores atearam fogo na camionete que havia sido levado ao pátio da delegacia. "Hoje de madrugada, o carro foi totalmente incendiado e por pouco o fogo não atingiu um carro que havia sido apreendido e também estava no local. Ainda não sabemos quem colocou fogo no carro. O proprietário da camionete continua foragido", finaliza o chefe de investigação.





Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Creche municipal inicia atividades nesta segunda-feira (28) Bom Jesus

A creche municipal professora “Clotildes Noronha” iniciou suas atividades na manhã desta segunda-feira (28) com aula inaugural, apresentação infantil e entrega de kits escolar para os alunos. A creche começa atendendo 266 alunos de 2 e 3 anos de idade, com salas climatizas, equipe técnica especializada com diretora, coordenadora e professores preparados para atender as crianças.

            
A solenidade de aula inaugural contou com a presença do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, vice-prefeito, Benigno Novo, secretários municipais, equipe da secretaria municipal de educação, pais e alunos da creche. A secretária municipal de educação, Maria Sidinei relatou a importância e a luta para o funcionamento da creche com os equipamentos necessários e equipe profissional adequada, o empenho do prefeito Marcos para complementar a aquisição do restante dos equipamentos.


O prefeito Marcos Elvas falou dos investimentos em educação no município, a importância do acompanhamento dos pais no processo de educação dos filhos junto à escola, as crianças que frequentam a creche são filhos de famílias cadastradas no programa bolsa família, o que faz com que a creche receba 50% a mais de recursos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acusado de vários assaltos pede ajuda para encontrar família em SP

Um dos presos acusados de assaltar a agência dos Correios no município de Monte Alegre do Piauí, a 786 km de Teresina, capturado há dois dias, pede ajuda para localizar familiares. Natural do Piauí, Pedro Pereira de Macedo, 33 anos, residia em São Paulo e quer informar a família sobre a prisão. Além do assalto aos Correios, ele é suspeito de ter cometido pelo menos quatro assaltos na região Sul, somente nesta semana. 



De acordo com o chefe de investigação da Polícia Civil, da 9ª Regional em Bom Jesus, José de Anchieta, o acusado teria participado de ações criminosas nos municípios de Cristino Castro, Monte Alegre, Bom Jesus, Jurema e Canto do Buriti, onde existia um mandado judicial em aberto, com a acusação de assalto a uma joalheria. 

"Só neste fim de semana, ele teria assaltado uma farmácia, um comércio e uma residência, além do assalto aos Correios de Monte Alegre, que resultou na prisão. Ele é natural de Caracol-PI e morava com a mulher e os filhos em São Paulo. O acusado alega que não tem contato telefônico dos familiares e pede ajuda para localizar a esposa e comunicar a prisão", explica Anchieta. 

Ainda segundo o chefe de investigação, o acusado já foi reconhecido e segundo relataram as vítimas, a forma em que ele agia, sempre de maneira "culta", surpreendia. "As vítimas relataram que durante as abordagens, ele agia sempre de maneira "culta", não usava palavrões ou xingava e também foi reconhecido pela forma de abordagem", reitera.

Pedro Pereira continua preso na Delegacia de Corrente e será transferido para o município de Bom Jesus e em seguida levado ao presídio em São Raimundo Nonato, ainda nesta semana. 



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Governo autoriza melhorias nos hospitais de Bom Jesus e Corrente

O secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, anunciou a posse da nova diretora do Hospital Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, a 632 km de Teresina. De acordo com o gestor, a unidade de saúde será comandada por Juliana Coelho, que deverá implementar melhorias, principalmente, no atendimento ao público.


“Estamos atendendo a uma determinação do governador e nomeando a Dra Juliana Coelho, uma técnica, para desenvolver um trabalho de melhoria no hospital. Ela, certamente, ouvirá a todos para construir um serviço digno a população de Bom Jesus e região. Não faltará apoio nosso e do governador para melhorar o serviço”, disse o secretário, garantindo reforço no financiamento através de recursos de Média e Alta Complexidade (MAC).


Em visita ao sul do Piauí, Mirócles Veras também autorizou a implantação de uma sala de estabilização no Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente, voltada para pacientes da urgência.



“Em Corrente, nos comprometemos a dar continuidade as ações do hospital. O governador já autorizou e nós estamos garantindo a implantação dessa sala de estabilização. Vamos fortalecer todos os hospitais regionais através de uma nova contratualização que culminará com mais aporte de recursos”, finaliza o secretário de Saúde.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Filho é morto a tiros e pai fica ferido após briga de trânsito

O jovem Anderson Dias Nunes, 24 anos, foi baleado com pelo menos oito tiros e morreu após um desentendimento de trânsito no município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina. O pai da vítima, que não teve a identidade revelada, foi alvejado com dois tiros e está internado Hospital Regional Manoel de Sousa Santos.

O homicídio ocorreu nesta quarta-feira (18), no bairro José Parente, após a colisão entre o carro e a motocicleta, conduzida por Roberto Tavares, pai do acusado.

"O carro trafegava com duas pessoas que, acidentalmente, colidiu em uma motocicleta. O condutor da moto recebia atendimento do Samu, quando seu filho chegou e perguntou o que tinha ocorrido. Então, o acusado foi tomar satisfação pelo acidente com o pai e baleou os ocupantes do carro, sendo que um morreu na hora", explica o delegado. 

O suspeito de efetuar os disparos, o pernambucano Douglas Tavares, continua foragido e é suspeito também de envolvimento em outro homicídio, além da acusação de porte ilegal de armas. O pai do acusado teve apenas ferimentos leves e passa bem.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Piauí Exposhow deve movimentar R$210 milhões em negócios

Já consolidada como uma das maiores exposições do Estado, a Piauí Exposhow 2014, que será realizada até este sábado (14), no Parque de Exposições do município de Bom Jesus, já está batendo recordes de comercialização, onde o volume total esperado é de R$ 210 milhões.

      Fotos: Antonio Carvalho/SDR

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Sebrae, Prefeitura de Bom Jesus, Codevasf, Senai, Fiepi, Sesi, Sudene, Senar/Faepi, entre outros, sendo realizado pela MCR Empreendimentos e Investimentos Ltda.

“Estivemos na abertura do evento representando o governador Zé Filho. A Exposhow mostra uma evolução do setor do agronegócio na região dos Cerrados, a pujança dos negócios e a região crescem satisfatoriamente. Em 2009, quando começou, o evento tinha apenas 17 estandes e fez negócios na ordem de R$ 60 milhões e, agora em 2014, na sua sexta edição, tem 74 estandes e são 240 marcas presentes, com expectativa de movimentar R$ 210 milhões em negócios”, enfatizou Raimundo José Mendes Silva, secretário da SDR.


“Esse evento é gigante e não nos causa surpresa pelo desenvolvimento daquela região e, com isso, vem associada às ações de Governo, então não se pode achar que aquilo ocorreu sem também ter a parceria do Governo do Estado e a parceria que a SDR tem com esses produtores e não podemos deixar de destacar o trabalho do governo na mobilidade da Transcerrados, com 50 quilômetros de construção, o acesso à Serra do Quilombo e à Ladeira da Pratinha, em Uruçuí, onde tudo isso faz parte de mobilidade urbana dentro do município e mostra o quanto o Piauí tende a avançar e evoluir”, explicou o secretário.

Para Jaciel Cover, da MCR Empreendimentos e Investimentos Ltda, a expectativa está sendo superada, devido a participação dos maiores expositores das edições anteriores. “Nós acreditamos no potencial da região e no crescimento do evento”, finalizou.

Bom Jesus

A cidade é considerada vitrine do agronegócio do Cerrado piauiense, com 620 mil hectares cultivados com soja, arroz e algodão, sendo detentora hoje de 60% dos empregos da cidade.

De acordo com os organizadores, a cidade está com toda a estrutura de hotéis, oferecendo conforto ao público, garantindo bem-estar para quem viajou de carro e ônibus, oferecendo boas estradas e avião, contando com a estrutura de um aeroporto que comporta pequenas aeronaves.

O parque de exposições de Bom Jesus possui um amplo estacionamento, garantindo segurança aos visitantes.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Criança de 9 anos é atingida na cabeça por bala perdida

Atualizada às 9h40

Na manhã desta sexta-feira(06), o garoto B.S.I. passou por uma cirurgia ainda na madrugada no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e está na sala de recuperação, mas o estado ainda é considerado grave pelos médicos. 

Atualizada às 9h

Uma criança de 9 anos, identificada como B.S.I., foi baleada na cabeça na tarde desta quinta-feira (5), no município de Redenção de Gurgueia. A criança foi socorrida no Hospital Regional de Bom Jesus, 632 km ao Sul do Piauí.



De acordo com o hospital, o garoto chegou em estado grave à unidade de saúde, com exposição de massa encefálica e em coma. De lá foi encaminhado para Floriano, onde trocou de ambulância e conduzido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em Teresina. 

Há informações que o disparo foi resultado de uma discussão que se iniciou entre adolescentes no bairro Santo Antônio em Redenção do Gurgueia e a criança teria sido vítima de bala perdida.

Um policial militar da cidade, identificado como Sousa, informou que três adolescentes estavam discutindo e começaram uma luta corporal quando a espingarda disparou e acertou a criança que não tinha nada a ver. 


Jordana Cury e Yala Sena 
Redação Caroline Oliveira 
redacao@cidadeverde.com

Piauí Exposhow acontece em junho e reunirá mais de 200 empresas

A 6ª edição do Piauí Exposhow será realizada de 11 a 14 de junho, no Parque de Exposições, em Bom Jesus, a 632 km de Teresina. A feira agrícola contará com atrações culturais, nacionais e regionais, além de exposições das potencialidades da região e gastronomia local.

Durante a feira serão realizados debates, fóruns e palestras com foco no desenvolvimento da atividade agrícola e a preservação do meio ambiente. Produtores rurais terão a oportunidade de expor e comercializar produtos, além de adquirir maquinário e implementos agrícolas. Cerca de 60 expositores e mais de 200 empresas são aguardadas no evento.

Segundo a consultora do Sebrae, Karine Boa Vista, oficinas sobre a manipulação de alimentos e gastronomia em soja foram ministradas para empresário da região. 

“Essas duas capacitações foram realizadas antes da feira, visando preparar os estabelecimentos para receber o público e promover a comercialização de alimentos à base de soja, um dos principais produtos agrícola da região”, explica Boa Vista.

A Piauí Exposhow é realizada pela MCR Empreendimentos e Investimentos com apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Bom Jesus, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf, Sebrae, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faepi/Senar, Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Sudene.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores