Cidadeverde.com
congressodascidades

TV Cidade Verde expõe equipamentos históricos no Congresso das Cidades

  • tv10.jpg Renato Andrade
  • tv9.jpg Renato Andrade
  • tv8.jpg Renato Andrade
  • tv7.jpg Renato Andrade
  • tv6.jpg Renato Andrade
  • tv5.jpg Renato Andrade
  • tv4.jpg Renato Andrade
  • tv3.jpg Renato Andrade
  • tv2.jpg Renato Andrade
  • tv1.jpg Renato Andrade

Imagine se deparar com um disquete, a primeira geração de câmeras, DVDs, cartucheiras e outros equipamentos históricos do jornalismo piauiense. A TV Cidade Verde abre seu acervo e expõe peças nunca vista pela população no 3º Congresso das Cidades, que acontece no Teresina Shopping. O evento vai até amanhã (7) e reúne prefeitos, vices, gestores municipais e estaduais.    

A TV Cidade Verde, idealizadora do Congresso das Cidades, montou um espaço especial no evento mostrando equipamentos que fazem parte da história da comunicação do estado. É aberto ao público. 

Entre os equipamentos que podem ser vistos na mostra está máquina de vídeo tape, primeiro gerador de caracteres, mesa de áudio, cartucheira, mesa de corte, câmeras de gravação externa, DVD e VTs. 

Na mostra, o público pode assistir trechos da primeira transmissão do Carnaval de Teresina, de 1987, debates de candidatos e a superprodução do filme a Batalha do Jenipapo, produzido pela TV Cidade Verde, dentre outros. Na exposição, é possível encontrar a primeira máquina fotográfica do portal Cidadeverde.com que usava disquete para armazenar as fotos. 

A exposição foi organizada pelo arquivista da TV Cidade Verde, José Luis Abreu, o Zé Lula, 

“A mostra é importante para que as pessoas percebam a evolução dos equipamentos da TV Cidade Verde, que na época era Pioneira, em todos os segmentos do grupo como TV, Rádio e portal. Temos um cuidado de preservar essa história para posteriores pesquisas, que são bastantes utilizadas pelos estudantes de jornalismo. Hoje está todo mundo no celular, mas nem imagina como era antes”, disse Zé Lula, que trabalha na TV Cidade Verde há 37 anos.

 

@cidadeverde #CongressodasCidades ? som original - Grupo Cidade Verde

 

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

BNB apresenta soluções digitais durante o Congresso das Cidades

Foto: Gabriel Paulino

Soluções digitais do Banco do Nordeste para facilitar o acesso do cliente ao crédito foram apresentadas aos gestores municipais durante o Congresso das Cidades, nesta terça-feira (06). Ricardo Soares, gerente executivo de negócios, elencou o cartão BNB, cadastro digital, giro flash, PCE e o cartão de crédito.

"São algumas das soluções que o Banco do Nordeste traz e melhora a cada dia para colocar à disposição dos nosso clientes. Temos mais de 400 mil operações no nosso estado. Esse é o papel que a gente tem que é transformar a vida das pessoas, fazer com que elas tenham acesso ao crédito, fazer essa transformação na vida dos nossos clientes", frisa Soares. 

CONHEÇA CADA SOLUÇÃO

CARTÃO BNB: crédito pré-aprovado para utilizar em operações de giro e investimento;
GIRO FLASH: crédito rotativo pré-aprovado  para utilizar em operações de girorápido; 
CADASTRO DIGITAL: facilidade de acesso sem precisar se dirigr à agência, podendo ser feito via App;
CARTÃO DE CRÉDITO: disponível para clientes com renda a partir de R$ 1 mil com limite que pode chegar a R$ 100 mil;
PCE: plataforma de crédito especializado para solicitação de crédito de onde você quiser. 

 

 

Da Redação
[email protected]

Gestoras públicas trocam experiências no painel Mulheres na Política

  • PAINEL_MULHERES_(11).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(10).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(9).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(8).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(5).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(4).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(3).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(2).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PAINEL_MULHERES_(1).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

O Espaço Comunicação e Empreendedorismo Feminino, do Congresso das Cidades, reuniu nesta terça-feira (06) gestoras municipais para discutir o papel da mulher na política.  O painel, mediado pela jornalista Neyara Pinheiro, contou com a participação das prefeitas de Esperantina, Ivanária Sampaio, e de Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Luz, presidente do Conselho da Mulher Municipalista. 

O espaço é voltado para destacar o protagonismo de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e primeiras-damas que buscam ocupar espaços na gestão pública nos municípios. 

A terça-feira também é destinada para elevar a autoestima das mulheres municipalistas, com palestras sobre auto-make funcional para o dia a dia corporativo e, ainda, sobre o impacto das cores na imagem do gestor, para que as gestoras públicas possam construir uma imagem forte e representativa em seus municípios. 

A programação conta ainda com a palestra da artista plástica Kalina Rameiro, que fala sobre como o artesanato pode ser utilizado como ferramenta de empreendedorismo social. Essa é uma oportunidade para que as gestoras possam ter ideias para transformar o talento das mulheres do seu município em negócios lucrativos. 

A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, destacou a participação Congresso das Cidades e lembrou que a feira tem um papel fundamental na troca de experiências entre gestores públicos. 

"É um orgulho participar deste evento, agora, como prefeita da 10° maior cidade do Piauí, Esperantina. Nas edições anteriores participei nos bastidores, trabalhando para o mandato de deputado estadual do meu esposo. Agora sou prefeita há dois anos e seis meses, com muito orgulho", disse Ivanária Sampaio. 

A prefeita disse ainda que o Espaço de Comunicação e Empreendedorismo Feminino é o lugar certo para que as mulheres possam trocar experiências sobre seus mandatos e atividades na gestão pública. "Porque não podemos copiar ideias que estão dando certo? Eu trouxe as minhas ideias e quero ouvir as colegas gestoras públicas sobre as ações que elas implementaram nos seus municípios e que estão dando certo", explicou a prefeita. 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Congresso das Cidades discute inovações para conter efeitos da crise climática

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

No segundo dia de Congresso das Cidades do Piauí, prefeitos e gestores municipais acompanharam uma série de discussões sobre a importância da inovação para a resolução de problemas ligados aos efeitos da crise climática. Também foram destaque nesta terça-feira(06) temáticas relacionadas a arrecadação, concessões e serviços públicos.

Em um dos espaços, o Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana Teresina (CESU) realizou uma oficina sobre mudanças climáticas, inovação e compras públicas. Na ocasião, foram apontadas ferramentas legais que podem auxiliar no enfrentamento desse cenário.

“A inovação pode ajudar na mitigação dos impactos através das ferramentas de compras públicas. São ferramentas que a legislação dispõe para que o gestor possa fazer testes de validação de tecnologias que possam ajudá-lo a que seu município reduza os efeitos dessa crise climática”, disse Andrea Fialho, técnica do CESU.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

No mesmo espaço, prefeitos e gestores também puderam acompanhar a palestra de Mirna Escórcio acerca de soluções para a coleta seletiva de resíduos sólidos como caminho para extinção dos lixões, além da fala do advogado Joaquim Caldas sobre iniciativas para incrementar a arrecadação municipal.


Breno Moreno
[email protected] 

Presidente do TJ vai lançar projeto "Justo Acesso" em cidades sem comarca

  • hilo1.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • hilo5.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • hilo4.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • hilo3.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • hilo2.jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(12).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(11).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(10).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(7).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(6).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(4).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(3).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(2).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • PRESIDENTE_TJ_(1).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, anunciou durante palestra no Congresso das Cidades, na tarde desta terça-feira (6) que vai lançar o projeto “Justo Acesso”. 

O projeto prevê a implantação de Pontos de Acesso Digital à Justiça nos municípios que não são sede de comarcas. A cidade de Palmeirais (a 117 km de Teresina) será a primeira a receber o projeto inovador.

O presidente apresentou o projeto Justo Acesso aos gestores municipais durante o congresso. A proposta inovadora será implantada na cidade de Palmeirais, no interior do estado, no próximo dia 20. Os pontos de acesso digitais serão instalados, primeiramente, nas 24 cidades que tiveram comarcas extintas e já possuem estrutura física. Além dessas, o programa será implantado também em Acauã e Guaribas.

 

A unidade de Palmeirais integra a comarca de Amarante. Com a instalação do posto avançado, os moradores vão evitar um deslocamento de 48 km.

"A ideia do Justo Acesso surgiu enquanto era corregedor, quando  visitei todo o Piauí, e senti a necessidade de acessibilidade das pessoas à Justiça. Temos 224 municípios e apenas 61 unidades judiciárias. A nossa ideia é levar a Justiça onde o povo estar, a cidades onde não tem unidade do judiciário", disse Almeida. 

O desembargador explica que, primeiramente, os postos avançados serão implantados em cidades que tiveram comarcas agregadas por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Neles vão funcionar serviços da justiça brasileira como eleitoral, federal, do trabalho. 

".Essas 24 cidades que foram agregadas e deixaram de ser comarcas, os gestores nunca se conformaram. Fizemos por determinação do CNJ, mas sabíamos dos traumas. Vamos iniciar por elas. Além disso vamos ter no mesmo local um espaço da cidadania, onde será possível tirar carteira de identidade, por exemplo. Esse projeto, nós queremos implantar onde não tem comarca. Temos 61 comarcas e vamos instalar esse projetos nas 163 onde não há, completando assim, os 224 municípios do Piauí", conclui o presidente do TJ-PI

 

Graciane Araújo
[email protected]

Polo Sustentável apresenta inovações para coleta seletiva nos municípios

  • POLO_SUSTENTÁVEL_(6).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • POLO_SUSTENTÁVEL_(5).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • POLO_SUSTENTÁVEL_(4).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • POLO_SUSTENTÁVEL_(3).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • POLO_SUSTENTÁVEL_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Com 11 anos de mercado e inovação em coleta seletiva, a Polo Sustentável é uma das marcas presentes no Congresso das Cidades. 

O proprietário , Daniel Alves, explica que além do polietileno, a empresa também trabalha com fibra de vidro, madeira e aço. 

Com o foco principal em lixeiras de grande volume, com capacidade para até duas toneladas, o empresário destaca que ao todo são mais de 150 modelos de diversos tipos. 

“A Polo Sustentável vai fazer agora 11 anos e a gente trabalha com as lixeiras para coleta seletiva. Atualmente temos mais de 150 modelos de lixeiras de todos os tipos, tamanhos e a gente atende aos municípios e condomínios. Nosso forte é a fabricação de lixeiras para grandes volumes de lixo e atualmente o maior volume que a gente fabrica é para capacidade com até 2 toneladas”, explicou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Veterano no Congressos das Cidades, Daniel destaca que o evento é uma vitrine para que os gestores dos municípios tenham acesso às inovações das empresas e mercado. 

“É a segunda vez no Congresso das Cidades e a proposta é mostrar o que é a Polo Sustentável e as soluções que nós temos para a coleta seletiva dos municípios, dos condomínios, da cidade como um todo e a nossa proposta é trazer inovação, não só vender, a gente fabrica e distribui direto da fábrica, por isso a novidade tanto de valores quanto de diversidade de produtos”, ressaltou.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Instituto Census destaca inovação em pesquisas e monitoramento da gestão pública

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Pela primeira vez no Congresso das Cidades, o Instituto Census é uma empresa especializada em pesquisa estatística e possui o trabalho pioneiro no Piauí em monitoramento de gestão pública. 

O diretor Yvanilson Clarindo explica que o principal diferencial do instituto, fundado em 2008, é a coleta de dados em tempo real através de uma plataforma exclusiva que insere as informações no momento que os pesquisadores estão atuando em campo. 

“O Instituto Census trabalha com tecnologia em tempo real, uma forma da gente subir as informações no momento em que os pesquisadores estão fazendo. Além disso, nós fazemos uma supervisão através do nosso sistema e acima de tudo observar a coerência das respostas porque é isso que dá legitimidade ao trabalho final”, explica o diretor. 

Yvanilson considera ainda que a tecnologia é indispensável na execução dos trabalhos de pesquisas estatísticas. 

“Hoje o Instituto Census ele é bem provido de tecnologia porque nós pensamos em trazer a qualidade e diminuir a margem de erro de cada pesquisa pode ter se não tiver uma tecnologia que possa dar suporte aquilo que está sendo coletado”, destaca. 

O diretor do instituto ressalta ainda que a conexão em tempo real, através da tecnologia, ajuda a diminuir as margens de erros das pesquisas. 

A nossa plataforma trabalha vinculada aos nossos aplicativos, inclusive nós temos uma plataforma exclusiva. A gente tem esse vínculo dos nossos aplicativos para com o sistema e isso com o tempo a gente provou que a margem de erro da pesquisa diminui porque os dados são conectados direto ao sistema e em tempo real a gente tem como acompanhar todas as pesquisas que estão sendo feitas, seja na zona rural ou na zona urbana da cidade”, informa.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Yvanilson Clarindo reforça ainda que o Congresso das Cidades é um evento de grande importância, pois une as empresas com gestores públicos. 

“Nós entendemos que aqui está nossa seara, justamente onde nossos clientes estão que são os gestores públicos, são os pretensos candidatos e todas aqueles que fazem aprte da conjuntura público do estado”, finaliza. 

O Congresso das Cidades  é um evento organizado pelo Grupo Cidade Verde em parceria com diversas entidades para fomentar a prática de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses.

Além de espaços com workshops e palestras, o evento conta com palestrantes de renome como Carlos Sardenberg, Martha Gabriel e Daniel Leipnitz, bem como espaços exclusivos aos prefeitos e demais gestores que estarão no evento.

 

Rebeca Lima 
[email protected] 

Posts anteriores