Cidadeverde.com
congressodascidades

Renata Malheiros discute empreendedorismo feminino na gestão pública

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

A coordenadora nacional do programa Sebrae Delas, Renata Malheiros, foi uma das palestrantes na programação desta segunda-feira (05) do Congresso das Cidades. 

Com o tema empreendedorismo feminino na gestão pública, Renata Malheiros apresentou como servidoras e gestoras podem assumir o papel de empreendedoras no seu cargo ou gestão. 

“Quando a gente fala de empreendedorismo na gestão pública muita gente acha estranho e aqui a gente começa falando que empreender é um ato, um comportamento, você pode empreender dentro do serviço público sendo ágil, planejando, estabelecendo metas, fazendo parcerias, rede de contatos e quando a gente fala de mulheres empreendedoras, a gente fala de mulheres na liderança”.

O Sebrae Delas é um projeto destinado para mulheres empreendedoras. A coordenadora destaca ainda que o evento é importante para dar mais visibilidade ao assunto e inspirar mulheres e gestoras. 

“Uma das grandes questões que se colocam as mulheres e a grupos minorizados é a falta de jogar luz nessas pessoas e isso influencia desde as crianças. Se as meninas não veem mulheres astronautas, senadoras, engenheiras, elas pensam? Será se isso não é pra elas. Então ver é acreditar, a gente precisa jogar luz nessas histórias para que outras pessoas possam se inspirar ", destaca. 

O Congresso das Cidades  é um evento organizado pelo Grupo Cidade Verde em parceria com diversas entidades para fomentar a prática de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses.

Além de espaços com workshops e palestras, o evento conta com palestrantes de renome como Carlos Sardenberg, Martha Gabriel e Daniel Leipnitz, bem como espaços exclusivos aos prefeitos e demais gestores que estarão no evento.


Rebeca Lima
[email protected]

Congresso das Cidades: Codevasf autoriza obras em cinco municípios do Piauí

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou a construção de obras de conservação de solo e água em cinco municípios do Piuaí. A assinatura das ordens de serviço aconteceu nesta segunda-feira (5), durante o primeiro dia do Congresso das Cidades no Teresina Shopping.

As cidades contempladas são Fartura do Piauí, Curral Novo do Piauí, Belém do Piauí, Jacobina do Piauí e Francisco Macedo. Cada um dos municípios atendidos será beneficiado com cerca de 120 barraginhas, obra que contribui para captação e infiltração de enxurradas, além de minimizar os efeitos das chuvas intensas e garantir o aproveitamento adequado da água que é destinada aos animais no semiárido. 

Os contratos assinados garantem investidos na ordem de R$ 972 mil na implantação de 10 módulos nestas regiões. Entre os critérios exigidos para seleção dos municípios contemplados pelas ações do projeto estão possuir áreas de preservação permanente ou em processo de erosão, pertencer à região semiárida do Piauí e vigorar no índice de prioridade de recuperação elaborado pela Codevasf.

O superintendente da Codevasf-PI, Marcelo Filho, apontou que essa obra tem duas áreas de atuação e será de grande importância para o produtor rural no período de seca no semiárido. 


“Essa obra vai com duas áreas de atuação, uma é a questão ambiental, contenção de erosão e a outra é como reservatório de água para os animais da região. Nós temos uma região de semiárido onde culturalmente a potencialidade maior lá é a produção, a criação e a gente precisa desses reservatório espalhados e isso facilita o criador, produtor e agricultor a ter acesso de água mais próximo principalmente no período seco do nosso semiárido. Então tem grande importância e resolve de fato dificuldades emblemáticas do nosso sertanejeis, então é com muita alegria que a gente assina isso” destacou.

O prefeito de Francisco Macedo, Adeilson de Carvalho, disse que a obra irá beneficiar e melhorar a vida da população e agradeceu a parceria com a Codesvasf. 

“A gente está assinando essa ordem de serviço. É um projeto fantástico para os municípios do semiárido, a gente tem uma grande dificuldade na questão de água e os municípios estão sendo comtemplados com essas 120 barragens que sem sombra de dúvidas mudará positivamente a realidade do homem do campo, dos criadores de animais. A gente sai daqui bastante satisfeito e o sentimento é de gratidão com a Codevasf, por essa parceria e por estar trazendo melhor qualidade de vida para a população de Francisco Macedo", disse o gestor. 

Ainda no estande da Companhia, aberto ao público durante os três dias de evento, os prefeitos têm a oportunidade de conferir o andamento dos convênios da empresa pública federal com as prefeituras, bem como visualizar maquetes de projetos exitosos da Codevasf e receber brindes. 

“Além destas obras, executamos o diagnóstico das bacias hidrográficas do Piauí e o Plano Nascentes, por exemplo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, A Codevasf mostra que cumpre seu papel ao desenvolver diversas ações de proteção ao que temos de mais importante no planeta, que é a água”, afirma o superintendente da Codevasf-PI, Marcelo Filho.

O Congresso das Cidades tem como tema “Transformação Digital na Gestão Pública" e reúne prefeitos, gestores municipais e estaduais e vice-prefeitos de todo o Piauí. O evento contará com palestras de renome nacional como o jornalista Carlos Sardenberg, que irá falar sobre o Cenário Econômico do Brasil; Martha Gabriel, com a palestra sobre A Transformação Digital na Gestão Pública e o jornalista Chico José, responsável sobre o tema O Poder da Comunicação na Gestão Pública', além de Daniel Leipnitz, que debaterá sobre “Ponte para inovação: o futuro é todos juntos”.

 

Da Redação
[email protected]

Especialista defende união de setores para inovar e desenvolver os municípios

  • 04.jpg Renato Andrade
  • 03.jpg Renato Andrade
  • 02.jpg Renato Andrade
  • 01.jpg Renato Andrade

Com a palestra “Ponte Para Inovação: O Futuro é Todos Juntos”, Daniel Leipnitz falou para prefeitos e gestores no primeiro dia do Congresso das Cidades sobre como criar um ambiente de oportunidades e propício para o empreendedorismo. 

Administrador de empresas formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Daniel Leipnitz usou o exemplo de como Florianópolis se tornou uma "máquina de criar empreendedores e prosperidade" ao apostar na inovação. 

Neste sentido, o palestrante destacou que diferente do que muitos pensam, o ecossistema de inovação não está necessariamente relacionado a questões tecnológicas, mas a resolução de problemas vividos cotidianamente pela população de determinada cidade.

"Inovação é resolver problemas, e os problemas estão onde? Nas filas que temos nas UPAs e hospitais, no transporte público e buracos que temos nas ruas. De que forma vamos resolver isso? Uma pessoa que vive isso todo dia ou alguém que está sentado numa sala com ar condicionado? Claro que é a pessoa que está vivendo isso todo dia", frisou. 

Daniel Leipnitz lembrou que o desenvolvimento da capital catarinense se deu quando gestores e empresários se uniram, deixando as diferenças de lado, em prol de mudanças que poderiam ser implementadas juntos em prol deste ambiente de prosperidade. 

“Se sentarmos na mesa, deixarmos egos e vaidades de lado, a gente vai crescer. Vamos nos concentrar nos 70% que temos em comum e deixar os 30% das divergências de lado, porque não vamos dar conta. Nessa linha podemos alcançar resultados extraordinários”, reforçou. 

Por fim, Daniel Leipnitz  voltou a destacar a relação entre inovação e a solução dos problemas cotidianos. Para isso, apontou como caminho a mudança de pensamento e a inclusão das pessoas na elaboração dessas soluções. 

“A inovação está na rua, onde estão as pessoas e os problemas. A inovação está em coisas que nem imaginamos, e não necessariamente precisa ter algo tecnológico. É impossível progredir sem mudança. Aqueles que não mudam sua mente não vão mudar nada”, concluiu. 

O Congresso das Cidades é organizado pelo Grupo Cidade Verde em parceria com diversas entidades para fomentar a prática de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses. Além de Daniel Leipnitz, o evento conta com outros palestrantes nacionais e espaços. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Prefeitos afirmam que tecnologia precisa beneficiar a população

Fotos: Renato Andrade

 

Os prefeitos das cidades de Elesbão Veloso, Rafael Barbosa, e de Fronteiras, Eudes Agripino, acompanham pela primeira vez o Congresso das Cidades, evento que teve início nesta segunda-feira (05), no Teresina Shopping. Ao Cidadeverde.com os gestores destacaram a importância das parcerias e tecnologia no desenvolvimento dos municípios. 

Em sua terceira edição, o Congresso das Cidades aborda o tema “Transformação Digital na Gestão Pública”. Para o prefeito Eudes Agripino é necessário que os gestores estejam sempre se aperfeiçoando nas tecnologias como forma inclusive de inserir a população nos processos de gestão. 

“Hoje a gente não vive mais sem tratar dessa questão porque é importante para o município. Nós trabalhamos com o Portal da Transparência, tudo isso hoje que está interligado com o Tribunal de Contas da União com o Tribunal de Contas do Estado. É obrigado estar informatizando tudo, a tempo e a hora, a gente tem que se aperfeiçoar nisso todos os dias e é um tema muito profundo porque ela se evolui a todos os dias, mas o município está se habilitando para que a gente aplique e possa inserir dentro da gestão todos esses procedimentos para que a gente avance de uma forma que a própria sociedade se sinta dentro da gestão”, destacou o prefeito. 

Rafael Barbosa, prefeito de Elesbão Veloso, conta que está no seu primeiro mandado e ressalta que as parcerias com órgãos e instituições são importantes para ajudar no crescimento do município e levar mais oportunidades à população. 

“É nosso primeiro mandato. No início foi de muito aprendizado, de saber os momentos de dificuldades e também de buscar parceiras para que a gente possa estar desenvolvendo nosso município, levando mais oportunidades para as pessoas e desenvolvendo mais nossa cidade”, destaca.

Além de espaços com workshops e palestras, o evento conta com palestrantes de renome como Carlos Sardenberg, Martha Gabriel e Daniel Leipnitz, bem como espaços exclusivos aos prefeitos e demais gestores que estarão no evento.

 


Rebeca Lima
[email protected]

Gestoras defendem combate à violência política contra mulheres e destacam liderança feminina

  • bate_papo_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • bate_papo_5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • bate_papo_4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • bate_papo_3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • bate_papo_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

O diferencial da liderança feminina foi o tema do segundo momento da programação do Espaço Piauí, no primeiro dia do Congresso das Cidades. O bate-papo, mediado pela jornalista Cláudia Brandão, contou com a participação das prefeitas Jôve Oliveira, de Piripiri, e Gabriela Luz, de Capitão Gervásio Olivera. Também participaram a deputada estadual Simone Pereira, e Renata Malheiros, coordenadora nacional do Sebrae Delas, movimento que incentiva o empreendedorismo e a liderança feminina no Brasil.

Entre os temas discutidos, a violência política e o preconceito enfrentado pelas mulheres nos espaços de poder. As debatedoras também trocaram experiências e defenderam a necessidade de legislações e políticas públicas para garantir os direitos das mulheres. 

A prefeita Gabriela Luz, que preside o Conselho da Mulher Municipalista no Piauí, destacou que, apesar de serem maioria do eleitorado, as mulheres ainda são minoria nas prefeituras e câmaras municipais. No Piauí, apenas 30 municípios são administrados por mulheres. 

“A mulher gestora se torna inspiração para outras mulheres.  Nós temos entrave da cultura e estamos trabalhando no dia a dia todo esse cenário. Esse conselho da mulher municipalista foi criado baseado em um movimento nacional, e a nossa ideia é incentivar e mostrar a importância das mulheres e das candidaturas femininas dentro de cada município”, ressaltou Gabriela Luz.
Em sua fala, a deputada estadual Simone Pereira, lembrou que o voto feminino no Brasil é recente e que muito ainda precisa ser conquistado. Ela também apontou que a presença feminina nos espaços de poder é fundamental para garantia de direitos. 

“A gente está em um momento muito rico de discussão do papel da mulher, principalmente no segmento político. Tivemos o direito ao voto somente a partir de 1932, de lá pra cá muito se avançou, mas existem lugares que nós mulheres não ocupamos ainda. É necessário que possamos ser espelho para outras mulheres. Só teremos leis que nos protegem, se estivermos participando do processo”, defendeu. 

Já a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, afirmou que o preconceito institucionalizado ainda é uma das barreiras enfrentadas pelas mulheres na política. Ela também defendeu a necessidade de incluir os homens no debate sobre a temática para possibilitar avanços mais rápidos. 

“Aqui ninguém quer tomar e ocupar o lugar dos homens, só queremos ter os nossos espaços reservados, com muita luta. Eu quero caminhar lado a lado com os homens, para que não sejamos vistas como intrusas”, destacou Jôve Oliveira. 

A coordenadora do Sebrae Delas, movimento nacional de incentivo ao empreendedorismo e liderança feminina, Renata Malheiros, também participou do painel. Em sua fala, ela destacou os desafios das mulheres empreendedoras, que apesar de serem mais escolarizadas que os homens, em muitos casos, têm faturamento menor, devido a múltipla jornada que exercem no dia a dia. 

Renata Malheiros também defendeu ações voltadas para o segmento. “A gente precisa falar da universalização do crédito como política pública”, disse. 

O bate-papo foi encerrado foi encerrado com a fala da assessora do movimento das mulheres municipalistas, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Tais Mendes defendeu a necessidade dar visibilidade às mulheres prefeitas e vereadoras. “A gente precisa dar luz a essas histórias. Dar voz e visibilidade a essas gestoras”, defendeu. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Transformação digital é o futuro da gestão, diz prefeito de Bom Jesus

Foto: Breno Moreno 

 

O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, avalia positivamente a temática do 3° Congresso das Cidades, iniciado nesta segunda-feira (5) e vai até a próxima quarta-feira (8) no Teresina Shopping.

Em 2023, o evento aborda a “Transformação Digital na Gestão Pública”. Para o gestor, essa é uma questão mundial que precisa da atenção não apenas dos prefeitos piauienses, mas de todo o país.

“É um tema muito importante. Acho que a tecnologia e o conhecimento são o futuro do Piauí, dos municípios e do Brasil”, declarou o prefeito, que também destacou a importância do retorno da realização do evento após a pandemia da covid-19.
 
“O Congresso está voltando com tudo, com organização. O Grupo Cidade Verde está de parabéns e estamos aqui para prestar nossa presença e compartilhar os conhecimentos com os colegas e todos que fazem a gestão pública”, disse Nestor Elvas.

O Congresso das Cidades  é um evento organizado pelo Grupo Cidade Verde em parceria com diversas entidades para fomentar a prática de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses.

Além de espaços com workshops e palestras, o evento conta com palestrantes de renome como Carlos Sardenberg, Martha Gabriel e Daniel Leipnitz, bem como espaços exclusivos aos prefeitos e demais gestores que estarão no evento.

“Temos uma expectativa muito boa em relação ao Congresso. É sempre bom essa interação e união dos prefeitos e gestores das cidades do Piauí”, finalizou Nestor Elvas.

 

Breno Moreno
[email protected]

Autoconhecimento é o primeiro passo para dominar o mundo digital, diz publicitária

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O protagonismo feminino na política e na gestão pública parte do autoconhecimento. É o que defende a publicitária e empresária, Maíra Gaé, que ministrou a palestra "Marketing como ferramenta para o protagonismo feminino", no Espaço Comunicação e Empreendedorismo Feminino, no 3° Congressos das Cidades, que acontece de hoje (05) até quarta-feira (07) no Teresina Shopping. 

A fala de Maíra para as gestoras públicas tem um motivo, pois segundo a palestrante o protagonismo feminino sempre vem carregado de críticas e cobranças.

"Nós, mulheres, temos que dar um primeiro passo rumo ao fortalecimento interno, precisamos nos conhecer. Pontuo, nós mulheres, porque a mulher é sempre mais criticada e pressionada, pela sociedade de modo geral, e dentro da gestão pública não seria diferente. Então é preciso primeiro definir objetivos, que bandeiras vai defender porque uma pessoa sozinha não consegue dar conta de todos os problemas do mundo", explica Maída Gaé. 

Outro ponto frisado por Maíra é a necessidade dos gestores públicos encararem as tecnologias e o mundo digital como algo sério e relevante.

Maíra Gaé acredita que a tecnologia é a forma mais fácil, simples, objetiva e direta de estar em contato com as pessoas. "A tecnologia está na casa de todo mundo, na palma da mão de todas as pessoas. Quando a gestão pública começa a utilizar essa ferramenta para educar, orientar, buscar melhorias na sociedade com certeza vamos estar diante de uma revolução tecnológica e social", finaliza  a palestrante.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Posts anteriores