Cidadeverde.com

Semana do Meio Ambiente envolve agentes de endemias e população em Oeiras

A cidade de Oeiras celebra a partir desta quinta-feira, 30, a Semana do Meio Ambiente. São diversas atividades ligadas à sustentabilidade e educação ambiental, envolvendo escolas, agentes de endemias e a população em geral. A ação é promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretarias Municipais de Educação e Saúde e da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA). Este ano, o foco principal são as ações de coleta seletiva, trabalho implementado no município por meio da criação da Central de Reciclagem.

Durante toda a semana, alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino participarão de caminhadas ecológicas pelos bairros da cidade, realizando uma panfletagem educativa junto aos moradores. Enquanto isso, a equipe de agentes de endemias fará o recolhimento de materiais como papel, metal, vidro e plástico nas residências. O propósito é promover a consciência e educação ambiental, bem como estimular a participação voluntária da comunidade na coleta seletiva do município.

A Semana do Meio Ambiente segue até a próxima quarta-feira, 05 de junho, quando acontece VII Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e IV Mostra Educanvisa. Realizada na Escola Municipal Agrotécnica, a Conferência envolve todas as escolas da rede municipal de Oeiras.

Comemoração dos 70 anos da Festa do Vaqueiro encerra a 7ª Expoeiras

A celebração dos 70 anos da Tradicional Festa do Vaqueiro marcou o encerramento da 7ª Expoeiras, neste domingo, 26. São sete décadas homenageando essa importante figura na construção histórica e sociocultural de Oeiras e do Estado do Piauí.

A programação começou com o café da manhã e a bênção, na fazenda Barreiro, e contou com a participação do prefeito José Raimundo e de vaqueiros de toda a região de Oeiras. Lá, foi descerrada uma placa que marca o septuagésimo aniversário da festa.

Sem seguida, os vaqueiros partiram em comitiva rumo ao Parque de Exposições, onde foram realizados os páreos de diversas categorias, competições em que foram distribuídos R$ 22 mil em prêmios. A festividade reuniu um grande público e foi animada pelo forrozeiro Gonzaga Lu. 

Shows musicais lotaram arena da Expoeiras

Nas noites de sexta e sábado, 24 e 25 de maio, o público lotou a arena de shows da Expoeiras para curtir as apresentações de Jonas Esticado, Rafael Alencar, Thales Lessa, Vinícius Vaqueiro, Zé Cantor, Léo Cachorrão, David Ostentação, Bill Bala e Garotos do Forró e Alan dos Teclados. A diversão foi até o dia amanhecer.

Os shows musicais da Expoeiras aliaram entretenimento e responsabilidade social. Os ingressos para as apresentações foram disponibilizados através da troca por alimentos não perecíveis. O objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Ano passado, a Prefeitura de Oeiras arrecadou mais de 24 toneladas de alimentos no evento.

Fonte: ascom

Artesanato produzido em penitenciária é comercializado em Oeiras

Foto: Sejus-PI

A produção artesanal dos reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras vem ganhando destaque na primeira capital. As peças estão expostas e sendo comercializadas em um stand da 7ª edição da Expoeiras, feira agropecuária que movimenta o município e toda região até domingo(26). 

O trabalho através do artesanato é uma das ferramentas de ressocialização ofertadas no sistema prisional do Piauí. Aproximadamente 20 reeducandos de Oeiras produzem objetos utilizados no cotidiano do piauiense. Cestas, toalhas de mesa, porta-retratos, porta-joias, chapéus e outros utensílios são produzidos na unidade penal.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, observou com entusiasmo o acontecimento. "Essa oportunidade de comercialização dos produtos ao grande público é muito importante para os reeducandos e suas famílias. Certamente, será um grande passo para o alcance da ressocialização", frisou o gestor.

Para a assistente social da penitenciária, Francilândia Sousa, a atividade tem sido enxergada com bons olhos pelos detentos e seus familiares. "A gente vê a mudança e a motivação nos reeducandos com esse trabalho. Isso nos deixa muito feliz, pois são humanos, falhos como nós, e que estão querendo a transformação de vida", relatou Francilândia. 

O gerente da Penitenciária Regional de Oeiras, Isaú Moura, acredita no potencial e talento dos reeducandos nessa etapa do processo de ressocialização. "Nosso objetivo é que a sociedade oeirense veja que o preso também está ocupando seu tempo com a fabricação de peças artesanais. Faremos nosso trabalho para que essa produção aumente e os reeducandos possam ajudar nos sustentos de suas famílias", comentou o gerente da unidade. 

Além da ocupação do tempo e aprendizado, os produtos são comercializados na unidade penal, possibilitando uma renda aos familiares dos reeducandos.

 

[email protected]

Oeiras participa de painel promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A secretária de Educação do município de Oeiras, professora Tiana Tapety, participa nesta quinta-feira, 23, do painel ‘Como Implementar Políticas Públicas de Alfabetização’, que acontece dentro do evento ‘Alfabetização e Letramento: Métodos, Políticas Públicas e Desafios’, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O painel será mediado pela jornalista Bárbara Carvalho, da GloboNews, e além de Tiana Tapety, contará com a participação da diretora da Faculdade de Educação da Universidad Diego Portales, de Santiago/Chile.

O evento está dividido em quatro painéis e contará com a participação de figuras importantes do meio educacional, como Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC); Ilona Becskehazy, consultora em Política Educacional; Regina Maluf, professora da PUC de São Paulo; Inês Miskalo, do Instituto Ayrton Senna, entre outros.

Tiana Tapety é a única representante do Nordeste no evento, que tem o propósito de debater a importância da alfabetização e do letramento para formação de um cidadão capacitado a adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade do século XXI. Na oportunidade, os especialistas vão apresentar métodos e políticas públicas que têm sido desenvolvidas e implementadas no Brasil e exterior.

A partir dos conceitos e práticas, serão discutidos os desafios que se apresentam aos gestores e professores alfabetizadores em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica, em que a prática da leitura e escrita são imprescindíveis para a inclusão social.

Acidente envolvendo carro de médico mata casal no Sul do Piauí

Um grave acidente que aconteceu nesta quinta-feira (23)  na BR- 230, em Oeiras, distante 313 Km de Teresina, matou duas  pessoas. Segundo o site Mural da Vila, o casal foi identificado como José da Guia Pereira de Oliveira e Luzia Gomes dos Santos. 

O acidente aconteceu por volta das 7h. O casal, que estava numa motocicleta Honda/CG 50, colidiu em um Fiat/Toro conduzido pelo médico Nilson Cronemberger, que seguia no sentido Oeiras-Picos. 

Ainda de acordo com o site de Oeiras, o  forte impacto entre o carro e a moto deixou partes objetos pessoais do casal espalhados pela pista e as vítimas foram arremessadas a uma longa distância do local da colisão. 

Fotos: Divulgação/PRF

A Polícia Civil e a PRF realizam perícia no local do acidente. O delegado Antônio Nilton disse ao Cidadeverde.com que ainda não é possível afirmar o que causou a colisão. 

“Estamos aguardando a perícia”, informou. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Prefeito Zé Raimundo entrega obra no povoado Buriti do Rei em Oeiras

No último sábado, 18, durante as comemorações dos 41 anos do povoado Buriti do Rei, na zona rural de Oeiras, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de uma quadra de esportes para a comunidade. O ginásio recebe o nome do agricultor José Ferreira Lustosa, entusiasta do futebol amador e importante figura da região.

O espaço é dotado de alambrado, arquibancada e sistema de iluminação e foi construído com investimentos do município e recursos do Ministério do Esporte. Segundo o prefeito, a obra possibilita a prática de atividades esportivas, culturais e eventos, fortalecendo vínculos entre os moradores e elevando a qualidade de vida e o desenvolvimento da comunidade.

Além do prefeito, a inauguração contou com a presença do coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá; dos secretários municipais Luiz Nunes (Administração e Planejamento) e Antônio Portela (Esportes e Lazer), vereadores e lideranças locais. Na oportunidade, foram realizados jogos amistosos envolvendo equipes da região, para marcar a inauguração da quadra.

Fonte: ascom

Alunos das escolas municipais de Oeiras participam da OBA e MOBFOG

Os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras participaram da prova da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Aplicada na sexta-feira, 17, a avaliação consiste em uma única fase, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes. 

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira, a prova tem por objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e astronáutica. “A participação das nossas crianças na olimpíada, nos permite difundir conhecimento cientifico para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a Educação do município”, comenta a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação. 

Como forma de valorizar ainda mais a Ciência e a Tecnologia, os alunos da rede municipal também participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Desde 2015, as escolas da rede municipal participam da Mostra. Ela é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. 

A preparação é realizada nas aulas de ciências, com oficinas e lançamentos de foguetes. Ao final do projeto, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

Oeiras tem mais de 900 medalhas na OBA

Em quatro anos de participação, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

Oeiras realiza ação pelo Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes

O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), e intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar, realizou nesta sexta-feira, 17, uma grande mobilização, na Praça de Eventos. A atividade também contou com a parceira da Secretaria Municipal de Juventude e reuniu profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente e centenas de estudantes da rede pública.

O objetivo do evento foi promover uma ação de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Oeiras, apresentar os serviços existentes na rede de proteção e sensibilizar a população quanto a importância da denúncia nos casos de abuso ou exploração sexual desse público.

A SEMAS informa que o combate ao abuso e exploração sexual de menores é uma pauta cotidiana da rede de assistência social do município de Oeiras. Durante o mês de maio, as ações são intensificadas dentro de uma programação, desenvolvida pelas equipes do CREAS e Conselho Tutelar. Ao longo do mês, eles levaram para escolas da cidade o debate sobre o assunto, através de palestras e exibição de sessões do curta-metragem “O Silêncio de Lara”, que aborda a temática, contribuindo para a prevenção de abusos e denúncia dos agressores.

O filme foi exibido para estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Escola Municipal Visconde da Parnaíba, Escola Municipal Juarez Tapety e CETI Pedro Sá. Nesta sexta-feira, durante a culminância do projeto, os alunos dessas escolas realizaram uma série de apresentações artísticas – paródias, jogral, dança, poesias e encenações – com o propósito de mobilizar e conscientizar a sociedade a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Além as apresentações artísticas, aconteceu a entrega de uma premiação para os estudantes que obtiverem o melhor desempenho na elaboração de uma redação sobre a temática do 18 de maio. Os autores dos melhores textos foram premiados com R$ 150, cada.

Em 2018, 17 de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram acompanhados pelo CREAS, segundo levantamento feito pela instituição. Este ano, já são 04 casos notificados.

Aprova Oeiras’: Prefeitura abre mais 100 vagas em preparatório para o ENEM

Em virtude da intensa procura, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude, abriu mais 100 vagas no projeto ‘Aprova Oeiras’, curso gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo é preparar estudantes oriundos da escola pública para a prova que dá acesso às vagas em cursos superiores nas universidades estaduais e federais.

Inicialmente, foram abertas 300 vagas para o curso, que foram preenchidas rapidamente. As inscrições desta nova etapa acontecem na Praça da Juventude até 14 a 17 de maio, sendo abertas para alunos da rede pública de ensino, de escolas das zonas urbana e rural de Oeiras. Para se inscrever é necessário apresentar apenas os documentos pessoais, RG e CPF.

As aulas do ‘Aprova Oeiras’ ocorrerão aos domingos, das 8h às 12h, a partir de 19 de maio, quando ocorre a aula inaugural. Serão quatro horas de aulas com abordagem de todas as disciplinas cobradas no exame, simulados, correção de redações e suporte psicológico.

Mais informações: 89 9 9401-2358 – Emerson Valério

 

Projeto promove Educação Ambiental e Saúde nas escolas de Oeiras

Inspirar os alunos a pensarem soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental, gerando mais qualidade de vida para suas comunidades. Este é o objetivo do projeto Educação Ambiental e Saúde, desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras.

Realizado desde fevereiro, incluindo a formação de professores e atividades em sala de aula, o projeto teve sua culminância no último sábado, 11, quando foram expostos os trabalhos dos estudantes em atividades pedagógicas, voltadas para questões globais de preservação do meio ambiente. O momento foi acompanhado de perto pelo prefeito, José Raimundo, e pela secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, e por profissionais da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também interage com os conhecimentos do projeto Educanvisa – projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que leva assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. O propósito é estimular os estudantes e professores a dialogarem e refletirem sobre as questões socioambientais.

Os melhores trabalhos de cada escola serão expostos e apresentados na VII Conferência Intantojuvenil pelo Meio Ambiente e VI Mostra Educanvisa, que serão realizados no dia 07 de junho, na Escola Municipal Agrotécnica. 

Posts anteriores