Cidadeverde.com

Os 87 anos da Faculdade de Direito da UFPI

A Faculdade de Direito do Piauí (FADI), fundada em 1931, completou 87 anos de existência no último dia 25 de março de 2018. A sua história é riquíssima, sendo um bem imaterial do Estado do Piauí. Sendo responsável pelo décimo sexto curso jurídico da história do Brasil, e o mais tradicional do Estado do Piauí, formou inúmeros juristas de sólidas carreiras privadas e públicas, tendo ocupado nestas últimas os mais relevantes cargos nos três Poderes da República brasileira. Em 1971, juntou-se a outras Faculdades existentes à época para a formação da Universidade Federal do Piauí, tendo sido o seu Diretor – Prof. Robert Wall de Carvalho – nomeado Reitor pro tempore da UFPI. Outros de seus professores também ocuparam a Reitoria da Universidade, como o Prof. Charles Carvalho Camilo da Silveira.

Além de ter tido participação magnânima na fundação da UFPI, outro patrimônio imaterial do Piauí, a FADI continua vicejante e vigorosa. No último ano  tivemos a feliz notícia de que o Curso de Direito da UFPI mais uma vez obteve nota máxima no ENADE, tendo obtido na faixa contínua a quarta maior nota de todo o Brasil. É uma grande conquista para toda a nossa comunidade acadêmica, composta por professores de distintas gerações e em número cada vez maior de doutores, servidores efetivos e terceirizados comprometidos com o Departamento, e por um corpo discente altamente capacitado e muito estudioso. O Curso de Direito da FADI continua pujante e a formar dos melhores juristas do país!

Para além da busca na excelência da formação técnica, há o desafio diário de, em um ambiente plural, formarmos e nos tornarmos todos bons cidadãos, praticantes do nem sempre fácil desafio de exercitar diariamente o diálogo, o respeito mútuo e a construção argumentativa e racional dos caminhos acadêmicos que nos guiarão pelos próximos muitos e muitos anos, mantendo-nos entre os melhores do Brasil. Conhecer e valorizar a nossa história, mantendo viva a nossa memória, é fundamental para preservarmos os bons valores que nos trouxeram até aqui, bem como para nos propiciar uma autocrítica, corrigindo eventuais erros cometidos no passado a fim de construirmos um belíssimo futuro e colaborarmos com a consecução dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil – em especial com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária em que seja possível a promoção do bem de todos, sem preconceitos de quaisquer naturezas.

Nesse propósito, um passo que se anuncia é essencial: a abertura de um Mestrado em Direito nos próximos anos, que seria o primeiro de uma Instituição de Ensino Superior piauiense. Para tanto, temos tido integral apoio da administração superior da UFPI, em especial do nosso Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. Que este sonho se torne realidade, e que venham os nossos próximos 87 anos!

 

Gabriel Rocha Furtado é Advogado e Professor de Direito Civil (UFPI e iCEV). Doutor e Mestre em Direito Civil (UERJ). Chefiou o Departamento de Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito) da UFPI no último biênio. Escreve para o Caderno Jurídico sempre às terças-feiras.

www.rochafurtado.com.br

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais