Cidadeverde.com

ENERGIA: Aprovação do Projeto dos “Combustíveis do Futuro” pela Câmara dos Deputados (PL 528-A/2020)

Por Gabriel Furtado e Luís Guilherme Tavares

No dia 13 de março de 2024 a Câmara dos Deputados aprovou a redação final do Projeto de Lei nº 528-A de 2020, referenciado como “Projeto dos Combustíveis do Futuro”, que surge com o objetivo de promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e a captura e estocagem de carbono, incentivando práticas mais ambientalmente sustentáveis, especialmente na redução de emissão de gases poluentes, de modo a alinhar o Brasil com os compromissos internacional de combate às mudanças climáticas.[1][2]

Com estes fins, o PL 528-A/2020, que incorporou alterações oriundas de diversos PLs[3], instituiu o Programa Nacional de Combustível Sustentável da Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. Além disso, a legislação inova ao propor alterações nos limites da mistura de Etanol anidro à Gasolina e de Biodiesel ao Diesel, e na regulamentação de atividades de captura e estocagem de carbono.

Sobre o Programa Nacional de Combustível Sustentável da Aviação (ProBioQAV) e o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV), disciplinados nos arts. 7º e 8º do Projeto de Lei, estabelecem incentivos à produção e utilização de combustíveis mais sustentáveis na aviação e no setor de transporte rodoviário, respectivamente. Assim, incluem a promoção de biocombustíveis como o Biodiesel, Diesel Verde e o SAF (combustível sustentável da aviação), todos capazes de reduzir os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis tradicionais.

Com os mesmos objetivos, o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano, cujos mecanismos estão detalhados nos arts. 15 e 16 do PL, destaca a importância da pesquisa, produção, comercialização e uso do Biometano e do Biogás na matriz energética brasileira.

Uma das medidas com maior repercussão econômica e interesse de diversos setores comerciais foi a alteração dos limites mínimos e máximos da margem de mistura de Etanol à Gasolina, que passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%, incremento significativo e cujas repercussões no preço do combustível foram um dos principais pontos de debate para aprovação deste Projeto de Lei.[4]

Por fim, o PL 528-A/2020 também se empenha em disciplinar as atividades de captura e estocagem geológica de dióxido de carbono (CCS) em seus arts. 21 e 30, fixando algumas diretrizes, métodos e técnicas que levem em consideração as particularidades locais e da indústria nessa atividade, cuja responsabilidade regulatória será da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse ponto inclusive foi objeto de certa resistência ante os riscos envolvidos na atividade e indagações sobre a sustentabilidade dessa atividade, desafios que serão enfrentados pelo regulamento específico da ANP, que deverá abordar desde aa qualificação das empresas que atuarão na área até a garantia do monitoramento da efetividade da medida.

Agora o texto segue para análise do Senado Federal e, se aprovado, necessitará de regulamentação complementar em alguns dos Programas mencionados, a ser objeto de esforço coordenado com as agencias envolvidas, especialmente a ANP e o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Contudo, essas etapas pendentes não retiram do PL 528-A/2020 os méritos de demonstrar o propósito do Brasil de promover uma transição energética voltada à descarbonização da economia, promovendo mobilidade sustentável, uso de biocombustíveis, captura de carbono e modernizando a legislação energética de uma economia verde.

 


[3] No caso, os PL’s apensados 3.314/2021, 4.196/2023, 4.516/2023, e 5.216/2023.

[4] Art. 32. O art. 9º da Lei nº 8.723, de 28 de outubro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 9º É fixado em 27% (vinte e sete por cento) o percentual obrigatório de adição de álcool etílico anidro combustível, em volume, à gasolina em todo o território nacional. § 1º O Poder Executivo poderá elevar o percentual referido no caput deste artigo até o limite de 35% (trinta e cinco por cento), desde que constatada a sua viabilidade técnica, ou reduzi-lo a 22% (vinte e dois por cento). § 3º O Poder Executivo estabelecerá critérios para consideração do percentual de adição de álcool etílico anidro à gasolina vigente no cálculo de informações de desempenho energético divulgadas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).”

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais