Cidadeverde.com

Ator Diego Cristo integra elenco da Paixão de Cristo de Bom Jesus

Acontece nesta terça (24), às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Piauí, o lançamento do XI Espetáculo da Paixão de Cristo de Bom Jesus. Dentre os atores que vão participar do espetáculo, estão os artistas nacionais Diego Cristo (que já fez novelas na Record e Globo) e Lorena Bueri.


Diego Cristo

Tradicional obra de encenação da passagem bíblica no Estado, a Paixão de Cristo de Bom Jesus, município da região Sul, conta com a participação de atores locais, regionais e nacionais.
 
Este ano, a Paixão de Cristo traz o tema “Jesus Vive”. Nas palavras do deputado Fábio Novo (PT), apoiador do evento, tal temática reforça “a importância do episódio da Paixão para a formação da filosofia cristã”.
 
“Não se trata apenas de religião, mas, sobretudo, de um modo de vida pregado por Jesus, em que a máxima da compaixão deve servir de inspiração para todos”, diz Novo, que também é ator e este ano vai interpretar o rei Herodes no espetáculo.


                                                                            Lorena Bueri
 
Ainda de acordo com Fábio Novo, a Paixão de Cristo de Bom Jesus, que será encenada no Salão da Serra, é um dos maiores eventos nacionais do gênero e, com isso, incentiva o turismo cultural no Piauí.
 
“A Paixão de Cristo transforma Bom Jesus em uma das principais rotas turísticas do Piauí durante a Semana Santa, ajudando a mover o setor”, destaca o parlamentar.
 
Estima-se que mais de 5 mil pessoas devem assistir a Paixão de Cristo deste ano, inclusivo com visitantes de outros estados. O município de Bom Jesus fica a 630 km de Teresina.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia apreende mais de 80 kg de drogas avaliadas em R$ 1 milhão

  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil
  • Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil do Piauí apreendeu cerca de 80 quilos de drogas, avaliados em torno de 1 milhão de reais com uma única pessoa, durante uma operação da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes em Bom Jesus, a 632 km de Teresina. Na operação, o suspeito de tráfico, identificado como Josué Rodrigues da Silva Oliveira, foi preso enquanto transportava 50 peças de Crack e 17 peças de cocaína.

A apreensão ocorreu durante uma abordagem ao veículo em operação de rotina da delegacia. Em consulta aos antecedentes criminais do condutor, verificou-se que Josué já responde a processo por porte ilegal de arma de fogo e está em liberdade provisória, o que o proíbe de sair de Teresina. Além disso, o veículo, ao ser consultado no INFOSEG, não tinha registro do proprietário.

Josué foi detido e conduzido junto como veículo, uma L200 de placa HTF 8199 para busca minuciosa, onde foi encontrada toda a droga transportada na carroceria.

A droga apreendida será apresentada na próxima segunda-feira (23), as 7h, na sede da Secretaria de Segurança Pública, onde será concedida entrevista coletiva. O veículo foi trazido para a sede da DEPRE em Teresina.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

TJ assegura recursos para construção de Fórum de Bom Jesus

O deputado estadual Fábio Novo (PT) se reuniu nesta segunda-feira (16) com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, para entregar a Lei 6.558/2014, que autoriza o Estado a doar terreno para a construção de prédio do novo Fórum no município de Bom Jesus, região Sul.

A Lei, pleiteada por Fábio Novo junto ao Governo do Estado, foi aprovada ainda no ano passado e garante a doação de terreno do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí para que o TJ construa o novo prédio. De acordo com Raimundo Eufrásio, serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões na obra.
 
Segundo o deputado Fábio Novo, o atual prédio do Fórum está em condições precárias e não atende às necessidades da população. “O prédio é antigo e tem problemas na rede elétrica, no sistema de esgotamento sanitário, dentre outros. O novo prédio vai proporcionar qualidade na prestação jurisdicional à população, na medida em que vai melhorar o trabalho dos servidores, advogados, promotores e juízes”, destaca.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Agência dos Correios de Bom Jesus é arrombada pela quarta vez em dois anos

  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil
  • Polícia Civil

Bandidos arrombaram a agência dos Correios de Bom Jesus, a 632 km de Teresina, na madrugada deste sábado (07). De acordo com José de Anchieta, chefe de investigação da Polícia Civil, esta é a quarta vez que a agência é arrombada em um período de apenas dois anos.

"Eles pularam o portão e arrombaram uma janela de vidro e grades que tem na lateral. Não foram divulgados ainda valores e nem o que foi levado pelos bandidos, já que o local está isolado para a perícia da Polícia Federal, mas eles tiveram acesso a sala do cofre", explicou José de Anchieta. 

A agência foi reformada e inaugurada recentemente com solenidade. Segundo o policial, um muro que fica na lateral da agência facilita a ação dos bandidos, já que após entrarem no local, ninguém consegue visualizar a movimentação na parte interna.

Ação pelo Dia da Mulher é cancelada

Os Correios de Bom Jesus realizariam neste sábado uma entrega de presentes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8 de março. Ao chegarem para trabalhar, os funcionários se depararam com a agência arrombada e a ação teve que ser cancelada.

O prédio dispõe de câmeras de segurança, mas somente a Polícia Federal deve ter acesso as imagens que serão usadas na investigação. Como não há testemunhas, não há informação sobre o paradeiro dos suspeitos.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Policiais interceptam ônibus na BR-135 e apreendem mochila com drogas

Um homem identificado como Wanderson Martins Vieira, 22 anos, foi preso na BR-135 dentro de um ônibus interestadual na manhã deste sábado (28). O jovem teria ido comprar drogas em Brasília e teria sido flagrado com 3,5 quilos e meio de maconha dentro de uma mochila.

"A Polícia Civil já estava investigando o suspeito e conseguimos monitorar a saída que foi na última quinta-feira (26) e a chegada hoje pela manhã. O ônibus foi interceptado e, primeiramente, ele negou mas depois confirmou que teria ido pegar a droga em outro estado e a dividiria com um comparsa conhecido como Fudu", disse José de Anchieta, chefe de investigação da 9ª regional de Polícia Civil. 

A droga era transportada em uma mochila onde a Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, encontrou ainda um playstation, sem comprovação de origem, e que seria também entregue a Fudu. A prisão ocorreu por volta das 11h, a cerca de 20 km do desembarque na cidade de Bom Jesus. 

"Ele é bastante conhecido da polícia e tem outros parentes envolvidos com o tráfico de drogas como um irmão, tios e uma prima", finaliza José de Anchieta. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Detran realiza cerca de 600 exames práticos no Sul do Estado

Dando celeridade ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos candidatos que residem no interior do Estado, as bancas examinadoras do Departamento Estadual do Piauí (Detran-PI) realizaram, no último fim de semana, 598 exames práticos, com o índice de 63,38% de aprovação  nas cidades de Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), os examinadores seguem para a cidade de Parnaíba. 

As provas foram realizadas tanto para a primeira carteira de motorista quanto para adição de novas categorias de habilitação: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Para ter direito ao teste, o candidato deve obedecer aos requisitos específicos da categoria escolhida e as aulas devem ser realizadas em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
 
O diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, avalia como positiva a criação das regionais que facilitou os acessos dos candidatos do interior do Piauí aos testes práticos, antes só realizados em Teresina. “A medida otimizou o atendimento e desburocratizou a realização dos testes, que agora atende todos os municípios onde existem CFCs”, declarou.
 
O agendamento para a realização da prova estará disponível sete dias antes da chegada da banca examinadora na regional. Terão prioridades os processos de candidatos de Primeira Habilitação com data de vencimento de até 120 dias, contados da data prevista para a realização dos testes práticos. “Já, os processos que estejam com data de vencimento de até 30 dias e não conseguiram vagas nas regionais, não necessitam de autorização para fazer o exame em Teresina”, acrescenta Arão Lobão.


 
Também compõe as regionais do Estado, as cidades de Piripiri, Picos, Floriano e Corrente, que receberão as bancas examinadoras em datas já estabelecidas. As provas práticas são avaliadas seguindo as normas da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.
 
As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Detran realiza provas de baliza e percurso em municípios do interior do PI

Uma banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) se deslocará aos municípios de Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, serão realizados provas de percurso e baliza. Para dar celeridade aos 14 mil processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de candidatos que residem no interior do Piauí com vencimento até 31 de agosto, o estado foi dividido em sete regionais, a fim de descentralizar os testes na capital. Nos dois municípios os teste acontecem 

 


 Para o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, as regionais irão desburocratizar e facilitar aos candidatos o acesso  às provas práticas, atendendo a todos os municípios onde existem Centros de Formação de Condutores (CFC). “A Diretoria de Habilitação nos informou sobre o caso e adotamos essa medida para dar vazão aos processos. Agora não há mais necessidade de solicitar pedido de deslocamento junto ao Departamento para realizar as provas em uma dessas regionais”, esclarece o diretor.

Também compõe as regionais do estado as cidades de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e Corrente, que receberão as bancas examinadoras em datas já estabelecidas. O agendamento para a realização da prova estará disponível sete dias antes da chegada da banca examinadora na regional. Terão prioridades os processos de candidatos de primeira habilitação com data de vencimento de até 120 dias, contados da data prevista para a realização dos testes práticos. Os processos que estão com data de vencimento até 30 dias e não conseguiram vagas nas regionais, não necessitam de autorização para fazer o exame em Teresina.


 
Os exames práticos são avaliados seguindo as normas da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e outras providências.
 
As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretários, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função. A expectativa é que cerca de 900 exames práticos de percurso e baliza sejam realizados em cada regional do Estado.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

No hospital de Bom Jesus faltava até soros e luvas, diz novo diretor

O Hospital Regional de Bom Jesus (a 632 km de Teresina) enfrenta uma das piores crises financeiras. Referência de atendimento para 11 municípios no Sul do Estado, a unidade de saúde não tinha sequer luvas, soros, ou esparadrapo para assistência médica. Após uma intervenção, o hospital tem nova diretoria nomeada pelo governador Wellington Dias (PT).

O Cidadeverde.com recebeu fotos da situação caótica em que se encontra o Hospital Regional de Bom Jesus. Equipamentos caros sendo desgastados pelo tempo e material sucateados.

O novo diretor Helder Meneses, que assumiu há menos de uma semana, conta que o quadro era crítico. “Faltava tudo. Desde luvas, soro, dipirona, e esparadrapos”, disse.

Três meses sem medicamentos, o diretor revela com entusiasmo que já conseguiu negociar com os fornecedores e abasteceu o hospital.

“Já regularizamos o abastecimento do hospital com medicamentos e agora estamos tentando sanar as dívidas”.

Segundo levantamento da atual direção, o hospital tem uma dívida de mais de R$ 500 mil.

Atualmente, a direção enfrenta um empecilho, pois precisa de determinado medicamento para pacientes e não encontra junto aos  fornecedores ou farmácias locais.

“Empenhamos as dívidas de setembro e outubro, protocolamos na Secretaria Estadual de Saúde, pra ver se alivia no final do mês. Vamos pedir ao governo que nos ajude para amenizar o quadro”, disse Helder Meneses, que é fisioterapeuta e é natural de Parnaíba. 

Na próxima semana, o diretor virá a Teresina para uma reunião com o governador e o secretário de Saúde, Francisco Costa, para resolver as demandas do hospital.

 

 

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com  

Carro roubado em São Paulo é apreendido a serviço de funerária

Fotos: Thiago Santana

Um carro roubado em São Paulo foi apreendido no município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina, em abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil do município, nesta quinta-feira (08). Segundo José de Anchieta, chefe de investigação da 9ª regional de Polícia Civil, o veículo estava a serviço de uma funerária que presta serviços também em Corrente e Gilbués. 

"O carro foi levado de assalto da cidade paulista de Araraquara no início de 2014. Já tínhamos informações que o veículo estava rodando na cidade com a placa DSE 2239, ano 2006, e a verdadeira proprietária já foi informada da localização do carro", explica Anchieta. 

O veículo foi apreendido na própria funerária localizada no bairro Aeroporto, avenida Dr.Raimundo Santos. No momento da abordagem, apenas um funcionário estava no local e informou que o veículo estava à serviço da empresa há cerca de quatro meses. 

"O proprietário ainda não foi localizado, mas será ouvido e pode responder ao crime de receptação", finaliza José de Anchieta.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Carga de vidro desaba de caminhão e mata empresário em Bom Jesus

Um empresário identificado como Clécio Brito morreu de forma trágica após uma carga de vidro desabar sobre ele na noite desta quarta-feira (17) em Bom Jesus, a 632 km de Teresina. De acordo com José de Anchieta, chefe de investigação da 9ª regional de Polícia Civil, o empresário tentou ajudar os funcionários que descarregavam o caminhão em sua empresa.

              Fotos: B1

Carga de vidro desaba sobre empresário no bairro Alto Alegre

"Ele estava recebendo uma encomenda de um vidro que havia comprado para a marmoraria dele. O motorista estacionou só que o caminhão ficou de forma inclinada na rua e a carga também. Eles foram descarregar e quando o motorista tirou as cordas os funcionários perceberam que ia cair, mas ele não viu e tentou segurar o vidro, que desabou por inteiro sobre ele", explicou Anchieta.

O acidente ocorreu por volta das 19h30 na rua projetada, bairro Alto Alegre, na empresa de Clécio. A vítima é natural do município de Corrente.

De acordo com Thaís Dayanne Costa, coordenadora geral de enfermagem do Hospital Regional Manoel de Souza Santos, o SAMU chegou a ir ao local do acidente, mas a vítima já estava em óbito.

"Ele teve politraumatismo craniano pois os vidros perfufraram vários pontos e a maior pancada foi na cabeça, o levando a íbito imediatamente", explicou a coordenadora.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores