Cidadeverde.com
congressodascidades

Exposição “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo” reúne obras de artistas piauienses

No Congresso das Cidades acontece a exposição “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo”, que reúne obras de dez artistas do Piauí inspiradas nas crônicas escritas pelo neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale. 

“É uma reunião de artistas, são 10 artistas piauienses que transformaram 30 crônicas em obras de artes, e representa um movimento da transformação pela educação”, explicou Benjamim Pessoa Vale.

Ele que nasceu no Maranhão, gosta de destacar nas suas obras o seu amor pelo Piauí. “A beleza do estado do Piauí é uma crônica que eu escrevi, pois eu não nasci no Piauí. Nasci em uma margem e moro em outra, e é uma crônica intitulada que para ser piauiense não é preciso nascer no Piauí, basta amar”, destacou. 

Ele explicou que um dos focos dos seus trabalhos também é a educação. “Nós só construímos algo quando conseguimos integrar a sociedade. Essa integração é necessária para uma mudança de cultura. Necessitamos da academia, das universidades, da escola. Caminhar no sentido de transformar é necessário educar”, afirmou.

Inspirada nas crônicas do neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale

Um nordestino de uma família de 15 irmãos, alfabetizado num escola da zona rural, venceu o apartheid social por meio da educação, um médico bem sucedido e um escritor apaixonado pelas palavras, este é um breve resumo que explica o início deste projeto lançado ainda em 2018, que une arte e informação,  e que agora chega à 3ª edição do Congresso.

A exposição "Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo" foi inspirada nas crônicas do neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale.  Dez artistas plásticos foram convidados a fazer uma imersão na história e nas obras deste nordestino para desenvolverem as peças. Entre os trabalhos estão fotografias, telas, esculturas e artesanato. A exposição está aberta ao público, de forma gratuita, durante o Congresso das Cidades do Piauí de 05 a 07 de junho, no segundo piso do Teresina Shopping.

A exposição Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo utiliza multimeios para fazer uma leitura do mundo por um exemplo de vida que quebra paradigmas, vence barreiras e desperta o apoderamento do conhecimento partindo do princípio que os exemplos arrastam.

Informação dá acesso e a arte facilita o entendimento. Partilhar experiências através da arte da escrita e apresentá-las de maneira atrativa e criativa, faz desta exposição um momento lúdico para ampliar a visão.

Dr. Benjamim Pessoa Vale é médico neurocirurgião, precursor da técnica neuro endovascular no Piauí, dono de uma carreira brilhante onde a habilidade com os versos ensinam e despertam.

Ficha técnica da exposição:

Artistas: Fátima Campos, Stênio e Reizinha, Eulália Pessoa, Kalina Rameiro, Jucelino Nunes, Manoel, Rogério Albino, Jabuh e Valdeci Ribeiro
Direção Artística: Kalina Rameiro
Projeto arquitetônico: Ronaldo Veras
Curadoria: Elsa Elvas
Direção Geral: Adriana Araújo
Responsável: Dr. Benajmim Pessoa Vale
Patrocínio: FIEPI e Associação Reabilitar

 

Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Jornalista Francisco José quer mostrar o poder da comunicação para alavancar a gestão pública

O jornalista Francisco José será um dos palestrantes do Congresso das Cidades nesta terça-feira (6), no Teresina Shopping. Ele que já fez várias reportagens no Piauí e realizará a palestra “O Poder da Comunicação na Gestão Pública”, com o objetivo a incentivar os gestores a usarem as diversas formas de comunicação para alavancar os municípios.

Ele que já fez várias reportagens no estado do Piauí, afirmou que são muitas as riquezas naturais que podem ser usadas pelos gestores para o turismo.

“O Piauí é o estado de maior riqueza natural do Nordeste, pela quantidade de áreas preservadas, pela beleza em si da natureza. Temos o Delta que é único da América do Sul, temos o rio Parnaíba e suas nascentes, a Serra da Capivara que é extraordinária. Eu tive a honra de ficar trabalhando muito tempo aqui” afirmou.

Foto: Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

Ele explicou que na palestra vai destacar a importância da comunicação para que os gestores possam alavancar a gestão pública.

“É importantíssimo que os gestores tenham conhecimento do poder da comunicação para mostrar que existe nos municípios no estado. Posso mostrar exemplos de países que se transformaram, como o Quênia. Antes os turistas que iam lá eram matadores de animais, e depois que passou a ter turismo, proibiu a caça, as pessoas agora vão para ver os animais, e isso se tornou a maior fonte de renda do país. E são vários países onde a observação da beleza do estado se destaca muito. Eu trouxe vídeos para conversar com os prefeitos e gestores para que vejam que tem potencial imenso e que as vezes nem conhecem”, destacou.

Ele realiza a palestra às 18h desta terça-feira com a participação das jornalistas Neyara Pinheiro e Adriana Araújo no Espaço Principal do Congresso das Cidades.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Carretinha da Saúde é apresentada a prefeitos durante o Congresso das Cidades

Foto: Sesapi 

A Carretinha da Saúde, serviço da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) que levará consultas e exames para as crianças em todas as regiões do Piauí, será apresentada aos prefeitos municipais durante o Congresso das Cidades, evento que inicia nesta segunda-feira (5), em Teresina. A ação da Sesapi integra o Pacto Pelas Crianças do Piauí.

O pacto tem ações nas áreas da saúde, educação e assistência social. A Carretinha da Saúde ficará exposta das 15 hs às 22 hs no estacionamento do Teresina Shopping, nesta segunda, terça e quarta-feira. Esta será uma oportunidade dos prefeitos, prefeitas e gestores municipais, além de toda sociedade, de conhecer o veículo e os serviços de odontologia e oftalmologia que serão levados às crianças.

“A presença do Pacto Pelas Crianças do Piauí no Congresso das Cidades é uma oportunidade de demonstrarmos as ações que estão sendo implantadas pelo Pacto em parceria com as secretarias. Os gestores municipais estarão presentes no evento e esperamos que eles conheçam melhor o projeto e pactuem, para que essas ações possam chegar aos 224 municípios”, disse a primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles. 

A Carretinha da Saúde terá atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as Secretarias de Saúde dos municípios. Nas consultas oftalmológicas haverá fornecimento de óculos, quando necessário. Também serão fornecidas consultas e exames audiométricos. Para 2023 são esperados 19.500 atendimentos. Em 2024 esse número deve saltar para 39 mil atendimentos. Até 2026, 136 mil crianças devem ser assistidas pelo serviço.

“Convidamos os gestores que venham conhecer nossa Carretinha, que levará serviços de saúde especializados para nossas crianças, por meio de ações pactuadas entre os agentes públicos dos diferentes entes federativos”, destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos. 

O investimento no serviço estimado para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Até 2026 devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

Da Redação
[email protected] 

Autoridades destacam papel da transformação digital na melhoria dos serviços públicos

  • congresso11.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • congresso9.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • congresso8.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abrettura_3.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_6.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_5.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_4.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_2.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_1.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_9.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_8.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • abertura_7.jpg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

 

Autoridades e gestores municipais participaram na noite desta segunda-feira (05) da abertura do III Congresso das Cidades do Piauí, no Teresina Shopping. O evento, que segue até a próxima quarta-feira, tem como tema principal a ‘Transformação Digital na Gestão Pública’. 

O presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, deu as boas-vindas aos gestores municipais e demais participantes inscritos no evento e destacou que as temáticas debatidas durante o congresso vão resultar em avanços significativos na prestação dos serviços públicos nos municípios.

"O propósito específico é de proporcionar conhecimento, relacionamento, colaboração. A transformação digital envolve infraestrutura, envolve tecnologia. A transformação digital demanda o conhecimento, treinamento, e por isso que os serviços de aprendizagem estão presentes, mais uma vez mais nesse sentido de colaboração. A transformação digital implica em melhoria de serviços. É o cidadão no centro", destacou Jesus Filho.

A solenidade de abertura também contou com a participação do governador Rafael Fonteles, que parabenizou o grupo Cidade Verde pelo evento e pela escolha do tema. 

“Quero parabenizar o Grupo Cidade Verde por pautar esse tema da transformação digital na gestão pública. Colocar essa pauta em evidência, fazendo esse congresso com várias temáticas importantes, que interessam a população piauiense”, disse o governador. 

Já o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho, destacou que a transformação digital é fundamental para que os municípios apresentem soluções ágeis para facilitar o empreendedorismo. 

“O município está mais próximo da sociedade e dos que empreendem. Nesse contexto é preciso que os municípios tenham mecanismos mais ágeis para auxiliar o empreendedorismo. O Sebrae do Piauí, na busca por exercer plenamente o seu papel institucional, apresenta aqui no sistema evento o programa cidade empreendedora e seus diversos eixos de atuação”, ressaltou. 
Falando em nome de todos os prefeitos presentes no Congresso das Cidades, o presidente da Associação Piauiense de Municípios ( APPM), Toninho de Caridade, lembrou que o debate sobre transformação digital não pode ser deixado de lado pelos gestores.

"Os municípios precisam se aprofundar nessa transformação digital. Com a gestão eficiente, com certeza quem ganhará é o cidadão de cada um dos municípios que nós representamos", afirmou o presidente da APPM.

O presidente do Conselho deliberativo do Sebrae no Piauí, Filemon Paranaguá, também discursou na abertura do Congresso das Cidades e lembrou da importância das temáticas da programação.

"É o tema mais oportuno para que possamos oferecer conhecimento aos municípios, oportunidade de estarem na vanguarda, e viver esse momento. O tempo perdido não se recupera. O avanço através da transformação digital é algo que não podemos deixar passar e este congresso se propõe a isso", ressaltou.

Também participaram da solenidade de abertura: o secretário executivo Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior, ministro interino da pasta; o vice-governador, Themistocles Filho; a deputada estadual Simone Pereira, que representou o presidente da Assembleia Legislativa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros; o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, representando o prefeito Dr. Pessoa; o deputado federal Júlio César; o empresário João Claudino Júnior; a prefeita Gabriela Luz, presidente do Conselho de Mulheres; o presidente do sistema Fecomércio no Piauí em exercício, Dênis Cavalcante; o presidente da Piauí Conectado; Emerson Silva; o presidente da Águas de Teresina; Jacy Prado; e o gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem. 


Natanael Souza
[email protected] 

 

Osmar Júnior assume comando do MDS de forma interina

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior, assumiu o comando da pasta de forma interina. Ele deve ficar no cargo até o próximo domingo, durante a viagem do titular, Wellington Dias, para a Argentina. 

“O ministro Wellington está em Buenos Aires participando da reunião dos ministros da área social do Mercosul”, informou Osmar Júnior. 

O ministro interino participou nesta segunda-feira (05) da solenidade de abertura do Congresso das Cidades do Piauí, no Teresina Shopping, e destacou a importância das temáticas abordadas no evento. 

“As grandes ações do ministério, especialmente os programas sociais, são desenvolvidas dentro da estrutura federativa do Brasil. Os municípios são parte fundamental para que o programa exista. Um encontro dessa natureza, certamente vai contribuir para o desenvolvimento do pacto federativo brasileiro”, avaliou.

Natanael Souza 
[email protected] 

Governador anuncia nova plataforma para empresas na abertura do Congresso das Cidades

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com 


O governador Rafael Fonteles (PT) destacou pontos para a transformação digital e anunciou nova plataforma para empresas durante abertura do 3º Congresso das Cidades. 

“A única maneira da gente compatibilizar a demanda e as obrigações previstas na Constituição de 88 com o orçamente que nós temos é se apostarmos fortemente na tecnologia, fortemente na transformação digital, por isso que esse tema é tão importante”, destacou Rafael Fonteles.

O governador apontou que a transformação digital em parceria com os municípios é uma prioridade do governo em diversas frentes e anunciou que irá lançar nesta terça-feira (06), no Palácio do Karnak, o primeiro produto dessa transformação, que será a plataforma GOV.PI Empresas que irá centralizar serviços da Junta Comercial do Estado do Piauí com órgãos e instituições para a abertura de empresas e emissão de licenças.

“A Junta Comercial do Piauí é órgão que sofreu a transformação digital mais rápida do que nós temos notícias. Saiu da pior das 27 unidades da federação para a melhor hoje, com o menor tempo de abertura de empresas de todo o Brasil, abrindo o registro em menos de 30 minutos e isso foi porque nossa gestora Alzenir apostou sobretudo na informatização”, pontuou.

No seu discurso, o chefe do executivo apontou ainda a educação como o segundo ponto para a transformação digital com a inclusão de cursos que possuam grande demanda no futuro com a tecnologia.

“As profissões que existem hoje, boa parte vão se acabar, boa parte vai diminuir substancialmente, vão surgir, estão surgindo novas profissões, então se a gente não aproveitar para educar nossa garotada para esse novo tempo, a gente não vai estar gerando novas oportunidades para eles, por isso a gente está com um ousado programa na educação,  colocando obrigatoriamente no currículo o curso técnico em uma dessas áreas que tem grande potencial de crescimento no futuro, especialmente a tecnologia”, ressaltou.

Finalizando os pontos para a transformação digital, o governador apontou ainda o fomento aos ecossistemas de inovação ou Startups, principalmente para que jovens tenham possibilidade de empreender em diversas áreas.

“Tudo agora tem base tecnológica, a gente tem que preparar o terreno e as nossas cidades para receber ecossistemas de inovação, espaços como tem aqui no Teresina Shopping, como vai ter em frente à Estação Ferroviária, como estamos tendo várias iniciativas privadas para que a gente estimule esses meninos, esses jovens a estarem podendo empreender através da internet com apoio governamental”, disse.

Rafael Fonteles anunciou ainda avanços tecnológicos em outros órgãos como no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) e pediu a adesão dos prefeitos aos programas do governo.

“É isso que vai acontecer no estado do Piauí e a gente convoca e convida os municípios, muitos estão sendo parceiros, a irem na mesma direção. Todo o programa que a gente lançar, eu peço aqui a compreensão dos prefeitos que façam a adesão porque certamente vai melhorar a situação no seu município”, disse.

Ainda em seu discurso, Rafael Fonteles apontou que a União concentra 58% dos tributos e destacou que os recursos precisam ser descentralizados.  

“Eu sou um defensor da necessidade urgente de descentralização dos recursos na federação brasileira que como eu disse é bastante distorcida porque ainda carrega os vícios do império, de achar que isso é um estado unitário e não uma federação. Então a gente cada vez mais tem que ter essa consciência e temos que aproveitar a reforma tributária para revisar o pacto federativo para garantir mais recursos na ponta e parar com esse comum equivocado de que somente o governo federal, de forma geral, que apenas os intelectuais são capazes de desenvolver boas políticas públicas”, disse.  

 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Diretor da ATI discute transformação tecnológica no governo do Congresso das Cidades

Fotos: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

O diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Ellen Gera, destacou a transformação digital no governo do Piauí em sua palestra no primeiro dia do Congresso das Cidades. Na terceira edição, o evento aborda a “Transformação Digital na Gestão Pública”.

Segundo Ellen Gera, o governador Rafael Fonteles vem investindo no fomento à tecnologia e na campanha de transformação digital.

“A tecnologia hoje faz parte das nossas vidas, vários setores já passaram por um processo de transformação digital, eu cito por exemplo os bancos, e o governo precisa fazer essa transformação dos seus serviços públicos. Em especial o estado, ele vem em uma tocada muito forte com essa gestão do governador Rafael Fonteles, ele começou com pauta principal na sua campanha essa transversalidade da transformação digital em todas as áreas justamente buscando maior eficiência do estado e fazer com que o cidadão tenha de forma mais rápida, mais ágil, seu serviço público à sua disposição, com certeza a gente ganha em escala, atendimento e também cria oportunidades de negócios”, disse o diretor.

O diretor-geral apontou ainda o ensino de cursos tecnológicos nas escolas estaduais e a transformação da ATI em empresa que irá agilizar e melhorar os serviços da Agência.

“Governador também está investindo no ensino de programação, ensino e desenvolvimento de software nas escolas públicas estaduais. A Investe Piauí tem trabalhado com a ideia de distritos tecnológicos, lançou o programa Startup Piauí e agora a ATI passa a ser uma empresa e como empresa vamos ter muito mais agilidade para executar nossos serviços”, acrescentou.

Ellen Gera pontuou ainda a importância do Congresso das Cidades em levar a pauta da transformação digital para os municípios piauienses.

“Eu fico muito feliz de ver o Congresso das Cidades levando essa pauta também para os municípios, nós sabemos da dificuldade de muitos municípios piauienses em ter essa transformação digital sendo realizada e eu espero que a gente possa colaborar com os municípios piauienses” finalizou.

O Congresso das Cidades  é um evento organizado pelo Grupo Cidade Verde em parceria com diversas entidades para fomentar a prática de políticas públicas mais eficientes nos municípios piauienses.

Além de espaços com workshops e palestras, o evento conta com palestrantes de renome como Carlos Sardenberg, Martha Gabriel e Daniel Leipnitz, bem como espaços exclusivos aos prefeitos e demais gestores que estarão no evento.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Posts anteriores