Cidadeverde.com
congressodascidades

Mulheres precisam se conectar para conquistar mais espaço na gestão pública

  • 5.jpg Gabriel Paulino
  • 4.jpg Gabriel Paulino
  • 3.jpg Gabriel Paulino
  • 2.jpg Gabriel Paulino
  • 1.jpg Gabriel Paulino

 

Com o objetivo de apresentar para as mulheres o conceito de representatividade e a importância de ocuparem lugar de destaque na gestão pública, Carolina Cavenaghi ministrou a palestra "A importância do protagonismo na liderança feminina", no Espaço de Comunicação e Empreendedorismo Feminino, no 3° Congresso das Cidades.

Carolina Cavenaghi defende que a conexão entre as mulheres pode levar a conquista de mais espaço para lideranças femininas, tanto na gestão pública quando no mundo corporativo. 

Para a palestrante os números estão à favor das mulheres. "Se olharmos o eleitorado do Brasil, por exemplo, mais de 50% é formado por mulheres". E cita o caminho que as lideranças femininas ainda tem que percorrer. "Nos cargos de liderança temos entre 10% e 15%, apenas, de cargos ocupados por mulheres. Ainda falta conquistar muito", destaca Carolina. 

Mas para a palestrante o cenário favorável já tem sido responsável por mudanças de pensamento e comportamento. "A questão da competição entre as mulheres ainda existe, mas em menor proporção. O que vejo é que hoje as mulheres estão mais companheiras, solidárias e querendo avançar juntas. Antes tinha uma ideia de que somente uma iria conseguir, e as outras não passariam de competidoras, mas hoje essa ideia tem mudado, e muito. Devemos observar os homens, que trabalham de forma mais unida, e levarmos quantas mulheres pudermos com a gente para cima", explica Carolina. 

Muito embora os primeiros passos já tenham sido dados, a palestrante explica que muitos ainda precisam ser contabilizados. "Elas precisam buscar informação, em eventos como esse que acontece aqui. É importante continuar se atualizando, focar nos valores que as trouxeram até aqui e ter persistência e resiliência para abrir caminhos para que outras mulheres vêm a seguir,", finalizou Carolina Cavenaghi.

Neste primeiro dia de evento, as discussões sobre autoconhecimento e psicologia positiva dominaram as discussões no Espaço Comunicação e Empreendedorismo Feminino. 

Na sala 1, destinada a Comunicação Pessoal, além de Carolina Cavenaghi passou pela sala Comunicação Pessoal a publicitária, Maíra Gaé, que apontou como o primeiro passo para o protagonismo no mundo digital o autoconhecimento. O fotografo Tibério Hélio e a Stiling Viviam Barroso também convidaram as participantes a mergulhar em si mesmas, na busca de uma essência, que será apresentada como marca pessoal aos interlocutores. 

Já na sala 02, destinada a Comunicação Emocional o autoconhecimento e a psicologia positiva dominaram as discussões deste primeiro dia de evento, com palestras das psicólogas Ana Cléa Rodrigues, Ísis Almeida e Luciana Ferreira e, ainda, da educadora parental, Dany Ferreira. 

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Sesapi apresenta o projeto Piauí Saúde Digital durante o Congresso das Cidades

Fotos: Divulgação/Ascom


 
 No último dia do Congresso das Cidades, o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, realizou palestra com o tema, ‘Telessaúde da Atenção Primária à Alta Complexidade’.

O serviço foi implantado no Piauí através do Projeto Piauí Saúde Digital com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde.

“O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS”, explicou o superintendente durante a palestra.

O município de Piripiri, piloto do Projeto Piauí Saúde Digital, zerou a fila de consultas especializadas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição. O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues; e para viabilizar a operação do saúde digital, 250 profissionais já receberam treinamento.

Durante a palestra, Dirceu Campelo também destacou a modernidade do sistema e a sua capacidade de integrar diversos serviços e ter todo o histórico médico dos pacientes à disposição, o que gera maior eficiência e um atendimento de melhor qualidade aos cidadãos.

 “Estamos atingindo o objetivo do programa que é transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado", conclui.

Em Piripiri, de janeiro a maio, foram realizadas 1.739 consultas, sendo 845 com clínico geral e 894 de especialidades. Além das consultas, o Piauí Saúde Digital realiza exames. De fevereiro até maio foram liberados 1.879 laudos médicos, sendo 1.480 de eletrocardiograma.

 

Da Redação
[email protected]

Prefeito de Francisco Santos ganha Fiat Toro em sorteio no Congresso das Cidades

  • 10.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 09.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 08.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 07.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 06.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 05.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 04.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 03.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 02.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino
  • 01.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino

A cidade de Francisco Santos (a 370 km de Teresina) foi a grande vencedora do sorteio de um Fiat Toro realizado no encerramento do Congresso das Cidades na noite desta quarta-feira (7). o prefeito Luís José de Barros recebeu a chave do veículo no palco do evento. 

O sorteio foi realizado pelo diretor presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, e pelos jornalistas Joelson Giordani e Elivaldo Barbosa. 

Ao receber o prêmio, o prefeito vencedor agradeceu e disse que o veículo será utilizado nas ações do município, que fica na macrorregião de Picos e tem pouco mais de 9 mil habitantes. 

"Quero agradecer o Congresso das Cidades. É muita alegria e felicidade ser contemplado, pois esse carro vai ser de muita serventia para o município. Vamos cuidar dele com muito carinho e respeito para a nossa cidade. Não sei ainda para qual área vamos usar, mas provavelmente na área da saúde ou assistência social. Fiquei muito surpreso de ter sido sorteado", afirmou Luiz José.

Cerca de 150 prefeitos se inscreveram para o sorteio do Fiat Toro, um dos pontos altos do Congresso das Cidades. 

Ao longo de três dias de programação, o evento reuniu prefeitos, secretários, servidores e profissionais de várias áreas, que tiveram a oportunidade de acompanhar palestras, conhecer projetos e inovações tecnológicas que vão ajudar no crescimento dos municípios.

O diretor do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, afirmou que o Congresso das Cidades foi um sucesso

"Muito grato, feliz pela presença de todos, pelo sucesso desse conjunto de atividades que aconteceram nesses três dias. Um evento idealizado em 2017, que foi interrompido pela pandemia, mas é um lugar com o propósito do grupo Cidade Verde, de fazer a Boa Imagem do Piauí. Trabalhamos para fazer que nosso propósito seja verdadeiro e que traga resultados positivos para o Piauí. A nossa missão como grupo é de integrar o nosso estado, e temos aqui um evento com esse propósito, pois ele foi idealizado para que viessem até nós, de forma gratuita, no sentido verdadeiro de congregar esses gestores do Piauí", afirmou Jesus Tajra Filho.

 

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Carlos Sardenberg aconselha prefeituras a terem orçamento para digitalização

  • CARLOS_SARDENBERG_(12).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(11).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(10).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(9).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(8).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(7).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(6).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(5).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(4).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(3).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(2).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • CARLOS_SARDENBERG_(1).jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Jornalista econômico, Carlos Alberto Sardenberg, associou o crescimento econômico aos chamados polos de desenvolvimento ao participar do Congresso das Cidades com o tema “O cenário econômico do Brasil”. Para que essa fórmula do sucesso possa ser replicada nos municípios, ele sugeriu que os prefeitos criem uma secretaria especial voltada para tecnologia e digitalização, bem como reservem uma fatia do orçamento para essa área. A receita foi repassada nesta quarta-feira (7) a prefeitos e gestores que participam do evento no Teresina Shopping. 

Para Sardenberg, o uso de grandes tecnologias e digitalização não é só para os grandes centros, mas pode ser feito em pequenas cidades também. 

“É preciso ter uma secretaria especial para a introdução de tecnologia e digitalização e tem que ter uma estratégia e um orçamento para isso. Onde vou gastar e onde vou comprar? Também é preciso treinamento”, declarou. 

O comunicador relatou que a grande estrela neste sentido hoje é a Índia, país com mais de 1 bilhão de habitantes, e avaliou que o Brasil está atrasado em relação à América do Sul. 

“O Brasil está atrasado em relação aos seus pares em nível de crescimento. A Índia é a estrela nesse sentido, um país que tem mais de 1 bilhão de habitantes. Há uma teoria de que países populosos para terem um desenvolvimento muito grande precisam de uma ditadura, pois na democracia para você ter algo, chegar a um consenso, tem que votar, dá trabalho. Você pega um país como a China e o Partido Comunista diz que tem que fazer algo e é feito. A Índia, mesmo com essa população, é uma democracia e está crescendo. Como é que a Índia está crescendo? Polos de desenvolvimento. As big techs tomaram esse lugar. A língua inglesa também ajudou muito e nos ensina uma lição importante aqui. Tem que aprender inglês, pois as grandes tecnologias estão nessa língua”, disse o jornalista. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Para reverter esse cenário, Sardenberg apresentou mais seis ações a serem feitas nos próximos anos para retomar esse pódio:

1- Ajuste fiscal teto de gastos; 
2- Reforma tributária;
3- Privatizações/ Investimentos;
4- Mais escolas públicas;
5- Abertura da economia;
6- Derrubar inflação. 

Sardenberg também analisou que a inflação está em tendência de diminuir no Brasil e, que se os governos brasileiros, tanto o federal, quando estadual e municipais, fizerem o “dever de casa” é possível fechar o dólar à menos de R$ 5. 

“Como fazer isso? Fazer o que o Haddad está prometendo fazer um superávit, ou seja arrecadar mais do que vai gastar. Arrecadar 10 e gastar 9. Se não tiver aumento, vai ter que cortar receita. Vocês, na prefeitura, é a mesma coisa. Ganha 2 e gasta 1. Assim está bom para o ajuste das contas públicas”, aconselhou o jornalista. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Expositores apresentaram soluções para gestores nos estandes do Congresso das Cidades

  • 05.jpg Renato Andrade
  • 04.jpg Renato Andrade
  • 03.jpg Renato Andrade
  • 02.jpg Renato Andrade
  • 01.jpg Renato Andrade

O Congresso das Cidades do Piauí, evento que reuniu prefeitos de todo o estado, contou um espaço onde os prefeitos puderam conhecer empresas voltadas para a oferta de soluções tecnológicas no âmbito da transformação digital e inovação das gestões públicas municipais.

Os stands ofereceram soluções tecnológicas capazes de aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população e ferramentas que promovem a modernização dos processos de gestão e contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Dentre os destaques está a presença de empresas que se dedicam à pesquisa e monitoramento da gestão pública. Com o auxílio de tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e indicadores, essas empresas fornecem informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas, permitindo uma gestão mais eficiente e assertiva.

Outro serviço em evidência é a coleta seletiva de lixo, uma prática essencial para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. As empresas presentes no congresso apresentam soluções tecnológicas voltadas para a otimização da coleta, separação e destinação correta dos materiais, promovendo a sustentabilidade e a preservação ambiental.

O geoprocessamento também ganhou destaque no Congresso. Através do uso de sistemas de informações geográficas e tecnologias de mapeamento, essas empresas oferecem soluções para o planejamento urbano, gestão territorial, análise de dados georreferenciados e tomada de decisões estratégicas baseadas em informações espaciais.

 

Da Redação
[email protected]

 

Ministério quer ampliar número de cidades do Piauí que integram Rede Gov.Br

  • Walid_Ghazale_(9).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(8).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(7).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(6).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(4).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(2).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(1).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Durante palestra no 3° Congresso das Cidades, o diretor substituto de Transformação Digital da Secretaria do Governo Digital (SGD), Walid Ghazale, enfatizou a importância dos municípios do Piauí aderirem à Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR).

O diretor apontou que apesar do estado ter assinado sua adesão e já ofertar diversos serviços na plataforma, apenas dez das 224 cidades piauienses já participam da iniciativa de transformação digital, que conta com 274 cidades de todas as unidades da federação.

“Sem o apoio e participação de estados e municípios ela perde muito a sua legitimidade, então o convite que fazemos é que possam estar juntos com a gente ajudando, apoiando e legitimando essa estratégia nacional de governo nacional que está com um desafio para os próximos anos”, disse. 

As cidades piauienses que integram a iniciativa federal são: Altos, Cajueiro da Praia, Itaueira, Nazária do Piauí, Nova Santa Rita, Prata do Piauí, Simões, Socorro do Piauí, Teresina e Várzea Grande.

A Rede GOV.BR tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. É formada pelos entes federados mediante Termo de Adesão.

Walid Ghazale destacou que, mesmo após aderir à Rede, estados e municípios podem elaborar suas próprias estratégias de governo digital, definindo estratégias, planejamento e pactuando metas. Além disso, os entes também são contemplados com vários benefícios. 

“Quando um município adere a rede ele passa a usar gratuitamente as plataformas digitais oferecidas pelo governo, pode participar de programas de capacitação e transformação digital. A Rede também traz a possibilidade de apoio técnico na implantação da transformação digital”, lembrou.

Além de otimizar os processos burocráticos, a Rede GOV.BR possibilita o acesso a diversos serviços de forma digital. Exemplo disso é a oferta da nova Carteira de Identidade Nacional em versão digital através da ferramenta, que já está disponível no Piauí. 


Breno Moreno
[email protected]

Senac tem salas com impressoras 3D e mostra tecnologias para os prefeitos

 

A unidade do Senac, inaugurada no dia 18 de maio, localizada no Teresina Shopping, participa do Congresso das Cidades trazendo tecnologias e inovações para os gestores públicos.

O espaço é voltado principalmente para a indústria e conta com uma sala com quatro tipos de impressoras 3D, além de máquinas que realizam cortes a laser.

"O nosso espaço é do Sesi, Sebrae, Senai e Fiepi. Estamos voltados para a tecnologia e inovação, temos serviços voltados para a indústria, temos salas para capacitação e serviços para a indústria, mas também para o público do shopping. Também fazemos parcerias com os prefeitos oferecendo cursos com gratuidade", informou a gestora da unidade Mathilde Freitas.

O consultor Flávio Moura explicou que o local possui uma gráfica rápida com produtos em 3D que atendem o público em geral.

"Esses serviços são oferecidos para o público em geral, voltado também para a indústria, pessoas físicas e empresas. Basta trazer o modelo, fazemos o orçamento e produzimos a peça.  Temos impressoras 3D que fazem um serviço diferenciado, então atendemos dependendo do que a pessoa deseja fazer", explicou.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores