Cidadeverde.com

Monumento Heróis do Jenipapo será revitalizado e ganhará museu virtual

O Monumento dos Heróis do Jenipapo será revitalizado pelo Governo do Estado. Com a reforma, o espaço ganhará um museu virtual, uma unidade do Exército (Tiro de Guerra 10-019) e um restaurante com comidas típicas, de acordo com o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. A obra será autorizada no dia 13 de março deste ano, durante evento em comemoração à Batalha do Jenipapo, que ocorreu às margens do riacho em 13 de março de 1823. Momento decisivo para a Independência do Brasil e a consolidação do território nacional. 

A ação será executada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) após solicitação do deputado estadual Aluísio Martins. Uma vistoria já foi realizada no local por uma equipe técnica da Secult para elaborar a revitalização do espaço. 

Aluísio Martins pediu a reforma e revitalização do Monumento Heróis do Jenipapo para melhorar a estrutura física do local proporcionando mais conforto para os visitantes que frequentam o lugar. “Nossa ideia é criar uma estrutura melhor para que o monumento atraia mais visitantes, inclusive o funcionamento de um lugar para comercialização de comidas e bebidas típicas”, diz.

A visita técnica da SECULT foi acompanhada pelo prefeito Paulo Martins e pelo deputado Aluísio Martins, autor do requerimento. Na comitiva técnica também estavam presentes os secretários municipais da Educação, Professor Ribinha, e o de Cultura, Francisco Rademarques. 

Após visitar o Monumento, a comitiva seguiu para o Teatro Sigefredo Pacheco, em Campo Maior, onde ficou acertado que será elaborado projeto para a reforma e melhorias da estrutura do teatro.  Será formalizada uma parceria da Prefeitura de Campo Maior e o Governo do Estado. O deputado Aluísio Martins vai destinar R$ 150 mil de emenda para a reforma do local.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Conselho Tutelar de Campo Maior recebe farda e equipamentos

O Conselho Tutelar de Campo Maior tem duas histórias, uma antes e outra depois do Prefeito Paulo Martins assumir a gestão municipal. Antes os conselheiros viviam em um prédio insalubre e sem condições de acolher as pessoas que necessitavam da entidade. Hoje a história é outra.

Prédio com instalações modernas, tv, cerâmica, cadeiras acolchoadas, ar condicionado, computador, salas para receber as pessoas vulneráveis e hoje ganhou uma impressora multifuncional, um notebook, fardamento e internet wi-fi. Os equipamentos foram entregues pelo Prefeito Paulo Martins juntamente com o Secretário de Educação, professor Ribinha.

“O trabalho do Conselho Tutelar é tão importante como outras obras como calçamento, iluminação, asfalto, postos de saúde e escolas, porque aqui estão cuidando de vidas e por isso temos tratado com muito carinho para que eles possam desempenhar um bom trabalho”, disse o Prefeito Paulo Martins.

O Presidente do Conselho, Professor Assis Lima, disse que o órgão ganha mais condições de trabalho. “Nossas solicitações junto ao prefeito tem sido atendidas. Nós pagávamos xerox do próprio bolso e agora temos uma impressora. Ainda falta algumas coisinhas, mas temos sido atendidos”.

A conselheira Irene que exerce a função pela terceira vez relembra como vivia o Conselho Tutelar antes. “As condições de trabalho eram mínimas, estrutura muito precária. Agradecemos a Deus pelo gestor que está aí que nos dá boa condição de trabalho. A estrutura de trabalho está muito diferente. Era um ventilador e agora temos este ar (condicionado) que já ameniza porque as pessoas que chegam aqui vêm agitadas e precisamos ter um ambiente acolhedor”, comentou.

Alem de Assis Lima e Irene, os conselheiros Julimar, Verônica e Rossilda também participaram da solenidade, assim como também os secretários Carlos Torres de Planejamento e Otalício Leite de Finanças e o vereador Manim Pereira.

Prefeitura de Campo Maior constrói estrada vicinal na Comunidade São Félix

Chega a 327 km a quantidade de estradas vicinais que já foram construídas pela Prefeitura de Campo Maior na gestão do Prefeito Paulo Martins. Na manhã desta quinta-feira (18) o gestor vistoriou a obra de construção da estrada vicinal na comunidade São Félix, zona rural do município acompanhado do Secretário de Infraestrutura, Luís Barbosa Mororó, dos vereadores Luís Lima e Fernando Miranda e do diretor do SAAE, João Lima que foi ao local verificar a situação do abastecimento de água.

Estão sendo construídos 3,2 km de estrada que beneficiará mais de 30 famílias e era esperada há 40 anos. O serviço começou nesta semana e é executado com recursos próprios do município. O investimento é de aproximadamente R$ 100 mil reais.

D. Dica mora na região desde que nasceu. Ela já ganhou uma casa através do Programa Minha Casa, Minha Vida, recebeu energia através do Programa Luz Para Todos e agora ganha o direito de transitar numa estrada de verdade. “Era areia demais, não tinha como passar, não tinha mais por onde arrodear. E hoje está ai todo o povo alegre”, disse a moradora. “Agradeço a Deus, a Seu Mororó que tem feito muito esforço e o Prefeito que está cumprindo o que prometeu”, agradeceu.

Muitos nem acreditam ainda que a obra está sendo feita, conforme afirmou o comerciante João Carvalho. “Esse pessoal saia daqui para levar os filhos para escola, mas chegava na pista todo sujo de terra e agora a gente ver felicidade no semblante de todos eles, mas muitos nem acreditavam que o serviço fosse feito”, contou.

O vereador Luís Lima que reivindicou a obra junto com os moradores disse que é gratificante ver o povo satisfeito. “É muito gratificante ver a alegria estampada no rosto das pessoas que moram aqui”, destacou.

Segundo o secretário Mororó, o trecho mais difícil já foi feito. “Aqui não tinha estrada, não tinha nada e o pessoal achando que não ia ser feito. Mas nós começamos há uma semana e já fizemos o trecho mais difícil”, informou.

Até o transporte de alunos era difícil de ser feito. O Prefeito Paulo Martins contou que muitos veículos quebraram tentando entrar para pegar os estudantes e tinha que ficar no meio do caminho e os alunos precisavam caminhar pela areia. “O transporte estudantil tinha dificuldade para entrar e ficava no meio do caminho. Muitos carros da prefeitura quebraram na estrada”, frisou o gestor.

“Trouxemos para cá residências do Programa Minha casa, minha vida, luz para todos, cisternas e agora a estrada que está sendo feita para durar pelo menos 10 anos”, afirmou o Prefeito garantindo que depois do inverno irá recuperar todas as estradas que já foram construídas porque sofre desgaste com as chuvas.

Secult divulga nomes dos selecionados para musical da Batalha do Jenipapo

A Secretaria Estadual de Cultura – Secult selecionou 64 atores e cantores que vão participar do espetáculo da Batalha do Jenipapo, dia 13 de março, em Campo Maior. Mais de 100 candidatos se inscreveram para a audição, aberta ao público, que aconteceu na última sexta-feira (12), no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários. No total, foram selecionados 40 candidatos com registro profissional na DRT (Delegacia Regional do Trabalho), 20 sem registro e quatro alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos.
 
Os inscritos foram avaliados por uma banca formada por profissionais da área, incluindo o diretor do espetáculo, Franklin Pires, e a atriz Lari Sales, representando o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí – SATED. “Muitas pessoas já trabalham com o teatro e já até participaram de outros espetáculos da Batalha. Priorizamos quem já tem experiência, mas também abrimos oportunidade para quem está começando na área”, explica o diretor Franklin Pires.
 
Durante a audição, os inscritos interpretavam e/ou cantavam alguma música. O perfil dos personagens também foi levado em consideração na hora da escolha. O ator José Bonifácio foi um dos que participou da seleção. Ele é ator profissional e ao se apresentar justificou a sua presença: “Faço porque gosto”. José Bonifácio está entre os 40 profissionais escalados para o espetáculo.
 
A jornalista e professora Graça Targino também foi ao Clube dos Diários participar da audição. “Sou professora desde criança. Já fiz alguns cursos de teatro e sempre disse que o bom professor tem que ser um bom ator. Soube da audição e resolvi participar. O máximo que poderia acontecer era não ser selecionada”, diz. No entanto, o texto apresentado à banda também classificou a professora e ela passa a integrar o elenco do espetáculo.
 
"É um espetáculo novo, diferente dos anos anteriores. O enfoque principal são os heróis sem nome de Campo Maior. Terão números musicais emocionantes que ajudam a contar a história. As cenas de luta serão bem mais reais e será cinematográfico. Os atores vão representar pessoas do povo, entre nobres portugueses, Exército e o povo do Piauí”, completa o diretor Franklin Pires. Quem assina o texto da peça é Bernardo Aurélio. Neste ano, a participação especial é do ator Carlos Casagrande.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Comemorações da Batalha do Jenipapo acontecerão durante a manhã

Por conta das fortes temperaturas que acontecem com maior incidência no horário da tarde, a Prefeitura de Campo Maior juntamente com o Governo do Estado decidiram modificar o horário da realização das comemorações à Batalha do Jenipapo no dia 13 de março.

A medida foi adotada durante reunião que aconteceu na noite de sexta-feira (12) entre o Prefeito Paulo Martins, o Governador Wellington Dias, o Secretário Estadual de Governo, Merlong Solano e o Deputado Estadual Aluísio Martins. “Ano passado teve até um policial que passou mal”, informou o parlamentar. A programação ainda será definida pelo cerimonial. Com a mudança, o culto deverá acontecer às 07h da manhã e a missa ao meio dia, logo após a solenidade.

Entre as pautas da reunião, estava a doação de um terreno para a instalação de uma montadora de tratores em Campo Maior, revitalização do açude grande, liberação de recursos para asfalto e calçamento e outras ações na área da saúde.

Campo Maior terá seu primeiro Salão do Livro em março

Campo Maior estará definitivamente entrando no círculo cultural do Piauí com a realização do 1º Salão do Livro de Campo Maior (SALICAM), cujo lançamento ocorrerá acontecerá no próximo dia 18, às 19 horas, no auditório da Secretaria de Educação de Campo Maior.

O Salão do Livro de Campo Maior acontece nos dias 09, 10 e 11 de março, como parte da programação das comemorações dos 193 anos da Batalha do Jenipapo. A festa literária será realizada no Espaço Cultural Valdir Fortes.

O SALICAM terá atrações como João Cláudio Moreno, Chagas Vale, Silvio César e Marcelo Ferreira. Na sua programação, o Salão do Livro de Campo Maior terá palestras com os professores Cineas Santos, Fonseca Neto, Luís Romero, Isaque Folha e Wellington Soares.

O deputado estadual, Aluísio Martins, disse que o Salão do Livro terá o objetivo de fomentar a cultural, através da leitura e de aproximar os escritores piauienses e locais com o leitor. “Iremos fazer o lançamento dia 18 de fevereiro para divulgar a programação do evento”, informou o deputado Aluísio.

Passagem de ônibus para estudantes de Campo Maior fica mais barata

O preço da passagem de Campo Maior a Teresina para universitários caiu de R$ 12 para R$ 10. O novo valor foi acertado durante reunião, neste sábado (13), com o prefeito Paulo Martins, estudantes e representantes da empresas responsáveis pela linha. 

A redução na tarifa foi garantida após contrapartida da prefeitura que aumentará o repasse para as empresas em 25%. O valor de R$ 10- que era o mesmo cobrado até o fim de janeiro- passa a vigorar apartir desta segunda-feira (15). Ao todo, 900 estudantes serão beneficiados com a redução da passagem de ônibus.

Na reunião foram debatidos também a formação de uma comissão que discutirá a construção de uma sede da OAB,  em Campo Maior, no espaço Aucam, onde deverá ser criado um espaço para estudantes, a manutenção dos horários e locais de embarque e desembarque e também a realização de um cadastro através da internet.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Comemorações da Batalha do Jenipapo acontecerão pela manhã

O horário das comemorações da Batalha do Jenipapo foi modificado. O evento realizado no dia 13 de março em Campo Maior (a 80 km de Teresina) que tradicionalmente ocorria à tarde, acontecerá pela manhã, a partir das 7 horas. 

O principal argumento são as fortes temperaturas, que no ano passado levou uma pessoa a passar mal. O acordo foi firmado entre a Prefeitura da cidade e o Governo do Estado, durante uma reunião ontem(12). 

Estavam presentes: o prefeito Paulo Martins, o governador Wellington Dias, o secretário estadual de Governo, Merlong Solano e o deputado estadual Aluísio Martins. “Ano passado teve até um policial que passou mal”, informou o parlamentar. 

A programação ainda será definida pelo cerimonial. Com a mudança, o culto deverá acontecer às 07h da manhã e a missa ao meio dia, logo após a solenidade.

O prefeito aproveitou a audiência com o governador e tratou de uma doação de um terreno para a instalação de uma montadora de tratores em Campo Maior, revitalização do açude grande, liberação de recursos para asfalto e calçamento e outras ações na área da saúde.

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Escolas municipais são equipadas com lousas digitais interativas

  • 71eec607-0a8e-4fee-a34f-3fa950428624.jpg Weslley Paz
  • 4d251e6b-2816-4a58-a01c-1fb93eeabbec.jpg Weslley Paz
  • 9a2a0120-8481-4f73-97b3-1ce91fb689c5.jpg Weslley Paz
  • 3449f232-10c7-4a8a-a034-5bab43da2917.jpg Weslley Paz
  • bd052210-d501-4c11-a519-38737cf3dfca.jpg Weslley Paz

Escolas municipais de Campo Maior estão sendo equipadas com computadores interativos com lousas digitais. Até o momento, 16 unidades de ensino foram beneficiadas com os equipamentos, distribuídos ontem (11) durante solenidade de abertura do ano letivo. 

“Acabamos com o ônibus pau-de-arara, reformamos escolas, valorizamos os servidores pagando bem e em dia, a merenda escolar é balanceada, entregamos livros didáticos e agora estamos distribuindo computadores interativos com lousa digital e climatizando várias salas de aula”, frisou o secretário de Educação, professor Ribinha.

A solenidade de entregua contou ainda com a presença de professores, supervisores, secretários escolares, diretores, bem como do secretário de Planejamento, Carlos Torres, gerente regional de Educação, Lucimeire Barros, presidente do Sindiserm, Bernadete Silva e do prefeito Paulo Martins, que comemorou o aumento de alunos matriculados na rede municipal de ensino

“Os pais não acreditavam na educação do município. Eram só 6 mil alunos e hoje temos 8 mil, mas isso não foi fácil. Tivemos que tomar medidas firmes para agora começar a colher os frutos”, disse o prefeito. As aulas das escolas municipais iniciam na próxima segunda-feira (15).

 

Reajuste de professores

No evento, o prefeito informou que a lei de reajuste do piso dos professores será votada na próxima semana, na abertura do ano legislativo municipal.

“Desde quando assumimos a prefeitura que pagamos corretamente o piso e não vai ser agora que vamos deixar de honrar com esse compromisso com nossos servidores”, pontuou Paulo Martins. 


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Atrações animam Carnaval na Praça do Açude em Campo Maior

  • DSCF9900.jpg Divulgação
  • DSCF9899.jpg Divulgação
  • DSCF9897.jpg Divulgação
  • DSCF9896.jpg Divulgação
  • DSCF9895.jpg Divulgação
  • DSCF9835.jpg Divulgação
  • DSCF9834.jpg Divulgação
  • DSCF9832.jpg Divulgação
  • DSCF9831.jpg Divulgação
  • DSCF9830.jpg Divulgação
  • DSCF9829.jpg Divulgação
  • DSCF9827.jpg Divulgação
  • DSCF9826.jpg Divulgação
  • DSCF9821.jpg Divulgação
  • DSCF9820.jpg Divulgação
  • DSCF9819.jpg Divulgação
  • DSCF9816.jpg Divulgação
  • DSCF9815.jpg Divulgação
  • DSCF9814.jpg Divulgação
  • DSCF9813.jpg Divulgação
  • DSCF9811.jpg Divulgação
  • DSCF9810.jpg Divulgação
  • DSCF9809.jpg Divulgação
  • DSCF9806.jpg Divulgação
  • DSCF9801.jpg Divulgação
  • DSCF9800.jpg Divulgação
  • DSCF9797.jpg Divulgação
  • DSCF9796.jpg Divulgação
  • DSCF9794.jpg Divulgação
  • DSCF9793.jpg Divulgação
  • DSCF9792.jpg Divulgação
  • DSCF9791.jpg Divulgação
  • DSCF9699_(1).jpg Divulgação
  • DSCF9697.jpg Divulgação
  • DSCF9695.jpg Divulgação
  • DSCF9691.jpg Divulgação
  • DSCF9690.jpg Divulgação

O Carnaval de Campo Maior esta movimentando a Praça do Açude. As atrações da noite deste domingo (08) foram Lilly Araújo e Júnior Berger que subiram ao palco para animar os foliões.

A programação começou logo cedo com Diogo Rossi Elétrico e o carnaval das crianças, só para baixinhos. Mas a festa continuou na Praça do Açude. 

Muito axé e os novos hits do carnaval, como Metralhadora, ditaram o ritmo da folia no domingo. “O nosso carnaval está bom e muito organizado e seguro. Vamos trabalhar para ser assim até o final”, disse o prefeito Paulo Martins, que agradeceu o apoio do deputado Aluísio Martins em destinar emenda para financiar a festa.

Nesta segunda-feira (08), a Praça do Açude vai pegar fogo com o Nego Rico e Forró do Movimento, a galerinha do Ipad, e a diva Janaína e Banda.

Com informações de PortaldeCampoMaior
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores